Related Articles

62 Comments

  1. 1

    milene

    Fiz o enem em 2012 gostaria de saber se posso fazer o Prouni no segundo semestre de 2015?

    Reply
    1. 1.1

      Gustavo

      Não. O ProUni 2015 é válido para quem fez o ENEM 2014.

      Reply
    2. 1.2

      Carlos Henrique

      Olá Milene, você poderá sim participar do PROUNI 2015.2, o site utiliza a nota das pessoas que realizaram o Enem desde 2010.
      Boa Sorte, que Deus seja contigo querida 🙂

      Reply
      1. 1.2.1

        Victória Cristina

        A nota de 2010 em diante é utilizado apenas pro Fies !!

        Reply
    3. 1.3

      Alvaro Nobre

      Olá Milene!
      Não tem como você participar, pois o Prouni, assim como o SISU 2015 é somente para quem fez o ENEM em 2014. Agora caso você queira fazer um curso técnico poderá fazer a inscrição no SISUTEC nas vagas remanescentes após as etapas onde são obrigatórias a participação no ENEM do ano anterior.

      Reply
    4. 1.4

      Matheus Dantas

      Não, você não pode! O PROUNI utiliza a nota do último Exame (ENEM), ou seja, para os 2 semestres 2015, serão utilizadas as notas do ENEM 2014. 😉

      Reply
    5. 1.5

      Monique

      Milene, pode sim. Qualquer um que tenha feito o ENEM a partir de 2010 pode concorrer a bolsas do PROUNI. Mas fique atenta às regras de participação como não ter zerado a redação e obtido mais de 450 pontos na média. Espero ter te ajudado, para mais informações acesse o site do programa siteprouni.mec.gov.br .Fique atenta ao prazo de inscrições e boa sorte!

      Reply
      1. 1.5.1

        Monique

        Você poderá se inscrever para as vagas remanescentes.

        Reply
    6. 1.6

      Andrielly Alves

      Bom dia, Milene. Não sei se vc já obteve resposta sobre o assunto. Diretamente do site do ProUni. Espero que tenha ajudado.

      Alguns têm dúvida se é possível usar a nota do Enem 2013 ou 2012 para se inscrever no ProUni 2015, a resposta é NÃO, para se candidatar a uma vaga no ProUni, o candidato deve ter realizado a última prova do Enem, notas de exames anteriores a 2014 não serão consideradas para o ProUni 2015.

      Reply
    7. 1.7

      Leandro

      Nao, para concorrer ao Prouni de 2015 apenas os quem fez o enem em 2014.

      Reply
    8. 1.8

      bruno almeida

      Não. Você não pode concorrer ao prouni 2015 com as notas do enem 2012, deve-se obrigatoriamente concorrer com as notas do enem anterior para bolsas do prouni posterior, por exemplo, notas do enem 2012 para bolsas do prouni 2013, notas do enem 2013 para bolsas do prouni 2014 e assim por diante… No entanto se for para você concorrer ās vagas remanescentes, aquelas que não foram preenchidas nas chamadas regulares e nem na lista de espera, do prouni pode sim ser utilizado o enem apartir de 2010.

      Reply
    9. 1.9

      Jessé

      Milene, vc pode usar nas vagas remanescente, desde que tenha tirado mais que 450,00 no geral e não ter zerado a redação.

      Reply
    10. 1.10

      LAYNA

      Pode porém só concorrerá as vagas remanescentes.

      Reply
  2. 2

    cristina

    eu fui pre selecionada a uma vaga 100% na segunda chamada, porem fui reprovada nos documentos e recebi por email dizendo que a renda estava acima do aceitavel (porque juntou a renda do meu pai que morava comigo). acabei de me mudar hoje e nao tenho dependentes, pago aluguel e nao estou registrada!
    Quero saber se tenho direito de me inscrever no segundo semestre , mesmo tendo conseguido e sido reprovada na entrega de documentos.

    Reply
    1. 2.1

      Luiz Gustavo

      Sim, normalmente. Sera uma nova inscriçao. E ja que voce esta morando sozinha agora, basta colocar apenas seu nome no grupo familiar. Espero ter ajudado. Abraços

      Reply
      1. 2.1.1

        Amanda Sobrinho

        Eu fui aprovada na lista de espera com bolsa de 50%, mas reprovei na documentação. Posso tentar 100% no PROUNI 2015.2?

        Reply
  3. 3

    DIOGERSON MOREIRA DA SILVA

    Consegui uma vaga no SISU 2015.1. Já estou estudando. Mas não é o curso que eu realmente queria. Posso fazer de novo a inscrição no SISU 2015.2 para concorrer uma vaga em outro curso?. Muito obrigado pela atenção!

    Reply
    1. 3.1

      fábio

      com certeza pode sim cara é uma nova inscriçao e prouni é para instituiçoes privadas e vc tá cursando em uma federal pelo o sisu.

      Reply
  4. 4

    erybrito

    fui aprovado no primeiro semestres,fiz a matricula e tudo,mas não pude frequentar as aulas,devido a alguns problemas,me disseram que não podia trancar a bolsa então tive que cancelar,posso me inscrever no segundo semestre?

    Reply
    1. 4.1

      Jessé

      Claro, pode sim. Qnd passar terá que cancelar a outra matricula.

      Reply
  5. 5

    Gustavo Dias Santos

    Olá;
    Fiz o Prouni 2015, ganhei bolsa integral, porém não estou gostando do curso e tal, acho que não é isso que quero para mim, posso concorrer novamente as vagas do PROUNI no meio do ano mesmo estando matriculado no curso? E a propósito, realmente terão vagas disponíveis no meio ano?
    Desde já, obrigado!
    Att.:

    Reply
    1. 5.1

      Monique

      Gustavo, você pode abrir mão dessa bolsa para concorrer a uma outra porém nos casos que eu conheço que isso aconteceu quem desistiu do curso já tinha feito o vestibular da nova faculdade, passado e vinha pagando as mensalidades até que as inscrições abrissem novamente então cuidado, o dinheiro que o governo investiu não vai ser ressarcido pela faculdade e enquanto você pula de um curso para o outro alguém que realmente vai usar essa chance ficou sem ela além de que você perdeu seis meses em um curso que nào queria então escolha com consciência, converse com veteranos e profissionais já formados e opte com firmeza. Boa sorte.

      Reply
  6. 6

    Flávia Silva

    Fiquei na lista de espera na etapa passada,para uma bolsa 50% ,mas diante do quadro de vagas que era baixo não conseguir, gostaria de saber se eu posso arriscar em tentar nessa segunda etapa uma bolsa de 100%

    Reply
  7. 7

    viviane

    Olá;
    Fiz o Prouni 2015, ganhei bolsa integral, porém não estou gostando do curso e tal, acho que não é isso que quero para mim, posso concorrer novamente as vagas do PROUNI no meio do ano mesmo estando matriculado no curso? E a propósito, realmente terão vagas disponíveis no meio ano?
    Desde já, obrigado!
    Att.:

    Reply
  8. 8

    Lara

    Eu fui pré selecionada em publicidade e propaganda, porém nem cheguei a ir na instituição para levar a documentação. O fato de de ter ganhado a bolsa e não ter ido na instituição…será que implica em algo? Quero dizer, será que terei a chance de ser selecionada novamente?

    Reply
    1. 8.1

      Emilin

      Não implica não, fica como desistência e agora é abertura de nova vaga, ou seja, é uma nova tentativa… Como se começasse do zero 😉

      Reply
    2. 8.2

      Monique

      Lara os candidatos pré- selecionados são classificados como desistentes se não comparecem para a comprovação de dados junto a faculdade. Depois disso aquela vaga para a qual você concorria já era. Mas você pode se inscrever para outras vagas normalmente seja para as vagas remanescentes ou para novas vagas do 2° semestre. Eu te aconcelharia a deixar todos os documentos necessários para a comprovação de dados já xerocados e organizados pois as faculdades dão prazos bem curtos para você ainda ter que providenciar tudo. No caso de vocē ser pré- selecionada novamente, recolha os documentos originais de toda sua família e corra para a faculdade. Boa sorte.

      Reply
  9. 9

    tatiane

    Moro com meus tios mas nao sou dependente deles dou uma ajuda para ficar na casa deles preciso comprovar a renda deles também ou so a minha

    Reply
  10. 10

    Arthur Rodrigues

    Opa, eu me inscrevi eno prouni em 2015 em haneiro e fui aprovado mas não pude ir me matricular, será que é possível eu me inscrever novamente?

