O que é o Prouni

Se você chegou até este artigo é por que você ainda não sabe o que é o Prouni (resposta quase óbvia), então preste atenção, pois esseprouni artigo lhe ajudará a esclarecer suas dúvidas sobre e o assunto.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado no ano de 2004 e tem como objetivo o oferecimento de bolsas para pessoas de baixa renda em universidade particulares.

Quem pode participar do Prouni?

O acesso às universidades particulares através do Prouni é apenas para alunos oriundos da escola pública de baixa renda, ou para alunos oriundos de escola particular que tenha estudo por causa do recebimento de bolsa integral. Ser de baixa renda para participar do Prouni significa que a renda failiar poderá ser no máximo de 3 salários mínimos por pessoa.

Quais são os tipos de bolsas oferecidas pelo Prouni?

As bolsas oferecidas são:

  • Bolsa integral: Para estudantes que possuam a renda per capita na família de até no máximo 1 salário mínimo e meio
  • Bolsa parcial de 50%: Para os estudantes que possuam renda per capita na família de até no máximo 3 salários mínimos

Como fazer para participar do Prouni?

Para participar do Prouni é obrigatório ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)  do ano anterior, pois é com a nota dessa prova que o estudante concorrerá a uma bolsa de estudos. É claro que é importante outros requisitos como ser de baixa renda e ter a pontuação mínima exigida para concorrer ao prouni.

Só preenchendo os critérios já ganho a bolsa de estudos?

Não. Para conseguir uma bolsa de estudo, seja parcial ou integral, além de preencher os requisitos anteriores, a nota do estudante deve ser a maior do que dos demais concorrentes. Funciona da seguinte maneira:

  • Abre as inscrições do Enem,  e ela dá opção de curso e universidade para o estudante escolher.
  • Escolhido a opção de curso e universidade, o estudante passa a concorrer com outros estudantes que se inscreveram para aquele mesmo curso e universidade.
  • Ganha a bolsa as melhores notas de acordo com o número de vagas disponibilizadas.
  • Abre o período para que o aluno prove ter todos os requisitos cobrados citados anteriormente

Comentários

comentários

One thought on “O que é o Prouni”

  1. Isabella disse:

    Boa noite,
    Faço faculdade de tecnologia em recursos humanos e tenho bolsa pelo ProUni de 100%, estou no 4° semestre(ultimo) porém meu chefe pediu para trocar de curso, se eu deixar de concluir esse curso eu consigo bolsa em outro prestando eném novamente e tentando pelo ProUni?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top