Aprenda sobre o Prouni
Vote
Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a expectativa pelo resultado só aumenta, pois são várias as possibilidades oferecidas pelo Governo Federal para o ingresso de alunos no ensino superior, a mais procurada delas é a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Prouni está presente em faculdades de todos os estados brasileiros, neste ano disponibilizou 90.045 bolsas, sendo 55.693 integrais, por isso é muito importante à participação do maior vestibular do país: o Enem. O estudante que tem por interesse fazer um curso superior com bolsa parcial de 50%, bolsa integral ou não tenha condições de pagar uma faculdade, pode se inscrever no Prouni.
Para fazer sua inscrição no Prouni, se faz necessário atingir uma nota mínima no Enem e não ter zerado a redação. Ao aluno que fez inscrição também não é exigido idoneidade cadastral em serviços de crédito como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O aluno no momento em que faz a inscrição no Enem recebe uma senha de acompanhamento que serve para o Prouni. O candidato deve guardar essa senha mas caso a perca poderá recuperá-la no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para saber sobre quais cursos oferecidos e quais faculdades já se aderiram ao Prouni, o candidato deve acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br/ e na guia Bolsas, clicar e consultar os lugares que são disponibilizados o curso de seu interesse. As bolsas são oferecidas em varias instituições visando atender ao máximo de pessoas em diversos lugares do país, também é oferecido cotas aos alunos, dando preferência para pardos, pretos, indígenas.
O aluno deve ainda verificar o conceito da Instituição de Ensino, se ele é 3, 4 ou 5, pois são estes os valores de conceitos aceitos pelo programa. Estes conceitos são dados à instituição segundo os resultados obtidos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), juntamente com outros critérios do MEC (Ministério da Educação). Esses critérios medem além da qualidade do nível de ensino oferecido, a infraestrutura e os recursos disponibilizados (livros, professores, salas e recursos tecnológicos).
O aluno não somente deve se inscrever no Prouni, porém deve acompanhar as chamadas durante o ano que são geralmente no início de cada semestre (janeiro e julho), os critérios para as chamadas são as notas obtidas dos alunos no Enem. A classificação dos aprovados é feito de acordo com os valores das notas, além disso é levado em consideração a questão financeira de cada aluno, bem como se ele aderiu ao programa de cotas existente, caso ele não se enquadre nos critérios de avaliação de renda e de cotas ele não terá direito a bolsa, que pode ser de 50% ou 100%.
Caso o aluno não seja convocado nas duas chamadas regulares ele pode ainda optar pela lista de espera que ocorre após as duas chamadas. Para isso o aluno deve acessar o site http://prounialuno.mec.gov.br/ com a inscrição e senha do Enem e manifestar sua vontade no prazo determinado, que este ano foi do dia 26 de julho a 29 de julho referente ao Prouni 2013 2˚ Semestre. Alunos de todo o Brasil estão nessa espera, pois bolsas de ensino superior são cada vez mais disponibilizadas para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Bruno Gonçalves Costa
Autor e um dos responsáveis pelos sitedoenem.com.br
Graduado em psicologia como bolsista do Prouni e hoje é redator e dono de sites.
Para entrar em contat escreva sitedoenem@gmail.com. Para saber mais clique no link abaixo