Fazer inscrição Prouni 2017

Inscrição Prouni 2017 – Mais um ano se inicia e com ele as novas expectativas para os estudantes. Depois do resultado do Enem é hora de fazer a inscrição para o Prouni 2017. Foram muitos meses de preparação até chegar essa data e maior  ainda é a expectativa para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

O número de concorrentes tem crescido a cada ano que passa, mas isso não precisa motivo de desânimo e sim de mais força para continuar os estudos.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal para mais um incentivo para que o estudante de escola pública tenha acesso ao ensino superior. Pelo programa estudantes que fizeram o ensino médio em colégio públicos têm a oportunidade de concorrer a bolsas de faculdades particulares de todo o país.

As faculdades que oferecem bolsas por sua vez têm a isenção de impostos. Com esses incentivo quase 2 milhões de pessoas já conseguiram uma bolsa para realizar o ensino superior e assim o número de graduados no país tem crescido.

Como se inscrever no Prouni 2017

Para fazer a inscrição no Prouni 2017 é muito simples, tudo é feito pela internet. Quando estiverem abertas as inscrições o candidato deverá acessar a página do sistema http://prouniportal.mec.gov.br/ com seu documento de identificação nas mãos e com o login e senha que usou para se inscrever no Enem.

É pela nota do Enem 2016 que o candidato concorrerá a uma vaga no Prouni 2017. Ao se inscrever o sistema saberá sua nota no Enem e assim sua colocação entre os inscritos.

Ocorre muitas vezes do candidato esquecer seu número de inscrição do Enem, mas isso é simples de ser resolvido, há como recuperar o número e senha com muita facilidade. Para saber mais clique aqui

Ao entrar no site de inscrição do Prouni o candidato deverá informar ao sistema se é a primeira vez que participa ou se já é cadastrado

Depois o candidato escolherá o tipo de bolsa que pretende concorrer, há opção de bolsista integral (100% de bolsa) ou parcial (50% de bolsa). Isso ocorrerá ao escolher o curso e a instituição. Cada instituição oferece o número de vagas que pretender e o tipo de bolsa também. Nem sempre uma instituição oferecerá tudo de acordo que uma pessoa deseja, às vezes a vontade do candidato é concorrer para o curso de Administração, por exemplo, para a bolsa parcial, mas a instituição não oferece nessa modalidade.

O candidato terá a opção de 2 cursos para escolher, sendo que a preferência sempre é pelo primeiro. A segunda opção só será válida caso o candidato não consiga uma bolsa com a primeira.

A inscrição para o Prouni acontece duas vezes por ano, a primeira no primeiro semestre, geralmente no mês de janeiro logo após as inscrições do Sisu e a segunda no mês de junho para que o candidato inicie os estudos no segundo semestre. A oferta de vagas geralmente é maior no primeiro semestre, mas também a concorrência é maior.

Para participar dos Prouni há regras, nem todas as pessoas podem se inscrever no Prouni, na realidade pode até se inscrever, mas não conseguirá a bolsa na hora de provar os requisitos necessários.

O primeiro requisito para participar do Prouni é ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola particular na condição de bolsista integral. Lembrando que tudo que for declarado na inscrição deverá ser provado com documentos no ato da matrícula na faculdade.

Outros critérios para concorrer a uma vaga no Prouni 2017

  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
  • ser pessoa com deficiência;
  • ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada na condição de bolsista integral;

Além disso há também o critério de salário familiar. Para concorrer a uma bolsa integral que é aquela que o aluno não paga nada pelo curso a renda per capita poderá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Para a bolsa parcial que é aquele em que o aluno paga apenas a metade do valor da mensalidade, a renda per capita poderá ser de no máximo três salário mínimos por pessoa.

Não podemos esquecer que além dos critérios acima para participar do Prouni é necessário que o candidato tenha tirado no mínimo 450 pontos na média geral do Enem e ter tirado nota diferente de zero na redação. Essa cobrança é do mínimo, pois atualmente com essa nota dificilmente alguém conseguiria uma bolsa.

Para saber mais sobre o Prouni veja também:

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top