Como funciona o Prouni

prouni-logo.gif

O PROUNI – Programa Universidade para Todos é um mecanismo do Governo Federal criado em 2004 e oficializado através do projeto de lei Nº 11.096 de 13/01/2005, que tem como finalidade oferecer bolsas de estudos, parciais ou integrais, para cursos do nível superior em instituições de ensino privadas que são beneficiadas com redução ou isenção de tributos, quando aderem ao programa.

Como funciona o PROUNI

duvidas prouni

O PROUNI é direcionado para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou ainda que cursaram o ensino médio em escolas da rede particular de ensino como bolsistas integrais.

Para se inscrever no PROUNI o aluno deve estar atento a dois requisitos essenciais especificados abaixo:

  • Ter participado do último ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio imediatamente anterior ao período de inscrição no PROUNI e ter alcançado a nota mínima estabelecida pelo MEC.
  • O aluno candidato ao PROUNI deve ter renda familiar de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Cumpridas essas duas regras essenciais acima o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das regras abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou em uma escola particular como bolsista integral.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e a outra parte em escola particular como bolsista integral.
  • Ser uma pessoa portadora de deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Bolsa Integral, Bolsa Parcial

Para concorrer a uma bolsa integral no PROUNI o candidato além de cumprir os requisitos mínimos de pontuação na prova do Enem deve também cumprir os requisitos especificados no item acima e necessariamente ter renda per capita familiar de no máximo um salário mínimo e meio, para concorrer a bolsas parciais a renda per capita do candidato deve ser de até três salários mínimos.

Inscrição e Seleção para o PROUNI

como funciona o prouni

Para fazer a sua inscrição no PROUNI o candidato deve verificar se ele se adequa em todos os requisitos exigidos para participar do programa, assim sendo ele deve seguir os passos descritos abaixo:

  1. Inscrição e Pré-Seleção pelo MEC – o estudante deve acessar o site do PROUNI em que irá preencher a sua ficha de inscrição, escolher a modalidade da bolsa, até cinco opções de instituições de ensino superior onde pretende estudar, os cursos pretendidos, o turno prioritário dentre os disponíveis. Em seguida o Sistema do PROUNI classifica o estudante de acordo com as informações prestadas por ele e de acordo com média aritmética das notas que o candidato alcançou na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação do ENEM.
  2. Comprovar Informações nas Instituições de Ensino – no próximo passo nesse processo de inscrição no PROUNI o candidato deve comparecer nas instituições de ensino e apresentar os documentos que comprovam as informações que ele prestou na ficha de inscrição
  3. Seleção feitas pelas Instituições – as instituições de ensino podem fazer uma seleção própria com os candidatos direcionados para elas através da seleção feita pelo MEC.

Perder Bolsa de Estudos do PROUNI

Uma dúvida frequente dos candidatos participantes do PROUNI e de futuros candidatos a uma vaga neste programa é em quais condições posso perder a minha bolsa no PROUNI?

A bolsa do PROUNI pode sim ser cancelada e o candidato pode ter que parar o seu curso a qualquer momento se todas as regras não forem cumpridas pelo aluno, veja abaixo algumas das situações que podem fazer você perder a sua bolsa:

  • Informações Fraudulentas: Para conseguir a bolsa no PROUNI o candidato foi selecionado pelo MEC de acordo com critérios pré estabelecidos por ele e de acordo com informações prestadas como verídicas pelo candidato, portanto se a qualquer momento do curso o MEC descobrir que o candidato mentiu ou omitiu alguma informação no momento da inscrição, a bolsa pode ser interrompida imediatamente.
  • O candidato bolsista do PROUNI deve obter um aproveitamento mínimo de 75% em cada uma das disciplinas cursadas em cada período letivo. O não cumprimento desta regra pode levar a perca da bolsa de estudos do PROUNI. A primeira vez que o aluno não conseguir esse índice de 75% em uma ou mais disciplinas, o coordenador do PROUNI poderá se reunir com o responsável pela disciplina ou disciplinas e decidir a continuação da bolsa, sendo que esse processo poderá ocorrer apenas uma vez.
  • A mudança da situação financeira ou socioeconômica do candidato no decorrer do curso também pode levar ao cancelamento da bolsa PROUNI. Se no momento da inscrição no PROUNI o candidato se adequava a situação econômica exigida, mas depois do curso iniciado essa situação socioeconômica melhora consideravelmente, o candidato pode ser notificado pelo MEC e a bolsa pode ser cancelada.

Sistema de Cotas PROUNI

No PROUNI – Programa Universidade para Todos existe um sistema de cotas que são direcionadas para pessoas portadoras de deficiência e candidatos negros, pardos e índios, grupos estes que são historicamente vítimas da discriminação e da exclusão social. Esse sistema de cotas PROUNI objetiva promover o acesso desses grupos no ensino superior.

Para realizar a sua inscrição no sistema de Cotas do PROUNI o candidato deve estar incluso nesses grupos específicos e se enquadrar nos outros critérios exigidos para participar do PROUNI.

Nesse caso o candidato deve escolher exclusivamente o sistema de cotas, portanto não poderá participar do sistema de vagas para ampla concorrência do PROUNI.

O candidato nessa condição concorrerá com outros candidatos às vagas direcionadas para o sistema de cotas, para o curso específico escolhido.

Posso concorrer ao SISU e ao PROUNI ao mesmo tempo?

Tanto o SISU – Sistema de Seleção Unificada quanto o PROUNI usam o ENEM para critério para a seleção dos candidatos.

Uma dúvida muito frequente na cabeça dos candidatos é se mesmo já estando inscrito no SISU poderá fazer a inscrição no PROUNI, a resposta é sim.

O candidato inscrito no SISU pode fazer a sua inscrição também no PROUNI, desde que ele se enquadre em todos os requisitos para participar no PROUNI.

Atenção! É bom que o candidato saiba que se ele for selecionado tanto no SISU quanto no PROUNI, ele deve optar por um dos dois programas, é proibido ao candidato usufruir dos dois ao mesmo tempo.

O mesmo acontece se o candidato for um bolsista pelo PROUNI e se inscrever e for selecionado no SISU, ele deverá escolher um dos dois.

Comentários

comentários

One thought on “Como funciona o Prouni”

  1. Liliane disse:

    Eu gostaria que me tirassem uma dúvida, por favor. Estou em outra cidade por motivo de doença, e não poderei voltar à cidade em que me inscrevi para o PROUNI no período da matrícula na universidade. Caso eu consiga uma vaga, a universidade tem obrigação de guardar a vaga mediante a apresentação de atestado médico ou eu perco a vaga? Eu só poderei voltar no fim de Julho ou começo do mês de agosto. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top