Nota de corte do Prouni 2015 – Como funciona?

Você sabe o que é a nota de corte do Prouni 2015? Sabe como funciona a nota de corte? São esclarecidas a seguir algumas das dúvidas mais frequentes em relação a nota de corte do Programa Universidade Para Todas, um assunto que ainda levanta questionamentos por parte de muitos estudantes.

O candidato a uma bolsa no Programa, deve entender que a nota de corte do Prouni é exibida no momento que o estudante faz a inscrição no Prouni 2015: No período de inscrições do Prouni (que costuma durar cerca de 5 dias), diariamente o sistema informatizado do Prouni faz um cálculo de qual seria a nota mínima que o estudante precisa para ser previamente selecionado para aquele curso e modalidade de bolsa (integral ou parcial de 50%) escolhido por ele.

O sistema realiza esse cálculo com base na quantidade de vagas daquele curso e com base na nota dos outros estudantes que também se inscreveram naquele curso, essa é a chamada nota de corte do Prouni 2015, muito provavelmente você só conseguirá aquele sua vaga naquele curso se sua nota for maior do que a nota de corte informada pelo sistema.

O candidato deve encarar a nota de corte do Prouni 2015 como um forte indicador de sucesso daquela vaga, no entanto, a nota de corte não dá certeza ao estudante, independente da nota do candidato estiver abaixo ou acima da nota de corte, somente quando for divulgado o resultado do Prouni 2015 é que o candidato irá saber se conseguiu ou não aquela vaga.

Importante saber que, enquanto as inscrições do Prouni 2015 estiverem abertas, o candidato poderá ir acompanhando a nota de corte para o curso para o qual se inscreveu e caso queira poderá mudar sua inscrição de opção de curso indo para outro curso do qual julgue ter mais chances de ser aprovado, poderá mudar a opção de curso quanto vezes quiser, a que valerá será a última opção do candidato.

Lembrando que a nota que o estudante concorre no Prouni 2015, é a nota do Enem 2014.

Nota mínima para o Prouni

Para participar do Prouni 2015 e concorrer a uma das milhares de vagas oferecidas em universidades e institutos federais em todo o país, o candidato deve obter uma nota mínima de 400 pontos na prova do Enem além de não ter zerado a redação, para calcular essa pontuação, são somadas as notas das cinco provas e divididas por cinco.

A nota de corte para cada curso varia de acordo com a concorrência e as vagas, alguns cursos pode-se conseguir uma bolsa na faixa dos 500 a 600 pontos, porém cursos mais concorridos, como o curso de medicina, podem exigir entre 700 a 800 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *