10 temas para redação do Enem 2016

Está próxima a data para as inscrições do Enem 2016 e com isso cresce a ansiedade e e também as horas de estudo para se sair bem na prova. Como é de conhecimento de todos que irão participar do Enem 2016, há prova de redação no dia do exame. A redação no Enem é algo muito temido por muitos, mas também pode ser salvação de alguns.

Todos os anos vários sites e blogs dedicados ao tema “Enem” tentam predizer possíveis temas para a redação, sabemos que é muito difícil acertar o tema, mas dizer deles estimula os candidatos a ficarem mais atentos e estudarem mais.

O tema da redação normalmente trás discussões atuais, por isso a importância de ficar atento aos acontecimentos do nosso país e do mundo. Ler jornais e revistas ajudam a despertar o senso crítico e se fica mais informado. Quem tem o hábito de leitura normalmente consegue fazer uma redação com mais facilidade.

Não há como saber do tema da redação do Enem 2016, mas dá para treinar bastante e se tornar preparado para o dia.Mesmo que o candidato saiba todas as técnicas de se fazer uma boa redação no Enem é preciso treinar muito para colocar em prática e buscar informações sobre diversos temais atuas também.

Veja logo abaixo a lista de todos os temas das redações do Enem até o ano de 2015 que foi o último

realizado.1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Pelos temas anteriores dá para se ter uma ideia do tipo de conteúdo cobrado, caso você tivesse realizado as provas anteriores do Enem, como se sairia com a redação? Seria fácil?

Possíveis temas para a redação do Enem 2016

Estamos vivendo um ano de muitos acontecimentos importantes em nosso país, principalmente na esfera política e do esporte. Pensando de forma mais ampla podemos lembrar dos refugiados da guerra nos países do Oriente para a Europa.  Veja então temas que são atuais e que podem cair como tema da redação do Enem, mesmo que não seja nenhum desses temas eles servirão para estudar e treinar para a redação.

Olimpíadas:  Este ano nosso país será sede das olimpíadas e isso é um acontecimento muito importante, pois toda a mobilização que houve em torno gerou e gera muitas consequências para o nosso país, sejam elas positivas ou negativas

Política: Este ano em especial o cenário político nacional tem sido o foco da imprensa nacional e até internacional. Há vários acontecimentos importantíssimos ocorrendo nessa esfera que mudarão de forma profundo o nosso país.

Crimes cibernéticos: A internet hoje faz parte do nosso cotidiano, não dá para se pensar mais o mundo sem ela, mas isso traz consequências e algumas delas são negativas. Os crimes cometidos pela internet tem crescido juntamente com ela e o Estado e a população precisa enfrentar essa realidade o mais rápido possível.

Meio Ambiente: Esse é um tema sempre atual, a cada ano que passa nossos recursos naturais tem diminuído. Além do consumo desenfreado dos recursos naturais ainda acontecem desastres ambientais que afetam  a todos, como houve o desastre na cidade de Mariana/MG

Liberdade de expressão: Outro tema importante que afeta principalmente a liberdade de expressão religiosa e política. Há muita discussão em torno desse assunto e ele é bastante polêmico, então vale a pena se inteirar dos acontecimentos mais recentes.

Terrorismo: Apesar de nosso país não esteja vivendo o terrorismo ele é presente em outros, principalmente nos países da Europa. Um dos temas mais corriqueiros nos noticiários atualmente

Refugiados: Com as guerras em alguns países, em especial na Síria, o número de refugiados cresce a cada dia que passa. Esse assunto tem também nos afetado a cada dia que passa, pois o Brasil também se torna rota de fuga dessas pessoas que precisam de um lugar melhor para se viver.

Pequenas corrupções: Estamos acostumados apenas a criticar os políticos quando o assunto é corrupção, mas nos esquecemos que existem as pequenas corrupções do dia a dia que assola nossa cultura. Será que apenas os políticos são corruptos?

Drogas: As drogas, infelizmente, ainda são um dos assuntos mais atuais do nosso país. ela é uma das causas da violência que aterroriza todos os cidadão. Qual seria uma saída possível para afastar os jovens das drogas?

Discriminação de gênero: Existe ainda muito preconceito com as mulheres e de forma geral com as minorias como o grupo LGBT e os negros. Será que quando e como irá desaparecer a discriminação na nossa sociedade?

Essas foram apenas 10 temas possíveis que poderão lhe ajudar na hora de estudar para a redação do Enem 2016. Pegue cada um desses temas e crie uma redação de acordo com as normas do Enem, será um ótimo exercício.

E aí, há algum outro tema que na sua opinião pode ser o da redação do Enem deste ano? Poste nos comentários a sua opinião

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top