Resultado da 1ª chamada do Sisutec: faça sua matrícula!

Nesta quarta-feira (14 de agosto) saiu o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), os alunos deverão fazer suas matrículas entre os dias 15 a 20 de agosto. O Sisutec neste ano contou com 737.229 inscrições de 383.080 candidatos, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso.

O Sisutec foi criado para possibilitar alunos carentes a terem acesso às instituições de ensino técnico por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para terem o direito de se cadastrarem no programa, o candidato não pode ter tido sua redação do Enem 2012 zerada.

O programa Sisutec do Governo Federal é gerido pelo Ministério da Educação (MEC), para poder se inscrever no Sisutec, o candidato deve satisfazer os requisitos pelo MEC, sua matrícula só será efetivada após passar pelo processo seletivo, assim como acontece com o Sisu e o Prouni. O aluno deve entrar no site oficial do Sisutec em http://sisutec.mec.gov.br/, informar os seus dados, tais como: nome, idade, renda, número de inscrição do Enem e ainda informar dentre duas opções de curso bem como duas instituições de ensino.

Sisutec

Após as inscrições no Sisutec, são feitas as seleções dos candidatos que terão direito as bolsas oferecidas. Depois de divulgado o resultado, caso o candidato tenha sido classificado dentro das vagas, poderá fazer sua matrícula através do Sisutec . As seleções contemplam aqueles que obteram as melhores notas  no Enem. O programa também contempla alunos através da lei 12.711/2012 que reserva 50% das vagas para cotistas, essas cotas são regulamentadas pelo Decreto nº 7.824/2012, as cotas contemplam pessoas com renda inferior a um salário mínimo por pessoa; também indígenas, pardos e pretos.

Faça sua matrícula

Nesta quarta-feira, dia 14, saiu o resultado da 1ª chamada para o Sisutec que  pode ser consultada no endereço http://sisutec.mec.gov.br/, o estudante selecionado deve efetuar a sua matrícula entre os dias 15 e 20 de agosto junto à instituição a qual foi contemplado com o curso técnico. Ao realizar a matrícula no Sisutec, o aluno deve observar se tem em mãos toda a documentação necessária, observar também se a instituição que optou exige outro processo seletivo além do Sisutec, pois em alguns casos pode acontecer.

Se o aluno não conseguiu se matricular 1ª chamada, existe ainda a possibilidade do mesmo ser convocado na 2ª chamada do Sisutec que será divulgada no dia 22 de agosto, os convocados nessa segunda chamada terão entre os dias 23 a 27 de agosto para se matricularem diretamente na instituição de ensino.

Na edição de 2013 não haverá lista de espera no Sisutec.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top