Novas regras para o Fies em 2015

FIES 2015 Inscrições: As inscrições para FIES 2015 estão abertas de 03 a 06 de agosto de 2015, faça sua inscrição em http://fiesselecao.mec.gov.br/.

O ano de 2015 já iniciou com novidades para as pessoas que desejam fazer uma faculdade utilizando o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) como forma de financiamento, agora há novas regras para o Fies 2015. Essas novas regras foram divulgadas no Diário Oficial da União do dia 29 de dezembro de 2014, prestes a findar o ano.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que tem como finalidade o financiamento de cursos superiores em faculdades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O aluno que utiliza o Fies para financiar seu curso superior só começará a pagar o financiamento depois que terminar o curso, isso tudo a juros bem a baixo dos usuais no mercado.

As novas regras do Fies 2015 trouxeram uma das novidades que a partir de abril deste ano começarão a valer e que atingirão milhares de pessoas. A partir de agora quem é contemplado pelo programa de bolsa do Prouni só poderá utilizar o Fies caso na seguinte situação:

– A bolsa do Prouni deverá ser parcial (50%) e deverá ser usada concomitantemente com o Fies em uma mesma instituição e em um mesmo curso.

Isso significa que o aluno não poderá utilizar o Fies e o Prouni para cursos distintos, e o Prouni só poderá ser o Parcial. A redação da nova regra do Fies traz a seguinte redação:

Art. 16. É vedado o benefício simultâneo de financiamento com recursos do FIES e de bolsa do ProUni, salvo quando se tratar de bolsa parcial e ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso na mesma Instituição de Educação Superior – IES.
§ 1º Considera-se benefício simultâneo a ocorrência concomitante de:
I – ocupação de bolsa integral do ProUni e de utilização de financiamento do FIES;
II – ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do FIES para curso ou IES distintos; ou
III – ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do FIES para mesmo curso e mesma IES, se a soma do percentual da bolsa e do financiamento resultar em valor superior ao encargo educacional com desconto.
Além dessas proibições da utilização do Fies e do Prouni outra mudança que trouxe maior repercussão foi a exigência que a partir de agora o aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 só poderá contratar o Fies caso tenha feito o Enem e tenha obtido a média aritmética de 450 pontos na prova do Enem e tenha tirado nota diferente de zero na redação.
Antes não havia essa obrigação de nota mínima no Enem, bastava que o aluno tivesse feito o Enem para contratar o Fies, mas agora com as novas regras só é possível com a nota de 450 pontos na média geral.
Para ter acesso a todas as novas regras do Fies em 2015 acesse o link . Maiores informações sobre o Fies você pode ter em nossas páginas

Comments

comments

435 thoughts on “Novas regras para o Fies em 2015”

  1. JUCELIO SANTOS disse:

    ola, gostaria de saber se posso ser beneficiado com o FIES tendo o meu nome protestado pela instituição financeira CAIXA?

    1. Michelle disse:

      Desde 2012 o aluno de ensino superior interessado em utilizar o Fies não precisa de preocupar com restrições em seu nome.

      1. eduardo jose disse:

        e minhas notas no enem de 2014 forao 560,365,405,439 e na redaçao foi 220 essa notas posso fazer o fies ?

        1. melo disse:

          filha vc soma todo e depois divide por 5 ok

          1. amanda disse:

            Vamos certificar-se de passar informações certas antes de tirar com a cara de alguém…Soma tudo e divide por quatro ,Depois soma com a redação e divide por dois….
            Eduardo josé vc pode fazer sim peloo fies ate abril depois disso suas notas somando tudo tem que dar 450.

          2. mônica moraes disse:

            É FILHO.
            POIS, FILHA SERIA SE ELE FOSSE MULHER SENHOR (A) MELO.

        2. julio disse:

          Acho que não vai dar. Um indivíduo que escreve “forao” não tem condições para ingressar em um curso superior. É “foram”, BURRO!

          1. danilo disse:

            cadê sua humildade irmão o que é isso

          2. Sirlani disse:

            Existem pessoas como eu, que estudaram em escolas públicas, degradantes, sem incentivo, sem material necessário e sem pessoas qualificadas para dar aulas, existe pessoas que aprende com vida e não com escolas absurdas de caras para se tornarem pessoas arrogantes, grossos, insuportáveis pessoas como esse ai.
            As pessoas que dizem ser cultas, inteligentes ou superiores as outras costumam ser arrogantes assim mesmo, por isso não me impressiono tão fácil e nem me preocupo com esse tipo de atitude, aliás, todos nós estamos na terra por passagem e vamos todos sem exceção de ninguém para o mesmo lugar. (O futuro é a morte)
            Aprenda a ajudar e não a julgar.

          3. Katiane disse:

            Melhor comentário!!!

          4. André Nunes disse:

            E você pode até escrever não tão ruim , mas , é muito estúpido…Se liga sem humildade não chega a lugar nenhum …ok

          5. judas disse:

            julio vc e um tremendo saco de merda

          6. Franciele disse:

            Criticar sem mostra a cara é bem fácil né babaca! O ensino superior não é exclusividade de quem sabe escrever ( foram) ou qualquer outra palavra,para de ser arrogante e um verme na terra,ajudar ao próximo mesmo com apenas uma informação é muito digno. Você pode saber escrever,pode ter estudos mas,vai continuar sendo um verme ridículo.

          7. Junior Lima disse:

            Você se acha inteligente com essa atitude? o burro da história é você, se não sabe responder fique calado seu mal educado.

          8. bred disse:

            humildade acima de tudo cara

          9. Duda disse:

            E você sendo tão inteligente, já se ingressou em alguma faculdade?

        3. Marcelo disse:

          Sua média foi de 397,80. Não sabe matemática, escreve forao com O, vai estudar mais rapaz! Deixa de ser preguiçoso e mala! Seu Burro!

        4. Marcelo disse:

          Sua média foi de 397,80. Não sabe matemática, escreve forao com O, vai estudar mais rapaz! Deixa de ser preguiçoso e mala!

          1. paula disse:

            Km o q é isso CD o respeito

          2. oziel disse:

            ele pode ser burro, mas que vc é sem educação isso é fato.

          3. Junior Lima disse:

            Saber matemática ou saber escrever a palavra correta não é sinal de inteligência, você é um grande idiota. Arrogância não leva ninguém a lugar nenhum. Receba essa PALHAÇO.

          4. Ana Lecia disse:

            Agora inteligente me corrija pq escrevi errado kkkkkkkkkkdiga quem tu és que direi quem eu sou “inteligente”!!!!!!!kkkkkkkk

        5. Joyce disse:

          Segundo as novas regras você tem que ter no minimo 450 pontos na redação!

          1. robert disse:

            450 pontos no total e não na redação .

        6. mauricio disse:

          Porque xingar o cara dessa maneira , ele só esta fazendo uma pergunta, até parece que vocês escrevem 100% corretamente naquela porcaria de face e whatsapp

          1. Rosangela disse:

            Parabéns Maurício,
            As boas maneiras falam mais alto do que ignorância do nosso amigo acima. Concordo que ele se passou, mas vamos nos unir para motivar. Por isso muitos desistiram. Nunca sabemos com quem estamos falando até conhecer sua historia de vida!!! Fica a dica.

        7. some todas suas notas e divida por 5 o resultado será sua média. Se estiver acima de 450 pontos você pode fazer o fies; ou seja; você está dentro do programa .

          1. mikaely disse:

            eu fiz o enem anopassado e fiquei com 472,6 de nota ..nao consegui bolsa no prouni pela nota baixa que tirei..enfim posso fazero fies mesmo sem terconseguido entrar em alguma faculdade?

          2. keya disse:

            Oi, minha nota total do enem foi 421,82…com essa nota posso fazer o fies.???

        8. thays disse:

          olá a media aritmética e feita com a soma de todas as notas divididas por 5 que vai dar o que você precisa saber no seu caso você soma : 560+365+405+439+220= 1989 ai você divide por 5 que vai da a media de 397,8 e assim você acaba vendo que não chega a 450 …. infelizmente mas boa sorte na sua jornada

        9. Daniela disse:

          Boa Tarde!
          Tenho algumas duvidas sobre o FIES em 2015,será que alguém poderia me ajudar ?

          1ª Concluir o ensino médio em 2004, necessito fazer o ENEM para participar do FIES ?
          2ª Já estou cursando, mais gostaria de participar agora do programa, ainda posso ?
          3 ª Observei nas orientações acima que foi decretado essas mudanças em Dezembro, mais só será vigorada á partir de Abril de 2015 é isso?

          Obrigada pela atenção e Gentileza.

          1. jana disse:

            resposta da 1ª pergunta é não
            resposta 2ª pergunta é sim
            Resposta da 3ª pergunta é é isso mesmo só entrarão em vigor apartir de Abril de 2015.

        10. JONAS CARDOSO DA SILVA disse:

          Meu amigo com estas suas notas que você escreveu aqui, sua média final fica em 397,8 pontos, procure se informar melhor, mas, acredito que com esta nota você não está apto para o FIES.

        11. Frank Pimentel disse:

          Sinto muito, mas acho q não, pois sua nota é insuficiente.

        12. Paulo araujo disse:

          Jamais poderá fazer o fies com essas seguintes notas. Estude mais, para conseguir se beneficiar com o Programa do fies.

        13. Angela Reis disse:

          Eduardo José, infelizmente você não poderá ser financiado, pois o FIES exige no mínimo 450 pontos, tirando a média aritimética de suas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) saberá se poderá ser financiado ou não. Some todas as suas notas, logo em seguida divida pela mesma quantidade de notas, por exemplo:
          Ẋ = 220+560+350+450+500
          5
          Ẋ = 2,080
          5
          Ẋ = 416

          Nesse caso sua média aritmética será 416, então isso indica que não poderá ser financiado pelo FIES, caso consiga totas mais altas e sua média for de 450 a diante, parabéns poderá ser financiado!
          Boa Sorte.
          _ Ângela Reis

        14. Evaneide Silva disse:

          Ola por favor me responda
          Fiz o ENEM 2014 tirei 550 pontos.
          Passei para o cursos de FISIOTERAPIA mas nao consegui vaga para o FIES e estou desistindo do curso porque nao posso paga
          Serar que posso usar a nota enem 2014 para o ano 2016 ??

        15. antonio monteiro disse:

          acho q não. A média aritmética ficou menor que 450

        16. Mayra disse:

          nao da nao vc tem que ter pelomenos 450 pts e sua nota foi de 397,8

    2. daiane disse:

      Se seu nome tiver restrição não é possivel o financiamento, a não ser que vc pague a conta…quando fui fazer meu fies, meu nome tava no SPC por uma conta de 33,00 reais, se eu não pagasse não conseguiria fazer o financiamento..e eu fiz meu fies em 2012!

      1. cesar disse:

        Voce esta errado e desinformado amigo, eu tenhono” sujo” conversei com a moça do fies no dia que fiz a inscrição, e a mesma confirmou que nao é impdido de usar o fies quem tem nome no SPC, pode usar normalmente, tanto que fiz minha inscrição e foi aprovado, só faltou assinar o contrato, mais como ta fora do ar, complicou

        1. ticiane cristina disse:

          mas tem muitos sites que afirmam que a pessoa cujo o nome está restrito não pode fazer o fies…..eis a questâo pode ou não fazer o fies com nome restrito?

          1. cesar disse:

            Olha eu fui la a primeira coisa que perguntei pra moça do FIES foi, eu tenho nome sujo, posso usar fies? Ela disse que sim, sem problemas, tanto que dei meus documentos pra ela, foi enviado pra analise, e me ligaram pra voltar la e assinar o contrato, porem o maldito sistema saiu do ar, moro em curitiba e to fazendo na Uninter, nao sei sua cidade e nao sei qual instituição vc foi, tanto que no proprio site do fies tem as regras, nao fala que é impedido, vc nao pode esar em divida com o programa estundantil do goervo, ai sim vc seria empedido de fazer, fora isso, desconheço. E vamos combinar né, quantos brasileiros tem nome sujo? se fosse impedimento, me arrisco em dizer que centenas de milhares de jovens nao ia se formar nesse país, ia ser só um sonho mesmo.

          2. Williams nunes disse:

            Olá tenho o PROGRAMA FIES, e tenho Restrições, isso não tem nada aver, Quando fui fazer a inscrição informei a atendente e ela disse que nao tem nada aver. e consegui fazer numa boa ,

            boa sorte

          3. Renata Santana disse:

            Olá,

            Até um tempo atrás infelizmente quem tinha o nome negativado, não poderia aderir ao programa de financiamento estudantil(FIES). Hoje, isso já não é mais um impeditivo para o financiamento, porque o governo está sendo o seu fiador, você pode optar pelo FGEDUC.
            Agora…Se o sistema não liberar na hora o tipo de financiamento como FUNDO GARANTIDOR(FGEDUC), você precisará de um fiador,que é o que chamamos de FIANÇA CONVENCIONAL, e este(o fiador) NÃO pode ter o nome negativado de forma alguma.
            Espero que tenha ajudado de alguma forma.

