Related Articles

586 Comments

  1. 1

    Kassandra Alves

    Boa Noite a Todos,

    Estudo na Faculdade Anhanguera na Unidade de Taboão da Serra, desde Agosto de 2012 quando Contratei o Fies, pois não tinha condições de pagar a mensalidade. No ato da contratação fui informada que poderia cancelar o Financiamento caso eu conseguisse a bolsa do ProUni. Então no final do Ano fiz o Enem e me inscrevi no ProUni e fiquei aguardando o resultado. Neste período de espera pelo resultado recebi a solicitação do Fies para que eu fizesse o Aditamento, entrei no site e fiz o aditamento, logo após constatei que consegui a bolsa do ProUni de 100%. Depois da Faculdade aprovar toda a minha documentação fui até a faculdade para cancelar o meu Financiamento e fui informada que não conseguiria mais fazer o encerramento, pois eu já tinha feito o aditamento para o 2º Semestre. Só fiz o Aditamento porque não sabia dessa informação, que uma vez feito o aditamento não pode fazer o cancelamento. Esta informação não foi passada pela faculdade, nem pelo banco e nem tem no site do Fies. Agora corro o risco de PERDER A MINHA BOLSA DE 100% DO PROUNI. Nem as próprias atendentes da Faculdade sabiam que uma vez feito o aditamento não se pode cancelar até o próximo semestre como eu poderia saber? Amanhã vou na Caixa onde fiz o meu contrato e vou solicitar o cancelamento, espero que dê tudo certo. Caso contrário vou pra justiça….Passei noites estudando para o Enem, fiz 2 dias de provas super cansativas, passei com a nota acima da média do Enem, fique meia noite na Faculdade entregando a documentação do ProUni pra provar que sou realmente POBRE. E agora querem CANCELAR A MINHA BOLSA???????? Isso é Brasil não acham???? Vou pra justiça e nem que leve 30 anos alguém vai ser punido por isso, vou pra televisão, vou colocar este caso nas redes sociais e onde mais possa divulgar..Vou até ao INVERNO se precisar, mais não vou perder a minha bolsa…..

    Reply
    1. 1.1

      Rayris Araújo

      Oi Kassandra, concordo contigo, se você se esforçou para conseguir a bolsa e comprovou tudo acho que é merecido você ursufruir dela, a faculdade que deveria ser responsabilizada já que não tinha conhecimento do contrato do FIES.

      Reply
      1. 1.1.1

        Perseus Porto

        Kassandra,
        Fique tranquila! Você não vai perder a bolsa integral do ProUni. Muito cuidado com a Faculdade, dá para perceber erros grosseiro dignos de processo. Você só vai pagar o valor que o Banco repassou para a Faculdade. Não existe almoço grátis! A Faculdade ganhou do Banco (Fieis) e na isenção de impostos (ProUni). Guarde todos os documentos – os aditamentos e o da bolsa. Não faça mais aditamentos do Fieis você conquistou a bolsa! ninguém pode tirá-la. No fim do curso, você pode processar a Faculdade e reparar todo o mal que você sofreu!
        Eu sou pobre e faço engenharia civil – este curso o conhecimento é a minha vida!

        Reply
        1. 1.1.1.1

          T'

          Pobre e Faz Eng. Civil ?
          kkkkk
          é nóis mano rsrsrsr’

          Reply
    2. 1.2

      thutmes

      Bom dia, a jurisprudencia de seu contrato com a fiesp lhe permite o canceçamento pois se voce obteve outra forma de custear seus estudos atravesmdo governo vc esta provando quye tem poucos recursos, entre na justiça sim no maximo em 03 meses resolve-se a questao.

      Reply
      1. 1.2.1

        Meire

        Que português horrível, credo!

        Reply
        1. 1.2.1.1

          Clessi

          Não é erro de português, dar pra perceber que digitou em um celular e é normal erros devido ao teclado pequeno.

          Reply
          1. 1.2.1.1.1

            Lucimeris

            Concordo!
            A pessoa crítica acima, e mais ignorante do que a pessoa que digitou errado, referente ao editor do celular.
            Pois a pessoa crítica, não deve ter informações sobre tecnologia!

        2. 1.2.1.2

          Marcio

          Larga de ser imbecil; ô, metida a intelectual!

          Reply
      2. 1.2.2

        Mônica

        Fui contemplada com bolsa integral PROUNI. Já entreguei toda a documentação na UNIP, porém não cancelei o FIES ainda. Quanto tempo tenho para cancelar o FIES (o site não especifica o tempo); corro o risco de perder a bolsa? Obrigada!

        Reply
    3. 1.3

      Vinicius

      Passei por essa mesma situacão,no inicio de 2012 fiquei ate 10 horas da noite na faculdade esperando conseguir,me disseram que teria que retornar no dia seguinte para somente assinar o documento de aprovacao,fui la pela 5 vez e me pediram mais documentos para o mesmo dia sendo que era o ultimo dia possivel para entrega deles.perdi a bolsa e so fui conseguir de novo no semestre seguinte.
      agora praticamente perdi a bolsa por condicoes financeiras e problemas familiares,realmente muito dificil manter uma bolsa mesmo sendo 100 %

      Reply
      1. 1.3.1

        Simone

        Eu estou passando por isso Vinícius, nesse exato momento. Fui aprovada no Prouni com a bolsa integral remanescente e estão dizendo na Instituição que não receberam a lista com os nomes dos estudantes favorecidos com a bolsa do Prouni ainda. Ligo no Ministério da Educação eles falam que, já que fui aprovada pelo Prouni, agora está nas mãos da Instituição. Um fica jogando pro outro, não sei o que fazer! E o prazo vence agora dia 30/05/2016, vou acabar perdendo também.

        Reply
      2. 1.3.2

        Jordana

        Tenho bolsa de 100% na faculdade, no momento estou no 7° período mas já troquei de curso, tranquei a faculdade por motivos de saúde e quase entrei em regime especial pelo mesmo motivo, mas em nenhum momento deixei que meu sonho fugisse de mim. Corra atrás de seus direitos e não desista tão fácil, boa sorte!

        Reply
    4. 1.4

      Gabriela

      Bom não sei se você sabe, mas consegue encerrar o seu Fies a qualquer momento,desde que feito na data correta. Você entra lá na opção do aditamento e clica na aba do encerramento. Porém você só consegue realizar o encerramento no início de cada mês. Assim que realizar o encerramento imprime o documento e leva ao banco em tempo hábil para concluir o cancelamento. Uma vez cancelado no Banco,você pega o contrato de encerramento e leva na Tesouraria da Faculdade ou para a pessoa Responsável pelo Fies na Instituição onde está vinculada. Espero ter ajudado.

      Reply
    5. 1.5

      Willian

      Ja passei por algo semelhante. Ficou aditado, repassaram a. Olsa do prouni e FIES p faculdade. Depois de 2 anos retirei em dinheiro o valor repassado duplicado e agora pagarei o FIES dele c juros

      Reply
    6. 1.6

      Helen

      Me inscrevi recentimente no ProUni,minha dúvida eh q sempre cursei em escola pública,mas no último ano o 3 eu paguei um supletivo para concluir o ensino médio eu consigo ou não a bolsa.

      Reply
      1. 1.6.1

        Luiz Fernando

        Meu primo passou pelo mesmo problema e perdeu a bolsa, aconselho vc a utilizar a nota do ENEM para emitir um certificado de conclusão do ensino médio, assim vc conseguirá a bolsa de estudos. Pelo menos foi isso que a moça da faculdade orientou ele a proceder para não perder a bolsa de estudos. Espero ter ajudado.

        Reply
    7. 1.7

      Yara

      Olá! estou passando por uma situação semelhante, mas o meu fies está suspenso, porém não consigo entrar no sisFies para cancelar o financiamento. Me ligaram para assinar a concessão de curso amanhã, mas vou resolver esse rolo do fies primeiro, me informei antes e disseram que quem valida o cancelamento é o banco, tomara que não dê problemas, estou apostando todas as fichas nessa bolsa do Prouni!

      Reply
    8. 1.8

      Vinícius Teixeira

      Eles fazem qualquer coisa pra você perder a bolsa.
      Se a pessoa estudou UM ano se quer em escola particular, a 10 anos atrás, não quer dizer que ela tenha renda pra pagar a faculdade hoje.
      Agora se tua renda por acaso melhorar, eles podem tirar a bolsa.. Que injusto ne?

      Reply
    9. 1.9

      Bruna

      Peça o reembolso do fies na sua faculdade pois se Vc fez o aditamento a faculdade irá receber normal.

      Reply
    10. 1.10

      Daniel Dutra

      Bom então, eu to meio aflito com a comprovação de renda do prouni, me ajudem!
      o que aconteceu foi que na comprovação, somente meu pai (que é aposentado) sustenta a família; logo, eu só pedi para ele o extrato da previdência de janeiro para confirmar a renda e colocar no ato da inscrição. Contudo, depois ele veio me dizer que aquele extrato já vinha descontado um empréstimo que ele fez há muito tempo, e que em todo o extrato da aposentadoria já vinha descontado. Agora estou aflito por que eu soube que esse extrato é um dos documentos que vão pedir (que já está líquido e não há como mudar isso) mas eles querem o bruto. E ai? me ajudem, por favor!
      obs: mesmo com o salário bruto ainda consigo atingir a meta e não perco a oportunidade da bolsa por renda maior que o exigido
      e todo extrato que pego (que ele tira do caixa) está com esse mesmo valor descontado

      Reply
      1. 1.10.1

        Bianca

        Daniel trabalho em um banco privado e posso te responder esta questão.

        Peça nas mesas de atendimento para a pessoa responsável pelo consignado o extrato DATAPREV, em que consta o valor do benefício, juntamente com a demonstração de quanto é descontado em empréstimos.

        Caso não consiga, vá em qqr empresa que faz empréstimo consignado, explica seu cado que eles fornecem.

        Ou se preferir ligue no atendimento do INSS 135.

        Reply
      2. 1.10.2

        Tricia

        Oi Daniel, meu caso é igual. Tirei no site do INSS o extrato do benefício onde consta o valor bruto e liquido com desconto de algum emprestimo na fonte. Só sai desse jeito. Além disso também extrato bancário de todos os membros. Eu estou aflita também, mas vamos ter fé em Deus, acho que o mais difícil já passamos, alcançamos a nota e a bolsa ja é nossa. Pensamento positivo

        Reply
    11. 1.11

      O carinha que mora logo ali

      Vá até o INVERNO e leve roupas quentes para se agasalhar kkkkkk

      Reply
  2. 2

    Anne

    Cadastrei meu endereço incorreto ( coloquei o endereço de correspondência onde recebo documentos importantes, eu tenho contas com essa residência mais não moro la, e não consegui alterar no Prouni, posso perder minha bolsa por isso?

    Reply
    1. 2.1

      Talisson

      È recomendavel que você atualize seus dados no site do Prouni ou peça para o cordenador atualizar.

      Reply
    2. 2.2

      Alex Almeida

      Não, você não se encaixa nos pré-requisitos:
      Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular (COM BOLSA INTEGRAL).

      Reply
  3. 3

    Patricia Monteiro Cesar

    Olá,boa noite!
    Sou bolsista do Prouni,estou no quinto período do curso de enfermagem na faculdade Ciências Medicas da Bahia que fica em Santa Cruz Cabrália-BA.Na ultima semana recebi um comunicado da faculdade que a mesma ira fechar devido problemas financeiros.Gostaria de saber se a faculdade fechar eu perco a minha bolsa?Ou o MEC transfere minha bolsa para outra faculdade?

    Reply
    1. 3.1

      Joao Silva

      Eles transferem fica tranquila !

      Reply
  4. 4

    Isabella zamarion

    Olá,
    Sou bolsista do PROUNI na PUC-Mg, e serei aprovada em todas as disciplinas. No entanto, uma colega, também bolsista do PROUNI, me disse que nós – bolsistas – devemos ter de média, em CADA matéria, 75% da nota total (no meu caso, o semestre vale 100, tenho que passar com 75 em todas as matérias) . A instituição pode cobrar isso independentemente da orientação do governo ou eu só preciso ser aprovada em 75% das matérias? Estou muito preocupada, pois a mensalidade do meu curso é altíssima e não conseguirei 75 de nota em TODAS as matérias.
    Onrigada

    Reply
    1. 4.1

      Carol

      Não, Isabella. Isso que sua colega disse não é verdade. Pode ficar tranquila que você não corre risco de perder sua bolsa. Você precisa apenas alcançar a média de cada disciplina, se a média de sua faculdade é 6, você precisa tirar média 6 nas disciplinas assim como todos os outros alunos. Esses 75% é de aproveitamento geral, ou seja, se você fizer quatro disciplinas precisa passar em 3. É isso. Abraços e boa sorte no curso.

      Reply
  5. 5

    João Andrei

    Tbm estava com medo nessa questão de perder a bolsa. Todas essas informações me deixaram mais tranquilo.

    Reply
  6. 6

    Luan dos santos

    Olá, faço a minha faculdade 100% financiada pelo fies, e gostaria de saber se posso assumir uma bolsa do prouni, em outro curso e fazer os dois ao mesmo tempo.

    Reply
    1. 6.1

      Equipe

      Luan, não pode! O Prouni é somente para estudantes que ainda não possuem curso superior!

      Reply
      1. 6.1.1

        pedro

        mas se ja estiver cursando um curso superior e solicitar inscrição no prouni, eu consigo?

        Reply
        1. 6.1.1.1

          Talisson

          Você esta cursando um ensino esuperior:
          Deve fazer o enem,
          Tirar nota mínima que o Prouni exige para se inscrever
          Irá concorrer a bolsa do Prouni
          Irá ser chamado para comprovação de confirmação para ganhar realmente a Bolsa

          *Sim, pode sim esta cursando um ensino superior e tantar um prouni (Desde que não ja tenha uma graduação), mais isso não garante que você irá conseguir, assim como não garante a ninguém.

          Reply
        2. 6.1.1.2

          Casa nova

          Não, você não pode acumular bolsas , ou faz o fies ou, pro uni, tá no regulamento do pro uni.

          Reply
  7. 7

    neide bueno

    ola boa noite, gostaria de saber se meu esposo corre o risco de perder a bolsa 100% do prouni porque no final de 2012 nos fizemos um financiamento do cartão construcard para reformar a nossa casa, pois tem gente que fala que não pode ter financiamentos…

    Reply
  8. 8

    Maria

    Oi, eu ou bolsista prouni e peguei 2 DP’s no segundo semstre, eliminei ambas no semestre seguinte. Estou no 5 semestre e peguei outra DP (tive 8 materias ao todo no semestre, não passei em uma). Me disseram que ao pegar 3 DP’s durante todo o curso (8 semestres) vc ja perde a bolsa isso é verdade?
    Obrigada!

    Reply
    1. 8.1

      Victor

      Maria o Prouni pagas as DP’s?

      Reply
    2. 8.2

      Bruna

      Oi Maria, sou bolsista do ProUni também, não consigo te afirmar com certeza essa informação pois a duração do meu curso é menor, mas, pelo menos no meu contrato, diz que sim, perde-se a bolsa ;/

      Reply
  9. 9

    Gil

    Olá
    Eu gostaria de saber se em caso de perda de bolsa integral pelo prouni , ha a possibilidade do aluno passar para o FIES? Pegunto isso porque no manual do prounista diz quese se a bolsa for encerrada sem que seja feito o cancelamento da matrícula no curso, o estudante passa a dever as mensalidades à instituição de ensino, visto que tratam-se de dois procedimentos diferentes.

    Reply
  10. 10

    Rafael Victor

    Oi, por favor me ajudem… estou no 3º período do curso de direito e tenho bolsa parcial ProUni, estou correndo o risco de reprovar em uma matéria, por que tenho muita dificuldade no aprendizado dela, mas enfim, se eu reprovar somente essa matéria eu poderei perder a bolsa? E em caso de reprovação na mesma, repetirei todo o semestre (incluindo as matérias que eu fui aprovado) ou somente a que eu reprovei? Desde já agradeço!

    Reply
    1. 10.1

      Vanessa Rodrigues

      Ola Rafael Victor, não perderá a sua bolsa ( consulte a tabela acima ) , quanto á repetir a matéria, voce so repetirá aquela na qual tomou pau! Boa sorte

      Reply
    2. 10.2

      henriquericardo

      É necessário ter aprovação em 75% das matérias cursadas no semestre, ou seja, se vc tiver apenas três matérias ou menos só lamento, tendo quatro ou mais será apenas uma dorzinha de cabeça a mais…
      Espero ter ajudado Doutor

      Reply
  11. 11

    Ana Paula

    Olá! Eu gostaria de saber se eu, como bolsista do Prouni 2013/1, posso fazer inscrição para o Prouni 2013/2. Sei que se eu conseguisse, teria que escolher entre uma delas…mas eu posso tentar a inscrição para uma possível troca?
    Agradeço desde já.

    Reply
    1. 11.1

      Karol

      Oi Ana Paula, estou passando pela mesma situação que você agora, poderia me informar o que aconteceu com você? Estou com medo de cancelar a bolsa que já tenho e não conseguir a segunda. Como você fez?
      Obrigada!

      Reply
    2. 11.2

      Karol

      Oi Ana Paula, estou passando pela mesma situação que você agora, poderia me informar o que aconteceu com você? Estou com medo de cancelar a bolsa que já tenho e não conseguir a segunda. Como você fez?
      Obrigada!

      Reply
  12. 12

    Sabrina

    Olá já curso faculdade particular mas queria uma bolsa pelo prouni posso concorrer pra ganhar na mesma faculdade e continuar os proximos periodos?

    Reply
    1. 12.1

      Equipe

      Sabrina, pode sim.

      Reply
      1. 12.1.1

        patricia andrade

        Olá. Gostaria d tirar uma duvida: Eu ganhei uma bolsa integral pelo Prouni recentimente,porém,nessa mesma instituição,eu ja estava cursando outro curso,na q eu pagava. Hoje,fui informada,q o curso q eu pagava foi cancelado por causa da bolsa. Sendo q,no ato da inscrição da bolsa d prouni,não me informaram q o outro curso seria cancelado. Isso procede? Estou super triste com essa falta d informação. Me responda,porfavor 🙁

        Reply
        1. 12.1.1.1

          Equipe

          Patrícia, as regras do Prouni não permitem que se esteja cursando outro curso de graduação além da bolsa.

          Reply
  13. 13

    Douglas

    Ola nesse semestre aconteceram uma serie de coisas que me influenciaram a reprovar de 3 materias das 6 que eu estava cursando , por exemplo doença , falecimento de familiares , hospitalização deles tambem, já perdi a bolsa automaticamente ?

    Reply
    1. 13.1

      Vanessa Rodrigues

      Infelizmente creio que sim ! Corra atràs da coordenação da sua faculdade, explique a situaçao . Por sorte, talvez voce consiga que seus professores e coordernação ( em conselho) entre em um acordo para continuar concedendo a bolsa a voce, ou ainda atè eliminem a matèria ! Boa sorte !!

      Reply
    2. 13.2

      João Victor

      Iai Douglas queria saber se vc perdeu a bolsa do prouni, após ter reprovado em 3 disciplinas ?

      Reply
    3. 13.3

      Alex Almeida

      O Prouni exige 75% de aproveitamento neste caso você teve apenas 50% ou seja 3 das 6 matérias. O coordenador do Curso deverá analisar o seu caso e decidir de você permanece com a bolsa ou não, porém a Instituição só poderá te conceder essa nova chance 1 vez.

      Reply
  14. 14

    Priscilla

    Boa noite sou bolsista integral, no primeiro semestre reprovei uma disciplina. Estou indo para o sétimo semestre e a faculdade abriu uma disciplina de férias, justa que tinha reprovado no primeiro. Segundo meu colega disse que tenho que pagar o valor de 300 reais para pagar essa disciplina. Isso é válido ? Preciso urgentemente de uma resposta. Desde já agradeço :*

    Reply
    1. 14.1

      Thais

      Não Priscila, Se a Sua Bolsa é Integral. Você Não pagará nada.

      Reply
      1. 14.1.1

        B. Almeida

        E para renovar matrícula, preciso pagar uma mensalidade inteira?

        Reply
    2. 14.2

      Barbara Garcia

      Olá Priscilla, você conseguiu fazer o curso de sérias sem pagar? na minha IES estão falando que eu tenho que pagar.

      Reply
  15. 15

    José

    tenho uma bolsa prouni de 50%, agora no segundo semestre abriu vaga para bolsa do prouni de 100%, posso cancelar a bolsa atual e ficar com a 100%, sem perder o semestre?

    Reply
  16. 16

    Nara

    Oi,eu sou bolsista 100% pelo prouni e fui reprovada em 5 materias no 3º semestre pela Uninove,corro o risco de perder a bolsa sem tentar reverter essa situação?
    A secretaria não sabe de nada ao certo,o coordenador do curso nunca aparece,e preciso urgentemente de informações.
    Obrigada !!

    Reply
    1. 16.1

      Roberta

      Voce conseguiu manter a bolsa? Estou quase na mesma situaçao que voce, mas eu reprovei em 1 no 1o semestre e 3 no segundo. Grata se me responder!

      Reply
      1. 16.1.1

        Larissa

        Olá, no 1° semestre eu fui reprovada em 1 matéria.Aliás, eu não fiz o exame, fiquei meio perdida.Roberta, você conseguiu manter a sua bolsa mesmo sendo reprovada no 1° sem.?

        Reply
    2. 16.2

      Nayara

      OlÁ gostaria de saber se foi possivel você continuar com a bolsa?

      Reply
    3. 16.3

      Gabriela da Silva

      Conseguiu manter a bolsa?

      Reply
  17. 17

    Tatiane

    Olá, fiz minha inscrição no Prouni e acredito que serei selecionada para ganhar uma bolsa integral, a qual escolhi, porém estou nervosa e com medo de perder a bolsa depois porque em breve começarei a trabalhar.
    Alguém pode me informar algo sobre isso?

    Reply
  18. 18

    delane

    Bom eu gostaria de saber o seguinte eu curso pedagia pelo prouni porem passei em administração tbm pelo prouni eu posso cancelar meu curso de pedagia e engressar em administração..

    Reply
  19. 19

    alexandre

    Tenho uma dúvida que não me deixa nem dormir….consegui uma bolsa integral no melhor curso de direito do estado do ES, mas minha condição social não estava boa, minhas filhas adoeceram, precisei largar a faculdade para me dedicar a recuperação delas….abandonei a faculdade e tranquei o curso, ao final do trancamento, ( que aproveitei para moldar minha vida para o estudo pois sou pai, marido e preciso pagar as contas de casa com o esforço do meu trabalho) tive a surpresa de não poder retornar em um período classificado como “regular” e precisei pagar todas as matérias em oferta especial, mas estas ofertas eram nos horários de 11:20 as 13:00 e 17:as 18:40. estes horários durante toda a semana me retiraram a programação que fiz durante o ano todo para trabalhar, pois pensava que iria estudar a noite e para isso me preparei. TIve dificuldades reais financeiras, e o meu carro foi retomado pelo banco…sofri com a falta de dinheiro e me esforcei o quanto pude, mas dormindo apenas 2 horas por noite e com tantas preocupações financeiras não consegui o aproveitamento de 75% o qual devia ter para prosseguir, tive a informação de que as pessoas perdem a bolsa a todo tempo pelo mesmo motivo, e fica a pergunta: não temos nenhuma possibilidade de recorrer e não há nenhuma clemência ou previsão de dificuldades financeiras já que nós temos este problema real? disseram que não podem fazer nada por mim…

    Reply
    1. 19.1

      Bruno Costa

      Ola Alexandre
      Não sei se vc já fez isso, mas entre em contato diretamente com o site do Prouni, pode ser que eles lhe esclareçam melhor a sua dúvida. O endereço é http://siteprouni.mec.gov.br/contato.php

      Reply
  20. 20

    silvia

    Olá. Minha filha tem uma bolsa do Prouni 100%. Minha renda aumentou esse ano devido a uma carga suplementar (sou professora). Porém essa carga encerra no final do ano e meu salário volta ao normal. Como tenho que comprovar renda todo ano, será que eles aceitarão uma situação dessa? Obrigada

    Reply
    1. 20.1

      Bruno Costa

      Olá Silvia!
      Pesquisei sobre sua pergunta e não achei uma resposta inequívoca para ela. Você deve analisar, a sua renda aumentou substancialmente? Parece-me que eles estão mais interessados nos casos em que há fraudes na hora da concessão da bolsa do Prouni. É de se esperara que as pessoas melhorem sua renda com o passar do tempo, provavelmente isso não lhe trará nenhum prejuízo. A menos que seu aumento seja bem substancial, aí eles podem querer ver se no ato da concessão da bolsa esse valor já existia, acho que perder a bolsa por causa de um aumento de salário não existe.

      Reply
  21. 21

    Euclides

    Olá,
    Sou bolsista parcial do prouni e fui aprovado em 4 disciplinas num total de 7 matérias, nesse caso já perco a bolsa do prouni?

    Reply
  22. 22

    Marcelino Macedo

    Ola, conforme observei no item 1. Não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de
    usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.
    Pórem minha situação é a seguinte fiz ENEM2012 obtive nota me matriculei apresentei todas as dcumentações etc… e estudei o primeiro semestre nomrmal em todos os creterios e manter a bolsa eu me encaixei. inclusive aproveitamento de dos 75% no meu caso 100% do semestre. Porém o ENEM2013 se antecipou este ano e muita informação ficou solta ou eu sou muito burro e não entendi.
    Agora no segundo semestre acessei o sistema de matricula na universidade e agora eles estão me cobrando, entrei no site do PROUNI e claro notei uma coisa que estou muito preocupado, tinha uma nova seleção para bolsa mas eu já tinha a minha e claro eu ja tinha perdido o periodo de seleção, e agora o que faço para estudar o segundo semestre, e se fosse ano que vem teria de fazer ENEM esse ano de novo todo ano tenho de fazer ENEM ? pra ter bolsa como é isso afinal.
    Eu achei que uma vez ganha a bolsa era minha e que sim eu sempre apresente a documentação, tudo bem normal isso, vai que ganho na SENA, mas e agora ?

    Reply
    1. 22.1

      A.barros

      Vc n precisa fazer enem todos os anos pra conseguir toda vez uma nova bolsa. Se vc ja tem a bolsa, basta renova-lá durante os semestres na faculdade que vc estuda! E a renovação consiste em apresentar novamente toda a documentação que vc apresentou quando foi fazer sua matricula, pois vc terá q assinar novamente o contrato de consecao de bolsa. Isso vc se informa com o responsável pelo prouni ai na sua faculdade! Vc fará isso todos os semestres até o fim do seu curso. Ja no caso de vc querer outra bolsa, seja para outro curso ou ppara conseguir bolsa integral (caso vc seja bolsista parcial) sim vc tera q fazer o enem novamente para consegui-la. Sou bolsista prouni, espero ter ajudado!

      Reply
  23. 23

    Maurício

    Olá, tenho bolsa integral no Prouni e achou que não vou atingir os 75% de aprovação… é a primeira vez que isso iria acontecer. Corro risco de perder a minha bolsa?
    Obrigado!

    Reply
  24. 24

    Gisele Dias

    Olá,fui pré selecionada no Pro Uni no curso de Gastronomia.Mas pretendo não cursar,pois essa foi a minha 2 opção e não tenho vocação para o curso.Esta no período da comprovação dos dados (que é ate o dia 08/07) mas não irei comprovar,pois não farei o curso.Eu posso fazer o Pro Uni novamente? Terá alguma consequência? Caso eu fizesse o curso,ainda assim eu poderia tentar o Pro Uni? E se eu quisesse trancar a faculdade,o que aconteceria? Aguardo a resposta,espero que esta seja data antes do dia 08. 🙂

    Reply
    1. 24.1

      André Lima

      Olá Gisele, pode fazer o Prouni quantas vezes quiser, eu ja me classifiquei uns quatro anos seguidos, até conseguir o curso que queria.

      Reply
  25. 25

    Rafael A. Junior

    Estou cursando o segundo semestre de Licenciatura em Ed. Física na Unic Cuiaba-MT. E hoje ao passar pelo corredor do meu bloco vi na porta de uma sala que até o último dia 24 seria o prazo para o recadastramento dos bolsistas do PROUNI e quem não o fizesse perderia a bolsa, e como vi apenas hoje estou preocupado se perderei a bolsa. Sem contar que o horário de atendimento era das 8h ate as 17h, horario q estou no trabalho. E agora o q fazer?

    Reply
    1. 25.1

      Letícia

      Rafael você perdeu a bolsa? estou na mesma situação que você!

      Reply
  26. 26

    Naraiene

    Tenho a bolsa do prouni desde 2009. Ocorre que eu engravidei ano passado, tive minha filha este ano e entrei com licença maternidade para fazer as atividades em casa. Algumas provas eu fiz na faculdade, pois os professores exigiram. Não me neguei a fazer e correu tudo bem. No entanto, em uma disciplina, o professor lançou as atividades e não definiu data específica.
    Entreguei ao final do semestre letivo, ainda em vigência a licença maternidade.
    Ela não corrigiu as atividades e disse que entreguei fora do prazo (que ela não estabeleceu). As outras 6 disciplinas estão ok. Posso perder a bolsa?

    Reply
  27. 27

    matheus

    nunca fiz nenhuma enem, e concluir e ensino medio em 2012 mais fiz o vestibular de uma faculdade privada e fui aprovado.posso finaciar pelo fies?

    Reply
  28. 28

    Francielen Mafra

    Boa noite.
    Tenho bolsa do prouni 100% e faço Gestão Ambiental. Meu curso tem a duração de dois anos, comecei ano passado e esse é o último ano, porém não passei em todas matérias e tenho dependências. Neste caso devo pagar as dependências? Porque a faculdade optou não retirar minha bolsa pela falta do aproveitamento de 75% e me passar para outros períodos, mas segundo eles vou ter que pagar as dependências. O mais estranho é que agora me informaram se acaso meu aproveitamento não for 75% novamente perderei a bolsa.
    Penso em continuar o curso acaso perder realmente a bolsa e tentar o FIES mas a minha maior dúvida é: se tenho bolsa e fiquei em dependências no período da bolsa integral posso faze-las sem custo? Mesmo que nesse semestre corra o risco de perder a bolsa?

    Agradeço

    Reply
  29. 29

    Gilson Jose dos Santos

    Sou acadêmico do curso de Direito, quero saber se terei direito a bolsa do pro-uni no curso
    que estou fazendo, se, ele não for concluído no prazo de 5 anos. Terei direito a continuar com a bolsa?

    Reply
    1. 29.1

      Joao Silva

      A duração da bolsa é 2x a duração do curso, ou seja, direito que são 5 anos você terá a bolsa para realizar em até 10 anos.

      Reply
  30. 30

    Dias

    Boa Noite!

    Fui contemplado com uma bolsa PROUNI 100%, porém eu tenho uma matrícula em uma universidade pública, EAD, porém a matrícula está trancada.
    Já fiz a matrícula na Universidade Particular. Minha pergunta é se posso retomar os estudos na Universidade a Distância e continuar com a bolsa PROUNI ?

    Reply
    1. 30.1

      A.barros

      N, vc pode optar apenas por uma delas!

      Reply
      1. 30.1.1

        Tati

        Oi saberia me responder se perco a vaga integral do ProUni por ter estudado 1 ano em escola paga,e ter concluído restante do ensino fundamental em escola pública?

        Reply
  31. 31

    Maria Aparecida Freitas

    Sou Bolsista Integral do Prouni, já concluir o ultimo semestre ,mas ainda tenho Dps para cursar eu continuo com a bolsa eu vou ter que pagar essas Dps ?

    Reply
  32. 32

    Natália Camposna

    Olá. Obtive neste semestre aproveitamento inferior a 75%.. Fiquei com dp em 02 disciplinas. Em 01 delas por 0,05 pontos. O coordenador do Prouni nao reuniu com os professores e indeferiu meu pedido de reconsideracao me informando que só é valido em caso de morte de familiar, doenças no período ou gravidez. Em contato com os prof ambos me disseram ser favoráveis a continuidade da bolsa, porém nao foram sequer ouvidos. Posso recorrer desta decisão dele ?

    Reply
  33. 33

    Rubens Demolay

    Olá pessoal, eu estudo na Faculdade Anhanguera de Brasília, e tenho bolsa integral 100% do Prouni, no primeiro semestre de 2013 eu fui aprovado em 7 e disciplinas e reprovei em 1, essa que eu reprovei era a única a distância. agora estamos de férias e em agosto volta as aulas. será que eu perco minha bolsa por conta dessa reprovação??

    Reply
    1. 33.1

      Joao Silva

      Não ! Precisa ter 75% de aprovação, logo se você passou em 7/8… Espero que não esteja fazendo curso na área de exatas, HaHaHa.

      Reply
  34. 34

    Rubens Demolay

    Olá pessoal, eu estudo na Faculdade Anhanguera de Brasília, e tenho bolsa integral 100% do Prouni, no primeiro semestre de 2013 eu fui aprovado em 7 e disciplinas e reprovei em 1, essa que eu reprovei era a única a distância. agora estamos de férias e em agosto volta as aulas. será que eu perco minha bolsa por conta dessa reprovação?
    Agradeço

    Reply
  35. 35

    Marcia Cruz Heofacker

    Minha filha tem bolsa integral no PROUNI e, faltando um semestre para se formar, avisaram que a minha renda ultrapassa a renda estabelecida. Verifiquei pelo Manuel do Bolsista que perde a bolsa, em caso de rende, se houver mudança substancial no valor per capita. Porém meu salário teve apenas um aumento de 8% ano passado. Não houve nenhuma mudança substancial de renda. Como posso fazer para defender o direito da minha filha usufruir da bolsa até se formar?

    Reply
  36. 36

    Suzana

    Boa tarde! Ganhei uma bolsa de 50% no prouni faz algum tempo, mas não fiz minha inscrição na faculdade na época por que não me identifiquei com o curso. gostaria de saber se ainda tenho condições de recuperar essa bolsa? alquem podeme ajudar?

    Reply
    1. 36.1

      Felipe

      Não, vc não tem direito mais a bolsa pois só é valida para aquele período solicitado!

      Reply
  37. 37

    Aurélio Matos

    Reprovei uma disciplina e tive que pagar no semestre posterior, cursando uma disciplina além da grade que são 5. Sou bolsista parcial 50%, a Faculdade me cobrou o valor referente a disciplina sem o desconto dos 50% ou seja, a mensalidade é de 500, eles cobraro-me 100 pela disciplina extra. Essa cobrança é devida??? Eles deveriam conceder o desconto de 50%, já que sou bolsista parcial???

    Reply
  38. 38

    Felipe

    Sou aluno de uma universidade federal de Pernambuco, porém minha matricula esta trancada e nesse período consegui uma bolsa integral do prouni. estou querendo voltar para a federal pois a validade do trancamento para volta esta acabando, será que posso voltar para a federal e ainda continuar com a bolsa do prouni????

    Reply
    1. 38.1

      Dias

      Isso que queria saber tb estou na mesma situação. mas, se eles não descobriram mesmo quando sua matrícula estava trancada, que por sinal, n pode ter enquanto tem bolsa do prouni. Acho q n pode continuar.

      Reply
  39. 39

    Jefferson

    Boa tarde,

    sou aluno da Anhanguera Educacional de Campinas, possuo bolsa do prouni de 100 %, estou com uma enorme duvida:

    no 2º semestre de 2012 fui reprovado em uma matéria (atividades complementares é o nome da matéria) que exige que sejam comprovadas 60 Horas de atividades, e em 2013 fui reprovado em uma matéria (essa matéria é aplicada no site da faculdade) por frequência, fiquei com 70% de frequencia nessa matéria e o minimo permitido é 75%, em 2013 tive 6 matérias e em 2012 6 também, posso perder minha bolsa por conto do acumulo das duas reprovas?

    Reply
  40. 40

    Wanessa

    Olá , eu só a primeira pessoa na listra de espera, eu errei no valor da renda , coloquei o valor líquido, sendo que o certo é o bruto . o valor bruto è $ 950,00 ,eo liquido$ 650 ,00
    Será que eu já perdi a bolsa?

    Reply
    1. 40.1

      Khetlyn Andrade

      Olá, cometi o mesmo erro, você conseguiu sua bolsa?

      Reply
      1. 40.1.1

        Amanda

        Oi, vc conseguiu to na mesma?

        Reply
  41. 41

    Beatriz Silva

    Duas dúvidas que eu tenho: 1.Meu pai é autônomo e não tem uma renda fixa, varia muito de mês para mês, então no prouni na renda dele pus 100 reais por mês, mas anteriormente ele trabalhava fixo e pagava um inps normal e continua até hoje, mesmo não estando mais nesse trabalho fixo, e minha mãe tem um emprego e renda fixos mas não possui carteira de trabalho assinada ou inps. Como será comprovar isso?
    2. Se eu for selecionada pra uma faculdade e conseguir a vaga, mesmo assim poderei fazer o enem de novo e me inscrever novamente no prouni para mudar de faculdade?
    Agradeço pela atenção.

    Reply
  42. 42

    Yuri

    Curso o 7º periodo e possuo bolsa integral do prouni. No 2° periodo obtive um indice maior que 75% de reprovação, mas mantive a bolsa já que temos essa chance. Gostaria de sabe então, se existe alguma forma de manter essa bolsa, tendo em vista uma possível reprovação em mais de 75% das matérias novamente. Queria saber se tem algum meio de coordenadores do curso ou reitor interceder por mim.
    Grato.

    Reply
    1. 42.1

      Alex Almeida

      Creio que você se expressou de forma errada, é necessária aprovação em 75% das matérias ou seja perde-se a bolsa no caso de reprovação acima de 25% das matérias e não 75%.
      No seu caso como já foi lhe dada uma segunda chance que é garantida pelas normas do Prouni, não haverá uma nova chance, pois as regras não garantem essa chance mais de uma vez.

      Reply
  43. 43

    carla

    OLa POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA, EU ERA BOLSISTA 50% PROUNI E 50 % FIES, AGORA GANHEI 100% FIES, MAS A JA FIZ ADITAMENTO DO SEMESTRE, A INSTITUIÇÃO DISSE SO POSSO PEGAR A BOLSA NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO 2014, SENDO ASSIM PAGAREI AO FIES ESTE SEMESTRE , MSM TENDO GANHADO A BOLSA, DEVIDO JA TER FEITO O ADITAMENTO, ISSO E VERIDICO?? POR FAVOR ME AJUDE?

    Reply
  44. 44

    paula maria carvalho

    oi, sou bolsista do prouni 50 % e tenho fies, neste semestre o meu curso ofereçe 5 disciplinas, por problemas particulares, e para não perder os beneficios, será que posso me matricular em apenas 1 disciplina? ou se fizer isso vou perder a bolsa do prouni e o fies?

    Reply
  45. 45

    rafael

    ola tenho bolsa de 50% fui chamado para a de 100%, porém ouve uma alteração de bens minha mãe possuía um corsa 98 na inscrição do 50% agora ela esta com um Fit 2004 porem quitado, sendo a faculdade irei perde as 2 bolsas por esse motivo? essa informação é valida?
    Poxa não é um carro do ano a diferença em valores de um para o outro é muito pouca o que devo fazer?

    Reply
  46. 46

    rafael

    ola tenho bolsa de 50% fui chamado para a de 100%, porém ouve uma alteração de bens minha mãe possuía um corsa 98 na inscrição do 50% agora ela esta com um Fit 2004 porem quitado, sendo a faculdade irei perde as 2 bolsas por esse motivo? essa informação é valida?
    Poxa não é um carro do ano a diferença em valores de um para o outro é muito pouca o que devo fazer? por favor se alguem saber como devo proceguir me responda

    Reply
    1. 46.1

      fernanda

      Rafael, meu caso é muito parecido com o seu, eu tenho bolsa 100% e tinha um carro mais velho porem vendi e agora quero pegar um fit 2004 mas estou com receio por causa da bolsa. Afinal, não tem como sabermos os critérios que eles utilizam, porque eles citam determinadas condicoes no manual do bolsita para manter a bolsa, mas se a pessoa compra um carro eles vão lá e cortam mesmo que não seja nada exorbitante, eles falam que pode ter carro popular, mas um carro popular novo custa 30 mil, ou seria um carro popular velho que eles se referem? A faculdade quer suspender a sua bolsa, foi isso que eu entendi?

      Reply
    2. 46.2

      Alex Almeida

      O critério analisado para concessão das bolsas é a renda familiar ou seja o salário dos membros da família.
      Os bens materias como: carro, moto, casa etc, não são levados em conta.
      Espero ter ajudado.

      Reply
  47. 47

    Ariana Monteiro

    Em 2010 fui beneficiada com a bolsa integral do PROUNI, porém eu começaria as aulas já no final de 1º semestre e em semana de prova. Fui indicada a trancar e realmente iniciar o meu curso no 2º semestre. Porém me informaram que como eu tranquei terei de pagar o último semestre, o que na verdade será esse 1º que eu não fiz. Essa informação é correta? Tenho mesmo que pagar por um semestre em que o governo já pagou? Eu sou aluna da UNIP.

    Reply
  48. 48

    Jaqueline Costa

    Oi, sou bolsista (parcial) do PROUNI e estou com 2 disciplinas pendentes. Na minha instituição, cobra-se R$600,00 por cada cadeira perdida, o que é muito caro pra mim. Pelas informações acima, entendi que como bolsista parcial, só pago metade, é isso?

    Reply
  49. 49

    Gustavo Araujo

    Olá. Estudei em escola escola particular com bolsa de 65%. Os outros 35% eram pagos por uma pessoa fora da minha família, mas da minha cidade, que costumeiramente ajuda pessoas que necessitam de auxílio financeiro para custear os estudos. Caso essa pessoa faça uma declaração autenticada de que pagou os 35% para mim, eu terei chances de conseguir ser aprovado na instituição com bolsa integral através do PROUNI? Aguardo retorno, obrigado!

    Reply
    1. 49.1

      Equipe

      Gustavo Araújo, se a bolsa não foi integral, então de fato o Prouni barra!

      Reply
      1. 49.1.1

        Gustavo Araujo

        Poxa vida. E se eu anexar documentos que comprove que já participei de projetos sociais do governo, enquanto eu cursava o ensino médio na escola particular, e comprovar que na época não tinha condições alguma de custear esses estudos, será que há alguma chance? Porque conheço uma garota que conseguiu aderir ao prouni só com a declaração de que outra pessoa pagava pra ela…!

        Reply
  50. 50

    luisa

    Oi, sou aluna Prouni, e estou na lista de espera (chamada oral) de uma instituição federal pelo SISU. Gostaria de saber se posso matricular-me caso seja chamada, e se dão alguns dias para cancelar minha bolsa do prouni. Estou ciente de que posso perdê-la, mas quero saber se posso cancela-la após estar matriculada e com a vaga certa na Federal.

    Reply
  51. 51

    Haroldo

    Boa noite colegas,

    Tenho uma dúvida: consegui uma Bolsa Parcial (50%) para cursar Ciências Econômicas na FEAD – Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais cursei os 08 períodos e fui APROVADO em 47 disciplinas das 48 da grade, inclusive nas Atividades Complementares, Estágio Obrigatório (Não-Remunerado) e no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso/ Monografia, e mesmo assim a Faculdade me cobrou Rematrícula do próximo semestre (que até achei normal), porém agora recebi mais um boleto (vencimento para agosto) com o mesmo valor da mensalidade que paguei no 1º semestre desse ano. Pergunto: está correto pagar o valor anterior (quando cursei 06 matérias) se agora vou cursar apenas 01 matéria (Matemática Comercial Financieira). Grato pela atenção. Haroldo

    Reply
  52. 52

    Giuliano

    Gostaria de saber se posso trancar um período e depois continuar cursando com a bolsa integral?

    Reply
  53. 53

    Marcia

    Boa tarde galera,
    Ganhei bolsa integral do prouni na minha segunda opção de curso e estava cursando, porém consegui passar na minha primeira opção na lista de chamada, cancelei a bolsa anterior e eles me aprovaram na nova. No entanto na hora de fazer a matrícula na secretaria alegaram não ter vaga para o curso. Como posso proceder? Nos documentos constam que eu ganhei a bolsa para o segundo semestre e que o bolsista tem que cursar no turno e semestre que se inscreveu. Estou certa ou vou ter que esperar ano que vem para estudar? Obrigada.

    Reply
  54. 54

    David

    Boa noite!

    Sou bolsista integral do Prouni! Passei no último concurso de escrevente tecnico do TJ. Antes minha renda era de R$ 800,00 – além dos outros membros da família, agora minha renda subirá para R$ 4.000,00. Acredito que irei perder a bolsa, devido ao aumento exorbitante. Mas, o cancelamento da bolsa, importará no pagamento das mensalidades a partir de hoje, correto? As mensalidades anteriores abrangidas pela programa não serão cobradas, não é? Obrigado!

    Reply
  55. 55

    Carlos Oliveira

    Olá. Tenho duas duvidas.
    Eu trabalho atualmente e ganho em torno de 3 salários mínimos. Nesta condição a renda familiar ultrapassa o limite de 1,5 salários per capita. Entretanto, caso eu consiga a tão sonhada bolsa, vou deixar de trabalhar, pelo fato do curso ser em período integral. Fazendo isso a renda da família baixará significativamente, tornando-a a baixo do valor limite. Entretanto, tenho medo de pedir demissão do emprego, e depois, por outros motivos, não ser contemplado.
    Outra pergunta é referente a casa em que a nossa família mora. Ela é estimada no valor de 350 mil, o que não bate com a nossa renda (obviamente). O que acontece é que essa casa esta no meu nome e de meus irmãos, foi um adiantamento de herança do meu avô (que é vivo).
    Perguntas: Como devo proceder nestes casos?
    Obrigado!

    Reply
  56. 56

    Joao Silva

    Acho que deveria poder fazer 2 graduações com bolsa, ou pelo menos 1 com bolsa e pagar outra, existem várias áreas de atuação que 1 graduação complementa outra… Estão freando o crescimento dos jovens ! Olhem meu caso, faço 1 com bolsa (Ciências Da Computação) e faço estágio de 6hrs, ou seja 9 hrs do meu dia, ainda tenho tempo de sobra e estudar para mim é um hobby, por que não posso usar a grana do estágio para pagar uma outra graduação ? 🙁

    Reply
  57. 57

    cristiane

    Ganhei uma bolsa integral do Pro Uni,EM JULHO DE 2012,E AGORA MINHA BOLSA FOI CANCELADA POR QUE FIQUEI DE DEPENDÊNCIA,No semestre passado eu havia ficado ,mas recuperei agora fiquei novamente em outras matérias .o que faço?Ainda tenho chances ?

    Reply
  58. 58

    Marcos

    Olá boa tarde!

    Sou bolsista parcial do prouni na PUC-MG gostaria de saber se posso perder a bolsa de estudos caso o meu irmão (mencionado na apresentação de documentos) adquira um veiculo?
    Obrigado!

    Reply
  59. 59

    Marcelo Carvalho

    A situação é a seguinte:

    Um amigo é bolsista do prouni 100%, o irmão dele tinha um carro e acabou comprando outro e passou o carro pro meu amigo, agora meu amigo assumiu as parcelar que faltam, queria saber se tipo meu amigo fazer uma declaração falando que o carro é no nome dele, aquelas que as partes envolvidas fazem quando o carro é financiando e que não pode mudar o documento do carro enquanto o carro não é quitado, quero saber se com essa declaração no nome do meu amigo que é bolsista ele pode vir perder a bolsa dele no prouni?/

    aguardo responta.

    Reply
  60. 60

    Gabriel Moura Santos

    Olá.

    Sou bolsista integral pelo Prouni e voltei ontem ao período letivo. Ao chegar na universidade, fui informado que minha bolsa havia sido suspensa por aproveitamento acadêmico insuficiente, sendo que no último semestre, não fui reprovado em nenhuma matéria e minha média final nota 8.0, ou seja, tive aproveitamento de 80% de aproveitamento. O que eu faço? Estou impedido de estudar e as aulas já começaram. Faço Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, modo EAD. Por favor me ajudem.

    Reply
    1. 60.1

      Equipe

      Gabriel, entre em contato diretamente com o MEC para obter ajuda. Acesse o endreço a seguir, clique em “Prouni” e preencha todos os campos do formulário -> http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17

      Reply
  61. 61

    YAN GABRIEL DE OLIVEIRA

    Bom, estou cursando o 3º período de Arquitetura, no entanto consegui uma bolsa de 50% pelo pro uni e já tinha FIES pelo BB, tenho dúvidas:
    – O Prouni ”PAGA” 50% dos 2 períodos que já conclui ou tenho que ir ao banco e negociar as parcelas?
    – Quando me matriculei pelo prouni cancelei a matrícula q fiz logo q fui aprovado há 1 ano e alguns meses atrás, depois que me matriculei (pelo pro uni) no meu portal estou no 1º semestre (INICIEI O CURSO NOVAMENTE), a faculdade tem a obrigação de me colocar novamente no 3º período?? OBRIGADO!

    Reply
  62. 62

    alessandra

    Oi,estou no quarto período de pedagogia com 100% de bolsa do pro uni, e recebi a notícia que cancelaram a minha bolsa por estar com três carros no meu nome, na secretaria da minha faculdade não souberam me informar se recuperaria a bolsa provando que não possuo os tais veículos, gostaria de saber se é possível recuperar a bolsa e como devo fazer isso, estou reunindo documentos junto ao Detran de minha cidade que comprovam que isso é uma inverdade mas estou perdida e não sei o que fazer.

    Reply
  63. 63

    Jéssica

    Olá.

    Sou bolsista integral pelo ProUni e recebi há alguns dias um email dizendo que eu tinha matrícula com outra instituição de ensino. Em 2011 eu tranquei a minha matricula nessa faculdade (federal) e em 2012 eu entrei nessa particular com bolsa. Porém, no ato da matricula, eu não apresentei nenhum documento do trancamento em 2011, porque eu achei que não tinha necessidade. Depois que recebi esse email, eu fui ate a antiga faculdade e cancelei a matricula. Depois disso eu entreguei a minha faculdade atual, o documento de cancelamento (com a data da semana passada) e o meu historico antigo dizendo a matricula esteve trancada todo esse tempo. Será que tem possibilidade de perder a minha bolsa? Por favor me ajudem. Aguardo resposta.

    Obrigada!

    Reply
    1. 63.1

      Gercira Marques

      Olá consegui a bolsa do prouni no segundo semestre de 2014 na mesma faculdade e no mesmo curso que iniciei no segundo semestre de 2013 .Só que tenho umas mensalidades negociadas com a faculdade antes do benefício gostaria de saber se mesmo depois da bolsa eu tenho que pagar e se corro o risco de perder a bolsa de 100%do prouni.

      Reply
      1. 63.1.1

        Bruno Costa

        Olá Gercira Marques
        Essa dúvida você deve tirar ou com sua faculdade ou com o prório Mec aqui nesse endereço você encontra http://sitedoenem.com.br/fale-conosco
        Na minha opinião você terá que pagar da mesma forma, pois essa dívida é antiga, antes da bolsa do Prouni. De qualquer forma entre em contato com os responsáveis

        Reply
  64. 64

    Larissa Viana

    Olá.. Possuo uma bolsa 100% em pedagogia pelo PROUNI, estou cursando o terceiro semestre e vejo que não escolhi a area certa pra mim. Quero trancar minha matricula, e pretendo fazer outra faculdade, Gestão em Eventos, gostaria de saber se posso conseguir outra bolsa 100% pelo Prouni para este curso em outra faculdade, já que na que eu estudo não possui.

    Reply
  65. 65

    Jessik

    Ola..to cm dúvida,fui classificada no prouni cm bolsa de 100% mas só vim saber depois q tinha passado o prazo para a matrícula,tenho cm recorrer?pois a instituição n entrou em contato comigo em momento algum,nem email e nem por telefone.

    Reply
  66. 66

    Lucas Rodrigues

    Ola, boa tarde.

    Cerca de 3 dias atrás recebi um e-mail da minha universidade, informando que meu nome consta na lista de seleção com indícios de irregularidades, de acordo com a supervisão do PROUNI. As irregularidades são as seguintes: O meu irmão possui um carro, minha irmã possui um carro e minha outra irmã possui uma moto. Mas a questão é que o meu irmão devido a problemas devolveu o carro para a concessionária, a minha irmã comprou a moto para o então namorado dela, portanto só está no nome dela, ela não paga e nem usufrui da moto. E por fim, minha irmã que realmente tem o carro, porém ela está noiva e em semanas não irá morar mais na mesma casa que eu. Sendo assim, eles pediram pra eu entrar em contato com a secretaria da universidade e levar o comprovante de renda de todos da família e os documentos dos veículos.
    A minha dúvida é se os bens que meus irmãos possuem podem fazer com que eu perca a bolsa de 100% que consegui no começo do ano. Aliás, no meu caso, o BEM que a minha irmã possui, que é o carro que é DELA, portanto não tem nada a ver comigo!
    Obs: a renda per capta da minha família continua a mesma do começo do ano, ou seja, dentro do limite determinado pelo PROUNI. E os veículos foram comprados há anos atrás.
    Peço, por favor, que me responda.
    obrigado desde já.

    Reply
    1. 66.1

      Kalebe

      Não sei se já foi resolvido o seu problema Lucas,
      Mas desde que a renda da família esteja dentro dos limites, não há perigo de perder a bolsa.
      As ”irregularidades” são utilizadas por eles para averiguar se , por acaso, alguém deixou de declarar algo, por exemplo, no meu caso, meus pais possuem uma empresa, e esta empresa possui carros, mas são usados somente para trabalho e conseguidos ao longo de anos. A faculdade requeriu mais de uma vez os documentos comprovando a renda, pois de acordo com a nossa renda não seria possível possuir tantos carros, mas uma vez comprovada a renda, o problema foi resolvido.

      Reply
      1. 66.1.1

        Lucas Rodrigues

        Obrigado Kalebe !

        Reply
      2. 66.1.2

        Lucas César Felicíssimo Mendes

        Olá Kalebe, o mesmo acontece comigo, porém meu pai tem um carro que é “da empresa” ou seja, só está no nome do meu pai, mas ele é utilizado pela empresa dele.

        Reply
      3. 66.1.3

        Lucas César Felicíssimo Mendes

        Será que posso não conseguir a bolsa?

        Reply
  67. 67

    Fernanda

    Ola
    Sou tenho bolsa 50% e declarei tudo que eu e meu marido possui, como um carro de ano 2002 e quero trocar por um carro 2013, dar o meu de entrada e financiar o restante.
    Tenho risco de perder a minha bolsa?

    Att
    Fernanda

    Reply
  68. 68

    Nicolle

    Estou no 4º período pelo Prouni, a renda per capita aumentou nesse último semestre, e como tive alguns problemas de documentação, foi pedido que eu levasse novamente os comprovantes de renda. Fica a critério da Universidade a suspensão ou não da Bolsa por esse aumento da renda? Se acaso a Bolsa for suspensa, eu posso contratar o Fies? E as mensalidades já pagas pelo Prouni, eu serei obrigada a ressarcir? Obrigada desde já!

    Reply
  69. 69

    Josue

    Ola, completei meu ensino médio e quero entrar em uma faculdade. Estudei em escola particular, mas o detalhe que não foi minha familia que pagou e sim meus padrinhos( sem relação nenhuma de sangue e familia) ele são apenas padrinhos de batismo(religião) gostaria de saber se tenho direito ao pro uni, sou de baixa renda e minha familia também. Tem como eu provar a renda, pedindo um documentos deles, que esses meus pádrinhos é que pagaram minha faculadde?

    Reply
  70. 70

    Lana

    Gente sou
    bolsita parcial do prouni, se eu ganhar
    uma 100% no mesmo curso eu tenho
    que recomeçar de novo? Ou continuo no
    semestre que estou

    Reply
    1. 70.1

      Kalebe

      Olá Lana,
      Se você conseguir uma bolsa de maior valor poderá continuar de onde você parou sim.
      Eu também tenho uma dúvida…
      Sendo bolsista do ProUni, posso fazer o teste provar ( Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes) ?
      Não para cursar duas faculdades ao mesmo tempo, mas para transferir o curso para uma faculdade pública (UFPR).
      Obrigado.

      Reply
  71. 71

    Webert Lucas

    Olha sou bolsista do PROUNI ,mais passei na Universidade Pública,na inscrição da Universidade Pública,só é exigido que não esteja matriculado em outra UNIVERSIDADE PÚBLICA,posso continuar fazendo as 2?

    Reply
  72. 72

    Claudio

    Sou bolsista do prouni a 2 anos e agora mandaram me chamar na diretoria da faculdade para dar esclarecimentos sobre a renda de minha família constando assim que meu pai possui um caminhão que e de onde o mesmo já vendeu a algum tempo mais nunca foi tirado do nome dele sendo que o atual proprietário do caminhão é um irmão meu que já é casado e tem sua família formada. O que poderia ocorrer com essa situação diante meu prouni?

    Reply
    1. 72.1

      Bruna

      Oi Claudio, passei pela mesma situação recentemente! O MEC disse que minha família possuia 5 carros acredita? haha Nem precisaria da bolsa se fosse o caso… mas enfim. Você deve recorrer! Vá no detran e leve todos os documentos que comprovem que esse caminhão não é mais do seu pai! Só assim não perderá a bolsa! Boa sorte!

      Reply
  73. 73

    Beatriz

    Gostaria de saber se posso perder a bolsa de 50% que tenho do PROUNI, devido ao fato de meu pai trocar de carro. Ele trabalha como vendedor em várias cidades e utiliza o carro diariamente. Devido a problemas que estavam acontecendo regularmente com o mesmo ele vendeu e deu entrada a um novo, financiando o restante em dois anos.

    Reply
  74. 74

    Clarisse

    Ola,eu tenho bolsa 100%do pro uni,estou no segundo periodo de odontologia,como faço quando for ganhar nenem,eles me dao licença maternidade?ou perco a bolsa durante os 4 meses de licença,estou com 3 meses,e pretendoa ir a aula ate ultima semana de gestação,porem fico preocupada com o nascimento,obrigada

    Reply
  75. 75

    Ariel Susigan

    Bom dia,
    Sou bolsista 100% do Prouni,recebi um e-mail da supervisão do Prouni para apresentar documentos que provam que meus familiares não são proprietários de veículos,no caso são dois veículos constados, um em 1999 (tenho o documento que prova que não nos pertence mais) e outro em 2006 ( também possuo o documento que não nos pertence )
    Mas eu possuo um veículo em meu nome para a família, pois sou único com ‘nome limpo’ posso perder minha bolsa por possuir um veículo em meu nome?
    Ps: veículo está no meu nome antes de adquirir a bolsa.

