5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2014

Se você é um dos milhares de estudantes que pretendem conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni 2014, veja algumas dicas simples que vão ajudá-lo a alcançar sua vaga. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do Governo Federal é um programa que oferece bolsas de estudo gratuitas ou com 50% de desconto em faculdades particulares do país a estudantes que se encaixem nos critérios pré-estabelecidos.

Em janeiro e junho deste ano aconteceram as inscrições e chamadas para o Prouni 2013 referentes ao primeiro e segundo semestre, mas milhares de estudantes que se candidataram não conseguiram uma vaga no curso desejado. Outros ainda tentarão uma vaga pela primeira vez no Prouni 2014 e se perguntam se é difícil conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni.

dicas para passar no Prouni 2014

Veja abaixo 5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2014, são dicas simples, mas essenciais principalmente para os candidatos que vão tentar o Prouni pela primeira vez em 2014.

- Entenda as regras do Prouni

Será impossível participar do Prouni 2014, se você não entende as regras básicas do Programa, algumas pessoas, por exemplo, ainda têm dúvidas se precisa fazer o Enem para fazer o Prouni! Outros ainda chegam a se inscrever no Prouni mas desconhecem os critérios de renda estabelecidos ou a obrigatoriedade de ter estudado em escola pública todo o ensino médio (ou como bolsista integral em escola particular).Então, antes de tudo, dedique alguns minutos do seu tempo a entender como funciona o Prouni e quem poderá se inscrever no Prouni 2014.

- Faça uma boa prova do Enem

Agora que você já sabe como funciona o Prouni, deve saber também que deve conseguir um mínimo de 450 pontos na prova do Enem 2013, quanto mais alta essa nota, maiores serão suas chances de conseguir uma vaga no Prouni 2014. Muitos estudantes passam meses a fio estudando para o Enem, fazem cursinhos, simulados… e na hora da prova dão o melhor de si. Se esse é seu objetivo, passar no Prouni 2014, dedique-se a fazer uma boa prova no Enem 2013.

Organize seus estudos, estude pela internet, faça cursinhos, leia apostilas, faça simulados, estude sozinho ou em grupo, crie a metodologia de estudo que mais lhe agrada, existe muito material de estudo gratuito ou a preços baixos pela internet, o importante é a sua dedicação. Pense positivo, existem milhares de vagas disponíveis pelo Prouni e você só precisa de uma, não é preciso ser um gênio, não é preciso fechar a prova, apenas estude dentro dos seus limites e você estará confiante no momento da prova.

- Fique atento aos prazos

O cronograma do Prouni 2014 só deverá ser divulgado dias antes do início das provas, o que deve acontecer provavelmente no início de janeiro de 2014. Já nos primeiros dias do ano, fique atento à divulgação dos prazos, o prazo para as inscrições geralmente dura 5 dias e os outros prazos (prazo para comprovação das inscrições, prazo para a lista de espera, etc) também são bastantes apertados, além disso pode acontecer imprevistos então não deixe para a última hora, é sua bolsa de estudos que está em jogo.

- A escolha do curso faz toda a diferença

No ato da inscrição do Prouni 2014 o candidato deverá escolher dois cursos (em duas faculdades) para se candidatar, sendo que a primeira opção é a principal. A escolha do curso pode determinar suas chances de conseguir uma bolsa, isso porque alguns cursos e instituições são mais concorridos que outros. Normalmente cursos de Medicina e as Engenharias são mais concorridos que cursos como Pedagogia e Administração, estes primeiros geralmente tem as notas de corte maiores e dependendo da sua opção de curso, o sistema já indica automaticamente que você já entrará na concorrência desclassificado. Outro fator que deve ser analisado é a quantidade de vagas disponíveis para aquele curso/faculdade que você escolheu.

- Monitore a nota de corte na inscrição

É importante que o candidato monitore sua inscrição até o último dia, pois enquanto as inscrições estão em curso, a nota de corte do curso que você escolheu deverá mudar, e você pode descobrir que já não tem mais chances de conseguir uma vaga pelo curso que você escolheu, nessa hora você deve considerar trocar sua opção de curso para um que tenha uma nota de corte menor, mesmo que ainda permaneça acima da sua, assim terá mais chances na lista de espera.

