Prouni 2014/2˚ Semestre

Depois do primeiro processo seletivo no início do ano, em breve deverão ser iniciadas as inscrições para o Prouni 2014 Segundo Semestre, a expectativa é que as inscrições comecem em junho. Se no começo do ano você tentou, mas não conseguiu uma bolsa de estudos pelo Prouni, ou por algum motivo não fez a inscrição, saiba que agora no Segundo Semestre de 2014 você tem a chance de concorrer novamente a uma das bolsas que serão ofertadas pelo Programa Universidade Para Todos.

Tendo em vista que as inscrições para o Prouni 2014 Segundo Semestre (Prouni 2014/2) só devem começar junho, os candidatos já podem se preparar para não perderem o prazo. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou oficialmente qual o dia início das inscrições, porém se seguir o mesmo cronograma das últimas edições deve mesmo começar em junho, apesar de termos a Copa do Mundo no Brasil neste mesmo período, o que não impede a abertura das inscrições. No ano passado o prazo para as inscrições do Prouni 2013 2˚ Semestre foi de 21 a 25 de junho, não significa que a data será a mesma essa ano, entretanto é uma data para ser tomada como referência.

Para o Segundo Semestre, o processo de seleção do Prouni 2014 vai funcionar da mesma maneira  do Primeiro Semestre: provavelmente no mês de junho, em data ainda a ser definida serão abertas as inscrições no site do Prouni no portal do MEC, no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/, em seguida é divulgado o resultado dessa primeira chamada e e então é aberto um prazo (geralmente curto) para que os aprovados compareçam às instituições para comprovação dos dados. Seguidamente, é divulgado o resultado da primeira chamada, prazo para os aprovados comparecerem às instituições comprovarem as informações e por final ainda há a lista de espera.

É importante que o candidato saiba que ele deve fazer a inscrição no Prouni 2014 Segundo Semestre mesmo se já tiver feito no Primeiro Semestre, isso por que os dois processos são totalmente independentes entre si, neste segundo processo seletivo o candidato não irá concorrer com os mesmos candidatos do primeiro processo. Do mesmo modo, quem não fez a inscrição no Prouni do Primeiro Semestre, poderá fazer a inscrição neste Segundo Semestre sem problema algum.

Prouni 2014 2˚ Semestre

Inscrições Prouni 2014/2: Como funciona

Como fazer a inscrição para o Prouni 2014 Segundo Semestre: para fazer a inscrição no ProUni 2014/2, previsto para meados de junho, o principal requisito é que o candidato tenha realizado o Enem 2013, isso ocorre pois é com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 que os candidatos serão classificados no Prouni 2014, quanto maior a nota do Enem 2013, mais chances o candidato terá de conseguir a bolsas de estudos no Prouni 2014 Segundo Semestre, além disso o candidato deverá ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na prova do Enem 2013.

Também é importante conhecer outras regras que norteiam o funcionamento do Prouni, além do critério de realização do Enem, o candidato deve comprovar renda familiar de 1,5 salários mínimos (para bolsa integral) ou 3 salários mínimos (para bolsa parcial) e também não pode ter estudado em escola particular (exceto se na condição de bolsista integral), abaixo estão elencados todos os requisitos que o candidato deve se encaixar para ter direito a concorrer a uma vaga no Prouni:

  1. Ter renda per capta de no máximo 1,5 salários mínimos (para bolsa integral ou parcial de 50%) ou de no máximo 3 salários mínimos (para bolsa parcial de 50%); E
  2. Ter tido uma pontuação de pelo menos 450 pontos no último Enem e não ter zerado a prova de redação, E,
  3. ter cursado todo o ensino médio em escola pública; OU
    ter estudado em escola privada na condição de bolsista integral; OU
    ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada na condição de bolsista integral; OU
    ser pessoa com deficiência; OU
    ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada, também ao professor é permitido fazer um segundo curso superior.

A publicação do Edital do Prouni 2014/2, previsto para junho, é que vai definir o cronograma com as datas de todos os processos. Até lá, o candidato pode ser organizar preparando toda a documentação necessária que deverá ser apresentada caso o mesmo seja convocado, visto que a não apresentação da documentação necessária pode levar o estudante a perder a bolsa.

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni), distribui bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes de famílias, todos os anos milhares de pessoas têm a oportunidade de poder concluir um curso superior sem custo algum através através do Enem e do processo de inscrição que é aberto duas vezes por ano, em janeiro e junho, onde os candidatos fazem a inscrição e dentro de poucos dias podem consultar o resultado.

Comentários

comentários

One thought on “Prouni 2014/2˚ Semestre”

  1. kethellin disse:

    Olá Faço faculdade de Direito na UNIVILLE de São Bento do Sul, e tenho bolsa do Prouni de 50%, mas a minha duvida é, quando eu vou fazer a confirmação do 2º semestre para continuar usufruindo o beneficio da bolsa, não quero perder, pois esta bolsa é o que me ajuda para continuar a faculdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top