    Desde já agradeço.

    Reply
    1. 75.1

      Jéssica

      Ariel como foi o desfecho do seu problema? Estou em uma situação bem parecida. Recebi uma notificação do MEC informando que existe imcompatibilidade de informações, existe veiculos no grupo familiar que não é compativel com as condições socios economicas. Estão constando dois veiculos, um realmente existe, está alienado e foi comprado um ano e meio antes da concessão da bolsa e o outro foi vendido a mais de 6 anos e eu não tenho nenhum comprovante venda do veiculo. Acontece que no momento todo mundo na minha casa está desempregado e eu não tenho nenhuma condição de continuar o curso se for para mim bancar. Não é possivel que vou perder minha bolsa mesmo nessa condição. Estou desesperada…

      Reply
  76. 76

    carla

    Olá! já estou no terceiro semestre de um curso, onde o pagamento é integral, ainda assim posso me inscrever no Educa Mais Brasil?

    Reply
  77. 77

    Caroline

    Sou bolsista integral do PROUNI, tranquei o primeiro período por ter começado bastante tempo depois que todo mundo, pois era um lugar de difícil acesso e perigoso. Mudei de campus e reabri minha matriculo no segundo semestre, por problemas pessoais faltei a muitas aulas, gostaria de saber se é possível trancar novamente, para não perder a bolsa por repetir mais disciplinas do que o permitido e por faltar, trancar seria uma opção ou eu acabaria perdendo a bolsa se trancasse novamente?

    Reply
  78. 78

    MAYARA

    ESTUDO NA ANHANGUERA COMO BOLSISTA DO PROUNI 100% TENHO QUE PEGAR UM ATESTADO DE MATRICULA PARA ESTAGIO MAS ELES SO LIBERAM PAGANDO UMA TAXA DE 15,00 QUE VEM INCLUSA NO BOLETO DA MENSALIDADE NÃO PAGO MENSALIDADE E AI, COMO FAÇO?

    Reply
  79. 79

    Erick

    Ola sou bolsista também e estou sem ir na faculdade.Ja passou as provas e não me sai bem.Sera que vou ter que pagar a recuperação?Lembrando que minha bolsa é integral.

    Reply
  80. 80

    LILIA VICTOI

    Olá, sou bolsista do prouni na PUC-GO.
    Faço administração, comecei a estudar nesse semestre, ainda nao tinha ganhado
    a bolsa por isso estou pegando so 3 materias. Estou com receio de reprovar em uma materia, pq estou com problemas familias, de minha mae com cancer e eu tendo que cuidar dela e conciliar com os estudos. Gostaria de saber se reprovar nesta materia perco minha bolsa? ou canso reprove, tenho algum direito de argumentar sobre o porque da minha reprovação? Meu maior medo é perder minha bolsa, e como nao tenho condições de pagar o curso, ter q trancar minha faculdade 🙁

    Reply
  81. 81

    Edna Souza

    Boa tarde, sou bolsista integral Prouni, no sétimo período tive uma dependência. A faculdade esta me cobrando a dependêncial. Porém no manual diz que não deve cobrar. O que devo fazer?

    Reply
  82. 82

    Martina Félix Cordeiro

    O bolsista do Prouni tem a obrigatoriedade de realizar o Exame Nacional de Ensino Médio todos os anos, até a conclusão do curso ?

    Reply
  83. 83

    Sil

    Olá, boa tarde!
    Tenho meia bolsa do prouni, estou no terceiro ano de faculdade
    posso fazer o enem e tentar conseguir mais 50%?

    Reply
  84. 84

    Vera

    Sou formada no curso superior de Gestão de Pessoas (RH) o curso teve duração de dois anos. Se consegui o Prouni, perco a bolsa, devido a já possuir um curso de nível superior? preciso de uma resposta hoje gente! porque se eu não tiver direito, não irei fazer o enem amanhã.

    Reply
  85. 85

    Wesley Ferreira Nunes

    Estou cursando o 4° semestre Arquitetura e Urbanismo na UNIC. quero saber se ainda conssigo bolsa do prouni, pois fiquei sabendo que além do 2° semestre o estudante não conssegue mais a bolsa?

    Reply
  86. 86

    Fran

    Olá, equipe.
    Eu fui contemplada com a bolsa de 50 % do Prouni, e financiei 50% com Fies.
    Se eu conseguir outra bolsa integral (na mesma faculdade ou não) no mesmo curso, posso cancelar o contrato com o Fies? Preciso pagar imediatamente o que já foi pago pelo banco?
    Obrigada!

    Reply
  87. 87

    Alessandra Oliveira

    Boa Tarde!!! Gostaria de saber se alguém pode me informar sobre o seguinte caso:
    Um estudante que tem 50% de bolsa do PROUNI que por ventura não recebeu o e-mail, ou não foi informado ou não se lembrou de assinar o livro para atualização da bolsa na própria faculdade a cada semestre, esse estudante corre o risco de perder sua bolsa ?

    Reply
    1. 87.1

      Letícia

      Alessandra, você perdeu? estou na mesma situação!é a primeira vez que você tinha que assinar? pq se for, você perde, agora se você já tinha assinado antes, você tem chance!

      Reply
  88. 88

    Bruna

    Olá, tenho 50% de bolsa PROUNI, e mudei de curso esse ano. no outro curso eu repeti uma vez por motivos de saúde, e nesse curso agora acho que vou repetir, ou seja, perderei minha bolsa PROUNI. só que, eu contratei o FIES essa semana. Se eu repetir mesmo, o que acontece com o FIES? será que eu posso contratar ele pra financiar o restante que eu perder do PROUNI? ou eu perco o fies?

    Reply
  89. 89

    Bruna

    Olá, tenho 50% de bolsa PROUNI, e mudei de curso esse ano. no outro curso eu repeti uma vez por motivos de saúde, e nesse curso agora acho que vou repetir, ou seja, perderei minha bolsa PROUNI. só que, eu contratei o FIES essa semana. Se eu repetir mesmo, o que acontece com o FIES? será que eu posso contratar ele pra financiar o restante que eu perder do PROUNI? ou eu perco o fies?

    Me ajudem por favor, estou preocupada.

    Reply
  90. 90

    Ronaldo

    Olá… se eu não assinar o termo de bolsista no período correto eu posso perder a bolsa ou posso recuperar no proximo semestre?

    Reply
    1. 90.1

      Letícia

      Ronaldo você perdeu a bolsa? estou na mesma situação que você! é a primeira vez que você tinha que assinar? pq se for, você perde, agora se você já tinha assinado antes, você tem chance!

      Reply
  91. 91

    Patricia

    Boa Tarde;
    Desde 2013/2 possuo a bolsa de 100% do FIES, se eu ficar desempregada, corro o risco de perder a bolsa? preciso muito continuar com 100%. mora apenas eu e meu filho menor em casa, caso eu fique desempregada venderei roupas informalmente, será que tem problema? e caso eu queira comprar uma casa no minha casa e minha vida, posso? perco o Fies? obrigada Patyy

    Reply
  92. 92

    Patricia

    Olá boa noite, sou bolsista do prouni integral, meu curso é de 5 anos no 3º ano em que estou me formo em licencitura… tenho a pretensão de fazer pos graduação! A pos será paga, o meu questionamento é : Perco a bolsa por fazer pos graduação???

    Reply
  93. 93

    Gerson

    Prezados, estou passando por sérios problemas em minha vida pessoal o que infelizmente tem atrapalhado meu desempenho na faculdade. das 5 matérias do período já fui reprovado em 2 antes mesmo da ultima prova e talvez serei na terceira…. há alguma solução para o meu caso? minha vida está desmoronando na minha frente e eu não consigo fazer nada pra mudar essa situação… será que eu poderia ter uma segunda chance pelo coordenador do meu curso? obrigado e fiquem com Deus.

    Reply
  94. Pingback: Fiz o Enem 2013 e agora como me inscrever no Prouni 2014? » ProUni 2014

    1. 93.1

      Lindomar Dos Santos

      Entra no site do Prouni e veja as datas quando se iniciam as inscrições
      .

      Reply
  95. 94

    Beatriz

    Boa noite, fiz o ENEM 2011 e consegui uma bolsa pelo PROUNI,porem nao utilizei a bolsa, mas preciso provar que eu ganhei essa bolsa, pois estou abrindo um processo contra a minha faculdade por um motivo x, mas entro no site do PROUNI e não acho nada, voces sabem como faço pra ter acesso á pagina que contém a informação que cheguei a ganhar essa bolsa? se puderem me ajudar, fico grata, pois preciso disso o mais rapido possivel. Ja liguei no MEC e não me ajudaram muito… aguardo resposta
    Obrigada desde ja.

    Reply
  96. 95

    Sarah

    Gostaria de saber quais são as devidas providencias a ser tomadas quando uma pessoa tem 100% de bolsa em medicina no Prouni, e a faculdade venha a se fechar… Queria saber como funciona, se a pessoa escolhe outra faculdade ou o governo te encaminha para alguma?

    Reply
  97. 96

    DanieleS

    Boa tarde,
    Sou bolsista pelo PROUNI e estou no terceiro semestre de ADM, porém no segundo semestre peguei 2 dps e cursava 6 matérias, nesse semestre fui assinar o termo e a moça da tesouraria não falou nada, apenas me deu o papel para assinar o termo normal.
    Fiquei confusa depois com isso.
    Eu deveria ter falado algo ? Ou ela deveria saber disso e ter me alertado ?

    Reply
  98. 97

    Laryssa

    Tenho bolsa do prouni e estou cursando o 2º semestre de comércio exterior.
    Ocorre que meus pais compraram um carro financiado em 48 vezes, e além de a universidade encerrar minha bolsa do prouni eles cancelaram o meu vínculo acadêmico. Agora estou sem bolsa e inclusive ja tiraram meu nome da chamada e eu vou perder o semestre!!!!

    Reply
  99. 98

    Luciana Ribeiro

    Olá,sou bolsista 100% prouni,perdi meu celular em setembro e não tive condições finaceiras de comprar outro até o momento.Outro dia fui na casa de uma amiga entrei no site da faculdade para ver minhas notas que graças a Deus são otimas.Sou bolsista da UNIG curso fisioterapia a 3 anos,já estou até pagando com muita dificuldade a formatura.lendo as informações do site da faculdadee vi que se os bolsistas não comparecerem de 30 de setembro a 18 de outubro de 2103 para assinar um documento que não sei qual é perderia a bolsa sendo que não mandaram nada para me email nem sequer uma carta avisando a solicitação do meu comparecimento.O erro e deles Pois é lógico se pedissem para eu comparecer eu iria ontem mesmo…CORRO RISCO DE TER TIDO MINHA BOLSA CANCELADA??? NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR E JÁ ESTOU ATÉ PAGANDO FORMATURA..POR FAVOR ME RESPONDAM URGENTE…A DOIS DIAS ATRAS FUI LÁ NO FINANCEIRO ONDE FAZ PAGAMENTO DE MENSALIDADES E QUITARAM O CARNE SEM PROBLEMAS…

    Reply
  100. 99

    Beatriz

    Tive um problema com a minha bolsa em que esta não foi renovada por erro no setor de bolsas. No entanto eles computaram um mês de faltas sem eu ter faltado por conta disso. Estou para reprovar em duas materias por falta, uma ultrapassou uma falta no total e a outra cinco faltas. Estou procurando alternativas quanto a isso, realizei um requerimento na faculdade e foi negado, acusando negligencia da minha parte, mesmo eu tendo provado que não. Estou correndo risco de perder minha bolsa e queria saber se ao perdê-la, ainda esse ano consigo concorrer a uma nova bolsa para o ano que vem. Ou se tem algum outro procedimento. Obrigada.

    Reply
  101. 100

    Carine

    Ola, boa noite, quando conseguir minha bolsa que é integral, eu era noiva, e depois de uns três meses casei, a equipe do prouni me solicitou que enviasse outra copia da minha certidão, envie-lhes a de casada pois não tinha mais a de solteira, e agora isso pode fazer com que eu perca minha bolsa?? meu Deus to muito preucupada!! essa bolsa foi benção de Deus pra minha vida!! desde já, grata pela atenção.

    Reply
  102. 101

    Luiz Fernando

    Olá.
    Tenho bolsa integral do PROUNI e atualmente faço 4 disciplinas, sendo duas delas de 4 créditos (semestre todo) e duas de 2 créditos (meio semestre, terminei uma e comecei outra no mesmo dia). Isso conta realmente como 4 disciplinas no semestre ou conta como 3? Corro o risco de não passar em uma das disciplinas (Calculo II), se eu não passar perderei a bolsa?
    Obrigado.

    Reply
  103. 102

    Luciana

    Sou bolsista no 8ª. Semestre do meu curso infelizmente nesse semestre perdi o dia para assinatura de revalidação, em contato com minha universidade eles são bem categóricos quanto aos prazos e disse se a mantenedora autorizar faram um nova chamada…Nesse caso com saberei que tenho que arcar com algum valor além da metade de minha mensalidade já com a bolsa?

    Reply
  104. 103

    lucas

    olá, fiz um ano de faculdade particular sem bolsa ou outra coisa, pagando a mensalidade (com um absurdo esforço mas consegui). Porém irei trancar o curso tendo em vista que não me identifiquei com ele (vou trancar por que vai sabe se um dia eu não volto). Queria saber se mesmo assim ainda posso me inscrever pelo prouni para outro curso em outra faculdade.

    Reply
  105. 104

    Matheus Sampaio

    Boa tarde, neste semestre, não tive condições tive alguns problemas familiares, e comecei a trabalhar, e tive problemas com o trabalho semestral por parte de uns dos integrantes que plagiou. Gostaria de saber se é possível algum tipo de negociação com o coordenador do prouni para que não perca a bolsa ?

    Reply
  106. 105

    tálita

    Olá, sou bolsista do prouni integral, tive que viajar e fiquei uns 2 meses fora, tem alguma chance de recuperar a bolsa?

    Reply
  107. 106

    MARIANA

    Boa tarde, sou bolsista do prouni e estou indo para o 7º semestre de fisioterapia na Faculdade Marechal Rondon filiada a Faculdade Uninove, em setembro deste ano foi solicitada documentação de revisão de minha bolsa pois em meu grupo familiar há 2 carros alienados. Enviei toda a documentação e como resposta tive o encerramento de minha bolsa, entrei com um requerimento de reconsideração visto que me enquadro na renda de minha bolsa parcial de 50% e mesmo assim negaram meu pedido de reconsideração. Gostaria de saber e isto é correto sendo que a renda de minha familia é inferior ao 3 salarios minimos e meio, e na lei pelo que procurei não há nenhuma informação dizendo que nao pode se ter bens alienados. Agradeço desde já, aguardo resposta.

    Reply
  108. 107

    Douglas

    Fui solicitado a aparecer na Tesouraria de minha faculdade devido a o problema de reprovação em mais de 25 % das disciplinas,foi dito para eu aparecer com uma justificativa.Como devo fazer essa justificativa?Obrigado e aguardo resposta.

    Reply
  109. 108

    Luana

    minha faculdade tem 11 matérias e reprovei em 2. Então no caso não perdi minha bolsa, não é? pelo q eu entendi ali acima

    Reply
  110. 109

    Lucas

    Caso eu perca minha bolsa por não ter tido os 75% de rendimento, posso participar de outro processo seletivo para concorrer a outra bolsa, e continuar cursando?

    Reply
  111. 110

    Philipi Oliver

    Gostaria de saber se bolsista do PROUNI pode ter matrícula TRANCADA em instituição PRIVADA? Grato!

    Reply
  112. 111

    Ricardo

    Sou adventista por isso não frequento as aulas de sexta a noite, por conta disso meu curso que seria de 4 anos acabou tendo de ser de 5 pois fiquei com 8 materias pendentes tenho 50% do Prouni, por não conclui o curso na data correta por questões religiosas vou perder o prouni?

    Reply
  113. 112

    cristiane soares

    Oi sou bolsista 100% do prouni. No período passado eu fiquei reprovada pela 1º vez em duas disciplinas. Fiz uma justificativa e continuei com a bolsa, refiz uma das disciplinas em que fiquei reprovada e passei. Só que novamente fiquei em dependência em uma outra disciplina (obtive 75% de aproveitamento nesse período) gostaria de saber se corro o risco de perder a minha bolsa, já que eu ainda não fiz a segunda disciplina na qual eu tinha ficado reprovada no período anterior.

    Reply
  114. 113

    V. Ferreira

    Já estou fazendo faculdade, e contratei o Fies de 100%, mas gostaria de saber, eu fiz ENEM 2013, e se fosse selecionada pelo prouni para o mesmo curso e a mesma faculdade, se poderia ficar com o Prouni, e cancelar o fies ?
    É Possível ?

    Reply
  115. 114

    Silvana Rohrbacher

    Quero saber quando que vai abrir as inscrições para o FIES 2014 se já tem uma data certa, qual os requisitos renda baixa e o ENEM 2014 tem mais algo

    Reply
  116. 115

    LINDOMAR DOS SANTOS

    Minha dúvida e a seguinte: Ganhei 100% isenção pelo Prouni em uma bolsa pelo Enem , ( curso superior) e também joguei a nota no Sisutec e também ganhei outra bolsa (Senac), curso técnico, ( NÃO FUI ATRÁS), gostaria de saber caso tivesse ido em frente teria o risco de perder a bolsa do curso superior, e se posso participar futuramente com notas do Enem para um um tipo desse,(técnico), simultaneamente, já que ainda demora ainda 02 anos pra me formar.

    Reply
  117. 116

    JESSICA

    Bom dia!

    Estou matriculado na faculdade pitagoras em divinopolis, pelo o fies,porem eu tirei notas boas no enem posso tentar o prouni?

    Obrigado…

    Reply
  118. 117

    Grasiela

    Estou no 3° periodo de engenharia, contratei o Fies 100%, gostaria de saber se posso me inscrever no pro uni e caso consiga uma bolsa de 50% posso cancelar o fies de 100% e contrata-lo novamente porem para financiar os 50% conseguidos pelo pro uni. Obrigado

    Reply
  119. 118

    Giullian Claudino

    Informações.
    Quem tem nível superior não pode concorrer ao Prouni correto, porquê os cursos de Licenciatura permitem concorrer ,mesmo quem já possui nível superior?
    Outra questão são só os cursos de nível superior,ou seja quem é tecnólogo não é considerado de nível superior?

    Reply
  120. 119

    Giullian Claudino

    Comenta-se muito que existe uma lei que quem passa em concurso publico não precisa pagar o FIES, isso procede?
    Porque só os cursos de medicina e Licenciatura possuem desconto para quem ingressar na carreira publico referente ao juros do FIES?
    Como o MEC controla quem possuo e quem não possui nível superior?

    Reply
  121. 120

    Giullian Claudino

    Por exemplo estou cursando Direito,mas minha nota só alcança uma bolsa para Letras num Universidade diferente da minha a distância aula 1 vês por semana, neste caso eu não posso continuar cursando Direito e começar Letras pelo Prouni nessa faculdade interativa?

    Reply
  122. 121

    Bruna

    Minha renda passa 14 reais de 1,5 salário mínimo por pessoa. Não consigo a bolsa integral por causa de 14 reais? :/

    Reply
  123. 122

    Luciano Caixeta

    Boa tarde,
    fiz o Enem no ano de 2013 e obtive uma nota para concorrer a uma bolsa do Prouni no ano de 2014, mas verifiquei a minha renda que ultrapassa um valor de R$ 105,00 para obtenção de 50%, será que consigo a bolsa?

    Reply
  124. 123

    Jefferson Raffael dos Santos

    por que não consigo acessar minha nota do enem?. no site do resultado diz que eu não me inscrevi para o exame e que não foi possível fazer o login, mas eu realizei este no município de Campo Mourão-PR, no colégio estadual Marechal Candido Rondon. E mesmo que quando tento acessar minha conta para recuperar senha, o site diz que eu não fiz a inscrição!!

    Reply
  125. 124

    Beatriz Lima

    Olá me chamo Beatriz, sou estudante do curso de ciências contábeis, minha bolsa prouni é integral, bom minha dúvida é meu pai tem uma renda de 2700,00 reais e somos 5 pessoas lá em casa que dependem dessa renda, temos somente ela, desde o início declarei essa renda, só que eu sou aprendiz e recebo 339,00 reais meu contrato termina agora em abril/2014 e agora estão exigindo a carteira de trabalho, se eu declarar que ganho esses 339,00 reais eu perco a bolsa por que nunca declarei essa minha situação?

    Reply
  126. 125

    Caetano

    Oi, sou bolsista integral do PROUNI cursando Bacharelado em Design de Moda e por motivos financeiros tive que me ausentar do curso no 3º período (onde apenas me matriculei e não frequentei), mas não cheguei a fazer o procedimento de trancar a matricula, além do mais a instituição que estudo desde a minha entrada não abriu novas turmas em bacharelado, e por isso certas disciplinas nas quais eu não passei no primeiro período eu não consegui refazê-las, com promessas de abertura de turmas de tecnólogos onde poderíamos pagar as deferidas disciplinas.
    Gostaria de saber o que devo fazer e se ainda tenho possibilidade de retornar a estudar.

    Reply
  127. 126

    Rafael Santos

    Olá, sou aluno bolsista do ProUni e era pra eu ter concluído minha faculdade em dezembro de 2013, porém, reprovei em um projeto que conta como disciplina e ainda estou pendente nas horas complementares pois não consegui bater as 250 horas que o curso exige. Devido a esses problemas eu já perdi minha bolsa?

    Reply
  128. 127

    Rosiane borges lino

    Boa tarde!
    Sou aluna do curso de pedagogia da Universide Norte do Parana, estou entrando no 4 semestre e ainda faltam $ semestres para conclúir o curso. Eu posso me inscrever no Prouni?

    Reply
  129. 128

    vanessa

    sou bolsista integral do prouni fiquei em dp em 3 materias corro o risco de perde minha bolsa de estudo

    Reply
  130. 129

    anderson da silva pereira

    MINHA bolsa é de 100% do prouni, preciso trancar minha matricula por um ano e meio, por problemas pessoais, onde estarei fora do meu estado, eu perco a bolsa? Ou após esse período posso retornar a Universidade e retomar a bolsa integral?o seria possivel eu tranca-la transferir a minha bolsa p outro estado

    Reply
  131. 130

    Tatiane Oliveira

    A faculdade solicitou Rendimento acadêmico PROUNI. No seria ela a fornecer este documento? Pq esta a pedir?

    Reply
  132. 131

    Charles

    Olá, contratei o FIES 100%, e estou no 3º Período do Curso, se eu Ganhar a Bolsa do ProUni será que existem algum Jeito de Quitar a Divida com o Banco já que o ProUni Oferece a Quantidade de Semestre para um Aprovado, Ex: 10 Semestre, logo acho que se você estar cursando e ganha uma Bolsa do ProUni deveria ganhar a a Mesma Quantidade de Semestres Também, Há Alguma Possibilidade de isso Acontecer ou a Divida até o ganho da Bolsa do ProUni deve ser Pago?

    Reply
  133. 132

    julia

    Eu estou cursando a faculdade a 2 anos sem bolsa do prouni nesse tempo peguei dp, pela minha media do enem acredito que consigo uma bolsa para o curso que ja estou fazendo, caso eu consiga tem o risco de perder a bolsa pelas dps que ja tenho?

    Reply
  134. 133

    luan chris

    estudei durante ensino médio em colegios particulares com bolsa parcial (50%), e a renda bruta de meus pais é R$2500,00. Fiz o ENEM e minha média foi de 645, gostaria de saber se me encaixo dentro do perfil de quem pode concorrer as vagas do PROUNI, além disso tenho 17 anos, somos 3 pessoas no grupo familiar que depende dessa renda, (meus pais sao divorciados), me oriente sobre isso, pois essa bolsa e´ muito importante para meu curso de 1° opção que é direito na UESPI, mas fui selecionado para cursar Historia na UFPI. Ainda espero que seja selecionado para DIREITO o curso que almejo, obrigado pela atençao

    Reply
  135. 134

    Wanderlei Menezes

    Por uma diferença de 7 reais na renda familiar eu posso ficar sem a bolsa integral?

    Reply
  136. 135

    divina

    posso trocar de curso sendo bolsista do prouni, fiz semestre passado para pedagogia pois a nota nao deu para fisioterapia e gostaria de fazer fisioterapia será que posso trocar no decorrer do curso de pedagogia

    Reply
  137. 136

    Ricardo Gomes

    Olá.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, sou bolsista do Pro uni há 02 anos e essa semana recebi a notícia quando estava a renovar o semestre que perdi a bolsa devido ter passado pela analise do Governo, segundo a Instituição Uni monte e que teria segundo essa analise entregar uma documentação em setembro , os meus cadastros e Email da Universidade estão atualizados porém foi comentado que o endereço que notificaram foi no primeiro endereço de dois anos atrás que seria a casa de minha mãe, onde disseram que foi enviado um telegrama e assinado (a qual desconheço a pessoa que assinou) e cujo tempo inspirou o prazo..
    Posso ser penalizado haja vista que havia diversos meio de me contatar e outra não fui ciente de nada? O E mail desde a convocação é a mesma, não tenho falta além do mais junto a universidade tive comprovante que estava tudo ok até mesmo um mês depois da suposta data que disseram que mandaram o telegrama.
    ATT.

    Reply
  138. 137

    Gabriel de Oliveira

    Tenho um dúvida.
    Fiz o meu ensino médio no regime de Supletivo em uma escola particular onde eu tinha bolsa integral oferecida pela escola. A escola encerrou suas atividades em 2006. Consegui a publicação no diário oficial do estado do Ceará autorizando o encerramento das atividades. Tenho o meu certificado de conclusão reconhecido pela secretaria de educação do Ceará, mas não tenho como provar a bolsa. O que posso fazer para não perder a minha vaga?

    Reply
  139. 138

    Apollo

    Gente eu estou com uma dúvida cruel, na minha casa moram 6 pessoas e só o meu pai trabalhava, então a renda dele era dividida entre os 6 e a renda per capita me garantia uma bolsa pelo prouni integral de 100%, o fato é que minha prima que mora conosco assinou a carteira recebendo um salario mínimo, então a renda familiar subiu e ultrapassou o limite de 1,5 salários por pessoa, só que o salario dela não é dividido, é só dela, ela n paga as despesas da casa, e acho muito injusto perde minha bolsa porque alguém de casa arrumou um emprego onde nem distribuição de renda existe, então na realidade a renda per capita não real e a minha não vai pagar a minha faculdade! o que eu faço?

    Reply
  140. 139

    Bruno Bezerra

    Oláa!

    Eu já faço uma faculdade bacharel pelo fies… Coloquei no Prouni um curso Técnico, caso eu venha a passar eu posso continuar cursando o meu curso superior pelo fies e o meu curso técnico pelo Prouni?

    Reply
  141. 140

    Lara Lima

    Boa tarde. Eu fui pré selecionada para a inscrição do ProUni com bolsa integral. De acordo com a renda que eu coloquei nas informações da minha família, a renda por cabeça é R$ 650. Acontece que no contra-cheque da minha mãe ela recebe um pouco mais do que a renda bruta que eu coloquei no site, que foi R$ 1.200. No contra cheque dela diz que ela recebe R$ 1.400 (apesar de não receber mesmo assim). De qualquer maneira, com esse pequeno aumento, a renda por cabeça seria R$ 725, ou seja, menor do que um salário e meio, de acordo com as regras do ProUni. O que eu quero saber é: Eu posso perder a bolsa porque o salário dela é maior, mesmo que a renda familiar seja menor que um salário e meio?

    Reply
  142. 141

    Lucas

    Consegui a bolsa de 100% em Agronomia, moro em Rondonópolis-MT, ano passado teve greve dos professores e durou mais de 2 meses, então nosso ano letivo vai terminar em fevereiro de 2014, mas as aulas irão começar em fevereiro também e não é só isso, fui fazer minha matricula e eles me disseram que tenho que apresentar a conclusão do ensino médio, mas como vou apresentar se ainda não terminei, fui então na escola e pedi uma declaração e eles disseram que fazem isso, mas a instituição não quer aceitar, disseram que tem que ser a conclusão, poxa estou muito preocupado com isso, alguém pode me ajudar???

    Reply
  143. 142

    Claudia Oliveira

    Bom dia!
    Quando fiz a inscrição para o Enem eu ainda era solteira, e portanto coloquei o endereço onde morava com minha vó. Quando prestei a prova do Enem, fazia 01 semana que eu havia me casado. Agora em janeiro, abriram-se as inscrições para o ProUni, me inscrevi, porém na hora de colocar o endereço, fiquei em dúvida se deveria ser o mesmo endereço do Enem ou o atual, então mantive meu endereço antigo. Fui contemplada com uma bolsa de Direito de 50% e meu marido também foi contemplado com uma bolsa de Administração de 50%, e agora, quando estávamos separando as documentações para matrícula, surgiu a dúvida: – posso perder a chance de cursar uma universidade com 50% de bolsa, porque mantive no sistema meu endereço antigo?!
    Tem que existir uma solução!!!!!

    Reply
  144. 143

    Liliana

    Olá, consegui uma bolsa de 100% no PROUNI para 2014.1 para cursar Administração em uma determinada IES. Porém, eu estou no último período de Biologia em outra IES que acabou de ser descredenciada. Estou aguardando a transferência assistida pelo MEC, mas sei que terei que cursar pelo menos mais 2 períodos devido as diferenças de currículo entre as IES. Minha duvida é: Há algum problema se eu só conseguir um diploma de superior já estando cursando Administração pelo PROUNI? Corro risco de perder a bolsa?

    Reply
  145. 144

    Eduardo Oliveira

    Galera,minha situação é a seguinte. Fui pré selecionado pelo prouni e consegui bolsa integral no curso de Turismo.Mas,tem um porém,pois não houve o fechamento do curso,devido ao fato de não ter pessoas suficientes para começar o curso. A moça disse que tenho que esperar pela minha segunda opção agora,mas na minha segunda opção estava concorrendo apenas a uma única bolsa,e já foi preenchida.e agora? Posso perder a bolsa por isso? Tem como não fechar curso,e eu ficar sem estudar? Aguardo resposta. Obg.

    Reply
    1. 144.1

      elizangela carvalho

      Eduardo quando fui me matricular n curso quepassei tb não houvefechamento de turma,maseles me mostraram outros cursos e escolhi o que estou.

      Reply
  146. 145

    AlessandraXavier

    queria tirar uma dúvida,meu irmão foi selecionado pelo prouni, eu o inscrevi,mais na hora digitei errado a renda dele, queria saber, se isso faz com que ele perca a bolsa já que foi erro meu, gente me ajuda por favor, é injusto isso digitei errado e ele que vai pagar por isso?

    Reply
  147. 146

    Minha irmã tem 17 anos e é jovem mirim registrada, minha mãe é concursada e dona de uma Micro-empresa onde meu pai e eu trabalhamos.
    Concorri á 3 vagas no PROUNI e fui pré selecionada, porém não sei se poderei ganhar a bolsa devido á renda. Na inscrição coloquei apenas o salário da minha mãe e do meu pai, já que minha irmã é menor de idade e eu não sou registrada. Não sei se eles vão exigir a carteira de trabalho da minha irmã, mesmo ela sendo menor. Caso isso ocorra, acho que perderei a bolsa.
    Ainda que a renda não seja baixa, não é nada fácil. É preciso nos privar de muitas coisas para conseguirmos pagar minha faculdade…mesmo que o valor da mensalidade seja um dos mais baixos da Universidade.
    A Instituição de Ensino onde ganhei a bolsa só oferece bolsas integrais onde a renda per capta deve ser de até 1,5 salários mínimos
    É possível que eles não exijam a CTPV da minha irmã? Será que irei perder a bolsa?

    Reply
  148. 147

    Luise Bulow

    Olá, entrei para o prouni agora na 1° chamada, só que em outra cidade, gostaria de saber se tenho como trancar a matricula e comaçar so no meio do ano, pois estou enfrentendo alguns problemas para conseguir ir embora.

    Reply
  149. 148

    val

    sou formada em licenciatura em química, porém quero mudar de profissão e ganhei bolsa no prouni em outra área e gostaria de saber se posso me matricular, pois se eu não pudesse acho que nem seria selecionada? e agora?

    Reply
  150. 149

    Luciara

    Bom dia,
    Sou bolsista do Prouni de 50%, estou indo para o 3º Período de Administração e fui convidada para ser sócia de uma empresa. Quais os riscos que eu corro de perder a bolsa? Qual a porcentagem mínima que posso ter na empresa para não perder a bolsa?

    Desde já grata!

    Reply
  151. 150

    aline alessandra

    Eu me matriculei em uma faculdade particular claro depois que fiz o vestibular em dezembro,porem o prouni so começa em janeiro,dai eu tentei o fies mas nao consegui fiador,dai fui comunicada que consegui uma bolsa 100% em outra cidade,agora eu preciso fazer matrícula na que consegui a bolsa e desejo transferir de imadiato pra minha cidade,uma vez que a minha cidade nao ofereceu bolsa para o curso que eu desejava fazer.,Posso perder a bolsa devido estar matriculada em outra?

    Reply
  152. 151

    Michele Santos

    bom dia!
    O que deve-se fazer para corrigir o erro de colocar informações erradas durante a inscrição do prouni?
    Como por exemplo esquecer de citar todo o seu grupo familiar.

    Reply
    1. 151.1

      Bruno

      Michele, o meu caso está sendo o mesmo. Você conseguiu incluir o restante do grupo familiar posteriormente na instituição?

      Reply
  153. 152

    Carine

    Gostaria de saber já participei em 2004 do Enem mas como não me identifiquei com nenhum curso q passei então não usufrui da bolsa. Este ano passei na 1ª chamada entreguei todos os documentos corretamente mas não consegui a bolsa pois afirma eu já ter utilizado.
    Nunca tive bolsa de estudos e muito mesmos usufruir de bolsas do Prouni e agora estou ansiosa. O meu responsável pela inscrição e averiguação de meus documentos ficou de ver o que ocorreu mas ate agora não me retornou com nenhuma afirmação. Tambem entrei em contato com Mec mas pouco me auxiliaram. O QUE FAÇO?

    Reply
  154. 153

    Adielle Lins

    Me matriculei numa instituição privada, e logo em seguida consegui uma bolsa pelo Prouni. Gostaria de saber se a instituição tem obrigação de me devolver o valor da matricula.

    Reply
  155. 154

    Daniele Rosa

    Boa tarde,

    Fui contemplada com a bolsa de 100% do PROUNI em 2011 e tenho cursado Engenharia da Computação na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) desde então. Em Janeiro de 2013 minha segunda filha nasceu, tive 90 dias de licença e quando retornei as provas do primeiro módulo já haviam sido passadas, não me sendo permitido refazê-las. Fiz as provas do segundo módulo, e as provas substitutivas, que normalmente caem a matéria do semestre, para que essas fossem consideradas no lugar das que eu havia perdido. No final do semestre, com a correria por ser mãe recentemente, não consegui acompanhar todas as matérias e fiquei com dependência pela primeira vez até então. Não fiz solicitação de reconsideração de bolsa, pois não sabia ser possível, porém nesse semestre não perdi a bolsa prouni. No segundo semestre de 2013, meu marido que havia ficado desempregado pouco tempo depois que nossa segunda filha nasceu conseguiu emprego de vendedor, o que fez com que ele viajasse muito, e como não tive ninguém para ficar com minhas filhas a noite para que eu pudesse ir a faculdade, acarretou em muitas faltas no semestre, além de estar com duas crianças pequenas para cuidar e não ter tanto temo para estudar, pois a mais nova requer muita atenção. Com isso, acabei ficando com dependência novamente, mas não por falta de esforço, pois tenho todos os meus professores de prova do tamanho do meu esforço e de como me porto em aula. Gostaria de saber se há a possibilidade de entrar com recurso para não perder a bolsa, tendo em vista que estou desempregada, só o meu marido trabalha e a mensalidade do curso comprometeria mais da metade do salário do meu marido, não nos dando condições de pagar o curso pois além de nós, temos o financiamento da casa e nossas duas filhas para criar.
    Muito obrigada pela atenção

    Reply
  156. 155

    silvia

    Ganhei a bolsa do Prouni 100% em um curso a distância, porém na época do enem morava eu minha filha e minha afilhada e coloquei ela no questionário sócio ec. e a renda eu coloquei a líquida. No site do Prouni coloquei minha filha e eu(minha afilhada voltou com a mãe) e a renda bruta descontando os benefícios que serão descontados (mudança salarial) -fiz por minha conta – que difere do contra cheque (que é pouco coisa mais , mas que está dentro do permitido do prouni) entregue e do valor colocado no enem. Vou perder a bolsa né?

    Reply
  157. 156

    Ieda Aparecida Pereira

    Olá consegui a bolsa do Prouni 100% em uma faculdade ead, quero fazer o enem esse ano de novo se eu conseguir uma nota maior para um cusso melhor em uma faculdade presencial, posso desistir do curso atual e cursar o outro curo? Exemplo: vou fazer Gestão Ambiental, mas se minha futura nota der pra fazer Engenharia Ambiental posso desistir do atual curso para cursar Engenharia Ambiental em outra instituição?

    Reply
  158. 157

    Kathryn

    A partir do dia da solicitação de cancelamento da bolsa prouni, quanto tempo deve se aguardar para que haja o cancelamento? Eu solicitei o cancelamento da minha bolsa na faculdade Claretiano no dia 15/01, somente me deram um papel com um código, falaram que eu teria que assinar depois um papel que eu não sei exatamente o que é, e que telefonariam pra mim, eu queria concorrer a uma nova bolsa agora, fui selecionada e fui na outra faculdade, o curso que eu havia escolhido tinha somente uma vaga e não vai abrir por falta de formação de turma, e também constataram no sistema que ainda estou como matriculada na faculdade do Claretiano, mas achei que ocorreria rápido o cancelamento, já que segundo o manual do bolsista prouni:
    O estudante que já é bolsista, se desejar, pode se submeter a novo processo seletivo do Programa. Porém, se for pré-selecionado, deverá solicitar o encerramento da bolsa anterior junto à coordenação do Prouni em sua instituição.
    Eu pedi o encerramento antes da pré seleção e até agora não tenho resposta. Além disso, também não tive aproveitamento mínimo e não fiz renovação da bolsa, sendo que entrei em agosto do ano passado.

    Reply
    1. 157.1

      Kathryn

      Meu problema já foi resolvido, cancelaram minha bolsa. 🙂

      Reply
  159. 158

    Maria Natalia

    Bom dia,
    Sou beneficiária da bolsa do Prouni, ocorreu que eu deveria ter assinado o termo de continuidade da bolsa em outubro/2013. Porém, eu não assinei, pois eu tinha acesso dificultado a internet naquela época por causa de minha situação econômica e pela correria do dia-a-dia. Olhando o portal da faculdade vi que havia débitos com a faculdade, entrei e contato e eles me disseram que havia perdido a bolsa. Pergunta: A faculdade pode simplesmente cancelar minha bolsa por eu não ter assinado este termo?

    Reply
  160. 159

    luiza

    olá então eu vou começar fazer faculdade pelo uso do fies ..porem tenho plano de concorrer a bolsa no prouni caso eu consiga tenho que recomeçar tudo dinovo?!

    Reply
  161. 160

    sergio cavalcante

    Boa noite colegas! o meu filho foi contemplado pelo prouni, apresentei os documentos e ele foi aprovado, porém ainda não fiz a matricula. Bem o meu filho após ser contemplado passou para universidade publica e já apresentou a documentação. pergunto! como devo proceder para cancelar a bolsa do prouni.
    agradeço a resposta

    Reply
  162. 161

    GISELLE

    FUI PRE SELECIONADA NO PROUNI COM UMA BOLSA INTEGRAL EM PEDAGOGIA MAS ELIMINEI O ENSINO MEDIO PELO ENEM FALTOU APENAS UMA MATERIA PARA EU ELIMINAR PERDIA BOLSA? OU TEM ALGO A SER FEITO

    Reply
  163. 162

    Paulo Henrique

    Coloquei meu endereço na casa do meu avó, onde recebo as correspondências mais não moro lá corro o risco de perde minha bolsa? e logo começarei a trabalhar, porem não ultrapassara a renda máxima posso ´perde mina bolsa ?

    Reply
  164. 163

    Lariza

    Olá, gostaria de saber se eu já estiver cursando um curso superior utilizando o fies, posso tentar o prouni no próximo ano pra custear os semestres seguintes? Se sim, isso fale para qualquer instituição que participa do Enem?

    Reply
  165. 164

    Eliane

    Olá, estou desempregada e consegui uma bolsa pelo Prouni de 100% para cursar Pedagogia, minha dúvida é a seguinte: Se eu arrumar um emprego, tenho que comunicar a faculdade? Corro o risco de perder minha bolsa mesmo continuando dentro da regra de renda que é de até 1 salário e meio por pessoa com esse novo emprego?

    Reply
  166. 165

    Jéssyca

    Olá, sou aluna bolsista parcial(50%) pelo Prouni no curso de Direito e gostaria de transferi-lo na mesma instituição para psicologia, o que não foi possível pois alegaram não ser area afim. Entao tive que prestar vestibular para o curso de psicologia na mesma instituição, no qual fui aprovada,tentei fazer fies, já que teria que pagar a mensalidade inteira e nao consigui prosseguir no site, pois assim que coloquei meus dados, CPF, RG… logo o site afirmou ” bolsista 50% ” , antes mesmo da etapa em que colocaria curso, valor, etc.. acontecido isto, fui a faculdade para trancar minha bolsa do prouni e matricula no curso anterior (Direito) , mas até agora nao cancelaram essa bolsa. Quanto tempo demora para ser cancelada? Pois preciso fazer logo o fies para arcar com o outro curso.
    Ou como posso ter alguma informação?
    Por favor, me respondam

    Reply
  167. 166

    Renata D.

    Olá! Fiz minha inscrição para o Prouni enquanto estava em fase de experiência na empresa em que estou trabalhando atualmente. Logo, tinha acabado de entrar e minha carteira não estava assinada, mas mesmo assim conversei com meu patrão e ele disse que iria esperar mais um pouco para assinar porque queria ver se eu realmente iria me adaptar ao trabalho porque eu não tinha experiência nenhuma na área e estava em fase de aprendizagem. Com isso, fiz minha inscrição do Prouni e coloquei R$ 0,00 na minha renda, só q quando meu patrão me entregou a carteira assinada, ele colocou como data de admissão 02 de Janeiro de 2014, que foi o dia em q entrei de experiência. Agora manifestei interesse na Lista de Espera e sou a próxima a ser chamada de acordo com a classificação e estou com medo de perder a bolsa já q a data da minha carteira antecede o início das inscrições para o Prouni 2014, MAS…. na minha casa só eu e meu pai que trabalhamos e mesmo com o meu salário e o dele, a nossa renda per capita é inferior a 1,5 salário. Será que vão cancelar minha bolsa mesmo eu tendo renda baixa?

    Reply
  168. 167

    Rodolfo Cezar Rodrigues Figueira

    Olá, Boa Noite.. No momento da inscrição eu morava com minha mãe e meu irmão mais novo…
    mas depois de 2 semanas que eu já tinha feito a inscrição eu sai da casa da minha mãe (por motivos pessoais) e fui morar com meu pai, ou seja, a renda do meu irmão mais novo e a da minha mãe não fazem parte da minha mais, gostaria de saber se, no dia que eu for fazer a matrícula na faculdade onde coloquei para participar da lista de Espera eu devo levar os dados do meu Pai, mesmo constando na inscrição que eu morava com minha mãe, mas já não moro mais.
    Fui ‘expulso’ de casa, ou seja agora meu grupo familiar é somente eu e meu pai.

    Aguardo resposta Urgente, Obrigado.

    Reply
    1. 167.1

      Bruno

      Rodolfo, pode me dizer como conseguiu resolver? Estou desesperado em um caso parecido!

      Reply
  169. 168

    Willian Silva

    Sou formado em um curso tecnológico, posso participar do ENEM e concorrer a uma bolsa?

    Reply
  170. 169

    DAYZ

    CONSEGUI A BOLSA DE 100% NO PROUNI , SE EU QUIZER TROCAR DE CURSO POSSO PERDER A BOLSA OU NÃO TEM COMO TROCAR DE CURSO . ESTOU NO 1° PERÍODO.

    Reply
  171. 170

    fernanda

    Caros,

    Fui selecionada pelo prouni na lista de espera e fui fazer o preenchimento da ficha , e coloquei que meu conjuge tinha conta em banco e nao tem como comprovar renda pois e autonomo pois houve um problema e teve que finalizar a conta nao tenho como apresentar os extratos e a renda nem como prolabore e imposto de renda .
    So tenho a carteira de trabalho dele sem nenhuma assinatura. Sera que irei perder a bolsa?

    Reply
  172. 171

    rafael

    olá, estou cursando Sistemas de informação na faculdade DOM Bosco POA, me matando pra pagar, consegui uma bolsa de 100% pelo prouni em outra instituição, a ULBRA. Perco minha bolso por estar cursando faculdade em outra instituição?

    Reply
    1. 171.1

      Franciele

      Ola Rafael, pode me dizer como foi o desfecho? Passo prla mesma situacai. Trnho maatricula na rede privada e tbm fui contemplada por uma bolsa no prouni, sera q corro risco de perder?!

      Reply
  173. 172

    maiara

    ola! me chamo maiara fui contemplada com uma bolsa de 100% ,como terminei o ensino medio em 2013 fiz a prova do ENEM no mesmo ano, e estou com dificuldades de receber meu certificado pois a escola faz pouco caso da minha situação.pois quando vou lar meu certificado nunca esta pronto e indgnada com resposta de secretarias q dizem não poder fazer nada por mim. COMO NÃO !!!!!!!!ENTÃO O QUE QUE AS MESMAS FAZEM …. pois são quase dois meses que venho tentando obter o mesmo mas infelizmente sem exito. vou na diretoria mas ela nunca se encontra no horario de expediente.e estou preocupada com essa situação que nunca e resolvida.pois ja estou na universidade com esse documento pendente e com prazo estipulado para entrega faltando apenas um dia.isso chega a ser frustante pois não e facil consegui uma bolsa parcial e posso perder minha bolsa por esse motivo.tenho apenas um dia para conseguir esse documento pois tentei resolver de maneira mais simples indo a escola mas não conseguir,como tudo aqui em MANAUS na base de denuncias vou fazer o mesmo indo falar com o secretario da educação.caso não resolvam irei no ministerio publico.irei pra justiça ,alguem vai ter que pagar por esse motivo que poderia ser evitado.BJS E BOA SORTE A TODOS e desculpas por falta de alguns acentos pois meu computador estar com problemas no teclado.

    Reply
  174. 173

    Laiane Faustino

    Boa tarde!!
    Tive que me mudar e consequentemente solicitei o kit transferência em minha Instituição de origem (Anhaguera – Niterói/RJ). Isso em 06/2013, e entre muitas informações, idas frustantes ainda não consegui realizar minha matrícula. Pois alegaram que não possuem parceria com Prouni, outras não fazem Tranferência de bolsa.
    Fui à Unigranrio, Estácio, Cândido Mendes, UniverCidade e Mackenzie (todas no Rio de Janeiro) e nada…
    Preciso muito continuar meu estudo, tenho medo de perder minha bolsa, pois foi tão difícil para conseguir. Chega a dar um desânimo, parece que fui pedir esmolas nessas Universidades. Parece que estou cursando “de graça”, mas não é!
    Gostaria de saber Instituições em que eu possa ser tranferida e dar continuidade.
    Cidade do RJ, São Gonçalo e regiões

    Reply
  175. 174

    Luana Moreira

    Tenho bolsa integral do Prouni já faz mais de um ano, e estou prestes a conseguir uma terra através do movimento sem terra, gostaria de saber se essa terra em meu nome poderia me fazer perder a bolsa, logo que eu não paguei por ela??

    Reply
  176. 175

    yasmin

    Bom dia a todos ,
    em 2011 fui contem contemplada por uma bolsa integral. Porem passei por uma depressão muito grave o que me fez trancar a minha matricula e a deixei trancada por mais tempo que deveria . Enfim , perdi minha bolsa. Alguem sabe sobre casos judiciais que tentaram reaver a bolsa . Gostaria de tentar judicialmente mas estou completamente perdida , devo procurar por advogados especializados em qual area , alguem sabe de algum caso de bolsista pode reaver a bolsa por decisao judicial , qual advogado procurou ou de algum advogado que entrou com processo ? Se alguem souber por favor me responda aqui ou em meu e-mail yasminr87@live.com

    Reply
  177. 176

    larissa

    oi quem passou no prouni pode faltar 25%

    Reply
  178. 177

    Guilherme Basilio da Costa

    Olá! Atualmente sou bolsista integral do Prouni , entretanto, no Sisutec, com a minha nota obtida no Enem 2013 estou apto a admitir a bolsa do curso técnico. Caso eu queira fazer concomitantemente os cursos, perderei a bolsa do Prouni?

    Reply
  179. 178

    Lucas

    Olá, sou estudante da anhanguera com bolsa 100%, peguei uma DP de estágio, eles disseram que terei que pagar. Esta informação procede ou a bolsa também cobre as DP’s?

    Reply
  180. 179

    Paloma

    Boa Noite, Os alunos da UNIFACVEST de Lages SC estão com uma duvida, pois bolsistas tem que ter 75% de aproveitamento, no caso das turmas com 9 materias podem pegar dependência em 2 conforme a tabela, porém a Universidade diz que não podemos rodar em nenhuma senão perderemos a Bolsa, pois é norma da Faculdade. Isto está correto? Não devemos seguir a cartilha do PROUNI?A quem devo recorrer se a Faculdade insistir em tirar a bolsa dos alunos?

    Reply
  181. 180

    Roberto Mesquita

    Boa Tarde!!

    Minha filha ganhou uma bolsa integral 100% estuda na Unifacs e por nossa surpresa hoje chegou um boleto nos cobrando R$ 1.045,00 não vou pagar e gostaria que nos ajudasse no esclarecimento

    Roberto Mesquita

    Reply
  182. 181

    Noeme Alves Moreira

    Preciso muito da ajuda de vcs, pois, estudo na UNOPAR e consegui a bolsa do prouni assim q terminei o 4º semestre, porém no sétimo semestre tive um problema de saúde, CID 32.1 e 41.1, levei os laudos e atestados, por um erro do tutor e da faculdade eu fiquei em dependencia em 3 materias… depois que eu insistir muito para repararem o erro, mesmo assim fiquei com 2 dependencias… a direção do pólo em que estudo me informou que estava tentando retomar minha bolsa, mas até hoje nada, estou com 3 boletos vencidos sem ter como pagar e já estou no ultimo semestre. Por favor o que devo fazer além de ficar cobrando do pólo que só me dizem q a solicitação nao foi respondida? E quais o meios devo tomar, ou como posso entrar em contato com o PROUNI?
    Noeme Alves Moreira
    Pólo: Salinas- MG
    Curso: Administração
    EAD: 00527611
    Período: oitavo (último)
    UNOPAR

    Reply
  183. 182

    Gustavo

    Meu grupo familiar é composto pelo meu Pai , Mãe , Eu e minha irmã. Eu e minha irmã temos Prouni 50% e FIES 100%. Gostaria de saber se meu pai fizer um financiamento para comprar um carro eu corro risco de perder minha bolsa do prouni.

    Reply
  184. 183

    leidijane francisco

    se eu financiar 100% da faculdade e depois ganhar uma bolsa prouni de 50% eu posso financiar o 50% restante??

    Reply
  185. 184

    ynglid

    Olá, gostaria de saber o que acontece se eu perder a bolsa do prouni sem ter concluido o ensino superio..
    Eu posso fazer o enem e concorrer ao prouni outra vez ou nunca mais vão me dar bolsa?

    Reply
  186. 185

    Juliana Tartari

    Oi gente, eu li e reli uns comentarios mais quero que me digam de novo se posivel!

    Caso eu faça o financiamento com o Fies, de 100% ou menos, emfim.. e eu ganhe a bolsa parcial ou integral do Prouni.. eu consigo cancelar o financiamento ou não??

    Me ajudem!

    Reply
  187. 186

    Tiago Rigueto

    Tenho 7 matérias atualmente na faculdade, e sou aluno do PROUNI na UNASP-EC, faço Sistemas para Internet

    Gostaria de saber se posso trancar 1 matéria, é possível? Se eu trancar, eu teria que ter 100% de aproveitamento nas outras 6 matérias?

    Gostaria trancar, pois, a aula é péssima, e o professor é o coordenador do curso, o cara não aceita sugestões, a aula dele é horrível =/

    Reply
  188. 187

    Thainna

    Minha Faculdade fechou e eu fui transferida para outra, eu era aluna PROUNI 100%, levei todos meus comprovantes pois por determinação do MEC minha bolsa seria mantida, porém a nova faculdade alega não ter recebido confirmação do MEC por e-mail, estando eu sem matrícula até o momento…Como posso obter uma confirmação de bolsa ativa pelo MEC?

    Reply
  189. 188

    jonis barros

    olá, eu tenho a bolsa 100% do prouni, no atual semestre eu curso 12 disciplinas, porém 3 delas é estágio I, II e III, e por conta de um imprevisto não deu certo eu fazer o estágio e irei perder essas três disciplinas. Nesse caso eu corro o risco de perder a bolsa, já que no histórico aparecerá “incompleto”?

    Reply
  190. 189

    Aline

    ei.. boa tarde.
    No momento estou cursando fisioterapia, infelizmente fiquei com reprovação em duas materias. estou conveniada ao fies.
    sera q consigo uma bolsa do enem mesmo com pendencia de materias??

    Reply
  191. 190

    Lucélia Gama

    Olá , a minha dúvida é a seguinte , no ano de 2010 fui contemplada com uma bolsa Prouni 100% de isenção, no segundo semestre de 2010, cursei até o final do ano de 2011. Mas, devido a um problema de saúde, tive que trancar a faculdade e me mudar de Estado com objetivo de tentar um transplante de rim. Em 2012 conseguir o transplante. Como a cirurgia de transplante requer muitos cuidados, pois, com os imunossupressores, estamos susceptivos às várias intercorrências, é recomendado que permaneçamos aos cuidados da equipe médica responsável. E foi o que, infelizmente aconteceu comigo. Minha Faculdade era curso presencial, localizada na cidade de Belo Horizonte, me mudei para Joinville, em Santa Catarina, cidade esta que não possui o meu curso presencial, apenas EAD, o que também me prejudicou para que pudesse transferir a Bolsa. Enfim, hoje, já se passaram mais de 2 anos e creio que já perdi a minha Bolsa, faltando apenas 4 semestre para finalizar o curso, que deveria ter acontecido no final de 2013.
    Gostaria de saber se há alguma remota possibilidade de recuperar esta Bolsa de forma judicial ou terei que refazer o ENEM para tentar nova vaga através do Prouni? Para reiniciar um novo curso presencial, com uma outra Bolsa (meu interesse maior é estudar de forma presencial) eu não posso estar estudando em curso de EAD?
    Pois faltam apenas 2 anos para finalizar o meu curso anterior e não gostaria de abandoná-lo, e quero muito tentar continuar uma faculdade presencial, mas não tenho condições de custear uma. O que realmente posso ou não posso?

    Desde já agradeço!

    Reply
  192. 191

    talita

    Olá, achei super interessante o site parabéns!!
    Eu tenho uma duvida sobre o prouni : Eu sou bolsista no primeiro ano ainda e dei uma olhada na cartilha e como se perde a bolsa…enfim…Meu pai é caminhoneiro e tem um caminhao financiado no nome dele só que quando eu levei os documentos nao levei do caminhao mas mesmo assim consegui a bolsa. Minha pergunta é qual a probabilidade de perda da minha bolsa?
    será que eu consigo transferir o caminhao para o nome de outra pessoa antes de rodar a lista do prouni no final do ano?

    Reply
  193. 192

    Adna Souza de Jesus

    Eu tenho prouni e estou muito preocupada com as minhas notas desse semestre tenho uma matéria que não vou conseguir alcançar a média 6 tenho 5 matérias na faculdade
    pelo o que foi explicado acima eu tenho que passar em 4 matéria é isso mesmo ou eu interpretei errado.

    Reply
  194. 193

    TAIS DOS SANTOS

    OLA, VOU ME MATRICULAR NA UNIVERSIDADE PRIVADA AGORA PARA O SEGUNDO SEMESTRE, NÃO QUERO ESPERAR PELAS INSCRIÇÕES DO PROUNI POIS ESTOU COM MEDO DE NÃO CONSEGUIR E PERDER O SEMESTRE, EU POSSO MESMO JÁ ESTANDO MATRICULADA ME INSCREVER PARA O PRO UNI PARA GANHAR BOLSA NO MESMO CURSO E UNIVERSIDADE?
    MUITO OBRIGADA

    Reply
  195. 194

    Bianca

    Olá,sou bolsista integral do Prouni em um curso de Administração desde de 2013 e passei para um curso tecnólogo na UEMA (ainda não estou cursando),posso cursar os dois?

    Reply
  196. 195

    Ana Helena

    Sou beneficiada Prouni 100%. Meu salario é 1008,00; porém sou vendedora, tem mês que minha comissão vem alta. E se acontecer isso na troca de semestre que tenho que comprovar minha renda novamente. Queria saber se o Prouni conta pra renda só o salario fixo ou comissões também entram.
    Obrigada.

    Reply
  197. 196

    Lucas Vieira

    Olá,, sou academico bolsista fies/prouni de eng.civil, estou no 1º semestre, mas comecei o curso atrasado por conta da instituição demorar a abrir as inscrições para o beneficiamento das bolsas. Entrei no curso depois da 1º avaliação, e só tive oportunidade de fazer a 2ª avaliação e a prova substitutiva para obter as primeiras notas, estou preocupado de não conseguir o aproveitamento de 75%.
    Eu que sou bolsista 50% prouni e 50% fies, neste caso, posso ficar de dependência em 2 matérias num total de 6 ?

    Reply
  198. 197

    Izabeli

    Olá,
    Sou bolsista do Prouni, estou no 1° Semestre de Filosofia. Me inscrevi no SISU 2014 para o 2° Semestre. Gostaria de saber se, sendo aprovada, eu posso desistir do Prouni e assumir uma vaga na Federal?

    Agradeço a atenção!

    E-mail: belirodriguesoficial@gmail.com

    Por favor, espero a resposta de vocês.
    Obrigada!

    Reply
  199. 198

    Jaqueline

    Oi,gostaria de obter um esclarecimento!
    Estou com bolsa Prouni ,só Deus sabe o meu esforço e sorte,não trabalho e, a renda familiar está totalmente dentro de todos os critérios de permanência. Porém,algo me tira o meu sono…lembro que na inscrição tem lista perguntando e mencionei sobre ter um veículo em meu nome,nunca foi financiado,alguns anos atrás ganhei uma causa trabalhista e para não acabar com dinheiro resolvi comprar para bem para ajudar nas atividades diárias da família.
    Posso perder minha bolsa???? Posso recorrer caso seja chamada para esclarecimentos,quero saber se analisam os casos destintos e, se existe possibilidade de reverem as condições da forma como e os motivos pelo qual adquirir o veículo e a fonte do dinehiro?
    Aguardo bastante ansiosa por uma resposta,me ajudem !!!

    Reply
  200. 199

    Adria Melo

    Boa tarde. Já estou cursando a faculdade e acabei de solicitar o FIES, existe a necessidade de um período de minio fidelidade? Ou, eu posso cancelar no momento que quiser? Além disso, se eu tiver alguma DP, e conseguir a bolsa do PROUNI, posso perde-la?

    Reply
  201. 200

    Thiago

    Por Favor com base em qual documento/conteúdo, tem-se esta afirmação neste site/blog :

    A instituição não pode cobrar do bolsista integral do Prouni nenhum valor referente a disciplinas que devam ser cursadas novamente em virtude de reprovação, as chamadas dependências ou exames especiais.

    Reply
  202. 201

    Kaio

    Olá,
    Sou bolsista pelo Prouni, fiz o primeiro semestre mas apenas eu e mais três pessoas passamos portanto a faculdade não continuará com a turma. o que faço para não perder minha bolsa? Posso mudar de faculdade? Por favor me ajudem! Grato.

    Reply
  203. 202

    Jacqueline Reis da silva

    Olá sou bolsista do prouni na usf de itatiba (interior de sp) e me mudei para o espirito santo e, fiz o trancamento por seis meses, liguei na instituição e eles disseram que o trancamento foi renovado por mais seis meses… Porem no final do ano esqueci de fazer a renovação da matricula gratuitamente, e também não fiz a paga pois eu iria trancar… Corro risco de perder minha bolsa? E outra duvida as universidades daqui são obrigadas a me receber? Pretendo iniciar o curso novamente em fevereiro/2015 quando devo começar a correr atras da transferencia?

    Reply
  204. 203

    Oziel Santos

    Óla, no caso eu fui selecionado na Primeira chamada do Prouni, eu tenho ate dia 24/06 pra comparecer pra fazer minha inscrição.. minha Faculdade e do Rio, moro no rio .. só que antes eu tirei meu documento de Reservista no Parana, oo caso onde eu morava.
    Eles vão dar a baixa dia 15/07 com o carimbo que eu não vou servir.. No caso Poderia outra pessoa no meu lugar pra fazer minha inscrição la na Faculdade??

    Reply
  205. 204

    maria josé

    pessoal eu estou em uma faculdade EAD mas eu não fui bem na prova eles só fazem uma prova e eu não consegui o que faço fui reprovada perco minha bolsa do prouni é meu 1° semestre mas eu já entrei no segundo modulo o que faço agora.não tenho condições de pagar.me ajude por favor

    Reply
  206. 205

    andressa

    ola,sou bolsista do Prouni e na minha grade da faculdade tenho uma Atividade Complementar que se chama E.D que é feita através do portal do aluno que a Faculdade tem,gostaria de saber se essa Atividade faz parte dos 75% de aproveitamento que tenho q ter ou não? Obrigada!

    Reply
  207. 206

    Raíssa Pires

    Tenho bolsa integral do prouni e estava cursando o segundo semestre quando sofri um acidente grave de moto… Minha mãe foi a faculdade levou laudos e medicos enquanto eu ainda estava internada e a faculdade deu o afastamento e não informou que o mesmo deveria ser feito com o prouni entao acreditamos que o afastamento seria um só…Hoje ainda em recuperação procurei a faculdade para poder retornar no próximo semestre e faculdade disse que eu estou em situação de abandono ??? Mesmo com laudos dizendo que eu ficaria 3 meses sem poder levantar da cama e que demoraria de 6 a 8 meses para conseguir me recuperar e durante esse tempo a faculdade nunca deu um telefonema para passar nenhuma informação, não aceito perder minha bolsa pois foi uma falha da faculdade que não informou como deveriamos proceder….

    Reply
  208. 207

    aline

    ola eu ganhei uma bolsa 100% pelo prouni mais devido alguns portifolio que não consegui envia que era nota interdisciplinar que na faculdade eles falaram que reprova em tudo se não enviar os portifolio
    posso perder a minha bolsa preciso de uma resposta urgente

    Reply
  209. 208

    aline

    ola eu ganhei uma bolsa 100% pelo prouni mais devido alguns portifolio que não consegui envia que era nota interdisciplinar que na faculdade eles falaram que reprova em tudo se não enviar
    posso perder a minha bolsa preciso de uma resposta urgente

    Reply
  210. 209

    camila

    estou matriculada em ciencias biologicas bolsa prouni 100%, no entanto percebi que nao é oqe eu realmente quero, mais nao tenho condiçoes de pagar uma faculdade consigo transferir a bolsa do prouni para outro curso? ou posso trancar e tentar enem novamente?

    Reply
  211. 210

    Valter

    Sou estudante da Unip ,estou no primeiro semestre e meu curso é composto de 4 semestres,fiquei de DP em uma matéria no primeiro semestre o primeiro semestre teve 8 e fiquei de em uma matéria, sendo assim eu perco a bolsa?

    Reply
  212. 211

    Valter

    Preciso da resposta o quanto antes pois estou no período de rematricula!

    Reply
  213. 212

    Danielle

    Gostaria de uma ajuda, sou bolsista integral e este periodo passei por varios perrengues, acabei tomando pau em duas materias, será q se eu conversar na faculdade eu não consiga revogação dessa decisão??w

    Reply
  214. 213

    Cristiana

    Olá, eu e meu namorado temos bolsa do PROUNI 100%, Estamos no 4 ° semestre e nunca reprovamos em nome nenhuma disciplina. Mas até então, estávamos morando cada um em uma casa, mas decidimos morar juntos, me informei que para comprovar tal situação, deveríamos fazer uma união estável, ok fizemos. Mas agora surgiu a dúvida: duas pessoas na mesma casa podem ter bolsa do PROUNI?

    Reply
  215. 214

    Thayama Inocêncio

    Tenho bolsa do Prouni de 100%, na Universidade Estácio de Sá e agora no 2º periodo, durante a renovação de matricula está dando matricula excluída…
    Posso ter perdido minha bolsa !? eles avisam, caso o aluno perca a bolsa ?

    Reply
  216. 215

    nayara

    Oi estou com dúvidas no questionário do prouni eu esqueci e coloquei que não tinha vicunlo com outro faculdade .So que tenho e agora eu posso perder a bolsa por isso. ?minha ajudar por favor

    Reply
  217. 216

    alef

    Boa tarde, minha namorada ganhou uma bolsa 100% pelo prouni, a mãe dela é funcionaria publica em alguns meses ela aumentou seu salário em virtude de horas extras e por esse mltivo acabou passando um pouco a renda permitida e acabou que não aprou no processo seletivo. O que ela pode fazer? Não vamos aceitar perder a bolsa, ela estudou ganhou a bolsa por mérito dos estudos dela então é justo que ela possa disfrutar.

    Reply
  218. 217

    Cristina Amorim

    Olá..
    Sou bolsista 100% no ProUni e estou no 6° semestre do curso de pedagogia. Fiquei de DP em uma matéria por causa da nota…perco minha bolsa???? E se perder, sou automaticamente desvinculada do curso ou continuarei cursando, mas terei que pagar as mensalidades restantes????

    Obrigada

    Reply
  219. 218

    Dayane

    Alguém saberia me dizer, se acaso um bolsista do prouni conseguir financiar uma casa pelo programa “minha casa minha vida”, que também é destinado à pessoas baixa renda. Mais enfim se conseguir, se der certo a casa, e o bolsista financiar uma casa, ele perde a bolsa do Prouni????

    Reply
    1. 218.1

      Joara Carvalho

      Olá Dayane, tudo bem?

      Minha mãe também foi convocada pelo programa, mas como também é do governo e destinado a pessoas baixa renda não influencia!

      Reply
  220. 219

    gilson moreira

    ola tenho bolsa integral
    se eu cursar apenas 1 materia corro risco de perder ela?

    Reply
  221. 220

    Neide Prado

    Olá,

    Tenho 50% bolsa Prouni e 50% FIES. Estou trabalhando em uma empresa onde eles ajudam pagando 50%, porém já possuo esses auxílios. Eu posso cancelar o FIES (usei o beneficio 2 semestres indo para o 3. )?
    Obrigada.

    Reply
  222. 221

    Valéria Alves

    Boa tarde!!Gostaria de tirar algumas dúvidas,consegui minha bolsa para Administraçao pela lista de espera… Mas não sabia que tinha que declarar minha poupança … Quando for renovar minha bolsa posso peder por isso?Minha mãe não morra mais comigo,como faço para tirá-la do meu grupo familiar?Meu pai abriu uma empresa e alugou um imóvel não residencial no meu nome,durante esse período que fiquei aguardando a lista de espera,posso peder minha Bolsa?O que posso fazer para reverter isso? Desde já agradeço sua Atenção Valéria Alves

    Reply
  223. 222

    simone simoees

    ola pessoal preciso de uma informação e peço a ajuda de voces,

    Faço 2 superiores em EAD, em faculdades diferentes e particulares onde eu mesma que pago.
    minha duvida é se posso fazer o enem deste ano 2014 usar a nota e me increver no prouni e usar estes 2 cursos como 1ª e 2ª opçao cada uma onde curso mesmo e caso seja contemplada em uma delas posso ainda ficar cursando normal a que eu pago e continuar o outro curso ultilizando a bolsa do prouni. ja que sao em faculdades diferentes e particulares, daria para consciliar ou teria que abrir mao de alguma ou nao poderia participar deste projeto (falo do prouni).
    algue sabe responder, ficarei grata.
    ate mais amigos!

    Reply
  224. 223

    Priscila

    Olá, estou com uma dúvida, fui convocada agora para a segunda seleção das Bolsas Remanescentes e queria saber vai fazer três meses que sai do emprego, que documentos eles vão pedir? algum contracheque ou contrato rescisório?

    Reply
  225. 224

    Viviane Bento de Paula

    Prestei o Enem e o Prouni, depois de alguns meses a Instituição ao qual me inscrevi me ligou contando que havia ganhado a bolsa do Prouni para o Curso de Psicologia. Na mesma semana fui até instituição para levar as documentações, feito isso na mesma semana seguinte me ligaram falando que não havia fechado turma para este curso se eu não poderia escolher outro o curso, retornei a instituição e troquei o curso, visto que não havia fechado turma para Psicologia. A instituição devido a falta de organização por parte da gestão, me contatou novamente falando que eu poderia fazer Psicologia sim, por que eles haviam conseguindo fechar turma. Tudo isso em menos de um mês, ou seja, na primeira semana havia o curso, na segunda não havia mais, troquei e na terceira semana ligaram falaram dizendo que conseguiram fechar turma.

    Mas, para minha surpresa quando voltei a instituição para levar os documentos para definitivamente cursar Psicologia, haviam falado que a minha bolsa do Prouni havia se inspirado devido a demora, como posso perder a bolsa por parte do Prouni. A Faculdade que fez com esse perdesse essas tres semanas. Para evitar problemas o instituição falou que não eu não ficaria sem bolsa que iam me conceder a bolsa da instituição com mesmo desconto do Prouni. Isso é possível, como faço para verificar se realmente perdi a bolsa ou se não foi estratégia da instituição para amarrar o alunado?

    Reply
    1. 224.1

      juliana

      Olha, é melhor procurar um advogado para ver bem o que foi feito, porque, mesmo eles dando a bolsa da instituição, pode vir a ser cancelada adiante.

      Reply
  226. 225

    Andrei Alencar

    Ola… Possuo uma bolsa de 100% e minha duvida é: caso eu perca essa bolsa por mudança socioeconomica ou seja minha renda subir, gostaria de saber se posso reaver a bolsa caso minha renda venha a dimunuir? Que seria o caso se eu fosse demitido por exemplo. Por favor alguem pode me ajudar?

    Reply
  227. 226

    Paulo Augusto

    Sou bolsista 100% do prouni, há dois anos tranquei um curso que faltava apenas um semestre para terminar, posso estudar nesse curso pela manhã e estudar pela bolsa do prouni a noite? ou isso daria fim a minha bolsa?

    Reply
  228. 227

    graciele

    oi. Eu sou bolsista 100% prouni 2014 no curso de ed.fisica. a duracao desse curso é de 7 semestre. tenho 6 materias por semestre.Mas por motivos religiosos vou ter trancar 2 materias por semestre. eu posso perder a bolsa por causa disso? Meu contrato com a faculdade é so de 3 anos e 6 meses se durante esse periodo eu nao fizer essas materas que eu tranquei eu vou ter que pagar? alguem mim respondam por favor. to muito preocupada.

    Reply
  229. 228

    Bernardo

    Olá, sou bolsista parcial do PROUNI (50%) e fui reprovado em uma matéria de 6 que peguei no semestre. No semestre seguinte, quando fui me matricular nessa disciplina novamente a faculdade me cobrou disciplina extra. Segundo eles, 24% do valor do curso (INTEGRAL), sendo que sou bolsista parcial, eles estão corretos em me cobrar?? Caso sim, qual deve ser o valor?

    Reply
  230. 229

    Matheus

    Olá. Possuo bolsa 100%, porém meu irmão que não trabalhava na época, começou a trabalhar, ele ganha em torno de 900 reais, somos em 3 na casa, posso perder a bolsa por causa disso? E se perder o que acontece? Devo pagar as mensalidades desse semestre? Até as passadas?

    Reply
  231. 230

    Dirce Borges

    Bom Dia!

    Meu irmão se recusa a disponibilizar seus documentos ( CTPS e Holerite). Fiz uma declaração onde relato isso. Posso perder a Bolsa por isso? Alguém tem algum exemplo ou sugestão?

    Aguardo retorno e se possível urgente, pois tenho outro agendamento para renovação agora, dia 14/10.

    Grata.

    Reply
  232. 231

    Ana

    Gostaria de saber se eu me tornar M.E.I (micro empreendedora individual) mas meus ganho não ultrapassarem o 1,5 salario minimo por pessoa se eu perco minha bolsa de 100% do prouni.

    Reply
  233. 232

    Fabiano Bezerra

    Boa noite!

    Eu como bolsista FIES, com dependentes declarados, se um dos meus dependentes arrumar um emprego ou conseguir uma fonte de renda formal onde a soma da renda familiar acabará por ultrapassar o teto correspondente ao financiamento de 100%, eu corro o risco de perder minha bolsa?
    Obrigado.

    Reply
  234. 233

    juliana

    Ganhei bolsa integral do prouni, moro com meu pai, porém moro muito longe da faculdade e perco muito tempo em ônibus. Se eu comprar um apartamento, mesmo sendo do minha cassa minha vida, posso perder a bolsa?

    Reply
  235. 234

    Roberto

    Prezados
    Poderiam me orientar, sou bolsista PROUNI, integral, mas devido alguns problemas pessoais
    preciso trancar a matricula do curso.
    Assim sendo , perco a bolsa?

    Reply
  236. 235

    Henrique Alves

    Perdi um semestre por falta,por problemas pessoais consequentemente perdi a bolsa do prouni,gostaria de saber se posso concorrer a outra bolsa?

    Reply
  237. 236

    Amanda

    Boa noite, fui aprovada em uma Universidade particular com as datas de matriculas bem antes da prova do ENEM, gostaria de saber se eu fizer minha matricula se posso mesmo assim tentar ProUni nessa mesma faculdade ou estando matriculada não posso?

    Reply
  238. 237

    Lilian

    Se uma pessoa recebe bolsa integral e possui renda (na carteira de trabalho) de pouco mais de um salário mínimo, mas que no decorrer do ano recebeu PLR e por causa disso, sua renda (anual) possa ultrapassar o limite de 1 e 1/2 salários (mesmo que por pouco). Esta pessoa corre o risco de perder a Bolsa? Mesmo que PLR, comissões ou seja lá o que for, sejam benefícios momentâneos e variáveis, ou seja, valores pagos ao funcionário de acordo com a situação da empresa?

    Reply
  239. 238

    Lúcia Helena Pereira

    Olá sou bolsista do PROUNI 100 % , estou tendo dificuldade de acompanhar o Curso de Nutrição , solicitei a Troca de Curso para Gestão Ambiental , será q perco a Bolsa ?

    Reply
  240. 239

    Regiane Cristina

    Olá, estudo através da bolsa do prouni, mas tranquei meu curso e queria muito transferir. Como NÃO DEU, vou ter que ENCERRAR A BOLSA, e tentar jogar minha nota novamente, mas não quero lançar a nota do ano passado e sim do ano retrasado em que fiz o enem e me sai melhor! EU POSSO fazer isso??!Por quanto tempo vale minha nota??!! u.U… tenho medo de jogar a nota do ano passado que é menor (no curso de engenharia de produção) e não conseguir,, ai fico chupando o dedo,, perco as duas!!! ME AJUDEM POR FAVOR!!

    Reply
  241. 240

    Jonathan

    Bom eu pretendo viajar para Paris no próximo ano, mas fui informado pela direção da faculdade onde eu curso administração que eu não posso viajar e casso eu realize o feito perderei a minha bolsa integral. Gostaria de saber se essa informação e verdadeira?

    Reply
  242. 241

    Giulian

    Olá. Sou bolsista 100% do prouni na Unic. me surgiu uma dúvida, a renda da família baixou, pois agora moro sozinha, sem a dependência que tinha de meus pais. No entanto, eles desejam aderir o financiamento habitacional do governo. Será que minha bolsa pode ser cancelada?

    Reply
  243. 242

    Larissa

    Estou cursando o primeiro semestre de agronomia, pelo fies, fiz o Enem 2014! Gostaria de saber se posso me inscrever para concorrer a uma bolsa, e se der, eu continuo no meu semestre atual, ou inicio de novo?

    Reply
  244. 243

    antonio roberto francisco

    Eu fui bolsista 100% do pro uni, mas não me identifiquei e não conclui o curso que escolhi, agora gostaria de sabre se não posso concorrer novamente a outra bolsa integral? isso ocorreu em 2004

    Reply
  245. 244

    roberta

    eu não conseguir entregar toda a documentação para a renovação da bolsa, posso perder a bolsa por conta disso?

    Reply
  246. 245

    Juliane Dapont

    Olá!
    Faço o curso de matemática e estou no ultimo semestre, porém reprovei em algumas matérias e não vou me formar. li em diversos lugares que se o estudante nao for graduado ou formado pode concorrer a uma outra graduação.
    na metade doa no ganhei uma bolsa remanescente para o curso que queria, sera que tera algum problema? ja enviei a documentação e fui aprovada.
    obrigada

    Reply
  247. 246

    Leonice de Melo

    Se eu já obtive a bolsa 100% do prouni e concluí o curso eu poderei novamente fazer a inscrição para uma nova bolsa sendo este para um novo curso?

    Reply
    1. 246.1

      Bruno Costa

      Não. O prouni só pode ser uma vez

      Reply
      1. 246.1.1

        Franciele

        Ola Bruno. Por favor, me tira uma duvida.
        Tenho uma matricula na rede privada que estou sofrendo ha mais de 6 meses tentando trancar e nao tem jeito devido a desorganizacao da instituicao e pela falta de bom senso deles. Pois nao tenho como pagar 6 mil qur eles dizem q so asdim para trancar, mas o problema é que ja é a segunda vez que eu recebo uma bolsa intrgral para realizar o curso que eu quero. A primeira foi nessa mesma instituicao que nao efetuei a matricula devido a outra. Ja essa segunda bolsa para o segundo semestre, é em outra instituicao, será qur perco a bolsa por tet estr problema com a outra faculdade??

        Reply
  248. 247

    Elisângela

    Boa tarde,

    Sou bolsista PROUNI 100%, porém a Universidade em que estudo entrou em processo de descontinuidade e quer nos transferir para outro campus em outra cidade oferecendo bolsa integral pela própria universidade. Como já sou bolsista e a distância é grande entre minha residência e o outro campus, opto por continuar na que estou.
    Eles alegaram em reunião que 02 dependências no total do curso é o necessário para o cancelamento do PROUNI, o correto não seria contar dependências por semestres?

    Reply
  249. 248

    Brenda

    Olá, boa tarde. Sou bolsista 100% pelo ProUni e estou no 4º período de Fisioterapia… Fiquei reprovada em duas matérias… Se eu ficar em mais alguma matéria no decorrer do curso, eu perco a bolsa?

    Reply
  250. 249

    Joice

    Olá! Boa tarde.

    Gente tira uma dúvida minha pf, já tentei pesquisar de todas as formas e não consigo encontrar a resposta. Na minha universidade a média é 7, porém quando você fica na avs, ou seja, ”recuperação” se tirar igual ou acima de 6 é aprovado. Eis a dúvida, essa regra de média igual ou acima de 6 também vale p nós do prouni? Pf, respondam o mais breve possível!
    obrigada.

    Reply
    1. 249.1

      Bruno Costa

      A nota do Prouni é a média 7, independente da nota da faculdade

      Reply
  251. 250

    AURÉLIO MATOS

    Joice,

    Tive bolsa do prouni, desconheço essa informação que diz ser 7 a média do programa. Pela regra, o aluno só perde a bolsa se houve duas reprovações nas disciplinas ofertadas pela faculdade e, mesmo assim vc passará por um conselho da faculdade que decidiram se vc perde o não a bolsa. No meu entender, se vc ficar com média menor que 7 e não ser reprovado, vc não perde a bolsa.
    Boa sorte!!!

    Reply
  252. 251

    Daniela Gil

    Olá eu tenho o fies 100%, mas fui contemplada com a bolsa 100% do prouni porém já havia feito o aditamento. Recebi o aviso pelo sisfies de que devo optar pelo fies ou prouni, obviamente ficarei com o prouni mas o site do sisfies não abriu a opção para encerramento. Como devo proceder?

    Reply
  253. 252

    Lívia

    Boa tarde! Eu sou estudante de Direito, comecei a estudar em 2012, mas acumulei dívidas no decorrer do curso por falta de condições de pagar.. no começo desse ano ganhei a bolsa integral do prouni, estudei o primeiro semestre e no meio do ano não pude fazer a rematrícula por causa das dívidas anteriores à concessão da bolsa. Mudei de cidade e gostaria de saber se mesmo tendo a dívida na outra faculdade, eu posso pedir para que eles transfiram minha bolsa para outra faculdade?

    Reply
  254. 253

    marcela

    Tive 5 matérias neste semestre, reprovei em 3, estou aguardando revisão de nota de uma. Já justifiquei uma vez e estive com o curso trancado um período. Há alguma forma de me manter na bolsa ou tenho que partir pro fies? Falto apenas 2 períodos para me formar e não posso pagar ainda por falta de emprego.

    Reply
  255. 254

    Ruslayra Rosa Peixoto

    Bom Dia,
    Sou estudante de Jornalismo e estou no 4º período.. No 3º eu reprovei em 2 matérias e estou em eminencia de reprovar em 1 matéria nesse semestre. Gostaria de saber se esses 75% de aprovação valem por cada semestre, sendo assim eu podendo reprovar em no máximo 1 matéria por semestre.. Tornando a faze-los no final do curso ou em outra oportunidade. Se eu reprovar nesse semestre nessa uma matéria perco a minha bolsa? Lembrando que já tenho 2 matérias de reprovação do semestre passado..
    Se alguém puder me ajudar..

    Reply
    1. 254.1

      Patrese

      Ruslayra, você precisa ter aprovação de 75% em cada semestre. Por exemplo, se faz 10 matérias, precisa passar em pelo menos 8. Caso não alcance esse número, o coordenador do curso e do Prouni na sua Universidade podem se reunir e renovar. Mas, apenas uma vez. Depois, se acontecer outra vez isso não será possível renovar. O tempo máximo de uso da bolsa é o dobro do tempo mínimo de conclusão, que geralmente é de 4 anos, então, serão 8 anos.

      Reply
  256. 255

    amanda

    oii eu tenho prouni 50 por cento e fies 50 por cento,gostaria de saber se eu perder o prouni consigo aumentar o valor do fies para 100 por cento?

    Reply
  257. 256

    amanda

    oii eu tenho prouni 50% e fies 50%,gostaria de saber se eu perder o prouni consigo aumentar o valor do fies para 100%?

    Reply
  258. 257

    Gabriel Rocha

    Sou bolsista 100 % do Prouni, quando consegui a bolsa não trabalhava então minha renda era bem menor que o mínimo= 1100. Agora que trabalho minha renda per capita passou a ser 1500 vou perder a bolsa?

    Reply
  259. 258

    Débora

    Gostaria de saber como faço para justificar reprovações para o Prouni.

    Reply
  260. 259

    Julio

    Gostaria de saber como proceder, pelo fato de que os envios de Trabalhos e Atividades são pelo próprio site da faculdade. E por um erro do site, o professor não quis saber e me reprovou .
    Agora recebi um email da faculdade dizendo que perdi a bolsa por pouco rendimento, e se quiser continuar comparecer a faculdade.
    Por causa do Erro da FACULDADE, vou perder minha bolsa de 100% ?

    Reply
  261. 260

    Rodrigo Cella

    Pessoal, tenho uma dúvida. Sou bolsista 100% do Prouni. Meu curso é de 10 semestres. Fiz o décimo semestre no fim do ano passado (2014). Porém peguei duas dependências das 12 disciplinas cursadas neste décimo semestre. Logo o aproveitamento foi superior a 75%.

    Minha instituição de ensino pediu para que eu assinasse o termo de encerramento da bolsa, justificando que meu curso já acabou. Porém, preciso fazer ainda estas duas disciplinas. Claro que me recusei a assinar o termo antes que me informasse melhor. Porém a instituição bloqueou minha matrícula no sistema. Não consigo fazer a matrícula.

    Pelo que eu pesquisei nas portarias, tenho direito a cursar com a bolsa essas duas disciplinas que peguei dependência do décimo semestre. Mas a instituição insiste que não tenho esse direito, porém se negam a apresentar a portaria o qual estão se baseando para encerrar minha bolsa. Ainda dizem que foi “o governo” que encerrou minha bolsa, sendo que a Coordenadora do Prouni na IES é que faz as análises e lançamentos no sistema do mec.

    Enfim, alguém conseguiria me dizer se a minha IES está com a razão e mostrar as portarias que embasam o encerramento da minha bolsa, ou, se minha interpretação é que está correta sobre o manual do bolsista e sobre a portaria número 2 de 2011 (que tenho direito a cursar essas duas dependências com a minha bolsa Prouni.) Abraços!

    Reply
  262. 261

    Jadson

    Se eu já fui bolsista Prouni e conclui o curso, sendo ele um tecnologo! Eu posso concorrer a uma bolsa para um curso de bacharelado pelo msm programa? E se não, por outro programa como o SISU é possível?
    Obrigado.

    Reply
  263. 262

    camila

    Olá, Eu faço o curso de letras em uma faculdade particular. Já estou no 5º semestre. Gostaria de saber se posso terminar este curso usando uma bolsa do enem?

    Reply
    1. 262.1

      Bruno Costa

      Se você preencher todos os requisitos para ganhar bolsa do Prouni, pode

      Reply
  264. 263

    REGIANE

    Gente por favor, vou entrar no segundo período da faculdade, sou bolsista 100% pelo prouni… Fiz o enem o ano passado e queria saber se posso me inscrever no prouni novamente e colocar o mesmo curso em outra instituição.. Posso transferir o curso aproveitando as cedeiras concluídas? se eu não conseguir a bolsa esse ano, corro o risco de perder a que estou usando? desde já, agradeço!

    Reply
  265. 264

    FLAVIO MACEDO REIS

    SOU ALUNO BOLSISTA 100% PROUNI CURSO ENFERMAGEM NA FACULDADE ANHANGUERA SOROCABA. FUI REPROVADO NO 8º SEMESTRE DO CURSO QUE ERA UM SEMESTRE COMPOSTO POR UM BIMESTRE DE ESTAGIO EM ÁREA HOSPITALAR E OUTRO BIMESTRE EM ÁREA COMUNITÁRIA. FUI REPROVADO SOMENTE NO BIMESTRE RELATIVO A ÁREA HOSPITALAR. GOSTARIA DE SABER SE O PROUNI PAGA ESSA REPROVA, OU SE EU PRECISO PAGAR PARA FAZER NOVAMENTE O SEMESTRE?

    Reply
  266. 265

    EVELYN CANDIDO SOUZA

    Bom dia ! gostaria de saber como faço, vou mim escrever no prouni, faço estágio e moro em uma republica, será que tem como eu conseguir? não tenho carteira assinada.

    Reply
    1. 265.1

      Alex Almeida

      Você pode se escrever para a bolsa de 100% se a renda per capta de sua família não for superior a 1 salário e meio, para bolsa de 50% a renda per capta pode ser até 3 salários.

      Cuidado ao escrever sobre você escreva (me escrever) não mim escrever, MIM não existe, quem fala MIM é índio.

