Prouni: Dúvidas frequentes

Cada ano que passa o Prouni (Programa Universidade para Todos) vem ganhando mais expressão entre os estudantes e quanto mais cresce esse programa do Governo Federal cresce também as dúvidas. Foi pensando justamente nas inúmeras dúvidas que há  que o Prouni e Enem resolveu compilá-las aqui neste texto, serão as dúvidas frequentes que mais aparecem pela internet. Provavelmente se você está lendo este texto é que você também tem dúvidas sobre o Prouni, então você está lugar certo. No final do texto provavelmente sua dúvidas estará respondida e você saberá bem como funciona esse excelente programa do Governo.

1)  O que é o Prouni e para que ele serve?

Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal com o intuito de oferecer às pessoas de baixa renda uma possibilidade a mais para ingressar no ensino superior em instituições privadas. Esse programa concede às pessoas de baixa renda bolsas de estudos integrais ou parciais e dando em contrapartida isenção fiscal às faculdades privadas cadastradas no programa.

2) Como ganhar uma bolsa no Prouni?

Para participar do Prouni é necessário que o candidato de baixa renda faça o Enem no ano anterior e se cadastre quando abrir as inscrições.  A nota do Enem será utilizada para a concessão das bolsas.

3) Ao inscrever-me no Prouni já ganho a bolsa automaticamente?

Não. As bolsas são concedidas de acordo com o número de vagas que cada instituição disponibiliza, então apenas as melhores notas do Enem que conseguem a bolsa.

4) Qual o preço para participar do Prouni?

Para participar do Prouni o candidato não paga nenhum valor, apenas precisa inscrever-se pela internet nas datas das inscrições

5) O que considerado é candidato de baixa renda para o Prouni?

No Prouni há duas modalidades de bolsa, a integral e a parcial. Para a concessão da bolsa integral considera-se baixa renda a família que receba 1 (um) salário mínimo por pessoa. Já para a concessão de bolsa parcial (50%)é considerado de baixa renda a família que ganhe até 3 salários mínimos por pessoa. Lembrando que além desses detalhes citados o candidato deverá ter estudado apenas em escola pública ou bolsista em escola particular

6) Qual a diferença entre o Prouni e  o Sisu?

Os dois foram criados pelo Governo Federal, mas são completamente diferentes um do outro. O Prouni foi criado para a concessão de bolsas a estudantes de baixa renda para ingressarem em instituições particulares, já o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) vem substituir os antigos vestibulares nas Universidades Federais e os candidatos não precisam ser de baixa renda. O que é em comum nos dois é que a nota do Enem é utilizada para critério de seleção.

7) É preciso fazer vestibular para concorrer a uma bolsa do Prouni?

Não. Caso o aluno consiga uma bolsa pelo Prouni, não é necessário que ele faça o vestibular daquela instituição

8) Prouni e Fies ao mesmo tempo pode?

Sim. Caso o candidato consiga apenas a bolsa parcial do Prouni (50%) ele pode financiar o restante com o Fies, não há nada que o impeça de fazer isso.

9) Depois de acabada a graduação o aluno paga alguma coisa?

O aluno que conseguiu bolsa pelo Prouni não paga nada depois do término da graduação, a bolsa é dada, não há cobrança ulterior.

10) Posso vir a perder a bolsa do Prouni?

Sim. Alguns são os motivos para o cancelamento da bolsa do Prouni entre eles podemos destacar a sonegação de informações importantes, a não obtenção da nota mínima exigida pelo programa na Universidade que é a média de 75% por semestre e caso a pessoa venha a mudar para a melhor sua situação econômica ao longo do curso .

11) É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Não é bem assim. No ato de inscrição do Prouni aparecem as instituições privadas que aderiram ao programa e normalmente não são todos os cursos que são oferecidos bolsas, apenas alguns escolhidos pela própria instituição. O candidato tem a opção de escolher qualquer faculdades particular inscrita no país, não interessa em que localidade more.

Essas são as principais dúvidas encontradas sobre o Prouni, esperamos que a sua esteja no meio dessas que selecionamos, caso não esteja deixe seu comentário logo abaixo, sua dúvida pode ser também de outra pessoa.

Comentários

comentários

7 thoughts on “Prouni: Dúvidas frequentes”

  1. Marcos Jaques de oliveira disse:

    Fiz o ensino médio através de supletivo particular. Tenho direito à bolsa do prouni?

  2. Rosangela Bartelt Ereno disse:

    olá, fui selecionada e aprovada no prouni com bolsa integral mas escolhi o curso EAD de pedagogia, gostaria de saber se posso transferir a minha bolsa para o mesmo curso e a mesma faculdade porem quero fazer presencial? é possivel? oque devo fazer?
    otra dúvida seria sobre o enem 2015 estou incrita mas como ja sou bolsista, posso concorrer a bolsas com uma nova nota do enem de 2015 ?

  3. Maria Raimunda disse:

    Essas regras do prouni valem também para o curso de medicina? O valor da parcela desse curso é muito maior dos outros cursos.

  4. Charles disse:

    Se meu filho cursar o 1º ano do ensino médio em escola particular não sendo bolsista e o 2º e 3º ano em escola pública, ele pode concorrer a uma bolsa do PROUNI?

  5. breno disse:

    Errei na comprovação da minha renda no grupo familiar do prouni, e agora?

  6. Alciné Cristina disse:

    Estou cursando o primeiro semestre de Administração com bolsa integral do ProUni,no momento moro em SP mas estou indo morar em Fortaleza…. Como posso transferir minha bolsa ???

  7. Alciné Cristina disse:

    Posso tentar transferir minha bolsa para Fortaleza mesmo sendo depois deu já estar lá, por enquanto moro em SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top