Perguntas e repostas do Prouni

Como funciona o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado pela lei  nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005 com o intuito de ofertar vagas nas universidades privadas ao estudantes de baixa renda, para isso é necessário que os estudantes tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e que também preencham outros requisitos, principalmente quanto a questão salarial da família.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Há alguns requisitos exigidos para aqueles que desejam participar do Prouni, entre eles destaca-se que o candidato não pode ter diploma de curso superior, que tenha participado do Enem no ano anterior ao que deseja participar do Prouni e deverá ter obtido média mínima de 450 pontos no Enem e a nota na redação deverá ser diferente de zero. Além disso, há outras exigências como:

  • O aluno deverá ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada, mas na condição de bolsista integral.
  • Para concorrer à bolsa integral (100%) a renda bruta familiar deverá ser de até 1,5 salários mínimo por pessoa.
  • Para concorrer a bolsa de 50% a renda bruta familiar deverá ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Não precisa comprovar renda no caso de o candidato ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura.
  • Ser pessoa com deficiência

Tipos de bolsa do Prouni

Há dois tipos de bolsa no Prouni a parcial e a integral. A bolsa parcial é a de 50%, ou seja, o aluno terá que arcar apenas com a metade do valor do curso. Para concorrer a essa bolsa é exigido que a renda bruta familiar não ultrapasse a 3 salários mínimos por pessoa da família. A outra bolsa é a intergral (100%). Nesta modalidade de bolsa o aluno não paga nada de mensalidade, é totalmente gratuito o curso, arcando apenas com outros gastos do curso. Para concorrer a bolsa integral é exigido que a renda bruta familiar não ultrapasse a 1,5 salários mínimos por pessoa da família.

Como calcular a renda familiar bruta para o Prouni?duvidas prouni

Para calcular a renda familiar bruta para o Prouni é muito simples, basta fazer a média aritmética.  Pega o valor total dos salários recebidos por cada integrante da casa e divide pelo número de integrantes da família, assim sabe-se a média.

Ex: Uma casa com 4 pessoas e apenas uma pessoa da casa recebe salário. Essa pessoa recebe R$1.000,00 por mês. Basta dividir 1000/4 e teremos como resultado 250. Isso significa que essa família recebe menos do que um salário e meio por pessoa.

Posso perder minha bolsa do Prouni

A resposta é sim. O fato de ter conseguido a bolsa do Prouni não significa que não poderá perdê-la, há alguns critérios que se não forem satisfeitos o candidato perderá a bolsa. Existe a Legislação do Prouni e a Cartilha do Bolsista do Prouni que explica bem esse fato. Há também um texto que fizemos só falando sobre esse assunto, para saber mais clique aqui

Qual a documentação exigida no para o Prouni?

Os documentos exigidos para o Prouni deverão ser apresentados na faculdade na fase             de comprovação de informações. Esses documentos são apresentados ao coordenador do Prouni da faculdade, cada faculdade elege o seu.  Para ver a lista de documentação que pode ser exigida basta acessar ess endereço http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php. Essa documentação é válida tanto para a bolsa parcial quanto para a bolsa integral.

Qual a diferença entre Prouni e Sisu?

A diferença básica entre o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é que  o primeiro é uma seleção para faculdades privadas e alunos de baixa renda, já o último é a seleção para universidade públicas em que não há critério de renda apenas de nota.

Bolsista parcial do Prouni pode ter Fies?

Caso o bolsista parcial do Prouni (50%) não tenha condições de arcar com o valor do curso ele tem a opção de de fazer o Fies, não é proibido ter Prouni e Fies.

Posso trancar a faculdade com bolsa do Prouni?

Pode. Da mesma forma que um estudante sem bolsa do Prouni pode trancar sua matrícula o bolsista também, mas vale lembrar que o bolsista do prouni tem um prazo para usufruir da bolsa e quando ele tranca sua matrícula o tempo não para de contar por causa disso. Veja o que diz o Manual do Bolsista do Prouni:

“As suspensões efetuadas entre 1º de janeiro e 30 de junho não poderão ultrapassar o final

do período de atualização referente ao primeiro semestre do ano seguinte.

As suspensões efetuadas entre 1º de julho e 31 de dezembro não poderão ultrapassar o

final do período de atualização referente ao segundo semestre do ano seguinte.”

Qual a nota de corte para conseguir bolsa do Prouni?

Semelhantemente ao Sisu, o Prouni também tem uma nota de corte, que atualizada diariamente de acordo com as notas dos inscritos no dia. O candidato pode trocar sua opção de curso até o último dia de inscrição. Vale lembrar que se exige que o candidato tenha uma nota mínima no Enem. O candidato deverá ter tido no mínimo 450 pontos na media geral do Enem  e não ter tirado zero na prova de redação. Ao escolher um curso e uma faculdade o aluno concorrerá com os demais candidatos que se candidatarem também para aquele curso e para aquela faculdade e quem tiver a maior nota conseguirá dentro do número de vagas disponíveis.

Quando iniciam as inscrições do Prouni

 As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre, geralmente no mês de janeiro e outra no segundo semestre, geralmente no mês de junho.

Comments

comments

201 thoughts on “Perguntas e repostas do Prouni”

  1. ediane pinheiro oliveira xavier disse:

    eu tou cursando pedagogia e participei do enem estudei minha vida toda em escola publica so meu curso superior que paguei foi particular pois trabalhava e envestia no meu curso pois nunca consegui de gratuito e sera se eu consegui agora o prouni eu posso participar ?

    1. Bruno Costa disse:

      Se você ainda estiver fazendo seu curso superior você pode tentar o Prouni 2015. Se conseguir uma bolsa integral e abrirem vagas na sua faculdade e para seu curso vc não pagará nada. Caso você já tenha concluído a faculdade aí não poderá fazer, o Prouni é para aqueles que ainda não tem faculdade

      1. Andréa disse:

        Gostaria de saber: sou estudante fies. Posso fazer o Enem novamente pra tentar uma bolsa 100% do Prouni?
        Na minha Universidade é aceito o fies e o Prouni.

      2. Miriam Lemes disse:

        Quero cursar Medicina em Ro Vilhena mas só vai abrir vestibular em agosto de 2016, mesmo assim tem como me inscrever no prouni na segunda inscrições, no meio do ano?

      3. Mara Rosa disse:

        Oi vc pode me tirar uma duvida.
        Fiz 4 semestres de pedagogia em rede privada, agora em 2016 consegui bolsa pelo prouni de 100% na mesma faculdade que já cursava antes.
        Minha duvida é, vou ser ressarcida do valor anterior que tinha pago já que uma vez a bolsa foi integral?

        1. Franciele disse:

          Mara,

          Tenho essa mesma dúvida e ainda não consegui a resposta dela poderia me informar se vc foi ressarcida do valor??

        2. Não. No momento em que vc se inscreveu no curso vc não era bolsista.

        3. É isso ! disse:

          Nao. A bolsa passa a valer no período em que vooc esta , logo será quitado oq ainda nao cursou !

        4. Franciele disse:

          Acredito que não, o que você pagou antes não é responsabilidade do prouni. Você ganhou uma bolsa e o prouni vai arcar com essa bolsa a partir da data que VC foi contemplada .

      4. jaíne disse:

        oie bruno poderia me tirar uma dúvida?
        tenho uma amiga que vai terminar o 3 ano do ensino médio esse ano (2016), mais ela não vai fazer o enem, se ela for fazer ano que vem (2017), ela teria que pagar a taxa de inscrição ou seria gratuito pra ela???

    2. Adryelle disse:

      se você tem cadeira acho não pode já cursou e pagou. Eles vão dizer como você tinha dinheiro até aqui pra paga continue pagando. Tem ter feito enem 2015

  2. Luana Oliveira disse:

    Mudei meu nome depois que fiz meu cadastro do enem, mas não consegui mudar meu cadastro. E agora? Eu poderia mudar meu cadastro do enem? Isso afetará meu cadastro do prouni?

