Lista de espera do Sisu 2017 – Tire suas dúvidas aqui

A lista de espera do Sisu 2017 será mais uma chance que os candidatos a uma vaga em uma universidade terão. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o responsável atualmente pelo gerenciamento de vagas para as universidades públicas do país que utilizam da nota do Enem como forma de entrada. Para participar do Sisu o candidato deve fazer o Enem no ano anterior e esperar pelo resultado do exame e logo após abre-se as vagas para a inscrição no Sisu

Normalmente há duas edições do Sisu no ano, uma acontece geralmente no mês de janeiro e outra no mês de junho. A primeira para vagas do primeiro semestre do ano e a última para vagas do segundo semestre. Para participar do Sisu é necessário não ter zerado a redação do Enem, mas cada instituição tem suas cobranças específicas de pesos em matérias.

Logo abaixo listaremos as principais informações sobre a lista de espera do Sisu 2017. É muito comum os candidatos apresentarem muitas dúvidas sobre isso, então leia o texto até o fim, pode ser que você venha a precisar dessa lista de espera do Sisu em 2017. Caso surja mais dúvidas deixe nos comentários abaixo.

O que é a lista de espera do Sisu?

Ao se inscrever no Sisu o candidato tem duas opções de curso para concorrer e também tem um prazo de inscrição. Passado esse prazo o candidato saberá se conseguiu ou não uma vaga em uma universidade. Passado o prazo de inscrição no Sisu vem a fase de apresentação de documentação e de matrícula na universidade por parte do aluno. Acontece que muitos não comparecem por diversos motivos, outros comparecem, mas com pendências em suas documentações comprobatórias. Sendo assim continua havendo vagas nessas universidades em que ocorreram tais fatos, então é preciso abrir uma nova oportunidade para os demais interessados naquelas vagas.

É assim (como foi descrito logo acima) que surgem as vagas para a lista de espera do Sisu, aí basta tornar pública essas vagas e preenchê-las.

Todos estão inscritos automaticamente nessa lista?

Não. Um erro muito comum é achar que só fato de ter inscrito no Sisu e não ter conseguido nenhuma vaga automaticamente o nome constará na lista de espera. Para que seu nome conste na lista de espera de uma universidade é necessário informar ao MEC (no site) que deseja concorrer a lista de espera. Se observarem haverá essa opção no site quando estiverem abertas as vagas no Sisu.

Com qual das duas opções concorro na lista de espera do Sisu?

Ao se inscrever no Sisu você tem duas opções de curso para concorrer a uma vaga, a dúvida de muitos é com qual das opções irá concorrer na lista de espera. Sempre será com a primeira opção escolhida. Tanto que se a pessoa conseguiu uma vaga no Sisu com a primeira opção ela não poderá concorrer a lista de espera, mas se ela conseguiu uma vaga apenas com a segunda opção ela poderá concorrer a lista de espera mesmo assim, pois ela não conseguiu a vaga com a primeira opção.

Isso se dá pelo fato de que a ênfase se dá na primeira opção de curso, por isso é tão importante pensar qual curso e qual instituição se inscrever na primeira opção.

Quantas vagas serão ofertadas pela lista de espera do Sisu em 2017?

Infelizmente essa é uma conta que não dá para fazer por ninguém, pois a lista de espera só acontece se houver desistência daqueles que conseguiram as vagas ou se por acaso tiver havido algum outro tipo de problema que os impeçam de tomar posse de suas vagas. A lista de espera do Sisu não é a regra e sim a exceção, ela só acontecerá no último caso.

Não dá para criar muita expectativa em torno dessa lista, pois é preciso haver uma série de acontecimentos para haver vagas. Claro que o candidato deve ficar atento, mas sabendo da realidade. As vagas só saberão do número quando abrirem as inscrições para a tal lista.

Como me inscrever na lista de espera do Sisu?

Passado o resultado do Sisu e você não tenha conseguido a vaga, basta entra no site do Sisu e se inscrever. O acompanhamento deverá ser feito no site da instituição (universidade) para a qual está concorrendo. É de responsabilidade do candidato inscrito acompanhar toda a divulgação no site da instituição, não é mandado nenhuma correspondência convocando para apresentar-se na universidade.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top
Pular para a barra de ferramentas