Nota mínima para o Prouni 2013 agora é de 450 pontos

O Ministério da Educação (MEC)  divulgou no dia 31 de dezembro de 2012 a portaria que dita as regras e procedimentos para o Programa Universidade Para Todos referente à primeira etapa do processo seletivo, o Prouni 2013/1. A principal mudança constante no documento diz respeito à mudança na nota mínima que o estudante precisa obter no Enem para ter direito à se inscrever no Prouni, até as últimas edições o candidato precisava tirar um mínimo de 400 pontos no Enem, agora para o Prouni 2013 o candidato deverá ter obtido um mínimo de 450 pontos no Enem 2012 para poder se inscrever no Prouni 2013, além de não poder ter zerado a prova de redação.

nota-450

Aumento da nota mínima

A portaria normativa n˚ 27 de 28 de dezembro de 2012 que define os procedimentos para realização do Prouni 2013 pegou muitos estudantes de surpresa no que se refere à mudança da nota de corte mínima. Desde as primeiras edições do Prouni sempre foi exigido o mínimo de 400 pontos como nota mínima no Enem para concorrer ao Prouni, esta é a primeira vez que o MEC realiza esse tipo de alteração, aumentando em 50 pontos a nota mínima dos candidatos que pretendem concorrer a uma bolsa de estudos através do Prouni. Alguns entretanto relatam que o aumento na nota mínima já era esperado, apesar do MEC não ter sinalizado alterações nesse aspecto do programa recentemente.

Consulte na íntegra a portaria que regulamenta o Prouni 2013/1

Prazos e edital

Os demais itens da portaria que regulamenta o Prouni 2013 primeira edição não sofreram alterações significativas. A portaria ainda não define prazos e datas para o cronograma do Prouni 2013, prazos para o período de inscrições e matrícula deverão ser definidos em edital do Prouni 2013 a ser publicado neste mês de janeiro. Com a publicação desta portaria, espera-se que dentro de poucos dias o MEC publique o edital do primeiro processo seletivo do Prouni 2013.

Tire suas dúvidas

É importante ao candidato que deseja obter mais informações sobre como funciona o Prouni, que leia a portaria do Prouni 2013, ela contém uma série de informações importantes para aqueles de pretendem participar do processo seletivo, é necessário que o candidato saiba seus direitos e deveres para que depois não alegue desconhecimento de uma informação que é do seu interesse e está em domínio público. A maioria das dúvidas dos candidatos podem ser sanadas com uma simples leitura da portaria, ela aborda, entre outros aspectos, itens sobre a lista de espera, a matrícula e os documentos necessários para a comprovação das informações junto à Instituição de Ensino Superior.

Para se inscrever no Prouni 2013 o candidato deverá ter realizado o Enem 2012 e obtido uma nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação, o candidato poderá optar por concorrer a uma bolsa integral ou uma bolsa parcial de 50% de acordo com sua renda familiar, além disso o candidato deverá satisfazer ao menos um de 5 itens obrigatórios estabelecidos pelo MEC. As data das inscrições deverá ser divulgada em breve juntamente com o edital.

4 comentários em “Nota mínima para o Prouni 2013 agora é de 450 pontos

  1. QUAL OUTRA UTILIDADE TEM VALOR A NOTA DO ENEM P OUTROS CURSOS,SE AS PESSOS TIVEREM FEITO ATÈ 420 PTOS.DIZEM Q QUEM NAO TEM 2 GRAU CONSEGUE TIRAR SE CONSEGUIR AS NOTAS NECESSARIAS NO ENEN È VERDADE?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *