Inscrições para o Prouni 2013

O Ministério da Educação está prestes a dar início às inscrições para o Prouni 2013, vários candidatos a uma bolsa pelo Programa Universidade Para Todos já começam a se mobilizar para o início do período de inscrições. O Prouni é um programa do Governo Federal que através do Ministério da Educação distribui bolsas de estudo em instituições de ensino privadas, as bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), de acordo com critérios socioeconomicos pré-estabelecidos, os que não se encaixem nos critérios não devem realizar sua inscrição, pois no ato de efetivação da matrícula o candidato é obrigado a apresentar os documentos solicitados, inclusive os de de comprovação de renda.

início das inscrições

Inscrições Prouni 2013
Ainda não foi divulgado oficialmente o início das inscrições pra o Prouni 2013, o MEC normalmente divulga a data da abertura de inscrições apenas poucos dias antes do início das mesmas, portanto os candidatos devem ficar atentos aos noticiários pois assim que abertas, as inscrições não serão prorrogadas. Em 2012 a primeira etapa de inscrições do Prouni teve início no dia 17 de janeiro de 2012, entretanto para o Prouni 2013 ainda não existe uma data definida.

nota do enem

O critério classificatório para os estudantes que pretendem uma bolsa de estudos no Prouni 2013 é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, é com base nessa nota que os candidatos inscritos são selecionados para os curso do qual se inscreveram, quanto maior a nota no Enem 2012 maiores são as chances do candidato conseguir uma bolsa para o curso a qual se inscreveu. Vale ressaltar que notas do Enem de anos anteriores não são válidas para inscrições no Prouni 2013, para isso o candidato deverá obrigatoriamente ter participado da última edição do prova, o Enem 2012. O resultado do Enem 2012 deverá ser divulgado pelo MEC no dia 28 de dezembro de 2012, com base nesse resultado os estudantes já começam a especular sobre a nota de corte do Prouni 2013.

nota de corte do prouni

A nota de corte é a média de notas dos candidatos que estão querendo uma vaga naquele curso, se sua nota no Enem 2012 for maior do que a nota de corte daquele curso ao qual se inscreveu, então provavelmente o candidato conseguirá uma vaga naquele curso. Entretanto a nota de corte somente é conhecida enquanto aberto o prazo para as inscrições do Prouni, e a mesma vai mudando a cada dia, pois a cada inscrição de um novo candidato a nota de corte sofre uma alteração, porém ao longo do prazo das inscrições o candidato poderá ir consultando a nota de corte e caso a nota de corte do curso aumente o candidato poderá mudar sua opção de curso para outro do qual permaneça acima da nota de corte.

como funciona processo inscrição

O cronograma do Processo seletivo do Prouni 2013 primeiro semestre ainda não foi divulgado pelo MEC, porém o processo de inscrições é simples e funciona da seguinte maneira:

  • Assim que abertas as inscrições, o candidato terá um prazo (geralmente de 5 dias) para entrar no site http://prouniportal.mec.gov.br/ ou http://siteprouni.mec.gov.br/ e realizar sua inscrição no Programa Universidade Para Todos 2013/1, para fazer sua inscrição basta ter em mãos o CPF ou número de inscrição do Enem e a senha usada adentrar ao portal do MEC, caso ainda não a tenha, poderá criá-la naquele momento.
  • Ainda dentro do prazo de inscrições, o candidato poderá entrar no site do Prouni e alterar sua opcão de curso, a opção que vai valer será sempre a última. Isso é especialmente útil para que o candidato permaneça inscrito num curso do qual tenha mais chance com base nas notas de corte apresentadas.
  • Assim que finalizadas as inscrições será informada uma data para divulgação dos resultados, na data indicada, o candidato deverá entrar no site novamente, através de sua senha e CPF e conferir o resultado, caso tenha sido selecionado para a bolsa no Prouni, o próprio sistema indicará o endereço da faculdade, o prazo, e os documentos que o candidato deverá apresentar na instituição de ensino.
  • Caso não tenha sido selecionado, ainda há uma segunda chamada dias depois da primeira, o candidato deverá ficar atento no site para conferir se não foi selecionado nesta segunda chamada, onde ainda permanecem bolsas remanescentes da primeira chamada do Prouni. Após a segunda chamada, ainda existe a lista de espera, onde o candidato deverá entrar no site e manifestar o interesse em tentar ocupar uma eventual vaga que poderá surgir posteriormete,

Veja abaixo todos os processos da primeira etapa do Prouni 2013 que deve iniciar no mês de janeiro, as datas estão em branco pois os prazos ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação.

Cronograma com etapas do Prouni

Comentários

comentários

18 thoughts on “Inscrições para o Prouni 2013”

  1. Glaucy Cristinny disse:

    Estou anciosa: Que venha a nota com boas chances!!!!!!!

    1. hapollo disse:

      eu tirei 430 pontos no enen 2012! somando todas as matérias !!
      posso me inscrever no pro uni 2013 e sisu ? pois qro fazer zootecnia..
      obrigado

      1. Equipe disse:

        Hapollo, a nota mínima agora é 450 pontos, leia mais aqui -> Nota mínima para o Prouni 2013 agora é de 450 pontos

  2. jane hilker disse:

    gostaria de saber como somar minhas notas,pra saber se tenho chancede concorrer a uma vaga?obrigada

    1. Equipe disse:

      Jane, basta somar as cinco notas (incluindo a redação) e dividir por 5!

  3. Elizia disse:

    Por favor alguém sabe como que eu posso obter a nota total do ENEM, não antendo 477,3 em uma 420.0 e a total.

  4. Maria disse:

    Minha filha obteve média no enem, gostaria de saber se espera o resultado do prouni, para se increver no fies e poder financiar o restante, ou se ela se inscrever no Fies agora, qual a porcentagem que ela deve pedir?
    Gostaria de financiar o restante do Prouni, mas não sei como fazer, pois as inscrições do Fies ja estão abertas e do Prouni ainda não.
    Obrigada

    1. Equipe disse:

      Maria, aguarde o resultado do Prouni. Poderá tentar a vaga no Prouni primeiro, caso consiga a meia bolsa, então poderá financiar a outra parte pelo Fies.

  5. Joao Junior disse:

    exemplo eu tirei 492,0 eu tenho changes de ser escolhido

  6. cristiano dos santos silva disse:

    MINHA ESPOSA CONSEGUIU A MEDIA DE 604.12,ACHO QUE TEM GRANDE CHANCE DE CONSEGUI UMA VAGA OU UMA PARCIAL NAO E?SO UMA DUVIDA.ELA JA ESTA MATRICULADA EM UMA INSTITUIÇAO PARA UM DETERMINADO CURSO.ELA CONSEGUE CONTINUAR NO MESMO CURSO QUE ESTA MATRICULADA? OU TERIA QUE ANTENDER UM CURSO QUE ESTA DISPONIVEL?

  7. Aparecida disse:

    Minha media do enem foi de 480 pontos sera que eu tenho chance
    de conseguir pelo menos uma bolsa parcial.

  8. Glaucy Cristinny disse:

    Cadê tu inscrição? Aparece!

  9. Suelem Souza disse:

    Tirei 426,88 na soma geral..! Tenho chance de passar no SISU??

    1. Equipe disse:

      Suelem, de fato sua nota foi baixa!

  10. Karine disse:

    Minha nota no sisu em um curso até o momento está assim tenho chances de conseguir? Se não me engano são 12 vagas em uma cidade do interior;

    Sua nota nesta modalidade é 445,94
    A nota de corte nesta modalidade era 514,93 em 10/01/2013 à 0h.

  11. Eli Jessé Ribeiro disse:

    Não consegui fazer minha inscrição, o formulario não aceitava minha senha, tentei durante dois dias até conseguir mudar de senha. Mesmo assim não consegui fazer minha inscrição. Mudei de computador, de navegador, fiz tudo o que me pediram pra fazer quando eu liguei para o MEC e para o PROUNI pelo 0800 616161.

  12. Carlos Eduardo disse:

    Obtive média de 492,2 pontos no Enem. Será que tenho chances de conseguir uma bolsa integral para o segundo semestre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top