Sisu 2015 passo a passo

Muitas são as dúvidas acerca do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e este artigo tem como meta esclarecer as dúvidas principais de forma simples e clara. A cada ano o interesse das pessoas em estudar cresce muito, pois com o aumento das oportunidades também tem crescido o aumento do interesse.

O Sisu nasceu com a intenção de unificar os vestibulares das universidades públicas afim de que o processo de entrada nessas universidades sejam mais acessível a todos, pois o aluno não tem a necessidade de ir até a cidade na qual se encontra a universidade que ele tem interesse de estudar, ele agora faz o Enem em sua cidade e pela internet se cadastra para concorrer às vagas.

Outra vantagem do Sisu é o fato de adotar a nota do Enem e este por sua vez é mais interessante do que os antigos vestibulares, a forma de cobrar as matérias modificou. No Enem a cobrança das matérias não exige mais que o aluno “decore”, mas que consiga compreender e aplicar tal conhecimento.

Se você fez o Enem 2013 e tem interessante em concorrer a uma das vagas para a universidade, veja quais são as principais dúvidas dos candidatos do Sisu 2014, pode ser que uma delas seja a sua.

1- O que o Sisu 2015?

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o programa utilizado para selecionar os interessados a uma vaga em uma universidade pública para o ensino superior que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e que utiliza para sua seleção a nota do Enem 2014.

2 – Sisu 2015: como funcionará?

O Sisu acontece duas vezes por ano, no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. Abrem-se as inscrições para quem deseja concorrer a uma vaga para o ensino superior em uma universidade pública, o candidato acessa o sistema e se cadastrar em duas opções de curso. Passado o período de inscrição, as melhores notas dentre o número de vagas são as escolhidas.

3 -Quantas opções de curso que há?

O candidato tem 2 (duas) opções de curso para o Sisu. Ao inscrever-se ele deverá escolher a universidade, e as duas opções de curso.

Candidato selecionado na 1° opção

Caso o candidato seja selecionado em sua primeira opção de curso ele será excluído automaticamente das demais etapas de classificação do Sisu, pois o sistema entende que ao ser selecionado na primeira opção aconteceu o que o candidato desejava.

Candidato selecionado n 2ª opção

Há duas chamadas no Sisu, na primeira são para as pessoas que conseguiram pela primeira opção de curso ou pela segunda . Depois há a segunda chamada que é para aqueles que não tiveram nota suficiente para em nenhuma das opções de curso. Quem não for selecionado na primeira chamada já está automaticamente na segunda chamada.

Pode acontecer também de o candidato conseguir na primeira chamada ser selecionado pela sua segunda opção de curso, aí ele passará também para a próxima chamada, pois pode acontecer dele ser selecionado em sua primeira opção, caso haja alguma desistência, por exemplo.

Daremos 2 exemplos para melhorar o entendimento

Ex.1. O candidato se inscreveu para:

1ª opção de curso: Medicina

2ª opção de curso: Direito

Possibilidades que há:

1ª Chamada

a) O candidato conseguiu uma vaga no curso de medicina ( aí ele já não concorre a mais nada, pois conseguiu o que queria)

b) O candidato não conseguiu uma vaga no curso de medicina, mas conseguiu uma vaga no curso de Direito ( irá para a segunda chamada automaticamente mesmo que já tenha se matriculado na universidade no curso de Direito, pois nela ele pode conseguir sua primeira opção que é Medicina)

c)- O candidato não conseguiu vaga nem no curso de Medicina nem no curso de Direito ( irá automaticamente para a segunda chamada)

2ª Chamada

a) O candidato consegue uma vaga no curso de Medicina ( pode ser que alguém desistiu, por exemplo)

b) O candidato já tinha conseguido o curso de Direito na 1ª chamada e consegue nesta etapa o curso de Medicina (ele irá cursar Medicina que foi o curso escolhido para a primeira opção)

c) O candidato consegue o curso de Direito

d) O candidato não consegue nenhum curso (poderá ir para a lista de espera, caso faça adesão)

4 – Caso o candidato não consiga a vaga em nenhuma das chamadas, ainda há chance?

Sim. Caso o candidato não consiga em nenhuma das chamada para nenhum dos cursos, haverá a possibilidade de conseguir pela Lista de Espera. Passado a as duas chamadas abrem-se as inscrições para os interessados à Lista de Espera, mas só vai concorrer pela primeira opção escolhida.

5- Quem poderá se inscrever no Sisu 2015?

Poderá inscrever-se para o Sisu 2015 todas as pessoas que fizeram o Enem 2014 e obtiveram na redação nota menor do que zero. É importante lembrar que há algumas universidades que adotam notas mínimas para concorrer a determinadas vagas, o candidato deve ficar atento a isso antes de escolher a instituição que deseja concorrer.

6 – Pode mudar a opção de curso escolhido?

Sim. Durante o prazo para as inscrições o candidato poderá modificar suas opções de cursos, sendo que valerá a última modificação. A partir do segundo dia de inscrição do Sisu, acontece uma vez ao dia a atualização do sistema e então os candidatos ficam sabendo qual a nota mínima necessária para concorrer aos cursos, assim o candidato tem a possibilidade de ver se tem chance ou não de conseguir, caso ele veja não conseguirá é só mudar de opção de curso ou de instituição.

7 – Como é calculada a nota de corte?

Nota de corte é aquela nota mínima que o candidato deve ter para concorrer ao Sisu, ela é gerada a partir da atualização diária do sistema do Sisu. Quando um curso oferece 10 vagas, por exemplo, a nota de corte será a décima nota menor dos candidatos inscritos até aquele momento, quem tiver uma nota menor do que o décimo colocado estará fora.

8 – O sistema de cota velerá para o Sisu 2015?

Desde o Sisu 2014 o sistema de cota está valendo, o candidato deve ficar atento no momento da inscrição do Sisu

9- Qual o critério utilizado para provar a cor do candidato?

No Sisu o critério utilizado para provar a cor do candidato é pela autodeclaração, ou seja, o candidato se declara negro, pardo, branco, etc.

Essas são as principais dúvidas acerca do Sisu 2015, e você tem alguma dúvida?

Comentários

comentários

8 thoughts on “Sisu 2015 passo a passo”

  1. Cledja disse:

    Só pode participar do sisu quem estudou em escola pública?

  2. Guilherme disse:

    Houve um pequeno erro no item 5. Deveria ser nota maior que 0 na redação!

  3. André disse:

    Se a comprovação de cor é feita pela auto declaração, mesmo eu sendo branco posso ocupar uma vaga simplesmente declarando que sou negro?
    Estranho!

  4. maria josé da silva de lima disse:

    Tirei 519 pontos no Enem,posso concorrer a uma vaga ,pois quero muito fazer faculdade de química.

  5. S. E. M. Cruz disse:

    Pode sim, Maria. Não poderia se tivesse obtido nota zero em redação.

  6. Luana Carvalho disse:

    ola. gostaria de saber se posso me inscrever no sisu 2015. Porque meu cadastro na hora da inscricao do enem foi para o prouni. ai eu queria saber se pode se inscrever no sisu tambem. minha media de pontos total foi 464.54 pontos.

  7. PEDRO LIMA disse:

    Saiba como passar na prova do enem,Assista esse video Acessando esse LIhttp://bit.ly/video-enemNK:

  8. luzia disse:

    Na hora da inscrição do enem coloquei branca mas me considero parda. Posso concorrer as cotas me autodeclarando parda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top