    1. Bruno Costa disse:

      Aconselho entrar em contato com MEC http://sitedoenem.com.br/fale-conosco para tirar sua dúvida

  3. Olá, eu fiz o Enem 2014 porque queria conseguir a conclusão do ensino médio mas não atingi os 500 pontos na redação. Estou cursando o 3° ano do ensino médio agora no ano de 2015, tenho 18 anos, e tive notas acima de 450 pontos e 280 na redação, é possível me inscrever no prouni? Desde já agradeço se puderem me ajudar, estou muito aflita.

  4. layla disse:

    sim… voce pode sim se inscrever .. confira aí http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=170&option=com_content
    so nao sei se voce vai ser chamada … pois sua nota na redaçao foi baixissima!

  5. jaine joyce disse:

    Eu vou fazer o 3° ano esse ano, mas fiz o enem e tirei uma media de 593,0 e uma potução de 620,0 na redação, algumas pessoas me falaram que eu ja poderia ingressar em uma faculdade esse ano, mas ainda vou fazer 17 anos, isso seria possivel ? e se sim o que eu devo fazer ?

  6. Manuel Araujo disse:

    Bom dia Bruno! Eu tirei a media geral de 525,02 no Enem, o pior é que moro em fortaleza e aqui tem uma das maiores concorrência nas universidades e principalmente na Federal com essa nota será que daria pra tentar algum curso intermediário. Fiquei sabendo q com essa media poderia tentar eng. eletrônica nos estados do norte. seria possível. abraço

  7. Andrea disse:

    Gostaria de saber como é calculada as notas do Enem para saber minha nota de corte?

    1. Andrea, a nota do enem é calculada da seguinte forma, você soma todas as notas incluindo a de redação e divide o total por cinco, esse resultado tem que dar acima de 450 pontos.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

      1. o que posso fazer se tirei acima de 450 pontos e ter tirado 560 na redação ?

  8. kall dias disse:

    Eu fiz meu primeiro ano do ensino médio com 17 anos em um colégio particular, hj tenho 41 anos, na época nem existia Prouni, agora eu não posso ter direito ao Prouni?

  9. sempre estudei em escolas particulares porque meus pais sempre puderam pagar. Hoje tenho 28 anos, sou casado e ganho em torno de 1 salário minimo por mês e não tenho condições financeiras de pagar uma Universidade. Moro em um imóvel cedido e não tenho bens. As regras atuais do Prouni me condenam a não conseguir uma Bolsa pelo fato de ter estudado sempre em escolas particulares. A minha situação atual não é levada em consideração? Existe alguma outra opção? Aguardo respostas.

    1. Guilherme Santos disse:

      Infelizmente não amigo, Prouni somente para pessoas que concluíram o Ensino Médio em escolas Estaduais.

    2. andré ricardo disse:

      Mesmo caso meu. Fiz um ano de supletivo quando tinha 23 anos. Uns 20 anos depois fui aprovado em Psicologia pelo Prouni e fui desclassificado por não ter sido bolsista 100%. Há alternativas. Procurar a defensoria pública da união da sua cidade ou região e entrar com um uma Ação de Mandado de segurança com pedido de tutela antecipada no caso de passar. Falsificar um atestado no qual atesta que você foi bolsista durante todo o periodo que estudou em ensino médio Ou tentar uma Federal, mas aí , se voc~e ganha pouco, não vai conseguir se sustentar nela , mesmo pegando bolsa de moradia e Alimentação, já que os custos são altos. Até há aguns anos um atestado dificilmente era checado. Eu tinha um modelo de Ação de mandado de segurança contra esta regra draconiana que pune pra sempre quem um dia fez uma merda de supletivo ou escola particular, A realidade que devia constar é a atual e nçao a pretérita

      1. Leticia disse:

        olha o mesmo caso que eu ,fiz só o terceiro ano na escola particular no eja ainda ,mas era pago (todo restante em escola publica).Meu arrependimento é tanto que queria saber se tem a possibilidade de refazer o terceiro numa escola publica

      2. Bruna Moraes Martins disse:

        André não sei se você poderia me ajudar. Eu cursei apenas o primeiro ano do Ensino Médio em escola particular, mas a minha renda é baixa. Não sei o que fazer, eu queria muito cursar medicina mais a nota de corte do SISU é muito alta (eu já estudo há vários anos e acho que eu não conseguiria alcança-lá), minha única esperança seria o PROUNI, mas tenho esse entrave. Meu e-mail: bruna_m@outlook.com.br

  10. Marcos de Jesus Lacerda disse:

    Bom dia,
    Estou tentando efetua minha inscrição no Prouni, mas não estou conseguindo.
    aparece uma mensagem dizendo que não possuo os requisitos para finalizar o cadastro

    minha Nota do Enem : 495 pontos.

    aguardo resposta!!

  11. Ola não consigo fazer as inscrições do PROUNI acho que meu CPF esta restrito isto tem alguma coisa a ver . minha noto no ENEM foi ótima 1961 foi o resultado. preciso de resposta urgenteeeee

  12. Júlia disse:

    Bom dia!

    Meu namorado está concorrendo a uma bolsa integral no Prouni. A nota de corte já ultrapassou a dele, mas ele quer esperar a segunda chamada e manifestar interesse pela lista de espera.
    Ele também está pensando em participar de um programa de Bolsa Mérito de outra faculdade, caso não consiga a bolsa do Prouni na primeira chamada. Essa Bolsa é oferecida pela própria faculdade e é calculada a partir da nota do Enem, mas não tem a ver com o Prouni

    Minha dúvida é: Ele pode manifestar interesse na lista de espera do Prouni mesmo que se matricule nesta segunda faculdade, com o processo próprio de Bolsa Mérito que ela oferece?

    1. kall dias disse:

      Sim ele pode se inscrever na faculdade e participar da lista de espera, e até remanescentes do Prouni, meu filho estava há quase um ano fazendo faculdade e conseguiu 100% pelo Prouni. BOA SORTE!

  13. Maicon disse:

    Qual a diferença entre o curso da primeira opção e o da segunda opção?
    Por exemplo, escolho ADM como segunda opção e outra pessoa com a mesma nota o escolha como primeira opção, essa pessoa terá prioridade?

  14. MAYARA disse:

    Boa noite, me escrevi para bolsa parcial (50%) do Prouni, mas cometi um erro coloquei os valores aproximados da renda familiar pois não possuía os contra cheques no ato na inscrição e realizei a mesma de ultima hora.
    Caso seja selecionada posso perder a bolsa por erro de informação incorreta???

    1. Maira disse:

      Tambem quero saber

  15. Guilherme Santos disse:

    Fiz minha inscrição no prouni, com o endereço dos meus pais (pois recebo correspondências lá), mas tenho 19 anos e moro com a minha avó, passei na bolsa integral e não consigo mudar mais o endereço. Posso perder minha bolsa por isso?

  16. Maria disse:

    Me inscrevi no Prouni, mas não fui bolsista na Instituiçao Particular na qual estudei. Fui Pré-Selecionada em um curso, bolsa integral. Haveria algum problema se a Instituiçao me disponibilizasse uma Declaraçao de Bolsista?

  17. carmem disse:

    Oi,eu moro apenas com a minha irmã e é ela q me sustenta,quando fiz a inscrição do prouni a carteira de trabalho dela estava assinada no valor de 760 reais,porem esta semana o valor foi reajustado passando para 855 reais,declarei no prouni o valor de 800.Tem algum problema?

    1. Dani disse:

      Oi passei pela mesma situação você já descobriu se issso interfere em algo? Estou mto preocupada

    2. É isso ! disse:

      Acredito que nao . O valor para o prouni nao pode ultrapassar a renda de um salário mínimo e meio por pessoa ,ou seja, ainda que o salário tenha aumentado , no seu caso, não ultrapassa o limite , como o reajuste aconteceu após o cadastro o máximo que pode acontecer é uma atualização de dados.

  18. Flávia disse:

    Bom dia, consegui bolsa integral para o curso de pedagogia agora em 2015, mas queria o de para o curso de fisioterapia. só que minha nota foi muito baixa para esse curso. Se eu fizer o enem novamente e conseguir uma nota melhor posso cancelar essa bolsa e tentar conseguir outra para o curso de fisioterapia?
    Obrigado

    1. Flávia, não necessita cancelar a bolsa obtida anteriormente para poder ou ter o direito de aderir a uma nova bolsa, basta que tenha todos os critérios exigidos pelo programa e se inscrever no próximo edital, ao ser contemplada com uma nova bolsa, assine o termo de concessão desta mesma, ao fazer esse procedimento a bolsa que tinha anteriormente será cancelada automaticamente.

      Fonte: Trabalho para o MEC.

  19. Raquel disse:

    Fui contemplada com uma Bolsa Remanescente do PROUNI de 100%, assinei o Termo de Concessão no dia 26/03/2015 e fiz a matrícula, solicitei o Termo de Suspensão de Usufruto da Bolsa para iniciar no próximo período letivo, conforme o edital do PROUNI n° 8 de 19 de março de 2015, parágrafo 5.2, nos casos em que a matrícula do estudante para a qual a bolsa remanescente foi concedida for incompatível com o período letivo da IES, acarretando sua reprovação por faltas, a instituição deverá emitir o Termo de Concessão de Bolsa e suspender seu usufruto até o período letivo seguinte, nos termos dos artigos 6° e 7° da Portaria Normativa do MEC n° 19, de 20 de novembro de 2008.
    Solicitei este termo para a Coordenadora representante do PROUNI na Faculdade, até agora ela diz que não pode me dar o termo porque a BOLSA ainda não entrou no sistema.
    Eu ligo para ela, o telefone nunca atende, vou até a Faculdade, pedem para voltar daqui um mês. Só enrolando.
    Eles podem cobrar, devido a minha bolsa não ter entrado no sistema?
    Podem suspender a bolsa e ela pode alegar que eu abandonei o curso?
    Onze dias se passaram desde que eu realizei a matrícula, até agora não fez o Termo de Suspensão da Bolsa. Ela não me deu nenhum protocolo de todos atendimentos solicitados, tanto por telefone como pessoalmente. Oque fazer??

    1. Raquel, Envie seu questionamento no seguinte endereço http://siteprouni.mec.gov.br/contato.php faremos a análise do caso e responderemos no seu email.

  20. Luiz Henrique disse:

    Eu cursei um ano do ensino médio na rede privada com desconto na mensalidade e nos outros dois anos eu ganhei bolsa integral. Nesse caso , eu não poderia estar participando do Prouni não ?

  21. Ygor disse:

    Tenho uma pergunta que está me matando:
    Tenho 18 anos e moro com uma avó divorciada, só eu e ela. Ela tem renda baixa e eu não tenho emprego ou qualquer fonte de renda. Meus pais são donos de empresa, possuem renda alta, mas não me ajudam em nada, pois sou maior de idade e eles se recusam a me sustentar, não dependo mais deles.
    Posso me inscrever no prouni? O que vai contar é só minha avó, ou meus pais também serão investigados? Mesmo com eles tendo renda alta, por eu não depender deles, posso ganhar a bolsa?
    Pelo que li, o negócio é minha avó declarar que moro com ela e só, o resto é comprovar a renda dela. É isso mesmo?

    1. Patrick disse:

      tô na mesma situação, não sei como proceder!

    2. É isso ! disse:

      Sua avó declarando que você mora com ela o que vai ser levado em consideração é a renda da casa onde você reside. Acredito que não terá problemas uma vez que é maior de idade e não tem ajuda financeira de seus pais .

  22. Lucas de almeida silva disse:

    Ola eu tenho mais de 18 anos e consegui o certificado do ensino medio fazendo o enem, tenho direito so pro uni ?

  23. Gizelia disse:

    Sou estudante da rede pública do ensino médio regular, posso fazer o prouni? A renda da minha casa é 2 sálarios mínimos.

  24. Gleiciane disse:

    Ola, eu fui contemplada com uma bolsa de 50%, mas ao fazer a renda familiar, errei, vou precisar fazer o fies também, mas vou ter que colocar a renda bruta familiar diferente, tem algum problema?

  25. Angela disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se com 58 anos posso me inscrever no PROUNI.

    1. Annyara disse:

      Sim, não tem limite de idade no ProUni.

  26. Rute sena disse:

    Olá bom dia ,gostaria de saber tendo eu a bolsa de 50% da prouni a qual o valor total do curso é de 640 porque a faculdade me cobra no boleto 422 e pago até o último dia útil do mês anterior tenho desconto de 225 ,o q fico a pagar 197…não entendo pq já fiz as contas em desconto de 640/50%=320 -225 do último dia útil q todas as faculdades concede me resta pagar 95 não é ?????pq gostaria de saber se to correta ou não,desde já obrigado.

  27. sandy disse:

    Estou com uma dúvida, é semelhante a uma questão anterior. Irei republical-lá para eviter grandes textos. A seguir:

    Ygor em 17 de

    Responder

    junho de 2015 às 13:46 disse: Tenho uma pergunta que está me matando: Tenho 18 anos e moro com uma avó divorciada, só eu e ela. Ela tem renda baixa e eu não tenho emprego ou qualquer fonte de renda. Meus pais são donos de empresa, possuem renda alta, mas não me ajudam em nada, pois sou maior de idade e eles se recusam a me sustentar, não dependo mais deles. Posso me inscrever no prouni? O que vai contar é só minha avó, ou meus pais também serão investigados? Mesmo com eles tendo renda alta, por eu não depender deles, posso ganhar a bolsa? Pelo que li, o negócio é minha avó declarar que moro com ela e só, o resto é comprovar a renda dela. É isso mesmo?

    1. Hener disse:

      Sandy, veja o que diz a portaria normativa do Prouni 2015 em relação ao processo de apuração de renda:

      Art. 11. Para fins de apuração da renda familiar bruta mensal per capita de que
      trata esta Portaria, entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais
      pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou
      tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo
      domicílio.
      § 1º A renda familiar bruta mensal per capita será apurada de acordo com o
      seguinte procedimento:
      I – calcula-se a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros do
      grupo familiar a que pertence o estudante, levando-se em conta, no mínimo, os três meses
      anteriores ao comparecimento do estudante para aferição das informações pela instituição;
      II – calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados após a aplicação
      do disposto no inciso I; e
      III – divide-se o valor apurado após a aplicação do disposto no inciso II pelo
      número de membros do grupo familiar do estudante.

      Veja a portaria na íntegraa.

  28. Natalia disse:

    Gostaria de saber a pesseoa ja escrita para o enem , consegue ou n tiram o histórico de escolaridade ? Ou para retirar tem que fazer o enem ?

  29. RUTE ESTER disse:

    Olá. Por favor respondam minha pergunta..
    Eu já estou matriculada na Faculdade, e esse semestre me inscrevi no prouni para bolsas remanescentes na esperança da minha faculdade ter vagas remanescentes, Porem a única vaga que tem é pra outra faculdade e quando vou me inscrever aparece a pergunta se eu estou matriculada naquela instituição.
    Já liguei na faculdade para saber mas ninguém sabe me responder se eu conseguiria essa bolsa transferindo a minha matricula para lá ate o fim do ano. Gostaria de saber se consigo a bolsa remanescente em outra faculdade fazendo a transferência da minha matricula? e se alguém já passou por isso?

    Desde já agradeço.

  30. Gabriela disse:

    Olá, queria exclarecer uma dúvida: Não moro com meus pais, eles moram em outra cidade bem distante da minha, ou seja, não tenho contato algum com nenhum deles. Então, gostaria de saber se alguma documentação deles será exigida para matrícula do prouni caso eu consiga uma bolsa.

  31. Bruna disse:

    Eu tenho uma bolsa parcial do prouni (50%), eu posso me inscrever neste ano para concorrer a 100%?? Obrigado

  32. davi disse:

    Posso fazer um curso particular por 1 ano, depois tentar conseguir o restante do curso de graça pelo Enem ?

  33. Fernanda disse:

    Eu cursava pedagogia com bolsa integral,mais não tive 75% de aproveitamento e perdi a bolsa,mais eu posso fazer o ENEM de novo para conseguir outra bolsa?

  34. mary disse:

    Meu filho tem 50% de bolsa do PROUNI, gostaria de saber se ele pode tentar conseguir outros 50%, ele ja esta estudando , e fez o ENEM 2015.

    1. deyvid wilson disse:

      tb quero saber sobre isso, ja que curso engenharia civil com bolsa de 50% e estou com dificuldades em manter o restante da mensalidade, gostaria de saber se posso concorrer outra vez para a bolsa de 50% na mesma instituição e assim ficar sem mensalidade ?

  35. Amannda Taborda disse:

    Vou para o 3° semestre.
    ainda posso fazer prouni?

  36. Estou no 3° semestre.
    Ainda posso fazer prouni?

    1. É isso ! disse:

      Sim . Você pode tentar o prouni dentro do seu tempo total de faculdade, ou seja, até para o último período, mas a bolsa passa a valer a partir do período que você conseguir .

  37. Ana disse:

    Olá gostaria de saber se só posso tentar uma faculdade? Ou posso tentar mas de uma no prouni? Obg

  38. Giselle disse:

    Eu estudei o ensino médio inteiro em escola particular com bolsa de 50%, tenho como utilizar o prouni? A renda de casa é 1 salário mínimo

  39. Luma valeria disse:

    ola gostaria de saber se com 540 pontos consigo meia bolsa do proune?

  40. maria da conceição santos ferreira disse:

    Porque o resultado de alguns está em processo de auditoria?

    1. ceiça santos disse:

      Porque o resultado do Enem 2015 de alguns não saiu, está em processo de auditoria. Não entendi.

  41. Camila Souza Diniz disse:

    Consegui concluir o ensino médio pelo enem, e tive uma boa pontuaçao.
    Serà que consigo bolsa pelo prouni?, tenho duvidas, nao sei se pessoas que concluem o ensino medio pelo enem podem ganhar bolsas pelo sisu ou prouni.

  42. Gabriel Aguiar disse:

    Olá. Gostaria de saber o seguinte: meu pai não mora comigo, e não contribui com as despesas de casa. Moro com minha mãe e com o meu padrasto. Gostaria de saber se na fase de comprovação de informações, devo levar o comprovante de renda do meu pai também. Desde já, obrigado.

  43. Leticia disse:

    Oi gostaria de saber se tenho direito ao prouni ou sisu .. Estudei o fundamental em escola particular e o 1 ano do ensino médio Tbm (sem bolsa) e estudei o 2 e o 3 ano do ensino médio em escola estadual .. Tenho direito ?!
    Obrigada abraços

  44. ISABELA MENDES disse:

    ESTOU CURSANDO A FACULDADE VOU PARA O 3 SEMESTRE , QUERIA SABER SE CONSIGO GANHAR BOLSA PRO UNI PARA O 3 SEMESTRE ?

    OBRIGADO ..

  45. Sátiro disse:

    Olá, sou bolsista do PROUNI, caso eu consiga uma bolsa pelo SISU poderei fazer e continuar com os 2 cursos? ou terei que abrir mão de um?

    1. Maira disse:

      Pelo que eu sei vc tera q abrir mao de um…

  46. Luiz Henrique Alves disse:

    Vou fazer o 3° do ensino médio, porém consigui atingir a nota mínima para o prouni (quando ainda cursava o 2°), eu tenho direito a uma vaga garantida quando eu terminar o ensino médio?

    1. Annyara disse:

      Não, a sua nota do enem é valida para participar de programas do governo apenas no proximo ano da realizacão do exame, no caso se fez o enem em 2015 poderá utilizar a sua nota para o Prouni e o Sisu de 2016, logo, em 2017 não poderá usar sua nota de 2015.

  47. Rayssa disse:

    olá, tirei 475,5 no enem. consigo uma bolsa de50% em alguma faculdade pelo prouni?

    1. Annyara disse:

      Sim, consegue concorrer a bolsa, a média minima para o Prouni é de 450 pontos e não ter tirado 0 na redação.

  48. jullian disse:

    Fiz quase todo ensino médio em escola publica só o ultimo ano que fiz não presencial e em escola privada.. Fiz o enem agora gostaria de saber se posso ou não me escrever no prouni

  49. Larissa disse:

    Tirei uma boa nota no enem 2015 e tenho possibilidades de passar na pública pelo sisu, estou no primeiro ano do meu curso que ganhei bolsa pelo prouni, posso fechar a bolsa do prouni e iniciar outro curso na pública sem problemas.

  50. ALINE disse:

    Olá posso me escrever no PROUNI se não estou matriculada em uma faculdade ainda??

    1. Annyara disse:

      Pode sim, no ato da inscrição aparece se você já está matriculado ou não.

  51. isabel disse:

    minha filha estudou o 1ano do ensino medio em escola particular. e o 2 e 3 anos em escola do estado ela pode se inscrever no prouni. ?

    1. Annyara disse:

      Acredito que ela pode ganhar meia bolsa, se não me engano.

  52. Emillyb disse:

    Gostaria de saber se eu conseguir meia bolsa pelo vestibular é válida a outra meia bolsa do enem pelo prouni também? Formando assim uma bolsa integral

  53. nayara disse:

    Estou quase me formando, sou bolsista prouni 100%, após o termino do meu curso, posso fazer outra graduação pelo prouni com bolsa 100%?

    1. Annyara disse:

      Não, o prouni é valido apenas para a primeira graduação. Li isso em algum lugar no site do MEC.

  54. Daiana disse:

    Oie!
    Gostaria de saber se prestar a prouni de 2015 e conseguindo a metade da bolsa, se eu poderia tentar fazer novamente o Enem, quero poder ganhar uma bolsa integral.

    Obrigada!

  55. Fatima disse:

    minha filha fez um curso tecnico(superior) de recursos humanos com duração de dois anos,ela pode concorrer ao pro uni?

  56. Beatriz disse:

    Eu me inscrevi, na faculdadena de registro para nutrição, mais quando vou procura-la pra fazer a inscrições no prouni não aparece, aparece todos os outros cursos menos nutrição, o que eu faço?

  57. Débora disse:

    Estou com problemas para fazer minha inscrição no Prouni. Quando entro no aba “Cursos”, na qual eu teria que escolher duas opções, aparecem apenas 10 opções de curso em apenas uma universidade (FAGU) em Guarujá-SP, minha cidade. Já me informei na faculdade na qual pretendo fazer minha inscrição (Dom Domênico) e eles disseram que há sim, cursos disponíveis para o Prouni. Tentei, inclusive, buscar opções em Santos. Mas, quando clico no curso escolhido, aparece a mensagem:”Não há oferta disponível para o termo especificado.”. Alguém está tendo o mesmo problema?! Estou MUITO PREOCUPADA. Obrigada.

  58. Everton disse:

    Eu fiz meu ensino médio e fundamental em escola publica mas no 3 ano depois de uns 2 meses na escola publica eu mudei para a particular por problemas pessoais, com isto eu posso me inscrever no prouni?