          4. rabelo disse:

            A questão do nome sujo influencia sim, mas não é critério eliminatório para conseguir o fies. Este será feito uma avaliação de risco, se vc ,mesmo com nome sujo, tiver outros positivos por sim ser beneficiado. Assim como pessoas sem nome sujo podem não ser aprovados

        2. Jurandir disse:

          Por favor, fiz minha matrícula em 13/12/2014 bem antes de ter a reunião da nova regras do fies que foi no dia 29/12/2014, liguei pro mec querendo saber sobre o siti do fies que tava fora do ar, e falaro que vai voltar no dia 23 desse mês e me falaro que se eu me escrever no fies dia 23 nao vai dar certo, por que deveria ter feito o enem, mais a nova regras vai ser a partir de abril, 30 de março, por favor alguem me ajuda…. da pra mim fazer sem o enem ?
          Whats 11970780739

          1. Angela Reis disse:

            Caro Jurandir, seria impossível você ser financiado pelo FIES sem ter prestado enem, mas para que você consiga ser financiado através do mesmo teria que tirar notas satisfatórias no Exame, sendo que não zere a redação.
            Estude um pouquinho mais seu linguajar e seu palavriado, talvez consiga realizar o seu sonho através do FIES.
            *Bom dia!

        3. oziel disse:

          eu tenho restrição na caixa, eles me negaram a fazer, tive que entrar com um mandato de segurança contra caixa.

          1. TATIANE disse:

            AS MINHAS NOTAS DO ENEM FORAM
            387.7
            457.9
            429.0
            320.7
            560.0 REDACAO
            COMO FACO PRA SABER SE CONSIGO FIES

      2. Priscila disse:

        A mudança no FIES, aceitando contratos com estudantes inadimplentes ocorreu em abril de 2013.

      3. ivanete disse:

        Na verdade, funciona assim, existem do tipos de financiamento no FIES, um seu credito é analisado e
        coberto a dívida pelo fundo garantidor, um sistema de governo, o outro vc precisa de fiador e tudo mais, inclusive não restrições em seu CPF, então sim!
        vc pode financiar com restrições em seu CPF.

    3. andressa disse:

      Pode fazer o fies sem medo. .

    4. Junior César disse:

      As pessoas que querem fazer o FIES, mesmo com o nome restrito, devem optar pela instituições que aceitem o FIES com o fundo grantidor, que nesse caso não necessita de um fiador e nem do CPF livre de restrições.
      Obs. Hoje em dia existem 3 modalidades do FIES, nunca optem pelo FIES solidário.
      Mais informações whats (38) 99125693.

    5. Railan Bruno disse:

      fiz a prova em 2010 mas não fui no segundo dia que era a redação terá problema
      pra min não conseguir o fies ?

      1. Jessica disse:

        Infelizmente não, é obrigatório a prova completa, até porque você vai precisar dela para saber a média aritmética de suas notas.

        1. Frank disse:

          cara parem com isso, todo mundo erra seus merdas.

    6. GEYLSON GOMES disse:

      ACHO QUE PODE SIM..POIS VC PODE ESCOLHER EM QUAL BANCO DESEJA FAZER. SEMPRE É BANCO DO BRASIL E CAIXA..VC PODE OPTAR PELO BANCO DO BRASIL…NAO TENHO CERTEZA MAS QUANDO FIZ FOI ASSIM EU PODERIA ESCOLHER EM QUAL FAZER.

    7. TIAGO DE ALMEIDA CALADO disse:

      SIM, JUCELIO,QUANDO VC FOR ADERIR AO FIES OPITE PELO OPÇÃO FUNDO GARANTIDOR,QUE NÃO PRECISA FIADOR E NEM TEM PLOBLEMA COM RESTRIÇÃO CADASTRAL,OK? E SE VC QUISER PODE TAMBÉM OPTAR POR UMA AGENCIA DO BANCO DO BRASIL QUE TAMBÉM FAZ FIES, TODAS ELAS.ISSO SE VC NÃO QUISER VER A CARA DO GERENTE DA CAIXA.RS.UM ABRAÇO

    8. leila disse:

      a caixa não é do governo, e sim parceira, prestadora. Para ter o Fies não há necessidade, exigencia de nome limpo na praça. portanto agora é torcer para conseguir fazer a inscrição. Pq ta dificil

    9. Julio disse:

      Qtas vezes pode transferir o FIES de ies ?

    10. Rosa disse:

      Olá, fiquei triste com as novas regras do fies pois quem já tem um nível superior está fora do financiamento. Alguém tem mais informação a este respeito? Pretendia prestar vestibular pra medicina, mas sem financiamento é impossível cursar.

      1. Patrícia disse:

        Olá, Rosa… Tudo bem?
        Você saberia me dizer se conseguiu o financiamento? Também tenho um curso superior, mas gostaria de financiar pelo FIES odontologia…

    11. Roberto silva disse:

      Não tem nada a ver tenho conhecidos com nome sujo e não interferiram em nada no finaciamento.

    12. rai disse:

      PARA ME CANDIDATAR AO FIES, TENHO QUE JA ESTAR MATRICULADA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

    13. Rabelo disse:

      talvez, uma avaliação de risco sera feita pela instituição financiadora, no caso do fies é mais tranquilo que m financiamento do tipo veiculo/imóvel. Sugiro que você tente.

    14. Amanda disse:

      Eu gostaria de saber se eu consigo FIES … Porque eu tirei 450 na nota geral mais a faculdade que eu quero a media é 554. Mesmo assim eu consigo o Finaciamento ???

      1. Erineuda disse:

        Boa noite gostaria de saber se posso me inscrever no FIES com a nota de 2010, e se precisa esta trabalhando para fazer o financionamento estudantil fundo garantidor do programa do FIES.

  2. Rosangela Alves Campos disse:

    Ja fui beneficiada pelo fies, inclusive a divida ja foi quitada, gostaria muito de fazer outro curso e ser novamente beneficiada, essa lei do fies de não permitir quem já esta graduado de estudar novamente pelo fies deveria ser refeita, com certeza não devo ser a unica precisando de um outro curso, as oportunidades de trabalhos surgem para melhorar a nossa vida e se a pessoa quer algo melhor para sua vida e precisa de ajuda e tem essa força de vontade por que fechar as portas, sinceramente essa lei teria que ser analisada e mudada, afinal de contas não sera ” gratis” tudo será pago com juros e correção monetária.

    1. Bruno disse:

      Rosangela, está correto sim só ser permitido uma conclusão de curso.
      A inflação anual é muito maior que os 3,4% AA de juros cobrado pelo financiamento.
      Ou seja, o governo te empresta o dinheiro sabendo que no final o dinheiro que você pagar vale menos do que o que ele te emprestou inicialmente.

      1. Junior Campos' disse:

        Bruno, NO meu caso, conclui o ensino médio em 2007. Não fiz Enem. Estou tentando solicitar o fies. Estou tentando mudar o valor da semestralidade pois fui informado que estava errada. A minha dúvida é: A partir do dia 30 de abril, ainda vou poder solicitar o fies para o Primeiro semestre de 2015? Até quando posso solicitar, pois não preciso do ENEM.

        Obrigado,
        Aguardo resposta

    2. Renato disse:

      Me encontro nesta mesma situação, Rosângela. Essa regra do FIES deveria ser refeita. Ou se pelo menos não fosse 100% de bolsa, pelo menos 70% já ajudaria bastante.

  3. simone aparecida dos santos bello disse:

    Eu estou desempregada; no momento só conto com a renda da minha mãe. Vou poder participar assim mesmo?

  4. Melissa disse:

    Gostaria de saber se esta nova do fies da pontuação minima no enem só entrara em vigor em abril? Pois em alguns sites estão falando que assim q publicado já estaria em vigor.

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Melissa!
      As notícias foram que as novas regras entrarão em vigor a partir de abril.
      Qualquer coisa vc pode entrar em contato com o órgão oficial no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html

      1. LUCAS AMORIM disse:

        BOA TARDE BRUNO PODERIA ME TIRAR UM A DUVIDA CASO O SITE DO FIES VOLTE A FUNCIONAR ANTES DE 30 DE MARÇO IREI CONSEGUIR DAR ENTRADA NO FIES COM AS REGRAS ANTIGAS ???? AGUARDO SEU RETORNO MEU NUMERO 79-99481143

      2. rosefariasdeoliveiradonascimento disse:

        Ola. Fiz o enem 2012.comecei a faculdade em 2014. Mais tive que tracar.quero recomeçar a faculdade e fazer o fies será que consigo

      3. andreza disse:

        ola bruno for favor me responda, eu nunca fiz enem, eu tenho direito do fies?

      4. fabiolla disse:

        Por favor gostaria de saber quais mudanças terá após 30 de abril.
        Não consegui me cadastrar no fies por conta do congestionamento. Mas, quero tentar entrar no 2° Semestre e preciso saber se as regras irão mudar. Obg

      5. derosci matheus disse:

        O FIES abre inscrições é por semestre?

    2. Késia Martins disse:

      Olá Melissa..
      Eu entrei em contato com o Fies e eles me
      informaram que só entrará em vigor essas novas
      regras dia
      30 de abril.

      1. Danyella disse:

        Olá alguem poderia me informar o seguinte caso:
        Fiz o Enem mas tirei menos de 450 pontos, o recomendado pela nova lei, mas ja fui ate a unidade da faculdade e contratei o Fies, inicio a aula normalmente, sera que poderei me prejudicar caso o site nao volte até 30 de abril?

        1. julio disse:

          É por isso que temos esta grande evasão no curso superior. O que alguém que tira menos que 450 pontos no ENEM vai fazer em uma faculdade????

          1. Luciano disse:

            Cara o que vc ta falando é um absurdo, muitos que tiraram notas menores de 450 pontos não é que seja Burro é que as vezes não teve oportunidades como outros tiveram. E se hoje ele busca uma faculdade é por que realmente quer buscar algo melhor e se qualificar. Seu Idiota.

          2. rodrigo disse:

            Caraaa.pleno século 21,você falando um absurdo desses amigo.Acho que está na hora de rever seus conceitos e parar de ser tão mesquinho,filhinho de papai!!!! Ter educação é bom e conserva os dentes amigão fica a dica…

          3. nathercia disse:

            Estudar burro, talvez esse que tirou menos de 450 seja melhor profissional que você abestado.

      2. serio? entao quer dizer q se o site do fies sair de manutençao e eu fizer a inscriçao antes de abril, nao preciso me adequar as novas regras?

  5. vanecinha disse:

    Ola! Gostaria de saber se quem ja concluiu curso superior unicamente com bolsa do prouni integral tem direito ao FIES para um novo curso. Grata.

    1. Daniele disse:

      Olá Vanecinha!
      O fies só vale para primeira graduação, isso está escrito no próprio edital do fies.

    2. Meire disse:

      Olá Vanecinha!
      Se a sua bolsa foi pelo Prouni pode sim, só não é permitido caso sua 1ª graduação tenha sido financiada pelo FIES.

  6. Mitrella disse:

    Fiz a prova do Enem de 2013 porem cheguei atrasada em 2014 e perdi a prova do ano passado, posso ser beneficiada pelo Fies em 2015 tendo só o Enem de 2013?

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Mitrella!
      As notícias é que as novas regras valerão a partir de abril, então se você fazer o fies antes dessa data eu imagino que dará certo. Aconselho você a entrar em contato com o órgão oficial no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.

      1. Maria Luiza disse:

        Eu zerei a redação, então posso fazer antes do dia 30 de abril que não vai interferir em nada na minha inscrição?

    2. Késia Martins disse:

      Olá Mitrella..
      Eu também tinha esta mesma dúvida.
      E foi cessada quando entrei em contato
      com o Fies pelo telefone 0800.61.61.61
      Eles me informaram que não pediram
      edição especifica do enem, basta ser
      nos anos posteriores a 2010.

      1. Daniela disse:

        Olá terminei o ensino médio em 2011, fiz o enem em 2011 e 2012, depois disso não fiz nem 2013 e nem em 2014, gostaria de saber se posso pedir o fies? Ou se eu fizer o vestibular, e passar, fizer a matricula, e depois pedir o fies, sera que consigo? Por favor, me ajudem!

  7. Larissa disse:

    Olá. Gostaria de saber se serei afetada por essas novas regras do fies. Está tudo certo com a faculdade já, só falta eles me ligarem para ir ao banco. Fiz tudo certinho depois que passei no vestibular do final do ano. As minhas aulas estão p começar agora em fevereiro pelo fies 100%. A minha dúvida é: se eu NÃO conseguir os 450 pontos e se eu ZERAR a redação no enem, vou poder fazer ainda mês q vem? Essas regras já valem pro primeiro semestre de 2015 ou não? Aguardo resposta. Obrigada.

