Fazer inscrição do Sisu 2017

Fazer Inscrição Sisu 2017: Aqui neste texto saberá todas as informações importantes sobre o Sisu 2017 inclusive disponibilizaremos o link para você cair diretamente na página em que realizará sua inscrição. Caso não queira ler todo texto logo abaixo você encontrará o link que poderá clicar para realizar sua inscrição.

No Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 o número de inscritos foram de acordo com o Inep 8.356.215 candidatos, destes apenas 70% foram fazer a prova, significa que pouca mais de 6 milhões compareceram para fazer a prova do Enem. Apesar de tudo é um número bem alto que teoricamente poderá disputar uma vaga no Sisu em 2017..

Abaixo falaremos das principais questões que envolvem o Sisu 2017 com suas respectivas respostas e explicações

Como fazer a inscrição para o Sisu 2017

Todos os anos as pessoas que fizeram a prova do Enem podem se inscreverem para participar da seleção do Sisu. Para tal utilizam a nota que receberam na prova do Enem do ano anterior. Quando abrirem as inscrições para o Sisu 2017 basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e com o número de inscrição do Enem e com a senha você conseguirá realizar sua inscrição no Sisu 2017. É muito simples de ser feito, não tem como errar, basta ficar atento às datas em que isso ocorrerá.

Quando ocorrerá a inscrição do Sisu 2017?

As inscrições para o Sisu 2017 ocorrerão em duas edições no ano. Acontecerá no primeiro semestre no mês de janeiro e depois para as vagas do segundo semestre em que as inscrições abrem no mês de junho

Qual valor da taxa para a inscrição do Sisu 2017?

A inscrição no Sisu 2017 é gratuita, não há cobrança de taxa. O Sisu é apenas um sistema do Ministério da Educação em que selecionam as melhores notas para as universidades públicas do país.

É preciso ter nota mínima?

Sim. A princípio a nota mínima geral exigida por todos os cursos é que não pode zerar a redação do Enem. Essa é a primeira exigência que o candidato deve observar antes de tentar se inscrever no sistema. Além do mais existe a possibilidade que cada instituição tenha suas próprias exigências, isso significa que cada universidade tem estabelece uma nota mínima para cada curso, por isso é importante consultar as notas de peso de cada curso e da universidade.

Para exemplificar, em 2016 o nota mínima em muitos cursos da Universidade de São Paulo (USP) era de 700 pontos, ou seja, uma média bastante alta para se conseguir uma bolsa. É importante saber com antecedência as notas mínimas da universidade para qual pretende concorrer.

O que é a nota de corte que aparece em cada curso?

O Sisu utiliza a nota de corte para auxiliar os candidatos, é uma referência que o sistema dá aos candidatos na hora de realizar sua inscrição para que ele saiba se tem chance ou não de conseguir vaga naquele curso que está pleiteando. A nota de corte é a menor nota necessária para conseguir estar dentre as vagas oferecidas por uma universidade para um determinado curso.

Para entendermos melhor a nota de corte no Sisu vamos exemplificar. Se em um determinado curso são oferecidas 20 vagas e a nota de corte é 600 pontos. Isso significa que dentre todos os candidatos inscritos a vigésima maior nota é 600 pontos, então para conseguir estar dentre as vagas você teria que ter uma nota melhor que o vigésimo colocado que tirou 600 pontos.

O sistema atualiza diariamente e por isso que o candidato tem a possibilidade de mudar sua opção de inscrição até o último dia, pois se no dia posterior da sua inscrição ele notar que a nota de corte mudou e que sua nota está menor, significa que as pessoas que se inscreveram tem nota maior e que ele não irá conseguir.

A nota de corte sere apenas como referência, pois no último dia uma pessoa pode estar dentre as vagas, mas acabando o prazo de inscrição não haverá mais a atualização do sistema para saber da nota de corte, pode ter acontecido que nos instantes finais algumas pessoas com maiores notas se inscreveram e ultrapassaram, e o sistema não avisará mais, pois o prazo da inscrição terminou.

É importante consultar as notas de corte do ano anterior para aquele curso e para aquela instituição, poderá servir com base na hora da inscrição. É claro que cada ano as coisas mudam, é apenas a título de pesquisa.

Como escolher a primeira e a segunda opção de curso?

No ato de inscrição para o Sisu 2017 o candidato terá duas opções de curso e pensar sobre isso é muito importante e muitos candidatos não sabem. É aconselhável que na primeira opção de curso se busque um curso que a pessoa realmente deseja estudar, um curso que sempre sonhou. Já na segunda opção de curso seria um curso que a pessoa aceitaria estudar.

Isso é importante de ser pensado, pois algumas coisas podem acontecer nesse processo. Caso a pessoas seja aprovada nas duas opções de curso ela não poderá optar, inevitavelmente ela terá que cursar a primeira opção. Parece obvio, mas não é. Algumas pessoas não sabem disso e acabam escolhendo de forma aleatória a primeira e a segunda opção sem pensar na questão preferência.

Caso a pessoa seja aprovada apenas na segunda opção, ela poderá ainda concorrer por uma vaga no curso indicado como prioritário. Se a pessoas não for aprovada em nenhuma das opção ela só poderá concorrer a vagas na reclassificação relativas ao primeiro curso indicado. Por isso da importância de se pensar nas opções de curso escolhidas para o Sisu.

Como funcionarão as listas de espera no Sisu 2017?

Após passadas as inscrições do Sisu 2017 abre-se a a possibilidade de inscrição na chamada Lista de Espera. Essa lista de espera é criada por causa daqueles candidatos que se inscrevem, conseguem a vaga, mas não comparecem à instituição para efetivarem a matrícula. Ou pode ser de candidatos que até comparecem à instituição para realizar sua matrícula, mas por alguma questões documental não conseguem, aí a universidade fica com vagas à disposição.

Só poderão participar da lista de espera as pessoas que não foram selecionadas em nenhuma das duas opções de curso ou que não foram selecionadas na primeira opção de curso. Aquela pessoa que conseguiu a vaga pela segunda opção de curso, mesmo que já tenha feito sua matrícula poderá concorrer a uma vaga pela Lista de Espera

A adesão a essa Lista de Espera não é automática, é preciso que o candidato manifeste o desejo de participar. A Lista de Espera é divulgada por cada instituição, não mais pelo portal do Mec, então o candidato deverá ficar atento ao site da universidade que pretende concorrer a uma vaga.

Quem já conseguiu uma vaga pela primeira opção de curso não tem opção de inscrever-se na lista de espera para tentar uma vaga com a segunda opção.

Terei nova chance no segundo semestre?

Provavelmente sim. Há a inscrição do Sisu para o segundo semestre todos os anos e utiliza-se as notas também do ano anterior como foi feito no primeiro semestre. Acontece que nem todas as universidade disponibilizam vagas para o segundo semestre, mas muitas sim.

Há quem acredite e diga que o Sisu do segundo semestre seja um pouco mais fácil de conseguir vaga, pois as maiores notas já foram selecionadas no primeiro semestre.

Há política de cotas no Sisu?

No Sisu 2017 haverá sim o sistema de cotas de acordo com a lei  Lei nº 12.711/2012 em que prescreve que todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. No ato da inscrição o candidato deverá escolher se concorrerá ao sistema de cotas ou por ampla concorrência. Caso escolhe por cotas, deve-se atentar que haverá uma fase de documentação em que haverá comprovação do que foi escolhido, caso não consiga provar o candidato poderá ser excluído.

Das pessoas que escolhem o sistema de Cotas por escolas públicas, metade das vagas são destinadas para aqueles que tenham renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Há também critérios de cor ou raça (pretos, pardos e indígenas). É importante saber das regras de cada universidade, pode haver diferenças de uma para outra na adoção de cotas.

Não consigo realizar a inscrição no Sisu 2017?

É muito comum ter dificuldades ao tentar fazer a inscrição no Sisu, afinal são milhões de pessoas tentando acessar o sistema simultaneamente. Quando isso ocorrer o que se pode fazer é ligar para o número 0800 616161, que também pode ficar congestionado.

Geralmente o problema é na própria máquina dos candidatos, por isso é importante antes de tentar ligar tentar realizar o processo de inscrição em outra máquina ou  mesmo mudar de navegador. Uma outra dica é tentar realizar a inscrição em horários alternativos em que imaginamos que as pessoas não estariam tentando também. Deixar para realizar a inscrição no último dia é um erro, pois é muito comum do site ficar congestionado e você não conseguir.

Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer novamente?

Sim, você poderá concorrer novamente , mas para isso é preciso que tenha feito o Enem do ano anterior à edição

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top
Pular para a barra de ferramentas