  59. Luciana disse:

    minha avó pagou minha escola no ensino médio, Ela foi responsável financeiro, minha mãe esta desempregada e vivemos com pensão alimentícia,posso concorrer uma vaga no prouni ?

  60. Marcos Vinicius Pimenta disse:

    Me classifiquei no SISU, porém ainda não me matriculei na universidade. Na hora da inscrição no PROUNI, devo selecionar a opção de vinculo com instituição publica de nível superior ou não?

  61. Raphaella disse:

    Estou cursando o 5º semestre de Administração, fiz o enem e nas vagas do prouni minha faculdade não estava, selecionei duas outras, eu vou continuar do 5 semestre ou terei que voltar desde o primeiro ?

  62. Mariana da Silva Ferreira disse:

    Abri uma empresa no MEI a 3 meses e ainda não obtive retorno.
    Moro com minha irmã q recebe apenas 1 salário.
    Não tenho contato com meus pais q moram longe.
    Sempre estudei em escola pública.
    Será q consigo um curso EAD pelo Prouni?
    Não tenho condição nenhuma de pagar um curso.

  63. Natasha disse:

    Na minha casa são 6 pessoas só a minha mãe trabalha de carteira assinada e meu é autônomo sem nenhum registro , o que eu faço? Coloco a renda do meu pai tbm ou so da mha mãe pra 6 pessoas?? Ou coloco só eu e ela??

    1. É isso ! disse:

      Você deve colocar a renda e comprova-las. Para o caso do autônomo , existem alguns documentos que comprovam uma renda média que deve ser feito por algum contador , como por exemplo o decore . Referente a quem colocar , você deve colocar todos os dependentes dessa renda total, logo essa renda total será dividida para tdos, gerando a renda média por pessoa dependente.

  64. Leonardo disse:

    Fiz o Enem 2015 e como não terminei o Ensino Médio completo, solicitei para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.Ultrapassei todos os pontos mínimos que é exigido para obter o certificado.Gostaria de saber, se posso me inscrever no programa do Prouni ?

  65. Juliana disse:

    Moro sozinha como declarar pro prouni botei só a minha renda mais a etapa não passa adiante é preciso por um grupo familiar mais não tenho oq eu faço?

  66. Juliana disse:

    Sou casada legalmente porém meu esposo é funcionário público e mora em outra cidade. Gostaria de saber se posso fazer a inscrição e não informar a renda dele… Como falei ele mora em outra cidade…

  67. wyllana-prado@hotmail.com disse:

    Meu irmão mora em outra cidade, porém veio fazer a inscrição do PROUNI em manaus, tem algum problema eu colocar meu endereço pra ele?

  68. Ozeládia disse:

    Bom dia,
    Se tenho uma familia e tipo tres trabalham e um nao, aí somo a renda e divido por todos os membros da familia, certo?! Mas aí pego esse valor e coloco lá na aba do questionário que o Prouni pede, o valor individual que obtive com a divisão por cada membro? é isso?

  69. Jhon Pietro disse:

    Estou tentando cursas administração na cidade de Ribeirao Preto e consigo ver apenas opções de 50% da bolsa de estudo.Gostaria de saber se isso é por conta da universidade, ou por conta da minha nota?
    Tive 590 pontos de media e 640 em redação.

  70. Annyara disse:

    Olá, tudo bem ? Estou com uma duvida, moro com a minha mãe e minha filha de 2 anos, mas nenhuma de nós podemos comprovar renda, pois, a nossa renda vem direta do meu avô, não declaramos renda e nem temos nenhum documento que comprove, posso colocar a renda igual a 0,00 ? Como posso explicar isso para o cordenador do Prouni na universidade se for selecionada? Muito obrigada, aguardo um retorno.

  71. luciane disse:

    qual o salário que está valendo para o calculo da renda bruta 788 ou 880?

  72. Denise Batista da Costa disse:

    Estudei a minha vida toda em escola publica, perdi o ultimo ano porque não consegui conciliar escola e trabalho. Voltei a estudar no ano seguinte mas paguei supletivo (que é considerado particular). Mas no questionario só tem essas opções:
    3- Em que escola o candidato cursou o ensino médio? *
    Em escola da rede pública durante todo o ensino médio
    Em escola da rede privada na condição de bolsista integral da própria instituição
    Parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada na condição de bolsista integral da instituição
    Parcialmente ou durante todo ensino médio em escola da rede privada sem ter sido bolsista integral da própria instituição

    Qual devo marcar, ja que estudei parcialmente em escola da rede publica e parcialmente em privada sem ser na condição de bolsista ?
    Pensei em marcar a terceira opção, mas teria que comprovar que era bolsista, e eu nao fui.

    ME AJUDEM!!!

    1. VILANI disse:

      Olá você teve resposta?

  73. Alexia Flores disse:

    Gostaria de saber quantas chamadas tem o prouni ??? Quero cursar enfermagem

  74. Jonatan Garcia disse:

    No ano de 2015 ganhei uma bolsa de Administração pelo Prouni, fui na faculdade mas não cheguei a confirmar a matricula, algumas pessoas me disseram que quem já ganhou bolsa uma vez não ganha de novo, posso fazer o próximo Enem ou não?

  75. Karine sr disse:

    Estou com uma dúvida, é semelhante a uma questão anterior. Irei republical-lá para eviter grandes textos. A seguir:

    Ygor em 17 de

    Responder

    junho de 2015 às 13:46 disse: Tenho uma pergunta que está me matando: Tenho 18 anos e moro com uma avó divorciada, só eu e ela. Ela tem renda baixa e eu não tenho emprego ou qualquer fonte de renda. Meus pais são donos de empresa, possuem renda alta, mas não me ajudam em nada, pois sou maior de idade e eles se recusam a me sustentar, não dependo mais deles. Posso me inscrever no prouni? O que vai contar é só minha avó, ou meus pais também serão investigados? Mesmo com eles tendo renda alta, por eu não depender deles, posso ganhar a bolsa? Pelo que li, o negócio é minha avó declarar que moro com ela e só, o resto é comprovar a renda dela. É isso mesmo?

  76. Pâmella bandeira de Sousa disse:

    Olá, tenho 17 anos gostaria de saber se posso participar do prouni, no primeiro semestre do primeiro ano do ensino médio eu fiz em escola particular não tive condições e fiz o segundo semestre do primeiro ano e o resto do meu ensino médio em escola pública. Eu posso participar do prouni ?

  77. Lucas disse:

    A bolsa parcial ou integral é a gente que escolhe lah na inscrição ou eles avaliao o curso e a renda pra dizer????

  78. Renata disse:

    Me inscrevi para o prouni e coloquei uma renda de 800,00, no entanto ninguém tem registro em carteira. Como posso comprovar renda ?

  79. Perdi o Enem esse ano, posso pagar uma faculdade particular o primeiro ano e depois o restante do curso pegar uma bolsa no prouni?

  80. Ezequiel Ribas Sampaio disse:

    Fui pré selecionado no Prouni mas a casa onde moro com minha família não tem documento, é num loteamento irregular, e foi comprada de um antigo dono que provavelmente comprou de outra pessoa. As unicas comprovações que moramos no terreno a mais de 15 anos são um recibo (que talvez não exista mais) e antigas faturas de água e luz. Como fazer pra comprovar isso pro Prouni? Meu pai (que foi o comprador) tem que fazer alguma declaração ou algo do tipo?

  81. Fernanda ferreira disse:

    Olá, me inscrevi no ProUni mas não consegui bolsa integral, como faço pra tentar bolsa parcial?

  82. Débora Camargos disse:

    boa tarde, consegui uma bolsa de 50% pelo prouni, mas tenho condiçoes de começar o curso apenas no meio do ano. Minha Bolsa é valida ate o meio do ano 2016?