- Dica bônus: Não menospreze a lista de espera

Se você não conseguir a bolsa na primeira nem na segunda chamada do Prouni 2014, você ainda tem uma última e grande chance que é a lista de espera. A lista de espera não é “automática” como as primeiras chamadas, somente estarão na lista de espera aqueles candidatos que manifestarem interesse, muitos deixam de essa opção de lado, o que faz com que aqueles que se inscrevem na lista de espera enfrentem uma concorrência bem menor quando do surgimento de uma vaga. Lembre-se também que o candidato que se inscreve na lista de espera deve consultar as chamadas da lista de espera, muitos candidatos se inscrevem na lista de espera e depois esquecem de verificar se foram contemplados com a bolsa, deixando a vaga para o próxima da lista.

Conclusão

Qualquer pessoa, que se encaixe dentro das regras, pode conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni 2014, não é nenhuma missão impossível. O candidato terá sim que se dedicar para obter uma boa nota no Enem 2013 e conhecer as regras básicas do programa. Lembre-se que outros milhares de candidatos estão na mesma posição que você, e nesse momento é seu esforço individual que vai fazer toda a diferença.

100 comentários em “5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2014

    • Talita, tem sim como saber a quantidade de vagas oferecidas nas universidades para cada curso! Entre no site do SISU e verifique, é bem importante saber a oportunidade e também já gerar uma noção de concorrência!

      • mas não estamos falando do sisu e sim do prouni…tem como saber a quantidade de vagas disponibilizadas em cada faculdade no site do prouni?

    • Só poderá se inscrever no Prouni 2014 o estudante que tiver realizado especificamente o Enem 2013, a edição de 2012 não é válida para inscrição no Prouni 2014.

  1. Olá,
    Boa tarde.
    Fiz o Enem 2013 e sigo o critérios exigidos, porém já estou cursando o 4º semestre de jornalismo e caso ganhe bolsa 100% no Prouni, poderei dar continuidade ao meu curso normalmente sem perder as disciplinas que fiz?

  2. Já estou fazendo faculdade,4° semestre de Enfermagem e sou aluina Fies, mas gostaria de saber, eu fiz o enem 2013,tirei uma nota que dá pra concorrer a vaga e fosse selecionada pelo prouni para o mesmo curso e a mesma faculdade, se poderia ficar com o Prouni, e cancelar o fies ? como ficaria preciso muito dessa informação desde de já agradeço.

  3. NUNCA MENOSPREZE A LISTA DE ESPERA!!!
    Em 2013 eu passei na SEGUNDA chamada da lista de espera em Psicologia e fiquei muito feliz e satisfeita.
    Bjos e bom esforco a todos.

  4. Gostaria de saber a informacao sobre o ressarcimento do valor ja pago pelo aluno que ja esta estudando, caso contemplado com a bolsa do prouni o aluno recebe o dinheiro de volta?

  5. Minha nota foi 449,45 sem o peso, com o peso ela vai para 539,34, qual dessas opções eu posso usar? E se eu ficar com 449,45 eu posso participar do Prouni 2014?

  6. Em minha casa, mora eu e mais uma pessoa e a renda per capta é de 1566 reais aproximadamente. Eu posso concorrer a uma bolsa integral? E para provar renda, é necessário ter os contracheques dos últimos 3 meses?

  7. Excelente, encontrei a resposta para muitas das minhas dúvidas!
    É realmente essencial conhecer o processo para que eu possa me inscrever e quem sabe ser contemplada.
    todos deveriam ler estas informações, são muito úteis!

  8. no ato da minha inscrição,o prouni automicamente me encaixa na porcentagem k me incaixo?assim eu já fico sabendo se consegui os 1oo% ou50%

  9. Na minha casa mora eu minha irmã e meu irmão, mas cada um vive com seu salário, como que eu faço eu tenho que colocar a renda deles também?
    Se eu precisar colocar a renda deles também eu somo todas as rendas divido pela quantidade de pessoas que moram comigo e o resultado que der é a renda da familia?? Até quanto a renda pode ser??

  10. ADOREI! SENDO MINHA PRIMEIRA VEZ A FAZER O PROUNI , FICO BASTANTE SATISFEITA . PORÉM MUITAS RESPOSTAS PARA MINHAS DUVIDAS OBTIVE , ENTÃO , QUE VENHA,, POIS O FUTURO ESPERA GRANDES MESTRES AUTÊNTICOS E RESPONSAVEIS .

  11. Olá, eu cursei o ensino médio metade em escola particular sem bolsa e metade em escola publica, posso participar do prouni? a renda da minha casa é de menos de 1,5 salario minimo por pessoa!! Obrigada

  12. Gostaria de saber se daria se minha nota de 522,28 minha media do enem daria pra eu ganhar uma bolsa no curso de psicologia em alguma faculdade.. Quais sao as materias
    que pesam mais nesse curso?

  13. Minha nota no Enem 2013 foi de 570, com essa nota consigo uma vaga em direito. Observação: estudei em escola pública sou deficiente e negro

  14. Sou tenho uma micor empresa em meu nome há mais de 02 anos está inativa porem sem dar baixa, eu posso ter beneficio do prouni já que não tenho renda desta empresa?
    obrigado

  15. Olá, a inscrição para o prouni já está feita, mais não sei como me inscrever na lista de espera, como faço? É agora ou só depois que sair o resultado?

  16. Não consigo acessar os cursos na Unisinos, Faculdade de São Leopoldo – RS
    Porque ??
    Quando escolho Direito, não me é ofertado a escolha desta instituição.
    Aguardo,

  17. Disseram que quem concluiu o ensino médio pelo enem, poderia participar do prouni, mas na hora da inscrição não tem nenhuma opção que nos permita participar. Afinal de contas, pode ou não pode?! E se pode, qual opção escolher na pergunta: “Em que escola o candidato cursou o ensino médio?”

  18. eu tirei 539,35 no enem e me enquadro nos requisitos para a inscrição do prouni(fiz o ensino médio em escola particular com bolsa integral) mas eu quero saber oq devo fazer para me inscrever, tenho nota suficiente para biomedicina ou fisioterapia ?? e também quero saber como que vejo a nota de corte no prouni!!

  19. Em minha casa mora 5 pessoas, destes 5 só meu pai tem carteira assinada é o único q tem renda, eu, minha mãe e minha irmã não trabalhamos, porém meu irmão trabalha, mas não tem carteira assinada(nesse caso ele não tem renda pra declarar né?), meu pai sendo o único trabalhador de casa ele ganha um salário minimo e meio e mais algumas coisa, nossa renda familiar ficaria aproximadamente 350 reais. Eu estou certo no q falo, me ajudem com essas informações, quero saber minha possível situação???????

  20. minha filha fez o 1º semestre do ensino médio em escola particular, e no 2º semestre mudou pra a rede pública. Ela tem direito ao PROUNI?

  21. Me ajude, por favor. Entreguei a documentação segunda feira passada dia 3 e nada da faculdade me ligar. Será que fui aprovada…
    por favor me digam algo..

  22. gostaria de saber como faço para manifestar o meu interesse em concorrer a uma bolsa com a nota do pro uni pro segundo semestre de 2014 o curso é ciencias contábeis na faculdade unasp campus Engenheiro Coelho, foi o curso que me escrevi na segunda opção acabei esquecendo de mudar mas é uma área que me identifico muito e gostaria muito de concorrer a essa bolsa peço por favr que me deem um retorno desde já agradeço a todos pela compreensão …..

  23. o sr deve aguardar ate que o resultado de quem esta participando da lista de espera seja lançado para as universidades no dia 17/02

  24. Liguei pro MEC para saber como ficou minha situação,pois fiquei na classificação 18 da lista de espera e levei todos os documentos dentro do prazo e a atendente disse que não fui selecionada para fazer o curso e que vai ter outra lista de espera ainda este ano. Já o outro atendente disse que vou fazer o curso,msm não sendo selecionada agora,que não era pra me preocupar que não vou fazer o curso de onde o candidato parou .Agora fiquei na duvida se vou ou não fazer o curso.

  25. oi, gostaria de saber quem estudou em escola publica so o ensino fudamental, passei para o particular pois tive que fazer o supletivo. se eu tenho direito ao prouni??.
    me ajuda ai.

    • O ideal é que você já comece no curso que realmente quer.
      Porque para trocar de curso pelo ProUni não é tão fácil assim, a não ser que você queira fazer transferência interna, ou seja, apenas do curso.
      Mas se for de uma faculdade para outra, dificulta mais.
      Por experiencia própria eu sei que as faculdades dizem que não tem vagas, e se tiverem, é só para o próximo semestre, e depois que os alunos da 1º e 2º chamada já forem se apresentar com documentos, depois que a lista de espera sair e tudo mais.
      Eu fui em 2 e liguei para 4, não consegui transferência de faculdade. Mas consegui de curso, fazendo transferência interna.

    • Hector, depende da faculdade que você queira cursar.
      Mas no geral, como esse curso é bem procurado, normalmente as faculdades disponibilizam um número maior de vagas.
      Se você tirar no mínimo 650, já está bem garantido.
      No Mackenzie, por exemplo, a nota de corte em Direito estava 658,60 nas vagas amplas.
      Já na PUC, a nota sobe mais um pouco.
      Na FMU, com 600 vc já consegue uma boa colocação para a bolsa integral.

  26. passei no enen 2011 não fui contemplada e passei novamente no enen 2013 ainda não fui contemplada por bolsa do prouni .me sinto injustiçada , preciso muito da bolsa estou em auxilio doença há 11 meses , em um acidente de trânsito , fiquei com limitações e sequelas , inapta para voltar ao meu emprego .por causa das sequelas.preciso terminar minha faculdade para trabalhar no que gosto e dentro das minhas possibilidades físicas com 48 anos quero e vou ser Assistênte Social.tenho uma filha de quinze anos que crio sozinha. fico triste por ver tantas pessoas que ganham a bolsa sem necessidade e outras que desistem dos cursos. portanto acho muito significante que eu seja contemplada pela minha bolsa do Prouni , a qual tenho direito e necessidade. desde já agradeço pela compreenção.

  27. A renda familiar pra bolsa integral, é 1 salario e meio, ou seja, 1086,00 Meu salário junto com a da minha esposa passa 45,00… Mas a gente paga aluguel e eu faço faculdade pago 485,00. É possível que ela possa conseguir a bolsa integral?

  28. Olá, e no meu caso que não pude fazer a inscrição não sei se devido a pontuação total da nota do Enem, e outra não tinha o meu curso ali na lista, o que fazer nessas horas?

  29. Ótimo esse esclarecimento, estava com dúvidas sobre a nota de corte.
    E um comentário, que não se sintam ofendidos, gente, muitas pessoas aqui querendo bolsa no Prouni e NÃO sabem escrever direito! Estou em choque por isso! Eu fiz supletivo, tirei 625 geral. A forma de conseguir uma bolsa é estudando! Não importa a idade nem as condições, Eu estudei por apostilas comprada na banca de jornal.
    Espero ajudar, porque gente, escrevendo tudo errado, não tem condições de fazer uma faculdade não em !

  30. Vc pode tirar boas notas e ser pré selecionado, mas se vc não tiver como provar q a casa onde vc mora pertence a uma determinada pessoa vc nao passa, se for morador d um barraco sem pagar iptu , nao tiver escritura, vc nao passa, mas se vc morar numa casa que custe 100.000,00 se vc tiver cm provar q essa casa é dos seus pais ou alugada ou cedida vc consegue passar.. É mt injusto isso o Brasil tem mt problema com moradia ,não deveriam pedir essas coisas logo no prou ni

  31. Olá, no ato da inscricao do enem, solicitri a conclusao do ensino medio e consegui a pontuacao necessaria para tal, gostaria de saber se com essa mesma nota, eu poderia me inscrever no Prouni? Essa duvida esta me acabando e em nenhum lugar encontro resposta. E gostaria de saber o que colocar no ato da inscricao do Prouni por que eles perguntam em que escola eu conclui o ensino medio. Nao sei o que colocar! Me ajudem por favor.

  32. Por favor,tirei 448,94 no enem,soma das 5 matérias,me ajude preciso passar no prouni por favor,o que posso fazer,me dê uma luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *