10 anos de Prouni

Estamos a caminho de mais uma edição do Prouni (Programa Universidade para Todos) que fora criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005, significa que este ano fará 10 anos de sua criação. Queremos então nesta data comemorativa ressaltar a importância desse programa para o Brasil.

Prouni foi criado no governo do então presidente Lula e tem como objetivo básico oferecer bolsas de estudo para os alunos de baixa renda que fizeram seu ensino médio em escolas públicas. Essa ideia deu uma virada no cenário nacional, pois até esse momento o acesso às universidades era praticamente exclusivo para as classes mais favorecidas, mesmo às universidade públicas, que a princípio deveria ser para quem não tem condições de pagar uma particular.

De lá para cá tem crescido a cada ano o número de pessoas que tem acesso ao ensino superior no Brasil e com isso as oportunidades para as pessoas de baixa renda tem surgido mais. Outra coisa que mexeu ainda mais com o cenário educacional foi também a criação das cotas, criadas principalmente para as pessoas negras.

prouni-2014

Tanto o Prouni quanto as cotas são alvos de críticas de muitas pessoas, para esses o Prouni veio “nivelar por baixo” o ensino superior no país e a lei de cotas nas universidades é mais polêmica ainda. Não entraremos nessa discussão, mas o que não se pode negar é que o Prouni, juntamente com outras medidas do governo, mudou “a cara” do ensino superior no país.

Com certeza os maiores inimigos do Prouni não são os alunos de baixa renda que foram beneficiados com  a oportunidade de estudar sem pagar nada, pois eles sabem o quanto seria difícil se não existisse esse programa. Com certeza o ideal seria que o investimento maior deveria ser na educação básica, mas enquanto isso ainda não é realidade o Prouni tem sido bem vindo para muitas pessoas. Um detalhe importante que cabe ressaltar é que geralmente os alunos bolsistas do Prouni são os destaques de suas turmas, um dos motivos é que para manter a bolsa de estudos o aluno deve ter uma média de notas fixada pelo programa, o que faz com que eles se esforcem mais. Isso prova para os pessimistas que achavam que esses bolsistas não iriam dar o devido valor ao que conquistou.

Em 10 anos de criação do Prouni percebe-se a inclusão social que houve, mas com o passar dos anos isso será bem mais visível, pois o número de pessoas afetadas será muito maior e será muito mais fácil aos especialistas da área fazer tal análise, provavelmente qualquer será capaz de tal análise de tão visível que isso será. De fato, as mudanças também só ocorrerão se os governos fizerem sempre a ampliação do Programa e buscar seu aprimoramento para que haja  sempre adequação às realidades socioeconômicas do país, o que não pode é cair “deixa como estar”

O Prouni precisa amadurecer sempre, buscar alternativas e atualização também, mas é inegável os efeitos positivos do programa na vida daqueles beneficiados e não apenas para eles, mas para toda  a sociedade de modo geral, pois a cada ano são novos profissionais que são lançados no mercado, aumentando assim a oferta qualificada de mão de obra.

Comentários

comentários

One thought on “10 anos de Prouni”

  1. WILIAM MAZULINE disse:

    QUERIA SABER SI MINHA NOTA DE 455.6 SOMADA EM TODAS AS AREAS SERVE PRA MIM CONCLUIR O ENSINO MEDIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top