  83. Nely disse:

    Eu passei para direito em uma faculdade, por motivos de greve na instituição que curso o ensino médio, IFF, fui impossibilitado de entrar no primeiro semestre. Por eu não entrar nesse semestre, eu tenho que justificar em algum luga, para não ser impossibilitado de fazer inscrição no Prouni do segundo semestre?

  84. Brenda Pedersini disse:

    Olá, tenho uma dúvida, eu botei minha renda familiar quando me inscrevi para o prouni, porém agora na hora de conferir não tinha ninguém na minha renda familiar, o que eu faço?

  85. katia rios disse:

    Me ajudem por favor! Meu nome é Káta, prestei o enem, obtive uma media que da pra integrar no prouni no curso que escolhi. Mas sou aluna de escola particular na condição de bolsista, porem 50%, mas meu pai nunca pagou as mensalidades do colegio, pois minha mae perdeu o emprego no ano de 2015 e meu pai hoje trabalha como zelador de um predio e tem uma renda de no maximo 1.500 reais, somos uma familia de 5 pessoas, so meu pai esta empregado, e estou desesperada, pois não sei o que fazer. Como fazer minha matricula, aonde devo ir, a quem devo pedir? Me ajudem! Estou desesperada. =|||

  86. Andreza disse:

    Olá, tenho 21 anos e estudei a vida toda em escola pública, esse mês estarei me mudando pra São Paulo, irei morar com duas amigas, porém, na Inscrição do Prouni eu coloquei a renda da minha família que mora no Paraná. Gostaria de saber como faço pra provar que moro com amigas e que não dependo dos meus país, pois sou brigada com eles e não tem como eu pedir os documentos comprovantes de renda.

  87. gleiciane disse:

    eu ganhei uma bolsa no sisu e outra no prouni, porem eu não posso cursar esse ano, tem algum problema? isso pode me prejudicar no próximo ano?

  88. Fabrício disse:

    Olá fiz minha inscrição em um endereço, contudo me mudei. Na entrevista do prouni levei o documento do endereço novo. Tem algum problema se não bater no da inscrição?

  89. Elisangela Silva disse:

    Olá gostaria de saber se eu consigo ganhar 50% na parcela da faculdade pelo prouni, e como eu faço.Eu consegui 480 pontos e na redação consegui 50%.Mas nao consigo saber se ganhei alguma porcentagem de desconto.

  90. Laura disse:

    Oi,fiz o enem tirei 280 na redação e não fiz 450,00 pontos posso entrar em alguma faculdade sem pagar.

  91. Cristiano disse:

    Eita azar! fiquei em 4° lugar. Na primeira chamada chamou 1 candidato e dos outros dois na minha frente um passou em outra opção de curso. Então na real estou em 3° lugar, porém na segunda chamada chamou só mais 1 ou seja sou o primeiro da lista de espera de cotas mas o problema é que a lista de espera a seleção é geral aí vai saber qual vai ser minha posição. Que azar! parece que não vou fazer engenharia elétrica que já é mina área, vou ter que fazer física pelo sisu.

  92. Pamella disse:

    olá faço um curso em uma faculdade com bolsa do art.170, consegui prouni em outra faculdade 100% em outro curso EAD tenho que optar por um curso ou posso fazer os dois ?

  93. Lucas Bastos disse:

    Curso 8 P de engenharia civi em uma faculdade e tenho 50% pelo prouni na mesma .. Consegue para outra cidade 100% pelo prouni, e eu não gostaria de transferir de faculdade pois irei perder um semestre por causa da grade.. Qual meu direito em relação a transferência de bolsa? Posso transferi-la? São obrigados ou podem recusar a transferência para outra faculdade

  94. zanne_ribeiro@hotmail.com disse:

    Minha irmã já tem bolsa parcial, fez o enem e foi selecionada bolsa parcial de novo no mesmo curso, não estão quetendo aceitar por que? Isso é correto?

  95. Ana Clara disse:

    oi eu gostaria de saber sobre algo, no último dia de inscrições eu fiz a minha, porém por falha do mouse acabei colocando que não estava matriculada na instituição mas minha matrícula havia sido feita naquele mesmo dia. quando eu reparei o erro tentei corrigir mas o meu computador parou de funcionar (vírus). e eu não consegui mais arrumar. acontece que agora eu passei na segunda chamada e este erro prevalece! tenho todas as chances de perder a bolsa por este erro não é?

  96. Nathália Tantchesca disse:

    Consegui bolsa de 50% no PROEM, mas agora fui pré-selecionada na 2° chamada do PROUNI pra bolsa integral na mesma Faculdade. Eu tenho que levar toda documentação novamente?

  97. wallisson castanon disse:

    Boa tarde,
    Tenho 100 % de fies. Eu posso fazer inscrição para o prouni e tentar bolsa de 100% do curso que estou fazendo?

  98. michelly disse:

    como posso comprovar a minha renda familiar com minha mãe não sendo registrada?

  99. Patricia disse:

    Sou cadastrado no MEI,sou autonoma em decoração com balões,meu marido esta desempregado,não temos como comprovar renda.Estamos inscritos na Bolsa Familia,minha familia é composta de 5 pessoas,dois adultos e tres crianças.Estou na lista de espera para a segunda chamada.Tenho chance de obter a vaga?

  100. bruno disse:

    nao inclui meu pai no grupo familiar, estou eliminado?

  101. MIRANEIDE disse:

    Olá, POR FAVOR ME AJUDE A ESCLARECER ESSA DUVIDA.
    Me escrevi no PROUNI e estou na lista de espera só que na fase da inscrição do membro familiar só coloquei apenas 1 pessoa que é EU. Na renda coloquei 00,00. Como posso comprovar uma renda que não tenho??

  102. Luiz Fernando disse:

    Um aluno no final da graduação (que utiliza o Fies) tem direito a ganhar uma bolsa no prouni e trocar de curso? na mesma instituição
    E no caso de só faltar as horas complementares será que pode?

  103. deivid disse:

    consegui uma bolsa 100%,mas já faço faculdade e eu pago,esse curso que consegui é em outra área,será que posso fazer as duas já que sao a distância?

  104. GISELLE VIANA DA SILVEIRA disse:

    Boa noite fiz a inscriçao no pruni e estou com os documentos para levar so que nao tenho como comprovar a renda da minha tia que na epoca morava comigo mas hj ela mora em outra casa eles aceitam assim mesmo

  105. Jardel disse:

    Se eu fazer o enem e ganhar uma bolsa pelo prouni,eu sou obrigado a fazer faculdade no ano seguinte ou não?? ajudem ai

  106. Fernanda disse:

    O aluno que já está ingresso na faculdade e passar no prouni para o mesmo curso/faculdade pode adquirir a bolsa em qualquer semestre ou tem algum limite? Por exemplo pessoas que estão no nono semestre não pode mais ter acesso a bolsa?

  107. Eliézer Furtado Barbosa disse:

    Boa tarde.
    Sou formado no curso técnico de radiologia (este eu paguei), posso concorrer a uma bolsa no prouni?

  108. viviane hipólito disse:

    Eu ganhei uma bolsa prouni integral (100%) ,mais foi pela lista de espera agora em março , terei que pagar o mês de janeiro e fervereiro na instituiçao ?

  109. cleverson gonçalves disse:

    gostaria de saber se posso ganhar a bolsa pelo fato de ter estudado em escola publica até o segundo ano e no terceiro ano eu fiz por uma escola particular mais nao foi na condição bolsista tive que pagar

  110. Dara disse:

    Olá, estou cursando Pedagogia pela faculdade da Anhanguera EAD, e gostaria de saber se em junho quando abrir de volta o Prouni eu poderia participar para conseguir a bolsa mesmo já estudando sem afetar a faculdade ?

