Consultar notas de corte do Prouni 2017

Consultar as notas de corte do Prouni 2016 ao longo do processo de inscrição é um dos pontos chave para conseguir a bolsa pelo Programa Universidade para Todos, leia todo o texto e entenderá os motivos, pois entendendo o que vem a ser a nota de corte no Prouni saberá da sua importância. O resultado do Enem 2016 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2017 e poucos dias em seguida acontecerão as inscrições para o Prouni 2017. Fique atento ao nosso site para não perder a nenhum prazo.

Ficar de olho na nota de corte do Prouni 2017 será imprescindível para obter uma bolsa, pois assim o candidato com a nota do Enem em mãos terá noção de qual curso ele tem chance de conseguir uma vaga.

O que é a nota de corte do Prouni 2017?

Todos sabemos que para aqueles que pretendem obter uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos é muito importante a nota no Enem, pois quanto maior for a nota no exame maiores são as chances de conseguir uma vaga em uma faculdade no processo de seleção do Prouni 2017. Daí vem a dúvida de muito candidatos: “Quantos pontos devo tirar no Enem para conseguir uma vaga pelo Prouni?’. Sabemos que para concorrer a uma vaga pelo Prouni é necessário pelo menos 450 pontos na prova do Enem, mas a resposta correta a essa perguna esta na nota de corte. Veja o que o site oficial do Prouni diz a respeito em relação a nota de corte:

“Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) para cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de pré-seleção para a vaga ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.”

Então podemos concluir baseado no texto acima que a nota de corte no Prouni 2017 será a menor nota que estará dentro das classificadas. Para maior compreensão podemos dar um exemplo do que vem a ser a nota de corte no Prouni:

Caso um candidato que tenha obtido 700 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio se candidate ao curso de Administração no Prouni 2017 em uma determinada instituição. Mas no segundo dia de inscrição do Prouni o sistema acusa que a nota de corte do Prouni para aquela instituição e para o curso de Administração é de 720 pontos. Isso significa que muito provavelmente esse candidato não conseguirá uma bolsa nessa faculdade no curso de Administração, pois dentre os inscritos e dentre as vagas oferecidas a menor nota que ficou dentre as vagas foi de 720 pontos. Significa que no mínimo alguém tenha que tirar uma nota acima de 720 pontos. Ou durante o prazo de inscrição do Prouni 2017 o último selecionada com 720 desista do curso e se inscreva em outro.

Quando ocorre um fato semelhante o próprio sistema já avisa para o candidato incentivando que ele tente um outro curso ou uma outra instituição.

Como consultar a nota de corte do Prouni 2017

Para consultar as notas de corte do Prouni 2017 só é possível a partir do segundo dia de inscrição para o programa, pois só aí ele já terá notas para fazer a somatória e mostrar aos candidatos qual a menor dentro do número de vagas. O MEC também não disponibiliza as notas de corte das edições passadas do Prouni, caso você tenha interesse terá que pesquisar na internet, no nosso site disponibilizamos algumas notas.

A nota de corte do Prouni 2017 será consultada no mesmo ambiente virtual em que serão feitas as inscrições no endereço siteprouni.mec.gov.br. No ato da inscrição, o sistema já informa ao candidato, ao lado das vagas ofertadas, a nota de corte de cada um dos cursos. É importante que o candidato consulte a nota de corte do Prouni 2017 diariamente até o último dia, pois as notas são atualizadas todos os dias e valerá o último dia.

Entretanto mesmo se sua nota for menor que a nota de corte, ainda é possível conseguir a vaga como nas situações listadas abaixo, mesmo assim só é aconselhado insistir na vaga se sua nota estiver bem próxima a nota de corte e você de fato quer tentar aquela vaga específica.

  1. Desistência de candidatos
  2. Segunda chamada
  3. Lista de espera

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top