Cronograma do Sisu 2016 publicado: Inscrições começam dia 11 de janeiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 começam dia 11 de janeiro de 2016 (segunda-feira), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2016 o edital nº 36 de 29 de dezembro de 2015 onde consta detalhes do processo seletivo da primeira edição do Sisu 2016 incluindo o cronograma com a data da inscrição e da divulgação do resultado.

Segundo o cronograma, as inscrições vão de 11 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de janeiro (segunda a quinta-feira), e devem ser feitas exclusivamente pela internet através do endereço http://sisu.mec.gov.br. Só poderá se inscrever no Sisu 2016 aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e obtiveram nota acima de zero na redação. No ato da inscrição, o estudante poderá optar por até duas opções de curso, sendo a primeira opção a preferencial.

Cronograma oficial do Sisu 2016

Fonte: http://sisu.mec.gov.br

O candidato poderá mudar de curso ao longo do processo de inscrição, nesse período o sistema disponibilizará aos candidatos a nota de corte dos cursos do Sisu, de modo que o estudante poderá optar por aqueles cursos em que tenha reais chances de concorrer, ou seja , cursos que estão com notas de corte abaixo da sua nota do Enem 2015. O edital não diz qual a periodicidade de atualização da nota de corte no sistema do Sisu.

O resultado do Sisu 2016 será divulgado no dia 18 de janeiro em chamada única, diferentemente das outras edições onde eram divulgadas duas chamadas. A consulta do resultado deverá ser feita no mesmo endereço das inscrições, em http://sisu.mec.gov.br.

Os candidatos selecionados para uma das vagas, deverão fazer suas inscrições nas instituições para onde foram selecionados nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são elencados pelo próprio sistema do Sisu no ato de consulta da vaga selecionada no site do Sisu.

A lista de espera do Sisu estará aberta entre os dias 18 a 29 de janeiro de 2016, os candidatos que não foram selecionadas na chamada única do Sisu, poderão se inscrever na lista de espera através do site http://sisu.mec.gov.br. O candidato poderá se inscrever na lista apenas para concorrer a sua primeira opção de vaga. A lista de espera é usada pelas faculdades para preencher vagas que não foram ocupadas na chamada única do Sisu e é de responsabilidade do estudante acompanhar atentamente o andamento da lista de espera.

Comments

comments

10 thoughts on “Cronograma do Sisu 2016 publicado: Inscrições começam dia 11 de janeiro”

  1. Rai Resende disse:

    Gostaria de saber se posso usar a nota do ENEM de 2014 onde consegui 5.22 sendo que a de 2015 foi apenas 5.0 para me inscrever no PRO UNI OU SISU. Posso desconsiderar a ultima nota e utilizar a penúltima??

  2. Ana Célia dos Santos Silva disse:

    Fiz o Enem 2015, posso me inscrever no ProUni esse ano 2016?

  3. Com a minha nota do enem 2015 eu posso concorrer a duas vagas sendo uma em cada estado ex; pará e amazonas

  4. Olá! Venho aqui solicitar uma correção nos dados de minha inscrição do enem, pois me prejudicou por conta de eu ter colocado “concluinte após 2015” sendo na verdade “concluindo em 2015” Venho pedir , que se possível vocês concertem meus dados, para que eu possa ter acesso a minha nota do enem e faça minha inscrição no FIES! Se for necessitar de algum dado escolar de conclusão, CPF, ou número de inscrição estarei repassando os dados, mas por favor me ajudem, necessito disso para definir minha vida futura! E desde já grata pela atenção.

  5. Sam disse:

    Não consigo fazer minha inscrição no Sisu. Diz Inscrição ou senha incorreta. Mas eu já troquei de senha e continua dizendo a mesma coisa. Estou desesperada

  6. lucas costa disse:

    nao estou conseguindo acessar o sisu com a inscrição do enem esta dando ‘inscrição ou senha invalidos’, ja mudei de senha umas 4 vezes e msm assim nao consigo o acesso peço q me ajudem nisso desde ja valeu

  7. Gisele disse:

    nao estou conseguindo acessar o sisu com a inscrição do enem esta dando ‘inscrição ou senha invalidos’, ja mudei de senha umas 4 vezes e msm assim nao consigo o acesso peço q me ajudem nisso desde ja valeu

  8. jucelino moura disse:

    Não sei mas o que fazer, pois já troquei de senha varias vezes, já liguei para o telefone 0800 616161, mandei e-mail para o SISU e mesmo assim não consigo fazer minha inscrição. A mensagem é a mesma “inscrição ou senha invalida”. Me ajudem por favor!

  9. Raimundo luiz disse:

    Eu não sei qual é o erro da minha inscrição ou senha. Porque sempre que mostra o erro eu troco de senha e acesso o portal do INEP, mas na hora de fazer a inscrição no SISU o problema persistem. Inscrição ou senha invalida. Sigo todos os passos informados, mesmo assim não consigo me escrever. Eu também peço que me ajudem.

  10. Samoel Rodrigues de souza disse:

    se eu fazer o enem 2016 posso mudar para outro curso eu estou fazendo biologia na ifro posso mudar para
    o senai e fazer eletrotécnico estou perguntando me responda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top