Enem 2013 e Prouni 2014

O Prouni (Programa Universidade para Todos) deste ano teve sua edição encerrada, mas isso não quer dizer que a esperança acabou, pois em 26 e 27 de outubro deste ano ocorrerá o maior vestibular do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, ele é sua porta de entrada para fazer sua inscrição no Prouni 2014.

O Enem é a forma pela qual os estudantes podem conseguir as bolsas do Prouni e é com base nos resultados desta edição do Enem 2013 que se darão as notas de corte para o Prouni 2014, bem como para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014, e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) 2014.

O Enem é tomado pelo governo federal como medida para avaliar o ensino médio no país, e também para selecionar os estudantes que estão aptos a entrar em uma faculdade através do Prouni ou Sisu. O exame vem no início como uma forma avaliativa e logo se tornou no maior vestibular que se tem no Brasil.

Ele é composto por 180 questões e duas redações, realizado em dois dias consecutivos, ele mede não só o nível de conhecimento, mas também o nível cultural, lógico e argumentativo de cada participante. O Enem no seu início era muito diferente do padrão de hoje, contando com 63 questões e uma redação, e ainda não servia para processo seletivo nas faculdades.

Enem 2013: redação será mais rigorosa

Hoje com os programas Sisu e Prouni há uma necessidade de um processo seletivo mais rigoroso. Por isso para este ano o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com o Ministério da Educação vem investindo em cursos para capacitar os corretores e aplicadores do Enem 2013, bem como estabelecer novas regras em que irá selecionar ainda mais os candidatos. E uma das regras para este ano é anulação das redações que trazerem no seu conteúdo expressões pejorativas como receitas, letras de hino de time de futebol entre outros.

Visto isso é necessário que aproveite esse momento para estudar e se preparar para o Enem 2013 que acontecerá dias 26 e 27 de outubro, buscando na matriz de referencia os conteúdos que serão abordados, bem como ler bastante, principalmente jornais e revistas que trazem as noticias do cotidiano, pois serão questões como estas que podem cair na prova, e para conseguir uma vaga no Prouni 2014 é essencial que consiga uma boa prova.

Além disso, é importante o aluno acompanhar todas as noticias sobre o Enem, a exemplo disso é a liminar que foi indeferida recentemente pela Justiça, essa liminar defendia o direito dos estudantes a terem acesso ao espelho da redação juntamente com os resultados da prova.

Lembrando que os alunos que obtiverem uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação terá, em meados de janeiro, o direito de se inscrever novamente no Prouni e a concorrer a uma vaga em uma faculdade para bolsas integrais ou parciais.

8 comentários em “Enem 2013 e Prouni 2014

    • As inscrições do ProUni em 2014 abre dia 13/01 e vai até 17/01 no site do ProUni mesmo…vc tem a chance de conseguir uma bolsa de estudos,e uma nota boa se estudar bastante..Boa Sorte.

  1. entrar no PROUNI até que não foi dificíl porém existe um horário carniça que eu to estudando que atrapalhya toda a vida é o NM saio as 23;00 hs da noite de sabado da faculdade para estar lá novamente ás 08;00 da manhã. ferra com a vida cuidado com essas armadilhas.

  2. Boa Tarde, eu estou no terceiro semestre de quimica industrial na pucrs,atualmente tenho uma bolsa estudo do trabalho do meu pai que será cancelada agora em dezembro, pois tem uma idade limite para usufruir da bolsa. Fiz o enem ese ano e pretendo conseguir uma bolsa prouni, porém a matrícula da puc é em janeiro, e tem que pagar o valor medio de 23 créditos, 1.161,65 reais. E o resultado do prouni está previsto para fevereiro, o que eu faço? me matriculo como de costume, ou espero o resultado do prouni? eu tenho como obter o valor da matrícula de volta?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *