Inscrições do Sisu 2016. 2º semestre

quando-começam-as-inscriçoes-do-sisu-2016.jpg

Está aproximando a data para as inscrições do Sisu (Sistema Único de Seleção) do segundo semestre 2016, as datas das inscrições do Enem deste ano já foram divulgadas e ainda resta a divulgação da data do Sisu também.

As pessoas que fizeram o Enem no ano passado e que tiveram uma boa nota, mas não conseguiram vaga no Sisu do primeiro semestre devem ficar atentos, pois geralmente são apenas 2 dias de inscrição no Sisu. É tudo muito rápido e dinâmico e muitas pessoas perdem o prazo para essas inscrições.

É provável que as inscrições do Sisu 2016.2 aconteçam no mês de junho, quando elas forem divulgadas noticiaremos aqui no site.

Aplicativo do Sisu

Agora já existe para os candidatos um aplicativo do Sisu que tem várias funcionalidades entre elas a de acompanhar as inscrições, as classificações parciais e notas de corte. Além disso, com o aplicativo do Sisu é possível:

  • Ter acesso a suas notas do Enem
  • Ver a lista de aprovados em todos os cursos e o resultado final
  • Simulação de nota por curso
  • Lembretes de datas importantes

Há várias funcionalidades nesse aplicativo, conheça mais do aplicativo e baixe no seu celular, acesse o site AQUI

Como funcionarão as inscrições do Sisu 2016.2

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet pelo endereço  http://sisu.mec.gov.br/. Basta o candidato entrar no site e realizar sua inscrição nas datas previstas. Para participar o candidato deverá ter feito o Enem 2015, pois é com a nota da prova passada que são calculadas as médias.

Ao se inscrever no Sisu o candidato passa a participar de uma lista diária com os demais concorrentes, exemplo:

–  Você se inscreveu para o curso de Física na UFMG e foram disponibilizadas 40 vagas. Significa que as melhores 40 notas que se inscreveram para o curso de Física da UFMG é que serão selecionadas pelo sistema do Sisu.

No ato da inscrição o candidato tem a opção por dois cursos, assim se na primeira opção escolhida o candidato não estiver entre as vagas ele terá mais uma chance com a segunda opção de curso escolhido.

Uma vez por dia o Sisu faz o cálculo das notas e mostra o resultado parcial para os inscritos, assim a pessoa tem a opção de mudança de curso, mas essa mudança só poderá ser feita dentro da data do período de inscrição. Encerrada as inscrições não há como mudar mais.

Cada universidade calcula a nota de corte de acordo com critérios próprios e também de acordo com o curso. Por isso é importante observar esses critérios e também a sua nota para saber em que matéria você obteve mais pontos.

Passado o período de inscrição do Sisu 2016.2 acontece a primeira chamada, mesmo quem não conseguiu a princípio, deve ficar atento, pois existe a lista de espera. Pode acontecer de algum candidato não querer mais entrar na universidade ou mesmo perder o prazo para levar a documentação exigida na universidade e assim surgem as vagas para a lista de espera.

 

Comentários

comentários

4 thoughts on “Inscrições do Sisu 2016. 2º semestre”

  1. Natan disse:

    Eu passei pra um curso no primeiro semestre, comecei mas no agora em maio desisti dele. Posso tentar esse Sisu.2?

  2. Alessandro disse:

    Quando é a inscrição do prouni do 2 semestre?

  3. alan moura disse:

    como eu faço a minha inscrição para o 2 semestre

  4. BEATRIZ BEVILAQUA MAXIMO disse:

    se eu fizer a inscriçao do enem desse ano eu perco o direito a inscricao do sisu 2?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top