    Reply
  11. 11

    Cleison Montanha

    O prouni no meio do ano é realmente verdadeiro? Muitas pessoas falam que não existe, então eu gostaria de saber se é verdadeiro e se eu posso me inscrever. Eu passei no enem do ano passado mas não fui selecionado para ganhar bolsa no prouni. Então esse prouni é pra quem não conseguiu passar no começo do ano? Por favor, tirem essa minha duvida e obrigado dês de já.

    Reply
    1. 11.1

      ELAINE

      É uma nova chance pra quem não conseguiu uma bolsa e as inscrições começam em junho

      Reply
    2. 11.2

      Monique

      Não só o PROUNI como o SISU será repetido agora em junho, não perca as inscrições e separe todos as cópias dos documentos necessários. Lembre- se de que se pré- selecionado você deverá levar os originais de toda sua familia! Não perca o prazo, leve tudo direitinho e vai dar tudo certo. Boa sorte.

      Reply
  12. 12

    Haynara

    Gostaria de saber se uma pessoa pode cursar na Universidade pública e ao mesmo tempo ganhar uma bolsa de 100% do ProUni.

    Reply
    1. 12.1

      Monique

      Olha, concorrer você pode o que você não pode é estar matriculado em outro curso quando for comprovar seus dados. Pense bem antes de abrir mão de uma universidade pública.

      Reply
  13. 13

    will

    sera que as notas de corte estarão mais baixas?

    Reply
  14. 14

    Nanda

    Olá, fui pré-selecionada na segunda chamada da primeira opção que escolhi, era direito na faculdade onde hj estudo e tenho FIES, mas quando descobri já havia terminado o prazo para comprovar as informações. Fiquei muito chateada, pq foi a segunda vez que fiz o enem e obtive a melhor nota. Logo, fui eliminada por falta. 🙁 Quero saber se no prouni 2015.2 serão ofertadas vagas no curso de direito, de preferência na estácio-fic, ou mesmo em outras instituições particulares do Ceará. Agradecida desde já! ??????

    Reply
    1. 14.1

      Filipe

      Oi Nanda! Provavelmente sim, pois a estácio-fic é a que mais oferece bolsas em diversos cursos, agora é só ficar ligada para não perder o prazo de inscrição que está previsto para junho/julho, e caso seja pré-selecionada tbm não perder o prazo para comprovação de informações! Bjs!

      Reply
      1. 14.1.1

        Nanda

        Obrigada! 🙂

        Reply
  15. 15

    Ione

    olá.. quero me inscrever no prouni 2015.2, mas não consigo acessar minhas notas do enem de jeito nenhum…

    Reply
    1. 15.1

      Monique

      Ione, você pode pedir uma nova senha por SMS ou e- mail (presumindo que é esse o problema) se o problema persistir peça ajuda no 0800616161, o tefone do portal da educação, eles talvez consigam resolver ou te dar alguma orientação e se o atendente não souber como te ajudar peça pra ser encaminhada ao seu surpevisor. Boa sorte.

      Reply
  16. 16

    Daniely Chaves

    Entrei hj no site do PROUNI e vi que as inscrições iam ate dia 31 de maio? sério isso? como assim? Não foi divulgado e sempre estou de olho.

    Reply
    1. 16.1

      Kris Araújo

      Também entreI hoje para olhar e já tinha passado o período! :/

      Reply
    2. 16.2

      Filipe

      Essa data era referente às bolsas remanecentes do 1º processo seletivo, as incrições do PROUNI 2015.2 estão previstas para esse mês de junho, ainda sem data definida.

      Reply
      1. 16.2.1

        JOÃO PAULO LISBOA

        Maravilha, se assim for. Porque assim como Daniely Chaves e Kris Araújo, tomei um susto quando vi que as inscrições encerraram em 31 de maio; bateu aquele sentimento de frustração horrível.
        Eu fui selecionado na 1ª chamada/2015 pra uma bolsa parcial e realizei a matrícula na IES (desde fevereiro) acreditando fortemente que conseguiria financiar os 50% restantes pelo FIES, já que me enquadro em todos os requisitos; mas, não consegui. Pretendo, agora, tentar uma bolsa integral na instituição em que estou matriculado. Espero que tudo corra bem desta vez, pra mim e pra todos que almejam alcançar o sonho de concluir o ensino superior.

        Reply
  17. 17

    Mary Rose

    para quem passou no Enem 2014 pode fazer inscrição no ProUni mesmo que não tenha feito o vestibular.

    Reply
    1. 17.1

      Filipe

      Pode sim, a IES não pode cobrar do candidato nenhum tipo de seleção, pois o processo seletivo do prouni já serve como tal. 🙂 Bjos!

      Reply
  18. 18

    Samy

    Boa tarde,
    Eu me inscrevi na lista de espera para ciencias contabeis no primeiro dia da lista de espera. No segundo dia eu entrei e estava selecionada.
    Levei os documentos para esperar o resultado, mas não fui chamada. Fui reprovada.
    E para bolsas remanescentes que tambem me inscrevi, saiu o resultado.
    Eu não fui selecionada porque nao levei comprovante de renda da minha mae. Mas ela nao tem renda.
    E nao vi nada no edital sobre isso.
    Mas nao sei o motivo da lista de espera.
    Como faço para comprovar essa renda?
    E se eu tiver que trancar meu tecnólogo da UEMA, pode acontecer de não da certo no PROUNI e eu ficar sem nenhum?

    Reply
  19. 19

    ely

    tenho uma dúvida sou formado em uma licenciatura na rede publica sera que consigo fazer a inscrição no proune?

    Reply
  20. 20

    Teyla Viviane

    Bom dia , o estado de mato grosso esta participando do prouni 2015/2 ?

    Reply
    1. 20.1

      Lucas Silva Sousa

      Teyla, se não me engano o prouni é valido para o Brasil inteiro, a diferença é que alguns estados possuem mais faculdades participando do que outras, e isso pode variar nos cursos e bolsas disponiveis

      Reply
  21. 21

    Carine

    Bom dia!
    Sabe me informar como faço para comprovar renda da família sendo que meus pais são trabalhadores rurais do próprio sítio não contendo nenhuma movimentação bancária ou declaração de associações ou órgão nem recibos anuais de cooperativas?

    Reply
    1. 21.1

      Hener

      Carine, as declarações de renda possíveis para o trabalhador rural são:

      -Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
      -Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
      -Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
      -Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
      -Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

      Reply
    2. 21.2

      Lucas Silva Sousa

      Carine, o Hener mencionou algumas opções boas para o seu caso. Tive uma situação parecida com meu pai que é autônomo e não possuía documento nenhum pra comprovar renda. A solução foi conseguir uma declaração de renda (feito à mao mesmo) autenticada em cartório. Caso precise tem vários modelos na internet

      Reply
  22. 22

    Mario Lins

    Boa noite, posso me inscrever em uma bolsa em outro estado? Se sim, meu comprovante de endereço serve para a entrevista?

    Obrigado pela atencao

    Reply
  23. 23

    Maria Helena dos Anjos Alves

    Alguém sabe qdo abrirá as as vagas remanescentes 2015.2 aguardo. Obrigada!

    Reply
  24. 24

    Maisa

    Meus pais são separados,ele não paga pensão alimentícia (no papel pasado e tal),mas ajuda financeiramente,teria eu que ter comprovado essa renda,mesmo sem ser uma renda oficial,sem um valor certo por mês? Fiz o SISU e Prouni 2015.2,passei na segunda opção de curso do Sisu,lista de espera na primeira,no Prouni consegui a única vaga de bolsa integral pra Sistemas de Informação na facul queria,ainda não fiz minha inscrição,sera q vai dá problema na hora? Me ajudem,obrigado!

    Reply
  25. 25

    tamyris

    Alguém sabe quando abrirá as as vagas remanescentes 2015.2?

    Reply
  26. 26

    tamyris

    Alguém sabe quando abrirá as as vagas remanescentes 2015.2
    URGENTE

    Reply
  27. 27

    neto

    e as vagas remanescente prouni 2015.2 alguém sabe quando vai abrir ???

    Reply
  28. 28

    Michelle

    Alguem sabe quando vai abrir as vagas remanescente de 2015-2 ?

    Reply
  29. 29

    Fabiola

    Ola. Fui aprovada no prouni no meio do ano com 50% confirmei as informações e documentos q foram aprovados fiz a matricula mais nao pude pagar. Posso me escrever de novo ou nas vagas remanescentes?

    Reply
  30. 30

    Natiala

    Fui pre- selecionada na chamada regular do PROUNI, porem fui reprovada na comprovação de informações pq faltou alguns documentos, sera q posso inscrever- me para as bolsas remanescentes msm ja tendo sido pre- selecionada anteriormente ?

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2014 Powered By Wordpress, Goodnews Theme By Momizat Team