      Reply
  267. 266

    Lucas Eduardo

    Ola, sou bolsista 100% do Prouni, fiquei sabendo que agora não tera mais bolsa de 100%, apenas de 50%, minha duvida é a seguinte, será que corro o risco de perder a bolsa de 100% e ter direito a apenas 50%?

    Reply
    1. 266.1

      Alex Almeida

      Isso é boato, a bolsa de 100% continua, a mudança foi apenas para quem tem 50%, antes não podia financiar o restante com o FIES agora pode.

      Reply
  268. 267

    lorrayne

    Eu sou bolsista 100% prouni e fui reprovada em uma matéria. De acordo com o texto a faculdade não pode me cobrar a dependência. Mas quando fiz a matricula para a matéria me cobraram matricula e as mensalidades. Oque devo fazer?

    Reply
    1. 267.1

      Alex Almeida

      Ligue 0800-616161

      Reply
  269. 268

    Emanuele Dantas

    Boa tarde.
    Sou bolsista prouni e estou com uma dúvida pois sei que posso concorrer a outra bolsa do prouni,basta me inscrever no processo seletivo do outro ano. Mas caso eu seja contemplada a minha primeira bolsa é automaticamente cancelada.Mas a minha dúvida é: só é cancelada se eu passar? Caso não passe,continuo com a antiga?

    Reply
  270. 269

    RAILSON COSTA

    gostaria de saber se eu for contemplado com uma bolsa parcial do prouni eu posso colocar o restante do valor pro fies pagar ? pq no meu caso o curso é mto caro e mesmo parcial não teria como pagar sera q pode ganhar a meia bolsa e fazer o fies pagar ?

    Reply
    1. 269.1

      Alex Almeida

      Pode sim.

      Reply
  271. 270

    Aliny Rodrigues

    Olá, sou aluna do curso de administração 100% fies, fiz e enem ano passado e tirei uma boa nota, no entanto, se eu ganhar uma bolsa de 50% no curso de ciências contábeis pelo prouni posso cancelar o meu fies? Sendo que os cursos são diferentes.

    Reply
  272. 271

    Carlos

    Boa tarde!
    Em 2012 iniciei um curso pelo PROUNI, por motivo de saude abandonei ! não conclui
    Agora quero fazer um outro curso, consigo pelo PROUNI ?

    Reply
    1. 271.1

      Alex Almeida

      Terá que concorrer novamente.

      Reply
  273. 272

    nilze melo

    bom dia!
    Meu filho conseguiu bolsa PROUNI para engenharia ambiental ano passado ele vai fazer o 3º período este ano ,mas ele quer mesmo engenharia civil,fez inscrição para o PROUNI 2015 para outra instituição se ele conseguir a bolsa de civil , a bolsa de ambiental e cancela no ato que ele for classificado ou quando for confirma matricula? na instituição que ele esta estudando não abriu vaga para engenharia civil,ele corre o risco de perder a bolsa integral

    Reply
  274. 273

    Evelyn

    Boa noite! Estou na declaração do imposto de renda do meu pai, só que trabalho e ganho pouco mais consigo sobreviver, ele só pagam meu aluguel,pois moro em republica, será que tem problema ? obrigada

    Reply
  275. 274

    Juliana

    Olá. Estou tentando uma bolsa integral no prouni em administração, porém eu queria cursar ciências contábeis em uma outra faculdade que a nota de corte estava muito acima da minha nota. Se eu tentar em outro semestre ou ano pelo prouni e conseguir posso trocar, de curso e faculdade.

    Reply
  276. 275

    thais

    fiz a inscriçao do prouni na quinta feira e hoje fui conferir e nao ta constando as incriçoes dos cursos que escolhi. o que posso fazer?

    Reply
  277. 276

    flavio

    fiz minha inscrição no prouni, com o endereço dos meus pais (pois recebo correspondências lá), mas tenho 19 anos e moro com a minha avó, passei na bolsa integral e não consigo mudar mais o endereço. Posso perder minha bolsa por isso?

    Reply
    1. 276.1

      Alex Almeida

      Leve a documentação com o endereço que foi declarado. Depois de matriculado faça a alteração na secretaria da faculdade.

      Reply
  278. 277

    Nai

    Queria saber se quem ganhou a bolsa prouni em uma faculdade pode trocar a faculdade da bolça ?

    Reply
    1. 277.1

      Alex Almeida

      Se o valor da mensalidade não for maior, creio que pode.

      Reply
  279. 278

    Alexandrina

    eu ja sou bolsista do prouni 50% e ja estou no 3° periodo, fiz enem novamente e estou concorrendo no prouni por uma bolsa 100% na mesma instituição, caso eu consiga essa bolsa, posso mudar ? Como são curso semelhantes posso aproveitar materias que ja fiz?

    Reply
  280. 279

    ADILSON DE MATOS BENTOS

    tenho financiamento de 100% do fies e fui contemplado com uma bolsa integral pelo PROUNI, oque devo fazer?

    Reply
    1. 279.1

      Alex Almeida

      ligue 0800-616161 para sanar essa dúvida.

      Reply
  281. 280

    Flávia

    Me ajudem! Mateus,fiz minha inscrição no prouni, com o endereço dos meus pais (pois recebo correspondências lá), mas tenho 19 anos e moro com a minha avó, passei na bolsa integral e não consigo mudar mais o endereço. Posso perder minha bolsa por isso?

    Reply
    1. 280.1

      Alex Almeida

      Leve a documentação com o endereço que foi declarado. Depois de matriculado faça a alteração na secretaria da faculdade.

      Reply
  282. 281

    JOSIANA LIMA

    Ganhei uma bolsa integral do Prouni, ontem liguei pra faculdade para tirar algumas duvidas e eles me disse que cancelaram o curso pq não fecharam uma turma por falta de alunos. Isso pode acontecer? eles não tem que remanejar os alunos para outra turma?

    Reply
    1. 281.1

      Alex Almeida

      Te aconselho a ligar 0800-616161 para tirar esta dúvida.

      Reply
  283. 282

    DENIS

    Ola. Gostaria de saber se a faculdade pode me negar a matricula do curso 100% integral que consegui através do Prouni por constar uma divida de junho de 2009, quando cursava na instituição e parei no quinto semestre por motivos pessoais?.
    Realmente a divida existe. Mas não tenho condições de pagar antes do termino da semana de entrega de documentos para efetivacao da matricula.

    Reply
    1. 282.1

      Alex Almeida

      Para ganhar a bolsa você não pode estar matriculado em outra instituição de Ensino, você precisa cancelar a matrícula, para isso é necessário negociar sua dívida com a faculdade. Você corre sim o risco de perder a bolsa, não pala divida, mas porque ainda está vinculado à Faculdade.

      Reply
  284. 283

    jamille lima

    Olá,minha dúvida é: Fui pré-selecionada na primeira chamada do prouni na minha segunda opção, caso eu não vá até a instituição de ensino para realizar a matrícula ainda continuo concorrendo uma vaga na segunda chamada do prouni na minha primeira opção de curso?

    Reply
  285. 284

    EDERLAN

    Minha dúvida é: se o aluno que tem uma bolsa integral do prouni ficar reprovado em uma matéria, paga ou a bolsa cobre os custos. porque em algumas instituições particulares se o acadêmico ficar em uma matéria, no semestre que vem ele paga em dinheiro aquela determinada matéria.

    Reply
  286. 285

    Ronaldo

    Ganhei bolsa de 100% do prouni. Minha esposa ganha 2. 478 na carteira e eu não tenho carteira assinada. Mesmo eu não comprovando renda alguma, pelo valor que ela recebe eu perco a bolsa. Aí ja sabendo disso, na hora da inscrição coloquei minha mãe como membro da minha família, pois ela não está trabalhando atualmente. Até agora deu certo, mas to meio inseguro. Minha esposa ta grávida e logo minha família irá aumentar…
    Corro muito risco de perder a bolsa ou passa batido por ser minha mãe????

    Reply
  287. 286

    ANA PAULA

    Perdi minha bolsa do PROUNI no final de Novembro de 2013, pois alegaram que meu Pai tinha 4 veículos no nome dele, sendo que ele tinha um carro e uma moto e os outros 2 veículos ele já havia vendido há muito tempo mas ainda estava no nome dele e eram carros antigos sem muito valor. Porém no início do 2º semestre de 2013 eu já havia mudado minha composição familiar na coordenação do PROUNI na minha faculdade, pois já não morava com meu pai, a partir daí eles me concederam a bolsa novamente. Até ai tudo bem, quando foi em Janeiro de 2014 a faculdade solicitou que levasse toda minha documentação e contracheque dos últimos três meses (nisso toda semana me pediam documentos diferentes, cheguei ai ir até a faculdade umas 5 vezes só para tratar deste assunto, exigiram até que a conta de energia da minha casa estivesse no meu nome, pediram a escritura da minha casa e da casa onde o meu pai mora atualmente para provar que ele morava em outra casa) Enfim, foram idas e vindas e uma frustração porque cancelaram minha bolsa novamente alegando que meu salário era superior ao permitido para um bolsista, sendo que meu salário na época era de R$820 e eu recebia uma produtividade de R$410 que somando fica = R$1230, o que ocorre que no meu contracheque de Dezembro tinha um valor superior ao que eu recebia normalmente, pois eu estava recebendo minhas férias. Enfim minha bolsa foi cancelada, e tive que solicitar o FIES, pois não teria condições de continuar estudando, até mesmo porque estou no 7º período e vou cursar 6 disciplinas e a mensalidade será de quase R$900 por causa da disciplina de estágio supervisionado que é muito cara. Diante disso fiz uma reclamação no site do PROUNI no dia 25/02/2014 no qual eu tenho o número de protocolo e a comprovação por email que o próprio MEC me enviou confirmando a abertura de reclamação, sempre que eu ligava para o 0800616161durante todo o ano de 2014 eles me diziam que a reclamação estava sendo analisada no terceiro nível, e para minha surpresa quando liguei ontem dia 05/02/2015 eles me falaram que o sistema havia mudado e que eu deveria fazer novamente a reclamação.
    Como pode isso??!!! Simplesmente sumiu??!!
    Estou indignada e me sentindo lesada.
    O que devo fazer? Entrar com uma ação na Justiça?

    Reply
  288. 287

    Andréa

    Minha filha foi pre-selecionada para bolsa de100% do prouni para faculdade uva, levei a documentação e me mandaram fazer a matricula e voltar dia 11 na instituição, será que ela correorisco de perder a bolsa?

    Reply
  289. 288

    Silvia de Andrade

    Boa tarde
    Fui selecionada a uma bolsa do prouni de 50% na faculdade uniandrade em gestão financeira porém quando fui fazer a matricula a atendente me informou que o curso não abriria turma devido a demanda de alunos ! Ela me informou também q a faculdade estava abrindo exceções e que nesses casos a faculdade estava cedendo uma bolsa de 50% em qualquer outro curso para alunos com este caso ! Pode isso pessoal ? Será q e verdade q a bolsa permanece até o final do curso ? Ela também informou que todo semestre eu tenho q renovar a bolsa na secretaria !

    Reply
    1. 288.1

      Alex Almeida

      Já aconteceu comigo, a bolsa só é válida para o ano em que você ganhou, a faculdade deverá realizar vestibulares até formar turma, se ao fim do ano não formar turma para este curso você deverá concorrer novamente no ano seguinte. Te Aconselho a escolher outro curso que já tenha formado turma para não correr o risco de perder a bolsa. Mais tarde se formar turma no curso que você foi contemplada faça a transferência de curso. Isso é permitido desde que a mensalidade seja equivalente.

      Reply
  290. 289

    alicia leticia

    Olá. Fiz o ENEM e consegui pelo ProUni uma bolsa integral de 100% para secretariado. No período de confirmação dos dados dispostos à minha inscrição, fui à faculdade em que passei e me deparei com uma situação inusitada. Chegando lá, um coordenador me informou que minha bolsa seria cancelada, pois a turma de secretariado não havia concluído o curso, sendo assim, eles não poderiam matricular quaisquer aluno nem na turma de secretariado e nem de turismo, ambos com a mesma situação. Assinei um documento em que dizia que eu estava abrindo mão da minha bolsa, porém tenho 16 anos e estava acompanhada por minha mãe, no caso minhã responsável. A falta de responsabilidade foi tanta, que o coordenador não perguntou minha idade, nem se eu estava acompanhada. Acredito que este documento não seja legal pois sou menor de idade, não podendo ter responsabilidade nenhuma por algo do tipo. Será que posso recorrer à justiça, exigir que me coloquem em outra faculdade pois o erro foi deles de colocarem um curso que não estava disponível? Espero que possam me ajudar. Obrigada desde já

    Reply
    1. 289.1

      ANA PAULA

      Faz uma reclamação no site do PROUNI, qualquer coisa vai ter que entrar na justiça mesmo.

      Reply
  291. 290

    jeovah Neto

    Olá passei no Enem e consegui uma bolsa para cursar EAD. Mas a faculdade Federal aqui me aceitou para fazer um curso presencial então gostaria de fazer as DUAS. ser a que tem problema OU EU PERCO MINHA BOLSA NO PROUNI de eu dizer as duas ao mesmo tempo.?? Vlw

    Reply
  292. 291

    Lucas

    Eu consegui a minha bolsa integral pela lista de espera do PROUNI em 2014, porém como a turma já havia começado trancaram minha matricula, no segundo semestre meu curso não formou turma, portanto adiaram por mais um semestre minha matricula, agora em 2015 aguardei ansiosamente o e-mail para minha matrícula, e quando foi hoje, telefonei para saber da situação, pois até o presente momento não havia recebido nenhuma informação a respeito (mesmo telefonando de uma a duas vezes por semana na faculdade) e fui informado que no dia 04/02/2015 enviaram e-mails para os participantes (incluindo a mim) para efetuar a matrícula nos dias 05 e 06/02, porém eu não o recebi e estou aflito com medo de perder a minha bolsa depois de 1 ano de espera… Gostaria de saber o que posso fazer *já entrei em contato com a faculdade e pediram que eu retornasse amanhã no período da tarde para me darem uma posição* mas neste caso, já a possibilidade da perda de bolsa?

    Reply
    1. 291.1

      Andrezza

      Perca de bolsa não. Se vc puder comprovar o não recebimento do aviso. Na maioria das vezes dá pra negociar com a IES, até porque no ato da pré inscrição vc deixa email e telefones. E como vc ficou na espera apenas da IES a culpa não é sua nem do ministério.

      Reply
  293. 292

    Juarez Fabiano

    Olá. Minha dúvida é a seguinte: sou bolsista ProUni e quero cursar no Senac algumas cursos relacionados a minha área de trabalho. Sendo assim, eu vou pagar estes cursos no Senac. Dúvida: o fato de pagar um curso no Senac, eu perco minha bolsa no ProUni???
    Gostaria de ter vários retornos.
    Obrigado.

    Reply
  294. 293

    Alan

    Tenho uma família grande, 6 componentes, sendo 2 deles assalariados. Demorei uns 4/5 dias para arrumar toda a documentação devido o horário disponível dos mesmos. Cheguei na instituição no ultimo dia as 7 da manhã, fui atendido as 19:00 hrs. Fui informado que a instituição solicitou um documento a mais, que no caso seria o comprovante de residencia em meu nome. Devido a isso, não pude fazer minha inscrição, e alegaram que eu não tinha mais tempo para busca-lo. Gostaria de saber se existe algo em que eu possa recorrer. Meio que já aceitei, mas se tiver algum meio, gostaria de ser ajudado.

    Reply
  295. 294

    Andrezza

    Dúvida.
    Curso Contábeis com bolsa 100% pelo PROUNI na Anhanguera (Bacharel), fui aprovada novamente pelo PROUNI para Recursos humanos também 100% na mesma universidade (Tecnolog), sendo que no ato da inscrição ao prouni informei que já cursava na IES, tenho que escolher apenas 1 curso ou poderei cursar ambos com bolsa?

    Reply
  296. 295

    Marcos Roberto

    Estou entrando em contato pois me surgiu uma dúvida, me increvi no PROUNI em um instituição em um determinado curso, porem escolhi as duas opções parcial e integral, para o mesmo curso e instituição. Na primeira chamada consegui a classificação parcial, fiz minha inscrição conforme está no site, porém acabo de receber um e-mail avisando que fui classificado na segunda chamada para a bolsa integral, minha dúvida é saber se posso ir na instituição e trocar de parcial para integral? Desde já agradeço pela atenção disponibilizada.

    Reply
  297. 296

    Hendrix

    Olá povo eu gostaria de saber, se alguem acha isso justo ou é alguma maneira das faculdades burlar ou até criar regras contra o PROUNI, e até se o mesmo permite isso.
    e outra questão é o pagamento das mensalidades (por mais que sejam parceladas), pagar janeiro e fevereiro e dezembro, sendo que não estudei nestes meses, é justo?

    Vamos lá, a faculdade que cursei (UNIANDRADE) com bolsa de 50% pelo prouni, dava a bolsa somente se eu pagasse todo dia 1 de cada mes, e o vencimento era todo dia 30, mas se eu pagasse todo dia 30 era 100% do valor. sim eu pagave todo dia 1.

    A questão é essa, porque não avisam na TV que a bolsa do PROUNI só vale se voce pagar no dia 1 parece uma propaganda enganosa, caso eu pague no dia 30 de cada mes não teria mais a bolsa.
    Isso é justo?

    isso acontece em todas as faculdade do Brasil?
    é uma forma das Faculdades ganharem dinheiro?
    Existe esta regra pelo MEC ou pelo Prouni, de estipular datas para a bolsa?
    só ganha 50% se pagar dia 1 ou o MEC PROUNI, nem sabe que as faculdades fazem isso?

    Reply
  298. 297

    matheus bento

    boa tarde galera , fui pre-selecionado pra uma bolsa parcial de 50% para o curso de comunicão social na Unieuro de brasilia -df, porem nao tenho certificado do ensino medio ainda e optei pela conclusão , mas para a conclusão a nota minima e 450 pontos em cada area especifica e 500 na redação, e na redação eu fiz 400 pontos e nas demais acima de 550 e alguns 600 , a nota geral foi 510,56 .

    a pergunta é se consigo o certificado do ensino medio msm assim ? e o que fazer pra garantir a vaga ? obg

    Reply
  299. 298

    Luiz Eduardo

    Boa noite, tenho uma duvida…. sou bolsista prouni 100% e na comprovação da documentação para o 3º semestre fui informado que a minha bolsa foi recusada pelo MEC devido a situação socioeconômica. A questão é, minha renda é muito menor que o exigido que é de 1,5 salarios minimos, e não possuo nenhuma DP. O argumento da faculdade foi em relação aos bens adquiridos, no carro um carro financiado que comprei para poder ir para faculdade, pois não existe outro meio de transporte que eu possa uitlizar devido á horario e localidade da faculdade. Resumindo falaram que o MEC recusou minha bolsa devido aos bens adquiridos. Isso é correto? Existe mesmo essa possibilidade? Alguém pode me ajudar?

    Reply
  300. 299

    ADENILSON MENDES

    BOM DIA CONSEGUI UMA BOLA 100% PELO PROUNI, JÁ ESTOU MATRICULADO E CURSANDO. PORÉM NÃO ESTOU MIM IDENTIFICANDO COM AO CURSO. SE EU CANCELAR A MATRICULA NA IES, POSSO CONCORRER NOVAMENTE À BOLSA EM OUTRO SEMESTRE?
    DESDE JÁ AGRADEÇO À TODOS.

    Reply
  301. 300

    Dhones

    E quando a pessoa mente em relação aos dependentes ? Como faço pra denúncia?

    Reply
  302. 301

    Fhylip

    Bom Dia. Consegui 50% de Bolsa do Prouni, fui na instituição e minha documentação foi aprovada. Mas a Faculdade informou que para eu efetuar de fato A MATRÍCULA eu teria que pagar uma “mensalidade” que é correspondente ao primeiro mês ( Janeiro ) , me passaram o boleto com o vencimento de 3 dias. Mas eu não consegui pagar a tempo, e so consigo efetuar de fato a matrícula se pagar. Quanto tempo tenho para efetuar esse pagamento, pois estou sem dinheiro e com medo de perder a minha Bolsa.

    Reply
  303. 302

    Sss

    Consegui uma bolsa 100% no prouni, porém gostaria de saber se caso eu encerre a matrícula no curso e nessa faculdade, eu poderia concorrer novamente no prouni para tentar uma nova bolsa

    Reply
  304. 303

    Giocondo Lacerda

    Olá gostaria de saber se ainda existem as bolsas 100% por quê me disseram que elas seriam canceladas

    Reply
  305. 304

    Gilberto Teixeira

    Sou aluno Prouni, do curso de Administração de Empresas, e tenho 3 disciplinas em dp.
    Segundo o regulamento Prouni, apenas uma disciplina por semestre é isenta de pagamento.
    Resolvi neste semestre cumprir uma, e acabei notando que uma disciplina saiu da grade, será que não haveria a possibilidade de cursar 2 pelo Prouni ( já que uma disciplina saiu da grade)?

    Reply
  306. 305

    agnoel silva de almeida

    Faço Direito pelo prouni , mas eu só estava faltando dois períodos de outra graduação particular, se eu fizer concomitante e terminar esse curso eu perderei a bolça do prouni?

    Reply
  307. 306

    Stéfany Ricelly

    Bom dia,

    Eu estou no 5º período e agora consegui Prouni 100%, mas tenho FIES. Ainda não fiz o aditamento, a minha dúvida é: Se tenho que cancelar primeiro o FIES ou confirmar a informação do PROUNI. E se eu for confirmar as informações e não der certo? Medo de perder os dois.

    Reply
  308. 307

    Juliana

    Meu irmào não achou a carteira de trabalho, nem conseguil pegar declaração no trabalho (alegarão Q o contracheque que ele imprimiu já servia como declaração) e a universidade pedi um dos dois oq faço? Só tenho até amanhã para a entrega.

    Reply
  309. 308

    leila

    ola tenho uma duvida ,quem cursou o ensino supletivo seriado em rede privada pode ganhar a bolsa remanescente .prouni.

    Reply
  310. 309

    daniel

    Gente, eu curso em uma universidade pelo PROUNI, só que agora foi aprovado em uma universidade publica, eu posso perder minha bolsa do Prouni? ou posso cursar as duas?

    Reply
    1. 309.1

      Eliabe Goulart

      Daniel,
      Você terá um prazo para optar entre as duas bolsas, é condição do PROUNI que o aluno não tenha vinculo com uma instituição federal, podendo portanto perder o benefício.

      Reply
  311. 310

    ALINE LIMA

    Olá tenho uma duvida, sou bolsista integral do PROUNI, quero saber se caso eu perder a bolsa por não aproveitamento das diciplinas, se eu consigo a bolsa novamente passando por todo processo do ENEM, ou quem já teve a bolsa não pode consegui-la outra vez?
    obrigada!

    Reply
    1. 310.1

      Eliabe Goulart

      Aline,
      Caso você venha a ser reprovada por não aproveitamento de 75% e desejar participar do PROUNI novamente, basta que você faça o ENEM do ano anterior ao processo seletivo ao qual você deseja participar e obter a média necessária junto com as outras condições previstas em lei, ou seja, cumprindo todas as condições necessárias você pode participar quantas vezes desejar. Maiores dúvidas visite o site http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php ou entre em contato pelo 0800-616161.

      Fonte: Trabalho no MEC.

      Reply
  312. 311

    Sabrina

    Olá! Fui aprovada com uma bolsa parcial 50% no ProUni, segundo a faculdade começarei em Agosto deste ano. Gostaria de saber se frequentemente, terei que comprovar minha renda familiar?!
    Agradeço qualquer tipo de informação.

    Reply
    1. 311.1

      Eliabe Goulart

      Sabrina,
      O Coordenador do PROUNI pode solicitar se desejar que seja feita a comprovação da sua situação socioeconômica todo semestre, a fim de renovação da matrícula.

      Fonte: Trabalho no MEC.

      Reply
  313. 312

    Joelma fraga

    Gostaria de saber se uma pessoa que esta no curso técnico em uma instituição federal, e ganha a bolsa 100% do prouni, pode perder a bolsa de nivel superior.

    Reply
    1. 312.1

      Eliabe Goulart

      Joelma, O Decreto nº 5.493, de 2005, veda a acumulação de bolsas do Prouni, bem como a concessão de bolsa para estudantes matriculados em instituições de ensino superior pública e gratuita, não dispondo, porém, sobre o caso do aluno ser bolsista de um curso técnico com bolsa também do governo.

      Dessa forma, informamos que não há vedação para a acumulação da bolsa do Prouni com curso técnico, desde que o estudante não possua vínculo com curso superior em uma instituição pública e gratuita.

      Ressaltamos, ainda, que o bolsista do Prouni que mantém qualquer vínculo com IES pública e gratuita incorre em acúmulo de benefícios e está sujeito às sanções cabíveis, inclusive a de ressarcir ao erário o montante correspondente ao que foi usufruído indevidamente.

      Fonte: Trabalho no MEC.

      Reply
  314. 313

    Aline Vieira

    Sou bolsista integral do curso de História, mas não me identifiquei com o curso e pretendo prestar Enem para ver se consigo ganhar Administração através do ProUni. Posso fazer isso, sem trancar o curso de História e sem sair prejudicada, caso não consiga adm e continue fazendo História?

    Reply
    1. 313.1

      Eliabe Goulart

      Aline, você pode fazer o ENEM se inscrever no PROUNI e concorrer a sua bolsa de Administração sem problemas, ao aderir a nova bolsa basta que você assine o termo de concessão que a de história será cancelada automaticamente, caso tenha algumas matérias em comum na grade desses dois cursos você pode também solicitar ao coordenador do PROUNI da sua instituição o aproveitamento curricular das matérias já cursadas.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

      Reply
  315. 314

    Leonardo Brito Silveira

    Estou no 9º semestre do meu curso, quase concluindo. No entanto, passei em um concurso público e, nos próximos meses, minha renda provavelmente irá ultrapassar o limite do ProUni. Sei que posso perder a bolsa nesse finalzinho de curso; minha pergunta é apenas se eu preciso me preocupar com mensalidades de semestres anteriores, e se eu preciso declarar essa mudança ou não falar nada e esperar que eles entrem em contato comigo. Alguém que por acaso perdeu a bolsa devido à renda superar o limite pode me explicar como funciona?

    Reply
  316. 315

    Thayna Guedes de Godoi

    Ola,

    Tenho bolsa integral no curso de engenharia.
    Nos 2 primeiros semestres não peguei nenhuma DP, ou seja, tive 100% de aprovaitamento.
    Tenho 5 matérias por semestre.
    Agora no 3° semestre, eu continuo podendo pegar somente uma DP? ou posso pegar até 3 que seria referente aos semestres passados?

    E durante todo o curso são 10 semestres, 50 disciplinas, eu posso pegar uma DP por semestre? ou é permitido apenas 3 no decorrer do curso?

    Reply
    1. 315.1

      Eliabe Goulart

      Thayna,
      O Aproveitamento de 75% é semestral, ou seja, você não poderá reprovar em 3 matérias porque já cursou 3 semestres sem reprovação, todo semestre essa meta de 75% se inicia novamente para as novas matérias, então verifique na tabela do inicio do site a quantidade que você pode reprovar a cada semestre para que você não tenha a sua bolsa encerrada pela coordenação. Em caso de reprovação pelo motivo o coordenador do Prouni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

      Reply
      1. 315.1.1

        Everton

        Sou bolsista integral e se descobrirem que eu sou dependente do meu pai que declara imposto de renda,porem nao moro commeu pai e comprovando tal fato,mesmo assim posso perder a bolsa?.Ressaltando que nao omiti nenhuma informacao,pois quando comprovei minha renda eu levei todos os documentos exigidos e a minha declaracao de isencao de imposto de renda,EU juro que nao tenho condicoes de pagar uma faculdade nao estou agindo de maneira errada.

        Reply
  317. 316

    rafael

    sou bolsista integral no curso de administração e estou com uma dúvida e verdade que o aluno bolsista não tem direito a prova de recuperação .

    Reply
  318. 317

    Sidnei

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se corro risco de perder a minha bolsa do prouni de 100%, pois eu realizei o aditamento do FIES para este semestre e logo depois fui contemplado com a bolsa do prouni. Porém não consigo realizar o aditamento de encerramento do FIES, pois o site apresenta problemas e têm 2 meses que estou tentando encerrá-lo. Será que terei que resolver na justiça esse problema, pois o semestre está quase acabando e não consegui encerrar o FIES até hoje?
    Grato.

    Reply
    1. 317.1

      Eliabe Goulart

      Olá sidnei,
      Procure a coordenação do ProUni da sua universidade e explique a situação ao coordenador, ele é o único que pode encerrar a sua bolsa por alguma irregularidade, então explicar o problema a ele pode ser bom para que ele entenda seu caso, peço também que entre no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/contato.php procure a frase “Envie por email” e clique nela, nisso abrirá um balcão de atendimento com loguin e senha, se cadastre e envie esse problema para análise com todos os seus dados se possível também número de inscrição do enem, e aguarde a análise por email, caso não consiga fazer o procedimento entre em contato com a Central de Atendimento 0800-616161 tecle a opção 3 referente a Sesu ( Secretaria de Educação Superior) e faremos uma demanda em seu nome, siga algum desses passos o mais breve possível para que não perca o seu benefício.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

      Reply
    2. 317.2

      TAMIRES

      ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , NÃO CONSIGO ENCERRAR O FIES E TENHO BOLSA 100% ATIVA DO PROUNI A FACULDADE ESTA COBRANDO OS VALORES DE MIM.

      Reply
  319. 318

    Rafaela Dantas

    Ola, sou bolsista pelo Prouni e me matriculei no curso de Administração. Mas agora eu vi que não e o que queria realmente. Eu posso estar mudando o curso. Ou cancelar a bolsa, e quando abrir as inscrições de novo me escrever em outro curso pelo Prouni. ??

    Reply
    1. 318.1

      Eliabe Goulart

      Olá Rafaela,
      Bom, se você não gostou do seu curso é possível fazer a mudança dele para outro curso na mesma área, ou seja, um curso afim. Quem poderá lhe dizer qual curso é da mesma área que o de administração é o coordenador do ProUni presente na sua universidade, caso um curso da mesma área não seja do seu interesse você pode estar concorrendo novamente ao ProUni, basta que preencha todos os requisitos necessários do programa, as condições caso deseja dar uma olhada está neste endereço: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#conhecendo (tópico 1.2), possuindo todas elas basta que concorra, conseguindo uma bolsa do seu interesse basta que assine o termo de concessão da nova para que a de administração anteriormente em seu nome seja cancelada automaticamente.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

      Reply
      1. 318.1.1

        Fernanda Camila

        Eliabe, boa tarde.

        Eu sou bolsista 100% em uma instituição e no meio deste ano fiz minha inscrição para conseguir bolsa em outra… Fui aprovada, mas não assinei o termo de concessão pois fui informada de que teria que retroceder 1 ano e meio, o que considero inviável. Neste caso, a primeira bolsa foi automaticamente cancelada?
        Estou preocupada com isso… ressalto que apesar de aprovada eu não assinei o termo de concessão da segunda instituição. Agradeço se puder me responder 🙂

        Reply
  320. 319

    Fernando Júnior

    Olá, sou bolsista do PROUNI no curso de engenharia civil no Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA e estou terminando o último semestre, porém mesmo cursando o último período temos que fazer a manutenção da bolsa, pois caso reprove em alguma disciplina continuará contando com a bolsa para cursar a disciplina novamente no próximo período. Acontece que minha renda ultrapassou o teto permitido para bolsistas nessa última manutenção, o que no meu modo de ver não influenciaria em nada para mim se não reprovar em nenhuma matéria, pois essa manutenção seria para renovar a minha bolsa para o próximo semestre, sendo que a data da manutenção é quase no final do período. Mas segundo a pessoa que recebe a documentação de renovação da bolsa, essa manutenção é para o semestre em curso e não para o seguinte, alguém sabe me informar se isso é verdade? Ela disse que se eu perder a bolsa ficarei devendo para a faculdade o último semestre todo.

    Reply
  321. 320

    Caroline Rodrigues Mendonça

    Olá gostaria que alguém me ajudasse pois estou muito aflita, por motivos pessoais e também um pouco minha culpa não fui assinar um papel para atualização da bolsa do prouni, estudo na UNOPAR e minhas notas são ótimas.
    Estou com muito medo de perder a bolsa…. E a secretária da faculdade me disse que é possível perder,e só vou ficar sabendo na troca de semestre, isso é muita aflição gente.
    Se alguém puder responder eu agradeço.

    Reply
  322. 321

    Mariana F Feliciano

    Olá, curso nutrição na Universidade Católica Dom Bosco, Bolsista 100% pelo prouni e não estou gostando do meu curso, seria possível mudar de curso? de Nutrição na UCDB, para Odontologia na UNIDERP sem perder minha bolsa de 100% ?

    Reply
  323. 322

    Gabriela Silva

    Olá, tenho uma dúvida que esta me deixando aflita me matriculei em dois cursos de extensao q a faculdade ofertou de graça porem nao consegui realizar por alhuns contra tempos e acabei reprovando nos dois mas sou bolsista sera q perco minha bolsa?
    OBs: lembrando q esses cursos nao fazem parte da grade oficial e eram gratuitos porem entrou no meu boletim.

    Reply
  324. 323

    Bruno

    Oi eu sou bolsista 100% do Prouni, porem eu entrei no site da faculdade onde tem a central do aluno e percebi que a ultima parcela paga foi no mês de janeiro, e as outras esta dizendo que está em atraso será que perdi a bolsa ou eles deixa para pagar tudo de uma vez quando terminar o semestre?

    Reply
  325. 324

    Kethelyn

    olá, tenho algumas duvidas sobre o PROUNI
    1° não entendo muito sobre o assunto e queria uma explicação de como funciona, pois estou com duvidas se faço PROUNI ou FIES (em ambos não sei como funciona o processo)
    2° Caso eu ganhe a bolsa pelo PROUNI como faço para renovar a bolso no próximo ano? é renovação automática ou eu tenho que repetir todo o processo fazer o ENEM fazer novamente a inscrição no PROUNI?

    Reply
  326. 325

    karina itacaramby de susa

    minha duvida é a seguinte . tenho 50% de bolsa prouni , posso fazer o Enem para conseguir bolsa de 100% ???

    Reply
  327. 326

    Daniele

    Olá, tenho uma dúvida.

    Minha irmã faz faculdade pelo Prouni c/ bolsa integral e está no segundo ano, porém no decorrer do curso dela o meu salário aumentou, fazendo com que a renda per capita da casa subisse significativamente, pois me formei também com bolsa e consegui um emprego, extrapolando o limite de 1,5 salários mínimos por pessoa.
    A faculdade solicitou novamente a documentação de comprovação de renda, e provavelmente ela perderá o benefício por esse motivo. Ela pode recorrer para ter 50% da bolsa, já que o limite para essa é de 3 salários per capita?
    Ou ela deve fazer o enem novamente para tentar bolsa nessa modalidade de desconto? Ela poderá fazer?

    Reply
  328. 327

    Thays Melo

    Minha dúvida é a seguinte, sou bolsista prouni 100% e quero cursar uma segunda graduação, posso tentar o vestibular para uma universidade pública?

    Reply
    1. 327.1

      Hener

      Thays, pode tentar depois de concluído o curso em que é bolsista do Prouni.

      Reply
  329. 328

    Gabriela Tobin

    ola! preciso de ajuda urgente! fiz minha inscrição no Enem, mas ainda não efetuei o pagamento. Coloquei minha renda errada no calendário sócio econômico. não sei como alterar! o que eu faço? coloquei a mais do que é realmente, por descuido. não passou do valor permitido de 1,5 salário mínimo por pessoa, mas não é o que ganho. Se conseguir a bolsa e for comprovar a renda com um valor abaixo do que coloquei, não há problema? tem como mudar?

    Reply
  330. 329

    Amanda

    Um aluno com bolsa 100% no Prouni pode fazer o Enem outras vezes para testar seus conhecimentos sem interferir na bolsa ?

    Reply
  331. 330

    Rodrigo Cruz

    Sou bolsista integral e tenho 3 DPs… o pro uni que paga minhas dps ou eu q tenho q pagar as dps???

    Reply
  332. 331

    Schauana Massignani

    Olá,
    minha mãe possui um carro d ano 1970, meu pai comprou um outro carro ano 1990 ambos são carros antigos, porém, meu pai possui no seu nome registro de um carro super antigo que foi vendido há anos, mas ele o comprador – que perdeu o dito carro para um ferro velho e lá está – não fizeram a transferência dos automóveis, então consta o dito do carro antigo no nome do meu pai. A questão é: tendo estes dois carros não novos não acontece nada em relação a bolsa de estudos?
    Desde já, obrigada pela atenção!!

    Reply
  333. 332

    isabele

    oii
    sou bolsista do prouni integral, gostaria de saber se posso adiar o estágio? Se é permitido?

    Reply
  334. 333

    Lucas Silva Sousa

    Olá gostaria de retirar uma dúvida que está a tirar meu sono.
    No inicio do ano fui selecionado na segunda chamada do prouni para uma bolsa de 100%. Fui a faculdade levei meus documentos e duas semanas depois ao ir atrás da minha matrícula descobri que a faculdade não registou meus dados à coordenação do Prouni. Contratei um advogado e no inicio do segundo bimestre recebi uma “bolsa provisória” por parte da faculdade. Acabo de descobrir que na realidade estou matriculado como um aluno comum que não esta realizando o pagamento das mensalidades. Ou seja não possuo nenhuma garantia de que possa retornar no próximo semestre ou pior de que eu cursei esse 1° semestre pois nenhuma de minhas notas ou presenças ficarão registradas em sistema.
    Alguém teria alguma dica para resolver isso? Sei que posso recorrer a um advogado porém gostaria de evitar custos e essa perca de tempo. Será que compensa fazer o prouni novamente?

    Reply
  335. 334

    Ana

    Queria desistir do Prouni pois minha nota é baixa para curso presencial e só se encaixa em curso a distância mas não queria fazer a distancia pois acho difícil e não me sinto segura. Porém queria fazer o Enem e tentar ano que vem no prouni pois espero conseguir nota melhor este ano!mas será que se ganhar uma bolsa e não usá-la posso ganhar outra ano que vem?

    Reply
  336. 335

    José Chagas Pinheiro Neto

    eu tenho uma bolsa parcial de 50% do prouni. Eu posso ganhar outra bolsa parcial e ficar com 100%? ou eu posso ganhar um integral de 100%? me explica por favor!

    Reply
  337. 336

    Juliane

    Boa tarde
    Sou beneficiada do ProUni com a bolsa de 100%, porém já reprovei em semestres anteriores, posso reprovar na mesma disciplina nesse semestre? (eu sei que 1 disciplina posso reprovar, pois faço 4).

    Reply
    1. 336.1

      Marcelo

      Estou com uma duvida parecida!

      Tenho 6 disciplinas e no semestre passado eu reprovei em uma, porem continuei com a bolsa, se eu reprovar novamente perco a bolsa? Ou posso reprovar uma por semestre que continuo com a bolsa?

      Reply
  338. 337

    Agatha Caroliny

    Gostaria de saber se posso trocar de universidade em outra cidade ou capital, sendo bolsista prouni?

    Reply
  339. 338

    Hassam

    Olá. Consegui uma bolsa integral no Prouni 2015.1, mas não gostei do curso e quero desistir dele.
    E se eu conseguir uma bolsa parcial no Prouni 2015.2, será que é permitido ou só posso no Prouni do ano que vem??

    Reply
  340. 339

    Nadja Nunes

    Então, fiz minha matrícula no curso de enfermagem em uma faculdade na chamada 2015/01. mas consegui apenas 50% agora no entanto quero tentar a chamada 2015/02 para uma outra faculdade para que eu consiga a bolsa integral. Posso tentar?

    Reply
  341. 340

    Daianne

    Sou bolsista 100%do Prouni e gostaria de saber se posso fazer cursos gratuitos (SENAI, SEBRAEe etc.) Sem risco de perder a bolsa?

    Reply
  342. 341

    Beatriz

    Olá, tenho uma dúvida em relação a transferência de curso. Estudo na Estácio de Sá – RJ e curso pedagogia, estou no 3º período, agora q acabou, indo para o 4º, mas não estou gostando do curso e pensei em mudar para adm, fiz o requerimento para mudar de curso, e deu indeferido, pois a Estácio alegou q é um curso fora da área do que eu faço e não está no período para fazer transferência, só posso fazer isso quando virar o semestre para 2015.2 . Queria saber se eu fazendo o requerimento de novo e eles aceitando, eu continuo com a minha bolsa de 100% do prouni em administração até o final do novo curso.
    Obg.

    Reply
  343. 342

    Rita Lee Lim

    Olá, sou bolsista 100% do PROUNI e curso Engenharia Mecânica na UNIP Marquês.
    Esse semestre tive alguns problemas ocasionando em 3 DP’s. Porém já tenho outra DP do segundo semestre. Sei que corro o risco de perder minha bolsa, de acordo com alguns alunos a faculdade é criteriosa, mas sei que o coordenador do curso pode reconsiderar UMA ÚNICA VEZ. Como solicito isso? Escrevo uma carta? Converso com meu coordenador? Preciso de uma resposta antes que as inscrições do FIES comece pois não tenho condições de arcar com a mensalidade e essa é minha única alternativa.
    Obrigada !

    Reply
  344. 343

    Maura Lopes

    Olá, tenho bolsa parcial de 50% do PROUNI, estou com muitas dificuldades financeiras e gostaria de saber se posso fazer o Enem de novo e tentar uma Bolsa 100% para poder concluir minha faculdade. Desde já Obrigado

    Reply
  345. 344

    Luana

    Estou tentando uma bolsa integral Prouni na faculdade onde estudo, estou no 6º período de Direito, e desde o início do curso, apesar de não possuir boa condição financeira, sempre paguei minhas mensalidades em dia, nunca atrasei uma sequer. Minha dúvida se funda nessa questão. Terei desvantagem no processo de seleção pelo fato de ser pontual no pagamento das mensalidades?

    Reply
  346. 345

    Gabriele Lopes

    Olá! Minha dúvida é a seguinte durante o curso inteiro, sempre tive 5 matérias por período (logo, pela tabela acima, só posso reprovar em duas por período certo?) No meu primeiro período da faculdade, reprovei em uma matéria, q ficou pendente até agora (quase termino da faculdade), uma no quinto período (pre projeto de tcc) e duas agora (projeto de tcc e outra). O meu problema é que já acabaram as minhas matérias “normais”, só sobrando as pendencias. Nesse caso, ainda cabe a minha bolsa parcial? Pois a instituição está me dizendo que eu tenho que pagar as matérias integrais. Agradeço a quem puder responder!

    Reply
  347. 346

    Karine

    Há casos em que alunos que reprovaram e perderam a bolsa conseguiram reativá-la?

    Reply
  348. 347

    Alexandre dos Santos

    Olá, minha dúvida é a seguinte, eu estou atualmente passando uns meses na França para estudar a língua francesa cheguei faz umas 2 semanas e vou ficar até setembro, recebi um e-mail informando que eu ganhei uma bolsa 100% pelo Prouni mas como não estou aí no Brasil estou tendo essa dificuldade de ir fazer a matrícula, minha mãe poderia ir fazer a matrícula? Eu poderia enviar alguns dos documentos que estão comigo, há essa possibilidade? Não quero perder a bolsa, desde já agradeço pela atenção.

    Reply
  349. 348

    Ramo Guimaraes

    OLÁ EU CONSEGUI UMA BOLSA PELO PROUNI NA UNIEURO E EU QUERIA MUITO FAZER POREM AINDA NÃO TERMINEI O ENSINO MÉDIO (TERMINAREI FINAL DO ANO DE 2015) E NÃO TENHO ALGUNS DOCUMENTOS AINDA (RESERVISTA, CARTEIRA DE TRABALHO E TITULO DE LEITOR AINDA NÃO TIREI POR QUE TENHO SÓ 17 ANOS). QUERO SABER SI POSSO FAZER MINHA MATRICULA E SI VOU CONSEGUIR FAZER O CURSO PARA O QUAL FUI SELECIONADO. AGRADEÇO E POR FAVOR RESPONDAM URGENTE.

    Reply
  350. 349

    Josileni

    Estou com uma duvida se puderem me esclarecer ,agradeço!
    Consegui uma bolsa pelo prouni pra fazer uma faculdade EAD,porem estou no primeiro periodo de um curso de uma faculdade paga.Se eu continuar na faculdade paga perderei minha Bolsa? Quando fiz minha inscrição marquei que estou cursando uma faculdade paga e mesmo assim consegui a bolsa .Esse fato de fazer as duas faculdades simultaneamente pode acarretar algum problema juridico para mim?
    Desde já agradeço muito!

    Reply
    1. 349.1

      Thamyres

      muito tenso né, eu cancelei uma pública mas to com medo de mesmo sido cancelada eu não poder ter tido vinculo e perder

      Reply
  351. 350

    Juliano

    Olá sou estudante de engenharia e gostaria de fazer o enem e tentar uma bolsa no Prouni, mas tenho um financiamento no meu nome que estou pagando, é possivel?

    Reply
  352. 351

    Thamyres

    Olá, eu moro com meus avós e ja consegui a bolsa pro prouni 2015.2 porém fiz a inscrição do enem 2015 e botei o endereço da minha mãe, será que posso perder minha bolsa?

    Reply
  353. 352

    Thamyres

    Olá, eu moro com meus avós e ja consegui a bolsa pro prouni 2015.2 porém fiz a inscrição do enem 2016 e botei o endereço da minha mãe, será que posso perder minha bolsa? ** escrevi errado sem querer.

    Reply
    1. 352.1

      Gabriel

      olá thamyres, passei por este mesmo caso na semana passada, moro com meu avô e no ato da inscrição estava os nome dos meus pais, meu coordenador fez que eu levasse os documentos dos meus pais para conseguir a bolsa junto com comprovante de residencia e rendimentos, enfim, consegui a bolsa graças a Deus.

      Reply
  354. 353

    TATIANA

    estou na faculdade uniseb/estacio la é uma grande cofusão agora q a estaci comprou a uniseb , no fim fui prejudicada e acabei com algumas notas ruins e que fazer ñ quero perde a bolsa

    Reply
  355. 354

    Maryana Carvalho

    Olá, bom dia gente! Me inscrevi na bolsa de espera do ProUni e estou aguardando para apresentar os documentos na IES, quanto a renda, eu me encaixo no requisitos, porém meu pai trabalha como autônomo, não possui conta bancária ativa, e a única forma que eu tenho como comprovar minha renda é apresentando o carnê de micro empreendedor individual, no qual ele paga uma porcentagem para o INSS. Eu posso apresentar esse documento, alguém sabe se ele é válido?
    Nem a IES, nem o MEC sabem me responder..
    Obrigada desde já!
    Abraços!!

    Reply
    1. 354.1

      Maryana Carvalho

      Lista de espera**

      Reply
  356. 355

    Tales

    Olá, dei entrada na bolsa Prouni 100% em jul/2013 para um curso de dois anos, porém não cheguei a efetuar matricula nesta data. Então, em jul/2014 voltei a faculdade e me informaram que eu ainda poderia começar o curso com a bolsa normalmente. Porém, agora em jul/2015 eles começaram a me cobrar as mensalidades alegando que minha bolsa acabou pois minha matricula se iniciou em 2013 e já se passaram os dois anos. Gostaria de saber se eles podem realmente fazer isso? Pois, dá a entender que eles receberam esse primeiro ano (jul/2013 a jul/2014) sem eu estar cursando e agora querem me cobrar mais um ano que já teria sido pago pelo prouni anteriormente.

    Reply
  357. 356

    Adriano Paulo dos Santos

    Olá eu sou bolsista do prouni e passei pra uma faculdade publica… Posso dar entrada na matricula da faculdade publica e assim feita a matricula eu cancelar o meu prouni junto a instituição particular?

    Reply
  358. 357

    Thata

    Eu gostaria de tirar uma dúvida. Estou cursando Pedagogia em uma universidade particular, com um bolsa integral do programa Mais Professores, mas me inscrevi no ENEM 2015, para tentar uma bolsa em Odontologia. Se eu conseguir nota para me candidatar à bolsa pelo prouni, eu não poderia estar matriculada em outro curso? Por que na universidade onde estudo, o período da rematricula termina antes do resultado do prouni, então estou com medo de ter que parar de estudar antes de ter certeza de que consegui outra bolsa.

    Reply
  359. 358

    Vera Rocha

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Sou bolsista do PROUNI e eu tive rendimento inferior a 75% pela primeira vez, no início de 2013, onde foi reconsiderado e continuei a estudar. Já no 1º semestre de 2014, por motivos pessoais também tive, novamente, o rendimento inferior a 75% das disciplinas. Mesmo eu sabendo que não seria permitido uma nova reconsideração, solicitei varias vezes e obtive resposta negativa. Porém, minha bolsa foi renovada normalmente no 2º semestre de 2014, onde tive 100% das aprovações.

    Agora no 1º semestre de 2015, mesmo com minha bolsa ativa, fui verificar como estava a situação. estive na secretaria onde me informaram que eu teria que pagar a mensalidade a partir do mês que a bolsa do PROUNI fosse cancelada. No entanto, a mesma foi cancelada no dia 08/05/2015 e a faculdade está me cobrando o valor do semestre inteiro. Um funcionário da universidade havia me dito que iria averiguar a questão da bolsa, mas que eu podia ir cursando e pagar no mês seguinte ao cancelamento.

    Pergunta: É correto a Universidade cobrar o valor de todo o semestre?
    Porque se tivessem me informado que, quando a bolsa fosse cancelada, eu teria que pagar todo o semestre, e não a partir do mês do cancelamento, eu não teria continuado, pois saberia que iria ser gerado uma dívida. Ou talvez teria tentado o FIES ou outro financiamento. Conclusão estou com uma dívida de R$2.200,00, que ao meu ver é indevido.

    Por favor, me responda!

    Reply
  360. 359

    Mariana

    Olá, conseguir uma bolsa de 50% no Prouni, caso atrase os outro 50% da mensalidade posso perder a bolsa no Prouni?

    Reply
  361. 360

    gemima

    fui selecionada na lista d espera, levei minhas documentacoes e tals, mas oq faco pra saber se fui comprovada ou n,? Pois ja liguei na facul e n souberam me informar, e ja abriu inscricao pra vagas remanescent.. U q deu sera?

    Reply
  362. 361

    davidson souza

    Olá Stênio, parabéns pelo blog, Sou bolsista integral mas recebi uma proposta pra trabalhar 3 meses em outro estado com um salario relativamente alto,estava pensando em trancar a matricula para poder ir.. o aumento da renda nessa ocasião me faz perder a bolsa?

    Reply
  363. 362

    Luan Santos

    Bom dia. Tenho uma dúvida. Eu tenho bolsa do Prouni 50%. Posso tentar fazer o enem 2015 para tentar os outros 50% ? E caso eu não consiga, eu corro o risco de perder minha bolsa que já possuo?

    Reply
    1. 362.1

      Talita

      Vc deve tentar a bolsa INTEGRAL, não existe isso de 50% e depois fazer o enem e tentar mais 50%, até porque é um só contrato. Quando chegar a época do prouni, opte pela BOLSA integral!

      Reply
  364. 363

    lucas aigner

    Se estou devendo dinheiro para o banco do brasil, por causa do fies, q ja cansei, tenho direito de usar o prouni?

    Reply
  365. 364

    Mariely

    Boa tarde. Sou bolsista parcial do prouni e todos os meus dados foram passados corretamente. Eu e meu pai temos carro. Como foi mensionado no momento da inscrição. Meu API agora pretende vender o carro dele comprar um carro novo financiado. e eu quero comprar um lote. Minha renda familiar continua a mesma… apenas com os reajustes normais de salário ao ano. Posso perder minha bolsa se estes fatos acontecerem??? Gostaria muito de obter uma resposta. Obrigada.

    Reply
  366. 365

    Milena Guimarães

    Olá! Boa tarde! Perdi minha bolsa do prouni. será que posso me candidatar a outra vaga em outro curso e instituição?

    Reply
  367. 366

    fernando

    Olá, tenho bolsa integral e minha irma quer compra um carro popular; posso perde minha bolsa?

    Reply
    1. 366.1

      Lilian

      Acho que não, o que conta é a sua renda. Eu tenho bolsa, quando fiz minha matricula informei que meu pai tem carro, inclusive o modelo e ano. E nem por isso perdi a bolsa.

      Reply
  368. 367

    Alessandra Paula Soares

    Olá,alguém pode me informar pois eu gostaria de candidatar a vaga do prouni mas quero saber se é preciso prestar vestibular?

    Reply
    1. 367.1

      Rayris

      sim, só tem acesso ao prouni fazendo o enem e sendo oriundo de escola pública.

      Reply
  369. 368

    ANDRESSA NATYARA DA SILVA VALÉRIO

    Oi, faço Engenharia Ambiental na PUCPR e esta área têm grandes índices de reprovação nas nas disciplinas de Cálculo e Física, já que são 4 de cada mais outras que dependem dessas. Se eu perder a minha bolsa por aprovação abaixo de 75%, posso fazer o ENEM e concorrer a outra bolsa?

    Reply
    1. 368.1

      Hener

      Andressa creio que possa sim, as regras do Prouni não impedem essa possibilidade.

      Reply
  370. 369

    Nicole

    Queria saber se o prouni pode ser usado para dp

    Reply
  371. 370

    Daniel Rodrigo Rozendo Coelho de Oliveira

    Boa noite. Prestei o ENEM em 2011. Em 2012 comecei a cursar Ed. Física. Fiz 2 anos e tive que parar por causa do trabalho. terminei os 4 semestres. Gostaria de saber se eu posso voltar e seeu ainda posso contar com a bolsa integral. Por favor, oriente-me

    Reply
  372. 371

    Maini Bergamini de Souza

    Olá, bom dia!

    possuo o ProUni e gostaria de saber se eu perco a bolsa se eu nao fizer o Enem este ano.

    eu me inscrevi no enem pensando que precisava para renovação, mas me disseram que nao precisa..

    se eu nao fazer o enem, vou perder?

    Reply
  373. 372

    Suzana

    Olá, sou bolsista do prouni, gostaria de saber se eu me inscrever novamente, só que agora processo seletivo 2º/2015, para concorrer a uma bolsa se eu perco automáticamente a que estou fazendo ou se tenho opção de escolha?

    Reply
    1. 372.1

      Rayris

      você não perde a sua bolsa, só perderá automaticamente se efetuar a matricula da nova bolsa.

      Reply
  374. 373

    adriana

    Eu consegui uma bolsa de 100% prouni em 2006.2 pra Direito. Comecei a fazer o curso e senti que não era tudo aquilo que eu esperava, negaram o meu pedido de transferirência para o curso de psicologia. Tentei uns semestres, mas sempre negado. Continuava no direito. Tive que parar um ano mais ou menos por motivos de saúde ficando como aluna especial. Voltei em sala e em 2012 tranquei. Retornei em 2015.2 na psicologia pq há pouco tempo mudaram as regras do prouni, mas recebi a notícia que este é o último semestre da minha bolsa.
    Não consigo entender pq deixei 3 anos trancada e conta como tempo corrido ou seja utilizado. Não consigo informações quanto a isso.

    Reply
  375. 374

    Jails

    Boa noite,
    Peço sua ajuda para esclarecimento…
    Perdi minha bolsa por baixo rendimento pela segunda vez, cursava duas disciplinas e reprovei uma consecutivamente, porém em 2015.2 não fui notificado da perda da bolsa então me matriculei normalmente e cursei normalmente as disciplinas falantes (sou aluno concluinte). Ocorre que em 16/11/15 fui chamando a secretária e notificado da perda da bolsa, obrigado a assinar um documento com data retroativa e informado que todas as despesas de 2015.2 serão cobradas de mim, disseram agurade que o financeiro irá lhe notificar da cobrança… só que até o momento não tenho nenhuma noção do valor dessa divida. Por favor informa se essa cobrança é devida,caso não seja a quem devo recorrer, obrigado!!

    Reply
  376. 375

    Danilo

    Posso dividir as matérias? Pegar menos matérias do que o indicado pro semestre letivo, e cursar as restante no outro semestre?

    Vou pro que seria o ultimo semestre, pegaria 8 matérias. Mas decidi pegar 4, e depois fazer as outras restantes. Algum problema?

    Obs: Os créditos disponibilizados nem daria para cursar todas as matérias.

    Reply
  377. 376

    Renan

    Olá. Bem pessoal eu gostaria de saber se existe uma média estabelecida em relação às disciplinas. Pois na faculdade que estudo a media final é 5 mas me informaram que a média final para alunos prouni é de 7.5. Eu queria saber se isso pode ser verdade ou se a média é normal para todos? No caso 5

    Reply
  378. 377

    Elienderson

    Boa tarde,

    se eu atrasar 1 semestre para me formar tenho chance de perder minha bolsa?

    Reply
  379. 378

    Patricia Nunes

    Boa noite. Gostaria de saber, se essa nova lei do FIES, com aproveitamento de 75% só vale para os novos contratos ou para os antigos também? Obrigada.

    Reply
  380. 379

    Felipe Augusto de Souza

    Olá, peguei 3 dps em um semestre de 8 matérias, sendo que uma dp é em ead, mesmo assim posso perder a minha bolsa ?

    Reply
  381. 380

    Vitória

    É verdade que as regras do prouni em relação a dp irão mudar em 2016? Curso nove matérias e peguei duas dps (ainda esta da quantidade permitida) mas ouvi falar que em 2016 as regras mudarão e só pode ter uma dp, então eu perderia a minha bolsa. É verdade isso?

    Reply
  382. 381

    Izabela Pereira Lima Santos

    Boa noite, sou bolsista a dois anos e só agora perdi uma matéria, de seis eu perdi uma disciplina, ao todo eu tinha 22 créditos e perdi uma matéria de 4, e não está disponível o termo do prouni para eu aceitar.. Ei perdi a bolsa???

    Reply
  383. 382

    willian antunes

    Olá, gostaria de tirar uma duvida. A casa onde moro foi comprada mas ainda não foi passada no nome do meu pai qual categoria entraria a situação da minha casa para o Prouni ou ate mesmo Sisu? e como justifico isto?

    Reply
  384. 383

    Luiz Cláudio Pansinatto

    Bom Dia! Eu já tenho bolsa integral do Prouni trancada desde julho de 2015. Porém quero tentar o Prouni novamente nesse primeiro semestre de 2016. É necessário requerer o cancelamento da bolsa que se encontra trancada?