  111. Hermom Mendes disse:

    Eu conquistei a bolsa do Prouni, porém tenho uma dúvida terrivel, ouvi que a bolsa paga 400 R$ mensais. Isso é verdade?

    1. Pedro Ivo disse:

      Ouvi falar que tem uma ajuda de custo, mas só pra quem tem bolsa integral no site tem mais informações e não sei quanto ao valor

  112. Moro apenas com a Minha mãe e ela está desempregada e não recebe seguro desemprego e eu ainda não trabalho, qual renda devo colocar?

  113. Anandara Vanzella da Silva disse:

    Eu começei a faculdade com o fies e agora consegui o prouni se eu pedir o cancelamento do fies posso ter ele novamente

  114. EDUARDO disse:

    Bom dia, consegui me inscrever em vaga remanescente do Prouni 2016 para Ciências Biológicas, mas estudo na mesma IES Medicina, no edital fala que é possível transferir para cursos afins até 1/5 do número de vagas ofertadas pela IES, o que significa isso, alén das vagas ofertadas a IES pode aceitar mais 1/5 ou tem que haver vagas no curso para receberem a transferência? pode se aceitar esta transferência para Medicina ou existe alguma norma ou lei que impessa? Vou entregar a documentação na IES amanhã dia 30/03/16.

  115. Pedro Ivo disse:

    Boa tarde, gostaria de saber passei no Prouni bolsa integral! Porém não moro com família sou só eu e minha namorada! No momento desempregado então dependo dela financeiramente. No site do Prouni no ato da inscrição só coloquei eu e ela. Na hora de eu apresentar os documentos, eu tenho de mostrar os documentos dela e a carteira de trabalho já que não declara imposto de renda. Será preciso eu mostrar algum documento de união estável ou algo assim? Pq eu dependo dela e só namoramos

  116. Jorge disse:

    Pessoal curso Eng. computação, em faculdade publcia (UEPG), gostaria de fazer adm em uma particular pelo prouni, será que posso cursar as 2 ao mesmo tempo?

  117. Giovana disse:

    Olá,

    Por gentileza, já faço um tecnólogo (graduação), gostaria de saber se posso tentar a bolsa do prouni, fies ou sisu.

    Obrigada,

    1. Ainda estou cursando o terceiro ano do ensino médio!
      E gostaria de me inscrever nas vagas do ProUni 2016 no meio do ano, caso eu ganhei a bolsa 2016 do meio do ano ,as aulas como bolsista vão começar em 2016 no meio do ano , ou a bolsa pode ser usada em no incio de 2017?

  118. Otávio disse:

    Ganhei a bolsa 100% para Ed.Fisica mas a faculdade fica muito longe da minha casa e pelos horarios do meu trabalho não terei como chegar a tempo…

    Tem como transferir ou cancelar a matricula para participar do prouni segundo semestre e ver se consigo algo mais perto?

  119. va disse:

    Olá, sou bolsista de direito pelo prouni em 100% mas gostaria de saber se, se minha renda familiar passar a ser superior a 1,5 salários mínimos, eu poderia transferir a bolsa para 50%.

  120. Thulio Medeiros disse:

    Fiz meu ensino o primeiro segundo e o primeiro bimestre em escola publica, mas mudei de cidade e fiz os 3 últimos bimestres em escola particular como bolsista eu consigo bolsa no prouni ?

  121. CpereiraA disse:

    Posso ser bolsista do prouni e ao mesmo tempo cursar uma faculfafe pagando? Cursar as duas?

  122. Maiara Barreto disse:

    Queria saber o seguinte, quando eu realizar a prova do enem estarei no 5° semestre, eu posso ganhar a bolsa pro 6° ? ? ou não ?

  123. Joshue Felix disse:

    Sou bolsista integral pelo PROUNI no curso superior. Eu posso fazer o enem novamente pra tentar conseguir uma outra bolsa integral para outo curso?

    1. Tatiane disse:

      Também tenho esta dúvida só que minha matricula está trancada, posso fazer enem e tentar a bolsa para outro curso?

  124. ana flavia disse:

    sou bolsista prouni,posso concorrer a bolsas remanescente prouni?

  125. Nubia Luz disse:

    Posso ter meia bolsa pelo Prouni e meia bolsa pelo Educa mais Brasil?

    1. Nubia Luz disse:

      Para o mesmo curso*

  126. Rafael Lima Castoldi disse:

    Bom dia,
    meu nome é Rafael e sou estudante no 3 ano ensino médio e fiz a prova do enem ano passado como treiner e gostaria de saber se eu poderia me inscrever para uma vaga do prouni neste segundo semestre de 2016 se as aulas forem iniciar no início do ano que vem, pois aí já terei acabado o ensino médio.

  127. deyvid wilson disse:

    quero saber sobre isso, já que curso engenharia civil com bolsa de 50% e estou com dificuldades em manter o restante da mensalidade, gostaria de saber se posso concorrer outra vez para a bolsa de 50% na mesma instituição e assim ficar sem mensalidade ?

    1. Franciele disse:

      Oi Bruna , VC fez o enem de novo pra concorrer? Também tenho 50% e quero tentar 100%
      Também quero saber

  128. SILMARA MENDONÇA DE FREITAS disse:

    ESTOU COM DÚVIDA NA COMPROVAÇÃO DE RENDA. NÃO MORO COM MEUS PAIS, MORO EM UMA REPÚBLICA EM OUTRA CIDADE, POIS PASSEI EM UM CONCURSO E PRECISEI ME MUDAR, PORÉM MEUS PAI VIVEM COM UMA RENDA DE UM SALÁRIO MÍNIMO E PRECISAM DA MINHA AJUDA, POR ISSO NÃO CONSIGO PAGAR UMA FACULDADE. NA INSCRIÇÃO COLOQUEI OS DOIS COMO MEU GRUPO FAMILIAR, E A SOMA DAS NOSSAS RENDAS NÃO ULTRAPASSA 1,5 SALÁRIO MÍNIMO POR PESSOA. MAS SERÁ QUE É ACEITO, MESMO ELES NÃO MORANDO COMIGO?

  129. kesley Rafa disse:

    Não estou conseguindo me escrever no prouni, esta dizendo que eu não apresento as codições necessarias.

  130. wythalo bandeira disse:

    Eu quero cursar arquitetura em palmas-TO mas no site do PROUNI não aparece o curso, porém alguns amigos tentaram e no deles apareceu o curso de arquitetura na FACTO e na ULBRA. Quero saber o por que disso.

  131. Eliton disse:

    como devo colocar na inscrição minha mãe a firma dela termina sexta, devo colocar a renda ou não?

  132. Herliene disse:

    Oi, eu ganhei uma bolsa integral do Pro Uni, no segundo semestre de 2016, fui pré – selecionada na primeira chamada. Gostaria de saber se vou ter que pagar a matrícula; e a bolsa cobre toda a duração do curso, e se ao final da graduação, vou ter que pagar alguma coisa?

  133. igor disse:

    ola gostaria de saber se me matriculando em um curso com bolça de 100% do prouni, não me adaptando ao curso, posso participar do prouni novamente para outro curso?

  134. Camilla disse:

    Passei na primeira opção só prouni, mas quero a segunda. Consigo participar da lista e espera para a segunda opção?

  135. Sara Noronha disse:

    Ainda estou cursando o terceiro ano do ensino médio!
    E gostaria de me inscrever nas vagas do ProUni 2016 no meio do ano, caso eu ganhei a bolsa 2016 do meio do ano ,as aulas como bolsista vão começar em 2016 no meio do ano , ou a bolsa pode ser usada em no incio de 2017?

  136. Natanael Jhunior Araújo de Oliveria disse:

    Fiz a inscrição do prouni deste ano d e2016 , mais na minah ficha de inscrição no grupo familia n aparece minha mae e fui chamado na 1 chamada Oq. Fazer agr

  137. Vitor Hugo Hister disse:

    Bom Dia,
    Fui pré-selecionado na primeira chamada do ProUni. Porém tive apenas uma semana para ir na cidade escolhida e fazer a confirmação de dados. Como não tenho disponibilidade para ir agora e moro muito longe da cidade em que fui pré-selecionado, fiz uma procuração pública e nome do meu Tio, que mora na cidade escolhida, para fazer a confirmação para mim. Mandei todos os documentos por sedex para que chegue à tempo. depois de mandar os documentos (todos autenticados no cartório, claro) lembrei que não enviei uma xerox autenticada da Carteira de Trabalho minha e nem dos integrantes do meu grupo familiar, e agora não da mais tempo de enviar nem se for por sedex 10. Eu não trabalho, meu irmão mais velho é profissional liberal e a Carteira de Trabalho dele nunca foi assinada por ninguém, e meu outro irmão não tem. Gostaria de saber se a Carteira de Trabalho é um documento obrigatório para a confirmação da documentação e se não for apresentada eu corro o risco de perder a bolsa.
    Agradeço desde já, sem mais.

  138. LUANA SILVA disse:

    Sou bolsista parcial do prouni, estou cursando o 8° período de engenharia civil, fiz minha inscrição para o ENEM 2016 , mas não consegui bolsa integral no mesmo curso e sim em engenharia de produção na mesma instituição, seria possível eu conseguir transferir de curso, para ter a bolsa integral?

  139. arlison disse:

    Olá, fui pré selecionado pelo ProUni. Fui na Universidade eles me deram um site para fazer uma inscrição, até aí tudo certo mais quando diz a inscrição no final apareceu um formulário pra imprimir só ki não consegui… e agora não sei mais como consegui lo novamente pois não abriu de novo pra imprimir. Alguém me ajuda? ?

  140. Sobelly Garcia disse:

    Boa tarde, eu entrei no prouni pela lista de espera, estou na nona posição de 16 vagas, quando fiz a inscrição do prouni coloquei na opção “Aluno deste curso/turno: Não” isso me faz perder a bolsa, porque eu ja curso o curso mas em outra instituição.

  141. Nelio Carvalho disse:

    Ola bom dia,
    Curso o 8° período de enfermagem com bolsa 100% pelo prouni, fui pré-selecionado para o curso de medicina em outra universidade, pelo tempo já cursado em enfermagem, faltando apenas 1 ano para me formar, eu consigo transferir para medicina?

  142. Brendo Neves disse:

    Perdi o contato com minha mãe, moro com minha avó, na comprovação de informações posso informar que não tenho contato, ou é obrigatório os documentos da minha mãe?

  143. Olá ! Fui contemplada com uma bolsa integral na UNIP para o curso de pedagogia, no 1° semestre de 2016 nas vagas remanescentes. Fui até a faculdade, entreguei toda minha documentação no prazo e até agora nada de começar. Ligo semanalmente na faculdade e o coordenador só me informa que escaneou minha documentação para o PROUNI e eles não encaminharam o termo de concessão da bolsa, já vamos par ao mês de agosto e nada de eu começar a estudar. Já aconteceu isso com alguém? estou chateada, pois se esforçamos tanto para conseguir uma bolsa e até agora nada de uma resposta!

  144. Patrícia disse:

    Olá, bom dia
    No começo do meu curso eu fiz FIES 50% e agora a partir do segundo período consegui uma bolsa de 50% do Prouni. Neste caso, o certo era eu não efetuar nenhum pagamento a mais, correto?
    Porém a faculdade está me passando os seguintes valores:

    Você possui FIES 50% e Prouni 50%.
    Porém você deverá efetuar o pagamento da diferença do valor, pois o FIES irá cobrir 50% do restante dos 50% referente ao Prouni .
    Segue cálculo:
    Valor da mensalidade R$ 1.041,00
    Valor 50% Prouni – R$ 520,50
    FIES 50% – R$ 260,50 (50% sobre a diferença do Prouni)
    Valor a efetuar o pagamento – R$ 260,50

    Estão cobrando o 50% do FIES em cima do restante do PROUNI, é correto isso? Pois tenho um contrato do valor total da mensalidade e não apenas da metade da metade. Neste caso então estou tendo apenas 25% de FIES.

  145. Larissa Castro disse:

    boa tarde, passei no prouni, porém era para esse 2° semestre, mas se eu começasse agora eu teria de pagar uma mensalidade inteira e optei por começar no ano que vem até para esperar um outro turno. vou ter de pagar algo mais por isso já que a contagem de tempo dele não para ?

  146. Gabriel Silva disse:

    Olá, fui contemplado com uma bolsa de 100% na segunda chamada. No entanto, a faculdade não estava com turma para iniciar no meio do ano, tanto pra mim como pra outros que entraram comigo. Então fomos matriculados já no segundo periodo do curso. Gostaria de saber se quando precisar pagar as materias do primeiro periodo o prouni cobre? Já que se trata de um período que eu ainda não cursei.

  147. jessica disse:

    Tenho bolsa de 50% do prouni, se eu tentar de 100% e não conseguir eu perco a de 50%? , posso fazer este procedimento?

  148. Jéssica disse:

    Olá, moro com meu namorado, mas não possuímos união estável e não somos casados, a renda dele se somará com renda per capita?

  149. Jéssica disse:

    Como renda per capita no ENEM?

  150. Marcos Oliveira disse:

    Olá a todos.
    Sou bolsista integral (100%) PROUNI, por motivos pessoais deixei de fazer algumas provas nesse semestre e preciso fazer-las em segunda chamada. Minha duvida é a seguinte: tenho que pagar por isto ou eh meu direito fazer-las gratuitamente ja que minha bolsa é integral? Se alguém puder exclarecer e me orientar quanto à esse problema fico extremamente grato.

  151. BEATRIZ disse:

    EU CONSEGUI PROUNI NA FACULDADE, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016, E TAMBÉM SOU FIES, MAS DESDE DO PRIMEIRO SEMESTRE , O COORDENADOR DO PROUNI DISSE QUE O SITE AINDA NAO TÁ RECONHECENDO OS ALUNOS QUE CONHECERAM, E POR ENQUANTO O FIES ESTÁ REPASSANDO O DINHEIRO TODO.. COMO RESOLVER ISSO?

  152. geovana disse:

    Oi Alguém pode me ajudar estou cadastrada nas bolsas remanescentes do prouni, eu mesmo assim posso concorrer a uma vaga no prouni 2017 ?

  153. Leonardo disse:

    Eu gostaria de saber se no Prouni temos o bônus de 10% no caso regional? sou do Pará e quero me candidatar em uma vaga no meu Estado eu possuo esse bônus?

  154. Aline disse:

    Olá,eu gostaria de saber se um estudante com bolsa integral do prouni ,se ele precisa pagar os materiais necessário para fazer o curso, e se ele perder alguma prova se tem que pagar para fazer na segunda chamada?

  155. Valéria disse:

    Olá, gostaria de saber se o estudante que for contemplado com a bolsa do ProUni poderá. Usá-la. No segundo ano de fáculdade mesmo que já tenha começado a fazer a faculdade e tenha pagado o primeiro ano normalmente ,Dedé já agradeço !

  156. Marta Cristina disse:

    Boa tarde, tenho uma dúvida, eu estudei a vida inteira em escola pública e o 3 ano eu consegui fazer particular, pois os professores das redes públicas estavam praticamente todos em greves. Será que isso me impede de me inscrever no ProUni?
    Tirei nota boa no Enem é queria saber se posso me inscrever no ProUni para conseguir uma bolsa em faculdade, pois não tenho condições de pagar uma.

  157. Sidilene Soares Pinheiro disse:

    Somente pessoas com deficiência podem se inscrever no prouni ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top