Possíveis temas para a redação do Enem 2017

O ano de 2017 começa a dar os primeiros passos de seus 365 dias, mas já tem muita gente estudando para garantir uma boa nota no próximo ENEM, o que inclui, claro, fazer uma boa redação. E para garantir essa nota, além de estudar para as quatro áreas do conhecimento cobradas nas provas – Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – é fundamental estar preparado para a Redação do ENEM 2017.

E para estar preparado para a Redação do ENEM duas coisas são fundamentais: treinar muito e estar bem atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. O tema proposto para a Redação do ENEM sempre é em torno de alguma discussão da atualidade, por isso estar bem informado é muito importante. Em 2016, por exemplo, o tema foi intolerância religiosa. O tema da Redação do ENEM 2017 é definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, responsável pela elaboração das provas do ENEM a cada ano.

Redação do ENEM 2017: temas possíveis

O tema da Redação do ENEM é escolhido em meio aos assuntos que estão em pauta na atualidade. Podem estar relacionados a acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais, tanto no Brasil como no mundo. O tema da Redação do ENEM 2017 é mantido em segredo até o momento da abertura das provas do segundo dia de ENEM. Acontece que as provas são elaboradas pelo INEP com muita antecedência, então é importante ficar ligado desde agora. Além disso alguns temas são tão amplos e atuais, que permanecem em pauta por muito tempo na sociedade.

O Site do Enem elencou 10 possíveis temas para a Redação do ENEM 2017 que você pode, e deve, estudar.

  1. Mobilidade urbana
  2. O conceito de família
  3. Igualdade de gênero no Brasil
  4. Manifestações populares
  5. Sistema prisional brasileiro
  6. Direitos trabalhistas
  7. Doenças virais e casos de saúde pública
  8. Violência urbana
  9. Crise hídrica
  10. Conflitos no mundo

É importante lembrar que na prova de Redação do ENEM 2017, ao apresentar o tema proposto para que o candidato o desenvolva, são fornecidos pequenos textos que o estudante pode usar como base para a elaboração do seu. Isso ajuda um pouco o candidato, caso ele não tenha se preparado para aquele tema. Mas atenção: esses textos que servem de orientação não devem ser copiados, ou sua nota será comprometida.

Como se preparar para a Redação do ENEM 2017

O tema da redação sempre envolve questões de cunho social e a prova de redação exige do candidato uma postura crítica frente ao assunto proposto. A redação consiste em um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, em que o estudante deve desenvolver um texto com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão a partir do tema apontado pelo ENEM 2017.

A avaliação da Redação do ENEM 2017 irá observar cinco competências: o respeito a norma culta da Língua Portuguesa, uma boa argumentação, a obediência ao tema proposto, a organização das ideias no texto e a elaboração de uma proposta de intervenção ao problema exposto.

Um texto dissertativo-argumentativo consiste em desenvolvê-lo propondo a resolução de um problema. Esse tipo de texto deve apresentar um raciocínio e a defesa de um ponto de vista justificado, argumentado. O principal objetivo do texto é defender um ponto de vista usando argumentos.

A melhor maneira de se preparar para a Redação do ENEM 2017 é treinar, ou seja, escrever uma redação para cada um dos temas apontados como possíveis pelo Site do Enem. Vá além, pense em outros temas que podem ser solicitados na Redação do ENEM em 2017 e também os desenvolva. Dessa forma você aprende sobre os temas e consegue ter em mente, de maneira mais organizada, seus argumentos e pontos de vista. Antes disso, claro, é importante que o candidato estudante bastante, leia muito e saiba as regras de português.

Escreva várias redações, sobre os diferentes temas. Peça ajuda para que alguém as corrija, verifique os erros e procure corrigi-los nas próximas. E, principalmente, não esqueça que na redação você precisa argumentar, expor sua opinião e apresentar uma solução para o problema.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top