    Reply
    1. 383.1

      Bianca Amaral

      Tenho a mesma dúvida, tranquei a minha bolsa em 2014 mas não solicitei termo de encerramento na faculdade. Agora estou prestando o Prouni novamente e um dos critérios caso eu passe, é quem já foi aluno do prouni não concluinte claro, tem q solicitar o termo de cancelamento junto ao coordenador. Alguém já fez isso?

      Reply
  385. 384

    Everson André Mix

    Boa Noite
    Sou bolsista do programa prouni desde o ano passado .
    Meu grupo familiar no programa é somente eu.Pois minha mãe mora em outra residencia.
    Quando realizei a minha inscrição no programa eu morava sozinho na minha cidade natal.
    Comecei o curso com a renda dentro das normas do programa .Consegui um emprego na cidade onde estou residindo no momento que não é minha cidade natal com a renda dentro do valor de 1,5 salários mínimos ,porem no mes de dezembro de 2015 venceu o meu contrato de experiencia e a empresa realizou um reajuste do valor que era de R$1.180,00 brutos para R$1227,38 brutos ja na folha de pagamento de dezembro 2015 .
    Com esse valor terei algum risco de perder a minha bolsa integral ao comprovar a minha renda na instituição no inicio do semestre.
    Há alguma margem de rendimentos que o bolsista pode ter de renda acima do que o programa estabelece.
    O coordenador do programa na instituição de ensino pode avaliar e manter a bolsa .Até porque no site do enem diz o seguinte:
    constatada mudança substancial da condição socioeconômica do estudante.

    O texto não é específico nesse ponto, deixando dúvidas sobre quanto seria essa “mudança substancial” na renda, entretanto não é comum perder a bolsa do Prouni por esse motivo.

    Reply
  386. 385

    Camila Mendonça

    Olá, gostaria de uma informação: fiz o primeiro semestre em uma faculdade privada, amei o curso e pretendo continuar porém eu estava pagando e quando chegou na segunda parcela perdi meu emprego e paguei as 3 primeiras parcelas e ficou 3 pra trás, gostaria de saber se com a bolsa do prouni eles quitam essas que ficou pra trás, alguém sabe me informar?

    Reply
  387. 386

    Henrique de Alcantara

    Sou bolsista, e fui aprovado em um curso técnico em um instituto federal, a matricula neste curso pode acarretar a perda da bolsa?

    Reply
  388. 387

    Gabriela

    Alguém puder me esclarecer uma dúvida agradeço desde já, vou me inscrever esse ano no ProUni mas faço educação a distância, tenho que cancelar ou trancar a E.A.D. para poder me inscrever no ProUni ?

    Reply
  389. 388

    Thales Gonçalves

    Olá, meu caso é o seguinte… Estou fazendo faculdade pelo prouni, bolsa integral. Mas gostaria de saber se posso fazer, ao mesmo tempo, um curso de uma faculdade privada à distância de licenciatura, que é bem baratinho. Eu posso fazer isso?

    Reply
  390. 389

    sandra Deogracia

    Estou no terceiro semestre no curso de Nutrição na FMU. Estou me inscrevendo no PROUNI pra uma bolsa pela primeira vez. Tenho 2 dps . Isso pode ser um impedimento para conseguir a bolsa?

    Reply
  391. 390

    Fabricio

    Olá, em 2008 eu consegui uma bolsa pelo prouni, porém em 2013 tive que trancar meu curso por problemas de saúde na família e outras razões da época. Caso eu consiga uma bolsa para para um novo curso agora em 2016, eu posso cursar mesmo tendo um curso trancado?

    Reply
  392. 391

    denise da silva eliseu

    Peguei uma DP em Disciplinas Online, posso perder minha bolsa por conta disso, ou preciso pegar mais uma para perder?

    Reply
  393. 392

    Lucieni

    Ola Boa tarde, faço faculdade pelo prouni, bolsa integral e meu filho fez o Enem e conseguiu uma boa nota, ele pode concorrer também a uma bolsa pelo prouni?
    Desde já agradeço a atenção!

    Reply
  394. 393

    Larah

    Gente…pf me ajudem…
    Faço contábeis em uma determinada faculdade d Go e já sou bolsista do prouni 50%. Minha nota está dentro da nota de corte para concorrer a de 100%.
    Mas eu tenho medo d fazer a inscrição e perder minha atual bolsa no ato.

    Reply
  395. 394

    raíssila tavares

    boa tarde, eu curso gestão ambiental pelo prouni, consegui outra bolsa pelo mesmo como tenho matricula aberta em um outro curso não posso realizar minha inscrição?

    Reply
  396. 395

    Gabriella silva

    Eu trabalho como jovem aprendiz com um contrato de 1 ano e 4 meses e gostaria de saber se tem algum problema eu nao declarar isso na comprovaçao de renda, pois o que eu ganho nao chega a um salario minimo e o curso que eu fui pre-selecionada no prouni é de 5 anos ou seja quando acabar meu contrato nao vou ter mais essa renda. tem como eu perder a bolsa por esse motivo ?

    Reply
  397. 396

    Ana

    Gente me ajudem!!! Consegui ser selecionada p/ bolsa integral na Unisa. Quando agendei para levar os documentos coloquei por descuido que estaria concorrendo a uma bolsa parcial. Entrei em contato com a Unisa e ninguém soube me ajudar. Entrei em contato com o Ministerio da Educação e fui informada que deveria falar pessoalmente com o coordenador do Prouni na Unisa. Estou com medo dessa divergência fazer com que eu perca a bolsa. Isso seria possivel????

    Reply
  398. 397

    VALERIA

    Olá, gostaria de saber se alguem sabe como proceder no meu caso:
    eu era bolsista prouni integral e recebi o comunicado de que minha bolsa seria encerrado pois eu havia sido reprovada em duas disciplinas e que isso corresponderia a menos de 75% de aproveitamento; tentei resolver o problema com a instituiçao, mas nao consegui. Quando fui informada disso, ja estava no meio do semestre entao continuei cursando, pois a instituiçao nunca me respondeu sobre o que aconteceria nesse caso; no semestre seguinte, achei que nao poderia me matricular, mas continuava contando como bolsista, e após duas semanas do inicio das aulas, descobri que estava matriculada e voltei a frequentar as aulas. Como estava com medo de que em algum momento me expulsassem, fiz o enem ano passado para solicitar nova bolsa esse ano e consegui.
    Minha duvida agora e: tenho medo que recusem minha bolsa por eu ja ter sido bolsista e perdido a vaga;
    ou que não me concedam a bolsa, pq apos perceberem o erro da minha matricula ter sido efetuada semestre passado, recebi em dezembro a noticia da emissao de um boleto com o valor total do meu semestre cursado, eu nao sei se isto esta correto e pretendo procurar uma assistencia pq não acho correto me cobrarem por um erro deles, mas receio que por esse motivo nao consiga a nova bolsa.

    Reply
  399. 398

    camila jenifer

    ola, gostaria de saber se posso perder minha bolsa por ter colocado acidentalmente o cpf do meu pai errado. ? me ajudem pf

    Reply
  400. 399

    Adeilson Menezes

    Boa noite gente, acabei de passar por uma situação bastante constrangedora, fui reprovado no Prouni 2016 por minha renda bruta ter ultrapassado apenas R$ 6,00 do valor permitido que é R$ 1.320 o meu holerite é de 1.326, logica totalmente errada a deles o que deveria contar era o salário liquido.
    Infelizmente essa e a cara do nosso pais, onde que com esse dinheiro vou pagar alimentação, moradia, e estudo?

    Reply
  401. 400

    Mayumi

    Olá, tenho uma dúvida. Eu tenho 100% de bolsa do PROUNI, e esse ano é o segundo ano(3 semestre) da graduação. Mas o que faço não é exatamente o que eu queria, posso trancar o curso e prestar novamente o ENEM E PROUNI ano que vem, eu teria direito normalmente a bolsa de 100%?
    E se eu não conseguir passar no curso que eu queria, tem como eu voltar para este que estou fazendo com a mesma bolsa que estou usando?

    Reply
  402. 401

    Rodrigo Torres

    Boa tarde. Tenho bolsa do Prouni trancada e recentemente passei numa pública e fiz a matrícula, mas ainda não saiu a lista das matrículas deferidas na mesma. Meu medo é, isso pode acarretar na perda da minha bolsa na pública? Não tenho medo de perder a bolsa da particular se minha matrícula na pública for deferida! Pelo que eu li no texto, ao me matricular na pública automaticamente minha bolsa Prouni será cancelada, é isso?

    Reply
  403. 402

    Marina

    Olá pessoal, na inscrição do Prouni eu coloquei o sobrenome de um dos meus filhos errado… Não passei na primeira chamada mas sou a próxima da fila pra segunda chamada… Isso pode fazer eu perder minha vaga?

    Reply
  404. 403

    Patricia

    Olá, sou bolsista 50% do prouni e estou no meu ultimo ano de faculdade. Fiz o enem e acabei me inscrevendo no prouni para outro curso só para ver o que conseguiria com minha nota (por curiosidade) e agora acabei de saber que se for selecionada (sendo que minha chance de ser selecionada na segunda chamada é grande) vou perder minha atual bolsa. Isso pode acontecer?

    Reply
  405. 404

    Guilherme

    Olá iniciarei uma faculdade de Direito este ano, mas não vou conseguir terminar o ano, será que posso trancar a matricula por dois anos sem perder a bolsa do Prouni?

    Reply
  406. 405

    carla

    Olá, boa tarde, gostaria de uma GRANDE AJUDA URGENTE. Minha sobrinha foi aprovada pelo prouni e levou todos os documentos exigidos na faculdade e a faculdade reprovou alegando que o valor na conta não pode ser superior a 25.000,00. Alguém já ouviu falar disso?

    Reply
  407. 406

    Leticia

    Olá! Quem souber me responda por favor!!!!
    Tenho bolsa integral do prouni, mas quando fiz minha matrícula só minha mãe trabalhava, mas eu quero começar a trabalhar agora. Se eu comecar a trabalhar minha renda vai subir e eu posso acabar perdendo a minha bolsa???

    Reply
  408. 407

    Leticia

    Olá! Quem souber me responda por favor!!!!
    Tenho bolsa integral do prouni, mas quando fiz minha matrícula só minha mãe trabalhava, mas eu quero começar a trabalhar agora. Se eu comecar a trabalhar minha renda vai subir e eu posso acabar perdendo a minha bolsa???

    Reply
    1. 407.1

      Leonardo Alexandre

      Sim, se a renda média por pessoa do grupo familiar ultrapassar o limite previsto (acho que de 1,5 salários mínimos por pessoa), você pode perdê-la quando tiver que renovar as informações comprovadas, no início do próximo semestre.

      Reply
  409. 408

    Jeymison

    Eu uso o Fies pra pagar 100% do meu curso… Eu passando no Prouni conseguindo uma bolsa de 50% ou até integral posso cancelar o Fies e assumir o valor que foi pago pela instituição financeira?

    Reply
  410. 409

    thiago wilbert

    fui contemplado com uma bolsa, porém no site do prouni fiz um calculo de minha renda sem horas extras, e obtive um valor aprovado pelo programa. Mas como não sabia, teria que ter calculado com os valores das horas extras, e mesmo com o somatório desses valores fiquei abaixo do que exige o programa. mas na comprovação de informações a faculdade não admitiu esse erro, mesmo eu ficando com valores admissiveis pelo programa! O que faço? perdi mesmo a bolsa? ou a instituição pode aprová-la?

    Reply
  411. 410

    Dara Sandes

    Há possibilidade de perder a bolsa do ProUni 100% caso atrase um semestre da faculdade?

    Reply
  412. 411

    Cleonice

    Minha filha foi contemplada com bolsa 50% e vai começar o primeiro semestre matutino na Uniaras. Está com problemas para conciliar o emprego, faculdade e cidade. Pediu logo depois da matricula para mudar o turno de matutino para noturno, seu pedido foi indeferido sob alegação que o Prouni não permite mudança de turno antes do primeiro semestre. Foi orientada a trancar a matricula ou protocolar vinculo de disciplina sem garantia de nada, Foi feito protocolo de vinculo de disciplina, mas não entendemos porque. Caso não consiga o noturno, terá que pedir demissão da empresa que trabalha a mais de 1 ano e meio e como vai pagar a faculdade? Não tenho condições para pagar a Van 300,00+550,00 da faculdade. Essas informações procedem?
    Prouni realmente não aceita troca de horário? Por que vinculo de disciplina? Na faculdade não consegui informação de quem é o coordenador, fiquei quase o dia todo na faculdade indo em vários prédios e ninguém tinha informação sobre ele. O que fazer?

    Reply
  413. 412

    carla

    semestre passado tranquei a faculdade por star passando por problemas familiares, e voltei agora. Mas me cobraram 1.200 para pagar pela matricula. quando fui me matricular novamente, nao me falaram nada. eu ja vim ver quando jogaram no meu portal o valor de cobranca. esta correto isso? tenho bolsa integral.

    Reply
  414. 413

    João Gabriel

    Ola, consegui 50% de bolsa pelo prouni esse ano e comecei faculdade de Agronomia aqui em Guarapuava pr , ja estou pagando certinho metade da bolsa e etc… minha pergunta é o seguinte se eu fizer o enem denovo e conseguir nota pra 100% de bolsa pelo prouni eu posso ano q vem conseguir isso? eu posso mudar de 50% pra 100%? att

    Reply
    1. 413.1

      Leonardo Alexandre

      Sim, você pode. Na verdade você tecnicamente estaria começando o curso novamente com uma bolsa de 100%, porém a faculdade eliminaria da sua grade as matérias das quais já foi aprovado (tal qual acontece com quem transfere seu curso/faculdade).

      Então na prática é isso que estaria acontecendo, trocando de 50 para 100%.

      Reply
  415. 414

    Valéria

    a minha irmão esta participando da lista de espera do pro uni, e a ta precisando comprovar as informações, e na ficha de inscrição dela ta o antigo enderenço, ela mudou de endereço recentemente, e agora o q ela faz?
    se ela colocar o atual endereço correr o risco de ela ser reprovada na comprovação de informações?
    me ajuda por favor.

    Reply
  416. 415

    Beatriz Marques

    Ola,eu fui selecionada pra lista de espera prouni, fiz meu cadastro na ficha de pre seleçao e nao imprimi,preciso da ficha impressa mas nao consigo acessala oq faço?

    Reply
  417. 416

    Angélica

    Gostaria de uma ajuda também.
    Consegui, em 2009, uma bolsa integral pelo Prouni, na Anhanguera, tranquei o curso logo no primeiro semestre.
    Em 2011 comecei a receber e-mails da instituição, de que havia pendências a serem pagas, de dois meses.
    Liguei na faculdade, para saber como cobram um curso trancado, com bolsa integral, e fui informada que não havia nada em aberto para mim.
    Mas agora, em 2016, estou recebendo e-mail de uma J.A REZENDE, que diz terem comprado a dívida da faculdade, e me mandam negociações para quitar as duas mensalidades, ou meu nome será encaminhado para o SERASA.
    É possível isso? De alguma forma, é possível, eles me cobrarem um curso que tinha bolsa integral?

    Reply
  418. 417

    REJANE FRIZZI LUIS

    o PROUNI é a maior mentira na parte da educação, pois a maioria dos candidatos OMITEM informações para conseguir a qualquer custo a vaga.
    na inscrição começa a putaria – o cara tem grupo familiar de 5 pessoas e coloca somente ele, outro caso, o aluno é branco e coloca como negro, Mente na cara dura a renda (omitindo ganhos extras), omitem relatórios de escola publica e particular (dando um jeitinho na escola).
    Acho que o PROUNI deveria buscar toda informação pelo CPF da pessoa e do grupo.
    POIS ASSIM IMPEDIRIAM QUE ALUNOS QUE REALMENTE PRECISAM DE CONSEGUIR.

    Reply
  419. 418

    Adriana

    Olá, minha filha fez inscrição pelo prouni em Itaúna e colocou como segunda opção lavras. Agora descobrimos que uma menina entrou na faculdade pela lista de espera com uma nota bem menor que a da minha filha em Itaúna. Pode ela não ter sido selecionada só pq colocou a segunda opção em lavras, sendo que ela nem foi?

    Reply
    1. 418.1

      LDF

      Oi Adriana a lista de espera é só para a 1ª Opção de curso.
      A 2ª não vale, apenas a primeira opção que você se solicitar a lista de espera no prazo determinado no site.

      Reply
  420. 419

    Vinicius Dutra

    Acabei de ser contemplado com uma bolsa parcial(50%) do PROUNI, e fiquei assustado quando li que o estudante deve ter aproveitamento mínimo de 75% das matérias cursadas. Minha falha foi interpretar que, era 75% em CADA MATÉRIA, algo muito complicado, para algumas matérias, visto que existem aqueles que são bons na área de exatas, outros na área de humanas. Mas graças ao texto, pude entender melhor.

    Obrigado!

    Reply
  421. 420

    ERNANDES SILVA

    Olá! SOU BOLSISTA DO PROUNI QUERO SABER SE TENHO DIREITO DE TRANCAR A MATRÍCULA SEM PERDER A BOLSA, E SE PERDER A BOLSA COMO FAÇO PARA CONCLUIR O CURSO ? …PAGANDO ?

    Reply
  422. 421

    Jaqueline Baron

    caso o governo mude, por exemplo ganhei minha bolsa integral pelo PROUNI durante o governo da Dilma Russef, caso o governo mude e outra pessoa tome a presidência posso perder a bolsa?
    (pergunto isso porque vejo nos jornais e tv que se o governo mudar muitos benefícios serão perdidos, mas acredito que só deixaram de existir o que já foi dado não pode ser tirado)

    Reply
  423. 422

    LDF

    Boa tarde!
    Eu consegui uma bolsa integral em um curso tecnólogo do ProUni , estou cursando o 1º semestre e esperando a lista de espera de uma federal pelo sisu, então como não tenho certeza se serei chamada nessa lista continuo com a bolsa. O problema é que passei em uma outra universidade federal e não foi pelo sisu e sim por um vestibular proprio da universidade. Se eu me matricular nessa universidade mesmo não sendo pelo sisu, eu perco a bolsa do ProUni?

    Reply
  424. 423

    lidiane soares araujo

    Ola! sou bolsista do prouni em curso arquitetura em uma universidade partícula, trabalho e juntei todo o meu salario sem gastar NADA, para não andar mas de ônibus rsrs, mesmo tendo juntado todo o dinheiro e financiar o restante do valor eu posso perde o prouni?

    Reply
  425. 424

    leonardo

    Estou fazendo curso de ADM com bolsa integral pelo prouni, gostaria de tentar uma vaga remanescente em publicidade e gostaria de saber se eu corro algum risco de perder a minha bolsa atual caso não consiga essa outra vaga

    Reply
    1. 424.1

      Silva

      Leandro, pode tentar a vaga sim. Mas se conseguir, terá de desistir do curso de ADM para realizar a matrícula em publicidade.

      Reply
  426. 425

    Moises Barros

    Olá faço um curso com bolsa integral do prouni, porém fiquei em uma matéria por faltas e gostaria de repor no 3 período. Minha pergunta é: a instituição tem o direito de cobrar o valor da matéria de bolsista 100%?

    Reply
  427. 426

    Daniela Faria

    Boa tarde ,

    Cadastrei co salario do meu irmão com alguns reais a menos (pois ele não sabia me informar precisamente) , por esse motivo , tenho risco de perder minha bolsa??

    Obrigada!!

    Reply
  428. 427

    Alessandra

    Boa noite, quem perdeu prazo p assinar contrato perde a bolsa? Tem um novo prazo?

    Reply
  429. 428

    Alessandra

    Dx de assinar o contrato elimina a bolsa? Te. Outra chance?

    Reply
  430. 429

    Juelison Moura

    Olá
    Estou com dúvidas em relação a renda. Atualmente sou assalariado e meu pai também, o que preciso saber é se lançar a minha nota no prouni para outro estado se eu precisaria lançar as duas rendas ou não? Tendo em vista que precisaria sair do emprego para estudar em outro estado.

    Atenciosamente.

    Reply
  431. 430

    Luiz

    Olá, estou com uma dúvida, estou indo para o 8º semestre em ADM pelo PROUNI e existe algumas matérias que fiquei dependente ou seja teve semestre que meu aproveitamento foi 100% porém houve outros semestres que foi 75%, só que a Faculdade não me deu possibilidade de fazer as DPs, ou seja não apareceu pra mim no semestre seguinte a matéria reprovada.

    Reply
  432. Pingback: Prouni 2017 - Inscrições - Site do Enem 2016

  433. 431

    Raniela

    Quantas Dp’s um bolsista pelo ProUni pode pegar no decorrer do curso?

    Reply
  434. 432

    Leonardo Zancanela

    Bom dia
    Minha namorada possui bolsa integral do ProUNI, porém essa semestre ela passou em apenas 6 das 9 matérias. Na nossa sala ouve casos de um rapaz que pegou 3 DPs também e não perdeu a bolsa, então, se trancar uma das DPs ainda assim ela perderia a bolsa?
    Obrigado

    Reply
  435. 433

    DSNILO ALVES SILVA

    SOU BOLSISTA INTEGRAL DO PROUNI, FAÇO O CURSO NA MODALIDADE EAD E FIQUEI DE DPS EM ALGUMAS MATÉRIAS, SOLICITEI PELA INHA PÁGINA O REQUERIMENTO PARA CURSAR NOVAMENTE AS MATÉRIAS E AGORA ELES ESTÃO ME COBRANDO POR ELAS SENDO QUE NO MANUAL DO BOLSISTA DO PROUNI ESTA DIZENDO QUE O BOLSISTA 100% NÃO PRECISA PAGAR PELAS PROVAS QUE PERDEU INDEPENDENTE DA QUANTIDADE, ENTÃO EU POSSO ENTRA NA JUSTIÇA POR CONTA DESSA COBRANÇA?

    Reply
  436. 434

    Kamyla Duarte

    Bom dia,

    Fui aprovada na 2ª chamada do Prouni, e o prazo para a entrega da documentação é até dia 01/06 porém moro na Bahia e a Faculdade em que fui aprovada fica no Mato Grosso do Sul, entrei em contato com a faculdade e eles me informaram que não tem como fazer analise dos meus documentos caso eu não compareça até a faculdade porém as passagens assim para hora estão custando quase R$2.000,00 e não teria como pagar esse valor ainda correndo o risco de não aprovarem minha documentação, tenho um amigo que foi aprovado no Rio Grande do Sul e conseguiu fazer o processo de entrega de documentação por meio de uma Assistente Social, alguém poderia me informar se existe essa possibilidade?

    Desde já, agradeço.

    Reply
  437. 435

    Natália leite

    Sou estudante de Educação Física( licenciatura) bolsista prouni 100%, já estou no 5° período e gostaria de fazer eliminação de matérias para me formar bacharel em Educação Física. Se caso eu ingressar em uma faculdade privada para a eliminação de matérias corro o risco de perder minha bolsa da licenciatura?
    Obrigada!

    Reply
  438. 436

    Julie

    Acabei tendo faltas superiores a 75% devido à problemas de saúde, que por não ser doença infecciosa a faculdade não aceitou os atestados. Porém, atingi os 75% de aprovação, visto que faço 4 cadeiras e passei nas outras três. A reprovação por falta não implica maiores problemas tendo bolsa Prouni 100%?

    Reply
  439. 437

    Mônica

    Levei a documentação do PROUNI na Faculdade Sumaré – Unidade Imirim e recebi o comprovante pelas mãos da atendente que disse para eu aguardar e-mail, porém até o presente momento não recebi nenhum.
    Hoje dia 08/7, o site do PROUNI informa que fui reprovada por não comparecimento à Unidade. Como devo proceder?

    Reply
  440. 438

    Mônica

    Levei a documentação do PROUNI na Faculdade Sumaré – Unidade Imirim e recebi o comprovante pelas mãos da atendente que disse para eu aguardar e-mail, porém até o presente momento não recebi nenhum.
    Hoje dia 08/7, o site do PROUNI informa que fui reprovada por não comparecimento à Unidade. Como devo proceder? Obrigada!

    Reply
  441. 439

    Gabriela Glória

    Oi gente, consegui bolsa integral no Prouni para o curso de enfermagen para o segundo semestre deste ano. Porém a faculdade me matriculou no 2º período, informando que eu estudaria por módulos e que isso é normal. Apesar de não seguir a grade curricular aprovada pelo MEC. Estou receiosa quanto a isso. Alguém já passou por isso? É possível eu perder minha bolsa por não cursar as matérias do 1º Período listados na grade curricular? Agradeço se alguém responder.

    Reply
  442. 440

    ana

    oooi eu sou prouni e gostaria de saber se eu repetir em uma matéria na facul , como que funciona?.. perderei a bolsa?, a faculdade vai me cobrar em dinheiro, o que acontece ?

    Reply
  443. 441

    Guilherme

    Boa tarde,
    Caso o aluno perca a bolsa no decorrer do curso, este poderá ter a opção de começar a pagar para completar o curso? Ou ele perde tudo que já cursou, tendo em vista que seu meio de acesso à faculdade foi pelo ProUni?

    Reply
  444. 442

    Felipe

    Olá, consegui bolsa parcial do ProUni, curso 7 matérias, pelo visto irei passar em 5, pois estou com muita dificuldade em outras duas. Posso perder o ProUni, ou ganho uma advertência e caso ocorrer de novo perco ela? Poderiam me explicar isso?

    Reply
    1. 442.1

      Gabriela

      Olá. Aconteceu isso comigo e me fizeram assinar um termo justificando o baixo rendimento e continuo com a bolsa. Mas é bom se informar na sua faculdade. Pois essa decisão é uma chance que ele -podem- te dar. Qualquer coisa pode me mandar um e-mail para tirar dúvida. meg.09@Hotmail.com

      Reply
  445. 443

    SIDNEY BRITO GUSMAO

    BEM VAMOS COMEÇA ASSIM TUDO ERRADO NOSSA EDUCAÇÃO SOU ENGENHEIRO RICO, PAGO TODAS CONTAS EM DIAS PAGO TUDO PARA FILHO OBAMA VEM RICO GUARAVITA. OS CONSIDERADO POBRE PRESSO SISTEMA DE SALARIO MININO SEM PODER ESTUDAR DESENVOLVE CONSIDERADO CARENTE POVO BRASILEIRO QUER ENGANA QUEM ALEMAO VAI ALEMAO VEM AMERICANO QUER VOCE GUARAVITA.

    Reply
  446. 444

    Raiane

    Ola . estou tentando conseguir a bolsa do prouni e estou comprando um carro financiado pois vou precisar dele pra ir pra faculdade. Isso pode atraplhar a conseguir a bolsa?

    Reply
  447. 445

    Michelle Pinheiro

    Ganhei uma bolsa integral do Prouni, e cursei 2 semestre, porém tive que me ausentar por 1 ano e meio, isto é, três semestres, quando procurei o Pólo para informações de como eu deveria proceder , eles me disseram que eu teria que trancar a matrícula e deveria retornar em até 2 anos, para eu naõ perder a bolsa do Prouni. Mas ao retornar, a conversa foi outra, dearm minha bolsa do Prouni como perdida pois eu deveria ter voltado no final do 3º semetre que estava trancado para pedir a ativação da matrícula. Detalhe, foi exatamente o que eu fiz, porém não consta na instituição a unopar, que eu cursei o 2º semestre, “apesar do PROUNI ter efetuado o pagamento dos boletos e de eu ter trancado a matrícula 3 dias antes do término do calendário da INSTITUIÇÃO. Orientação essa dada pela responsável da UNOPAR na dia para que eu não perdesse a bolsa. Só que foi exatamente isso o que aconteceu, perdi minha bolsa, por informações erradas do próprio pólo da UNOPAR, que agora diz que tenho que seguir as normas do Prouni e o Manual do Prouni diz que eu tenho que seguir as normas da Instituição. E agora estou como se tivesse evadido o curso sem dar satisfação. Edessa maneira perco todas as possibilidades de usufruir qualquer outra bolsa do governo. O que eu faço??????

    Reply
  448. 446

    Larissa

    Fiz uma compra de uma TV, que custa 1.200 reais, sou bolsista integral do ProUni na Faculdade Pitágoras, corro o risco de perder a bolsa?

    Reply
  449. 447

    BRUNO

    Sou bolsista 100% do PROUNI, estou no terceiro semestre de Administração. No segundo semestre reprovei em uma materia mas obtive 75%, novamente obterei 75% nesse semestre mas reprovarei na DP do semestre passado posso perder minha bolsa?

    Reply
  450. 448

    Thátila

    MOro com minha irmã em outro estado, meus pais moram com minha vó. Se eu colocar que eles moram comigo, mas não com ela, posso perder a vaga?

    Reply
  451. 449

    Eliana

    Boa tarde!
    Eu consegui bolsa prouni remanescente, porem na instituição liberaram somente 50%, mesmo minha renda bruta familiar não ultrapassasse 1,5 salário por pessoa. Isso está correto? Eles não deveriam liberar 100%?
    Iniciei meu curso em fevereiro de 2017 e foram pagas 7 mensalidades essas que foram pagas serão ressarcidas ou não retrocedem?
    Se alguém puder esclarecer minhas dúvidas agradeço.

    Reply
  452. 450

    Thais

    Boa noite, tenho bolsa prouni desde 2014.1, na época apenas minha avó tinha renda, hoje minha mãe já trabalha e eu também estou para começar. Somando os valores ultrapassa o 1,5 salário exigido. Corro risco de perder minha bolsa ?

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *