Como funciona o Prouni?

Como dito no informe anterior sobre o ProUni, o Programa Universidade Para Todos – ProUni, é um programa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo em Instituições de Ensino de Nível Superior, mas como funciona o ProUni? Quem pode se candidatar? É de graça ou preciso pagar alguma taxa? É comum surgirem dúvidas em relação ao ProUni entre aqueles estudantes que ainda estão no ensino médio, a seguir esclarecemos algumas deles, principalmente para aqueles que pretendem galgar uma bolsa no ProUni 2013.

Qual a relação entre ProUni, Sisu e Fies?

O Programa Universidade Para Todos – ProUni, distribui bolsas de ensino gratuitas em Instituições Privadas de Educação Superior, com base na nota do Enem. O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é um sistema pelo qual as Instituições Públicas de Educação Superior (Universidades Federais) selecionam estudantes para as vagas nas Federais também com base na nota do Enem. E o Fies é um Financiamento do Geverno para que você possa arcar com os custos de um curso superior em uma Instituição Privada, o Governo paga sua faculdade e depois de se formar você paga de volta ao Governo, é um financiamento literalmente.

Como funciona o ProUni?

O ProUni é um programa que escolhe os candidatos de acorda com a nota do Enem do ano anterior à inscrição, portanto para se inscrever no ProUni 2013 o candidato, obrigatoriamente, deverá ter realizada o Enem 2012. Basicamente, as etapas para se inscrever no ProUni 2013 serão:

  • O candidato se inscreve no Enem 2012 e realiza a prova.
  • O candidato confere o resultado do Enem 2012, se tiver tirado uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas e não tiver zerado a redação, então ele estará apto a se inscrever no ProUni 2013.
  • Em janeiro de 2013, o candidato se inscreve no ProUni 2013.

Quem pode se candidatar ao ProUni?

Os requisitos para se candidatar ao ProUni são:

  • Ter tido uma pontuação de pelo menos 450 pontos no último Enem e não ter zerado a prova de redação.
  • Ter renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo (bolsa integral) ou 3 salários mínimos (bolsa parcial).
  • Não possuir curso de graduação.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Também podem se candidatar ao ProUni:

  • Pessoa com deficiência.
  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

É cobrado alguma taxa para participar do ProUni?

Não, nenhuma taxa é cobrada para participar do ProUni.

11 comentários em “Como funciona o Prouni?

  1. Ter poupança é critério para desclassificação de bolsa….uma vez que essa poupança tenha sido feita duarante período, em que se estava trabalhando, resgate de uma previdência privada, hoje estando aposentado e doente não tenho como pagar a faculdade com renda mensal…e essa poupança e para uma necessidade de doença etc…tem como rever a bolsa?

  2. tirei 518.9emu ciências humanas e suas tecnologias.
    471.3em ciências da natureza.
    516.3em línguas e códigos.
    450.4 em matemática.
    400.0 em redação.
    E gostaria de fazer serviço social ou enfermagem.
    Será que tenho chance.

  3. O meu comentário é sobre os critérios de bolsa através do Prouni. No meu entender, as bolsas do Prouni deveria atender pessoas que estudou em escola pública, e particular com bolsa e tambem alunos carentes, aqueles que mesmo tendo cursado em escola particular sem bolsa porém no presente momento não tem condições de pagar uma Faculdade. Como fica estes estudantes sem recursos para pagar a faculdade? Pois o que ganha é impossível arcar com despesa do estudo superior, mesmo com a renda da familia nao consegue pagar. Para estes estudantes é uma grande frustação. Não está na hora de rever estes conceitos?

    Obrigada
    Elita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *