(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-1309652735781626", enable_page_level_ads: true });

Assim como todos os anos, haverá algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, fique atento a elas para ficar atualizado.

Desde o mês de janeiro o Inep já divulgou o cronograma do Enem 2018, isso é bastante positivo, pois nos últimos anos não eram assim e todo mundo ficava com muita curiosidade.

Já se sabe as principais datas em que ocorrerão os eventos do Enem 2018:

Publicação do edital do Enem 2018: 21 de março

Pedido de isenção da inscrição: 2 a 11 de abril

Justificativa da falta no Enem 2017: 2 a 11 de abril

Inscrições: 7 a 18 de maio

Provas: 4 e 11 de novembro

Publicação do edital do Enem 2018

Como dito acima a publicação será no dia 21 de março e é importante ler todo o edital, infelizmente não é muito comum isso. É no edital que contém todas as principais informações sobre o certame e como não é costume a leitura por parte de alguns a dúvida acerca de muitas coisas acontecem.

Ao sair a publicação a indicação é a leitura de cada item, com certeza muita coisa será clareada nesse momento

Pedido de isenção da taxa do Enem 2018

Assim como em todos os anos será possível pedir a isenção da taxa de inscrição, mas atenção, não será como em anos anteriores em que qualquer um conseguiu a isenção da taxa. A partir do ano passado as coisas modificaram, agora só está conseguindo a isenção da taxa aquelas pessoas que realmente têm direito

Há três casos apenas em que as pessoas não precisarão pagar a taxa de inscrição no Enem 2018:

1º Alunos que estão concluindo em 2018 o Ensino Médio terão automaticamente a isenção da taxa

2º Quem vive em uma família que recebe até um salário-mínimo e meio por pessoa e que estudou o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista, isso está prescrito pela lei 12.799/2013.

3º Pessoas beneficiadas por programas sociais do Governo inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). No ato da inscrição o candidato será solicitado a inserir o número do NIS (Número de Identificação Social) e assim haverá o cruzamento de dados para comprovar a situação socioeconômica da família.

A taxa de inscrição será no valor de R$82,00

Justificar a falta no Enem 2017

Os candidatos que receberam a isenção da prova do Enem o ano passado e não foi fazer a prova terá que justificar sua falta este ano caso queira participar novamente do Enem e sem pagar a taxa. Caso a pessoa pague a taxa deste ano não haverá necessidade de justificar, mas se ela quiser novamente a isenção ela terá que ter uma justificativa da sua falta na realização da prova

Serão aceitos para justificativa atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Essas são as regras que já estava descritas no edital do Enem do ano passado.

Inscrições Enem 2018

Já sabemos as datas em que ocorrerão as inscrições do Enem 2018 como já falado acima e isso diminui a ansiedade de muita gente. Já se sabe que serão 11 dias de inscrição e nesse período pode ser que algumas pessoas enfrentem dificuldades para realizar a inscrição. Principalmente nos primeiros dias o sistema fica congestionado, mas com certeza todo mundo que quiser conseguirá, basta um pouco de paciência.

Qualquer pessoa pode fazer o Enem 2018, não apenas estudantes do Ensino Médio. Aquelas pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio não tem mais sentido participar do Enem, pois agora não é mais possível solicitar a conclusão do Ensino Médio com a nota do Enem. Quem quiser concluir o Ensino Médio deve fazer a prova do Encceja.

Quem já concluiu o Ensino Médio e pretende entrar em uma universidade pública deve fazer o Enem, a maioria delas cobra o Enem no lugar do vestibular. Mesmo quem pretende estudar em em uma faculdade particular poderá tentar uma bolsa pelo Prouni, caso se encaixe nas regras exigidas.

Provas

Assim como no ano passado a prova será feita em finais de semana distintos e não mais no sábado e domingo de um mesmo final de semana. Um dos pontos positivos dessa medida foi que os sabatistas não terão mais aquele problema de fazer a prova do sábado, pois as provas acontecerão apenas nos domingos.

Ter uma semana de intervalo entre uma prova e outra pode ser positivo para muitas pessoas, muitas conseguirão relaxar mais e até treinar alguma coisa que ficou para trás. Dois dias consecutivos de provas como era antes cansava muito os candidatos, afinal a prova do Enem é bastante extensa.

Resultado Enem 2018

O resultado ainda não foi divulgado oficialmente, mas se pegarmos os demais anos sabemos que ele sairá na segunda quinzena de janeiro do outro ano.

O gabarito sai quatro dias após a realização da segunda prova, mas o resultado individual tem que esperar mais um pouco.

Depois do resultado virá o Sisu e o Prouni e também não devemos esquecer que também há o Fies e que participar é preciso ter feito Enem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2014 Powered By Wordpress, Goodnews Theme By Momizat Team