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Larissa!
      As notícias são que as regras valerão em abril, imagino que no seu caso você conseguirá.
      Sugiro que você entre em contato com o órgão oficial no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html, lá eles lhe darão certeza

  8. Raphael Menezes disse:

    Eu fiz o ENEM 2014, no entanto estou com medo de não atingir a pontuação necessária segundo a nova lei, para conseguir o fies.
    Já que foi mencionado que essa lei entrará em vigor em Abril de 2015, há a possibilidade de eu conseguir o FIES mesmo não atingindo a pontuação mínima?
    aguardo sua resposta;
    Raphael.

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Raphael!
      Pelo que eu entendi das notícias publicadas a respeito do assunto é que de fato essas regras serão cobradas a partir de abril. Imagino que as pessoas que tentarem o FIes antes dessa data conseguirão mesmo sem a nota exigida do Enem. Na dúvida vale entrar em contato com o site oficial http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.

    2. Piedro Luiz disse:

      Ola eu nunca fiz o enem, estou com restriçao no spc e serasa, eu tenho como conseguir o finaciamento do fies sem ter feito o enem e estar restrito?

      1. Késia Martins disse:

        Olá Piedro..
        Só é possível aderir ao Fies, caso tenha feito
        o enem. Nos sites do financiamento está bem claro
        essa informação.

  9. Danniel disse:

    Fiz todas as versões do Enem menus o de 2014 sera q posso apresentar a nota de 2013 para solicitar o financiamento? se alguém responde vou ficar grato…

    1. Bruno Costa disse:

      Olá!
      Pode solicitar o Fies, na nova regra o que conta é principalmente a média das notas

  10. erika disse:

    formei em 1996 vou precisar fazer enem p conseguir o fies

    1. Bruno Costa disse:

      Segundo as regras do Fies, não

      1. Maria Roseli Ferreira de Alcântara disse:

        Gostaria de saber se tenho que pagar alguns meses minha faculdade para depois dar entrada no fies?

    2. Marilene Ribeiro disse:

      formei em 1991, fiz vestibular em uma faculdade particular em novembro de 2014 passei, paguei a matrícula, preciso do fies como fico nesta situação.

      1. Bruno Costa disse:

        No seu caso não precisa de Enem

        1. Jurandir disse:

          Por favor, fiz minha matrícula em 13/12/2014 bem antes de ter a reunião da nova regras do fies que foi no dia 29/12/2014, liguei pro mec querendo saber sobre o siti do fies que tava fora do ar, e falaro que vai voltar no dia 23 desse mês e me falaro que se eu me escrever no fies dia 23 nao vai dar certo, por que deveria ter feito o enem, mais a nova regras vai ser a partir de abril, 30 de março, por favor alguem me ajuda…. da pra mim fazer sem o enem ?

  11. Saulo Jose de Barros disse:

    Oi, boa tarde. A ultima vez que eu fiz o enem foi em 2009.
    Preciso saber se consigo fazer o FIES em 2015 . Ou se o FIES agora e só pra quem fez o ENEM??

    1. Bruno Costa disse:

      A obrigatoriedade do Enem é para alunos que terminaram o ensino medio após o ano de 2010, imagino que não é seu caso. Então você consegue o FIES

      1. Williams nunes disse:

        fiquei feliz por a Resposta, terminei o ensino médio em 2008 e fiz o enem em 2009 Também!!!!! então certamente não vou precisar da Nova Regra !! uhuuul
        Obrigado pela Resposta Bruno Costa *

  12. Olá gostaria de saber se o financiamento é a partir de agora ou de Abril?

    1. Bruno Costa disse:

      Pelas notícias publicadas pelos grandes jornais só começam a valer depois de abril

  13. Cristiano Ricardo viana disse:

    Olá conclui o ensino médio,em 2008 e nunca fiz o enem posso fazer o FIES?

    1. Bruno Costa disse:

      Você pode, pois terminou antes de 2010

    2. Livia Castro disse:

      Olá . Gostaria de saber se o fies vai abrir antes de abril ? Pois tirei menos de 450 . Gostaria de fazer o fies antes dessas novas regras valerem ! Sera que consigo me inscrever no fies antes de abril ?

  14. Jo disse:

    BOA TARDE, EU FIZ O ENEM EM 2010 E SOMEI TODAS AS 5 NOTAS DEU UMA MÉDIA DE 478,23 PONTOS . E TENHO RESTRIÇÃO SOMENTE NA PERNAMBUCANAS. CONSEGUIREI MESMO ASSIM FAZER O FIES? OBRIGADO.!

  15. Jo disse:

    ESQUECI DE COLOCAR E TERMINEI O ENSINO MÉDIO EM 2012

  16. Iara Gomes disse:

    Olá. A nossa renda familiar ultrapassa um pouco o valor máximo para poder concorrer ao financiamento do fies. Mas, temos 4 filhos e uma delas quer fazer medicina que custa, em média, seis mil reais mensais. Não podemos arcar com este custo, então gostaríamos de obter o financiamento. Como resolver esta questão?

  17. Gabriela disse:

    Tenho uma grande duvida, para solicitar fies, preciso ter tirado 450 em cada area ou a somatoria de todas as areas tem que dar 450 pontos? aguardo uma resposta, obrigada

  18. Thais disse:

    Boa noite, gostaria de saber se os alunos que se cadastrarem no começo desse ano no FIES, ainda terão o direito de obter o beneficio sem precisar da nota do Enem? ja que em alguns sites estão dizendo que somente em abril entrará em vigor a nova regra.
    Obrigada

  19. Luis Fernando disse:

    Ola, gostaria de saber se essa nota do FIES de 450 pontos é por cada matéria ou é a media final, pois fiquei com 461 pontos, acima dos 450 pedidos, se for assim eu posso solicitar o FIES?
    Alguem me ajude por favor.

    1. Bruno Costa disse:

      a nota é a média aritmética, não é por cada matéria

  20. Thiago disse:

    Olá,

    Eu tenho algumas dúvidas em relação ao fies.
    Eu conclui o ensino médio no ano de 2003, a minha situação é diferente de um aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 ?
    E tem que tirar no mínimo 450 pontos nas 4 matérias ?
    Ou os 450 pontos são feitos através da soma das 4 matérias e dividido por 4 ?
    Os 450 pontos também inclui a redação e as 4 matérias e daí se divide por 5 ?

    1. Bruno Costa disse:

      Quem terminou antes de 2010 não precisa do Enem

      1. Jo disse:

        EU TERMINEI O MÉDIO EM 2012 MAIS FIZ O ENEM EM 2010. POSSO SOLICITAR O FIES? OBRIGADO.!

      2. bete disse:

        Terminei o ensino médio em 99, fiz meu último enem em 2010; tenho nome restrito e uma renda que é do meu esposo de mil reais; fiz a inscrição vestibular na estacio ,curso fisioterapia. Será que consigo o financiamento pelo fies? Obg

  21. Taise Gabriela disse:

    Olá,gostaria de saber se quem tem o nome restrito pode solicitar o fies e qual a pontuação obtida no enem para o fies?Obrigada!

  22. Denise de Oliveira Carvalho disse:

    Olá, o resultado do enem 2014 saiu ontem! E eu tirei 444,88 na média! Pelo o que eu vi não consegui a pontuação para fazer o fies, será que arredonda? Falam que a regra é para abril mas o site da inscrição do fies não está disponível .

  23. andrei vinicius disse:

    Fiz o enem ano passado vi o resultado hj deu 407.6 e nao zerei na redacao. As regras ja estao efetivas ou e a partir de abril só? Tenho chance de conseguir ainda?

    1. Bruno Costa disse:

      Pelas notícias das grandes mídias, só valerá a partir de abril

      1. Denise de Oliveira Carvalho disse:

        Tomara então! Que Deus abençoe kkkkk

      2. debora disse:

        ola bruno eu fiz o enem mais não terminei meu ensino media estou concluindo sera que posso mim escreve no fies fiz 465 pontos e uma nota boa em redação vc pode mim informa sobre isso

        1. Gabriel disse:

          Olá, qual foi sua nota na Redação?

  24. Vinicius Sobral da Silva disse:

    olá, gostaria de saber se posso solicita o fies ainda? Por que já fiz a matricula na faculdade já esta tudo certo, minha inscrição no site do fies também já esta pronta, agora só falta concluir o pedido dia 18 agora e esperar…
    minha duvida é porque não atingi a nota exigida

  25. Caroline disse:

    E tem que tirar no mínimo 450 pontos nas 4 matérias ?
    Ou os 450 pontos são feitos através da soma das 4 matérias e dividido por 4 ?
    Os 450 pontos também inclui a redação e as 4 matérias e daí se divide por 5 ?

  26. andrei vinicius gonçalves disse:

    boa tarde, fiz o enem ano passado e peguei o resultado ontem tirei 407, as leis já passaram a vigorar ou só a partir de março ? ou de qualquer maneira já não consigo mais o financiamento ? obrigado

  27. Jo disse:

    BOA TARDE, EU FIZ O ENEM EM 2010 E TERMINEI O ENSINO MÉDIO EM 2012 …E SOMEI TODAS AS 5 NOTAS DEU UMA MÉDIA DE 478,23 PONTOS . E TENHO RESTRIÇÃO SOMENTE NA PERNAMBUCANAS. CONSEGUIREI MESMO ASSIM FAZER O FIES? OBRIGADO.!

  28. Patrícia Xavier disse:

    Olá, tenho dúvidas em algumas questões, em reais quanto é um salário mínimo e meio? E quem tem como provar que recebe essa renda precisa do cadúnico? Os 450 pontos é em cada matéria? A média aritmética é a soma de todas as notas em cada matéria do enem?

  29. ohanna disse:

    Boa tarde!! Será que a nova lei do fies do irá vigorar em abril mesmo? Nervosa demais;(

  30. Giovane Hartman disse:

    olá quando começa a valer essa regra dos 450 ja em janeiro ou só em abril

  31. bruna da silva disse:

    Ola gostaria de saber se vai ser só a partir de abril que vai começar essa nova lei dos 450pontos?tirei 446 pontos no enem se eu já tentar assim q abrir as inscrições para o FIES sera que tenho chance de consseguir o FIES? Preciso mto de uma resposta me ajudem.
    Bjooos!!!

  32. Marco Luzz disse:

    Tenho restricao no meu nome, posso fazer fies?

  33. Alessandra Rodrigues dos Santos Bezerra disse:

    Olá , eu fiz enem esse ano ,mas eu posso entrar pro fies com o resultado do ano passado?

  34. Fernanda borchert salomão dos santos disse:

    Oi, eu fiz vestibular em 2011, passei e me matriculei , desde então venho pagando a universidade com dificuldades e agora estou com restrições. Minha pergunta é a seguinte, mesmo estando matriculada e cursando, para pedir o fies preciso ter realizado o enem , pois nunca fiz?
    Ah, me formei no ensino médio no ano de 2011.

  35. Marcela disse:

    Boa noite eu fiz o enem pela primeira vez em 2014.e estava fazendo faculdade de radiologia (tecnólogo).porém tranquei o curso. E fiz inscrição para fazer vestibular em outra instituição superior. E eu quero participar do fies , porém estou desempregada e com nome restrito. Como posso proceder? e se eu tenho possibilidade de ser aprovada?

  36. Ayomi disse:

    OLÁ, QUERIA SABER SE COM A NOTA 449.46
    Eu poderia solicitar o FIES?aguardo a resposta ansiosa.

    1. Bruno Costa disse:

      Se for antes das novas regras sim

  37. Ayomi disse:

    E como a lei sera somente em abril,eu posso pedir agora em fevereiro,já q a a lei n saiu ainda.

  38. juliane disse:

    Minha filha calculou a media aritmetica e ficou com 487 pontos . Assim ela podera fazer o Fies , ou deveria tirar na media de cada prova 450 pontos ?

      1. Oi qqria saber se com 436 pontos eu poderia se encaixa no FIES ?

  39. José disse:

    E tem que tirar no mínimo 450 pontos nas 4 matérias ?
    Ou os 450 pontos são feitos através da soma das 4 matérias e dividido por 4 ?
    Os 450 pontos também inclui a redação e as 4 matérias e daí se divide por 5 ?
    E se eu nao conseguir os 450 pontos nao posso ter fies ? liguei na unip a mulher disse que nao e agora ?

  40. José disse:

    A media para o fies se divide em 4 e tira a redacao ? ou coloca a redacao e divide em 5?
    E se eu nao conseguir os 450 pontos nao posso ter fies ? liguei na unip a mulher disse que nao e agora ?

  41. Adriana disse:

    Minha filha tem 17 ano, o Fies tem que ser feito em meu nome? no caso tenho restrição financeira, mesmo assim poderei fazer? A solicitação começa na Universidade? Todas aceitam?

  42. thais oliveira disse:

    Bom dia

    Bruno

    tenho restriçoes no meunome incluisive com acaixa gostaria de saber se posso se escrever no fies
    e conclui o ensino médio em 2008

  43. Cássia disse:

    Bruno, por favor me responda! A média dessas notas é a soma das 4 notas? Obrigada desde já.

  44. Regina Pereira disse:

    Gostaria de saber se minha filha com nota ENEM 442, consigo fazer o FIES no mes de janeiro e ou fevereiro, a lei entrara em vigor somente em março ou ja esta valendo??

  45. Cássia disse:

    Bruno, por favor me responde! :/

  46. DENIS disse:

    Olá Bruno, estou com o curso trancado e pretendo retornar em outra instituição, nunca usei programas do governo mas agora pretendo usar o FIES. Não fiz o enem mas conclui o ensino médio antes de 2010, estou com restrições no nome, minha renda é de R$ 1,500. POSSO SOLICITAR O FIES ?

  47. gleysy disse:

    fiz o enem agora 2014 mais tirei 414.38 , gostaria de fazer pelo o fies mais pelo que eu sei muitas noticia estão dizem que só em abril mim ajuda?

  48. beatriz disse:

    Ola Bruno ,estou muito preocupada não obtive a nota de 450 pontos exigidos na nova regra,e já estou matriculada na universidade ,mas preciso do fies ,mais no enem de 2014 fiz 429,13 pontos mais não zerei a redação,já no ano de 2013 conseguir 500 ! Será que conseguiria o fies com a nota de 2013 ,!

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Beatriz!
      Pelo que entendi das notícias é que vc poderia utilizar a nota do Enem 2013 sim. Entra em contato com a faculdade que vc pretende cursar, eles saberão lhe informar

  49. luciana disse:

    Será que o site do fies vai demorar voltar quando valera a nova lei?

  50. maikon disse:

    Ola,terminei meu ensino médio em 2007 então eu não preciso do Enem pra solicitar o fies?
    e sera quando q o site vai funcionar?

    1. Boa noite terminei o ensino médio em 2008 , estou esperando o site voltar será que vou precisar do enem? As aulas vão começar 24/07 estou com medo ….pois não tenho dinheiro pra pagar as mensalidades. ?

      aguardo uma resposta

  51. kylson disse:

    eu terminei em dezembro de 2010 eu preciso de fazer o enem para cursa o fies

  52. Dayane Oliveira disse:

    Olá! Minha nota do Enem de 2014 não está na média, mas a de 2013 está. Será que posso solicitar o fies com a nota da prova de 2013?

  53. Angélica disse:

    Boa noite,
    Bem sera que consigo me inscrever no fies indo em um banco da caixa, pois o site ainda encontra em manutenção.

  54. Tharlison Murilo disse:

    Olá, fiz o enem na edição de 2011 e 2013, em 2011 a minha média ficou abaixo de 450 e em 2013 acima, posso solicitar o FIES mesmo depois da aplicação dessas novas regras?

  55. niko disse:

    Ate quando vai a enscrição para o fies,pq o site ta fora do ar,e to com medo de não concigui fazer atempo a inscrição

  56. GILDA LOPES disse:

    Olá,

    Meu filho fez 425 pontos na prova do ENEM e 300 na redação, nós não podemos pagar o curso que ele prestou vestibular (Engenharia Mecânica), ele não tem direito ao FIES?

  57. Rigley roriz disse:

    Gostaria de saber se a nova regra vai valer por agora tem site que falam que a partir de abril

  58. Milena disse:

    Boa noite! entrei em contato com o MEC e eles me informarão que a nova regra só será valida a partir de 30 de março, mais o site do fies entrou em manutenção ontem, será que vão mexer em alguma coisa?

  59. luciene pereira gama disse:

    Olá no caso de ter zerado a redaçao do enem 2014 pode- se obter o financiamento baseado nas notas do enem 2013 tendo tirado nota maior que zero na redação de 2013

  60. Denise de Oliveira Carvalho disse:

    É o site do fies vai enrolar muito! Até a nova regra valer então quem não alcançou os 450 já era!! Muito chateada pois só consegui 444.46 pontos, sonho acabado “/
    Só acho que direitos são todos iguais os que já tem fies não precisava dessa nota! Podia valer para todos …

  61. Adriana disse:

    Boa noite,queria saber se essas notas é a soma das 5 matérias dividido por 5.

  62. Joanna disse:

    Ola Bruno gostaria de saber se a inscrição pro fies vai abrir antes de março pois estou matriculada na faculdade e preciso do fies antes das aulas começar dia 19 de fevereiro e eu preciso me inscrever nas antigas regras tem alguma chances de abrir inscrição ainda em fevereiro? Aguardo sua resposta.

    1. Thaina Oliveira disse:

      eu tbm preciso que abra antes de validar as novas leis mas o site esta fora do ar sem previsão pra voltar isso é pra ferra com todos que precisam mesmo aff Deus nos ajude e entre com providencia

      1. joanna disse:

        O pior que er, se Deus quiser vai dar certo pra nóis se não adeus sonhos de fazer faculdade ,o pior e que eles não respondem nossas duvidas ;(

  63. analu disse:

    Olá, eu conclui em 2008, e quero saber, se para solicitar o FIES eu preciso ter feito o enem 2014?

  64. ana caroline gandra disse:

    boa gostaria de saber se com as novas regras posso mudar de curso dentro da mesma instituição desde ja obrigado

  65. Amanda disse:

    Ola gostaria de saber se eu posso fazer o financiamento agora? pois já estou matriculada na faculdade e já paguei a primeiro mês mas não tem como eu continuar pagando. Queria muito fazer mais estou confusa porque tirei 440 pontos no enem e vi a nova regra que so pode fazer se tiver 450 ou mais so que esta valendo so em abril, então eu ainda tenho chences ?

  66. Yaçanã disse:

    se eu obter o fies neste ano, posteriormente eu posso transferir minha matricula para outra faculdade?

  67. Thaina disse:

    Ola alguem me ajuda e me responde porfavor ja to com os papeis tudo para o fies só que minha nota no enem de 2012 foi 449,84 o jeito que calculei todas e dividi por cinco eu posso usar essa nota?e sera que eu consigo o Fies com essas novas regras gente vou fazer direito e não posso pagar esse curso é muito caro alguem me ajuda eu tenho chances de conseguir ou não?como somo as notas?

  68. Thaina disse:

    gente liguei na faculdade e la falarão que o site do fies esta se adequando as novas regras to com muito medo de não conseguir pela pontuação

  69. Piedro Luiz disse:

    Ola nunca fiz enem e estou com meu nome restrito , tem como eu conseguir o fies?

  70. Thaina Oliveira disse:

    o site ta fora sera que conseguirei usar a nota de 2012 ainda 449,84 ai que medo gente vamos todos orar precisamos da inscrição e que as leis nao sejam validadas ainda

  71. Thayline disse:

    Bom dia!

    Estou desesperada!!!!
    Terminei o ensino médio em 2010 fiz supletivo… porém minha nota foi zero na redação pois naquele ano só fiz por fazer… E não sabia dessa nova regra senão eu tinha feito o enem de 2014 até tentei me inscrever mas devido ao serviço não deu… estou muito triste pois a mensalidade da minha faculdade é 1.107,00 e não tenho condições te pagar… como o enem está em manutenção estou com medo de pagar minha inscrição na faculdade e depois não conseguir o FIES por causa da nota do ENEM. Eu vi no jornal hoje que só vai entrar em vigor em abril mas será mesmo? E se o site só voltar a funcionar em ABRIL?

    Será que consigo o FIES? mesmo com nota baixa e zerando a redação em 2010?
    Já tem duas semana que estou tentando fazer minha inscrição e não consigo estou desanimando já!

    Obrigada

  72. Adriele lima disse:

    Olá ,gostaria de saber se já tem alguma previsão de retorno do site das inscrições do fieis, por que nós que não tiramos a nota minima no enem ,temos que aproveitar enquanto a lei não entrou em vigor, boa sorte a todos que
    Deus conceda a cada um o desejo do seu coração. Obrigado.

  73. Júlia Quintana disse:

    Olá, eu gostaria de saber se quem se inscrever antes de abril ainda consegue o fies por menos de 450 pontos no enem, eu tirei 430 no enem de 2013. Não consegui fazer o de 2014, socorro!!

  74. Douglas disse:

    Olá Bruno Costa, eu queria saber se você pode me informar se eu posso usar a nota do Enem de 2013 para solicitar ao Fies, eu fiz o Enem 2014 mais minha nota média do de 2013 é melhor, é mais de 450 pontos ai eu queria saber se eu poderei usar a nota do de 2013 para fazer o financiamento. Valew amigo!!

    1. Bruno Costa disse:

      As novas regras passam a valer a partir de abril
      Você pode usar sim a nota de 2013

  75. Francisco disse:

    Excelente as explicações do site, venho deixar meus agradecimentos….

  76. Nayara disse:

    Ontem vi na TV que os prejudicados poderão recorrer,pois sem o site funcionando nesse mês as pessoas que não atingiram o nota de 450 pontos estão sendo prejudicados! Mas acho que ainda irá semana que vem,se não sair vamos ter que entrar ir atrás dos nossos direitos.

  77. Suzane disse:

    Olá terminei o ensino médio em 2009… Estou matriculada numa universidade particular desde
    dezembro/2014…. as aulas já começam mês que vem e terei que pagar a primeira mensalidade
    pois o site do fies não sai de manutenção, estou desesperada, nunca fiz o Enem, será que consigo
    Fies, já que terminei o ensino médio em 2009???????????

  78. Fabio Augusto disse:

    Olá bom dia,eu nunca fiz o Enem
    a minha pergunta é ,eu posso financiar minha faculdade pelo fies?

  79. Cristiano Nunes disse:

    E eu querendo fazer minha primeira faculdade e não conseguindo!

  80. Alice Rodrigues disse:

    Gente entrei em contato com o mec hoje a tarde e a nova lei so vai valer dia 30 de março

  81. Alice Rodrigues disse:

    O site nao tem previsao

  82. Cristiano Nunes disse:

    estou*

  83. erica disse:

    Ola Bruno!fui com media de462,sea nota de corte do curso Adm.for 500 poderia tentar mesmo assim a bolsa pelo prouni?

  84. Vanderlene Rodrigues Rua disse:

    Ola!! Fiz minha inscrição na faculdade em Dezembro e fiquei de solicitar o fies este mes de janeiro, porém o site ta indisponivel, e minhas aulas começam agora dia 3 fevereiro,fiz o enem em 2012 e não consegui a nota, isso significa q não vou poder fazer o fies devido a essa nova regra? ? Aguardo respostas. ..

  85. Oii sou adriana ja mi matriculei na faculdade e qiero fazer o fiesas ei não atingie a meya da nota tou disisperada as aulas e pra começar agora dia 2 de fevereiro espero q o fies abre logo e so começa a nova regra em abril ou so mesmo em julho.

  86. andreia disse:

    ja estou na faculdade e uso o fies como eu ja tenho o fies serei prejudicada com essas novas regras??eu não tirei a media que eles estão pedindo no Enem

  87. cleide silva disse:

    Gostaria de saber se esta nova do fies da pontuação minima no enem só entrara em vigor em abril? Pois em alguns sites estão falando que assim q publicado já estaria em vigor.

  88. cleide silva disse:

    oi,fiz o enem de2012 e nao consegui os 450 ,posso fazer o fies?

  89. cleide silva disse:

    oi,fiz o enem de2012 posso fazer o fies?

  90. cleide silva disse:

    quem fez o enembde 2012 consegui o fies?

  91. Naiane alves dos santos disse:

    olá,gostaria de saber se a nota que será utilizada é do ultimo exame feiito?
    Ou poderá ser de anos passado ,pois minha nota de 2013 eu consegui média com 603 pontos?

  92. jessica Oliveira Silva disse:

    Fiz o enem 2014 e a media foi
    403 gostaria de saber se posso utilizar o fies?
    Já que a nova lei e de media 450, essa nova regra só vale a partir de abril ou já ta valendo pq li num site q o site do FIES ta em manutenção pra nova regra?

  93. Luana disse:

    Gente, gostaria de saber quais são as chances de conseguir o fies.. Conseguindo um fiador que tenha a renda suficiente.. Obrigada

  94. Andréa disse:

    Boa tarde, sou aluna bolsista parcial do Prouni, e no momento estou desempregada e pretendo fazer o Fies, só que estou com o nome sujo e sem nenhum tipo de renda,tem algum problema quanto a isso?

    1. cesar disse:

      nao tem problema, eu consigui com nome sujo , só falta ir assinar conrato mais com esse site fora do ar nao da né

  95. laura disse:

    É um absurdo tudo isto que esta ocorrendo, nos que precisamos do bendito FIES uma hora le uma noticia e se desispera outra ouve uma outra noticia e se acalma, porem desisperoo sempre vem a a tona. As coisas estão chegando num ponto bem complicado pra quem realmente se interessa em ter um futuro garantido. Só nos resta ficar atento com os seguintes fatos,boa sorte a todos,confiem no senhor o resto esta nas maos dele !!

  96. Beatriz Salles disse:

    Olá queria saber, se eu fizer o fies antes de abril com essas novas leis, tirando a nota menor que 450 pontos posso fazer o financiamento ?

  97. ola
    gostaria de saber quando abre o fis ?
    vai ser so em abril mesmo
    como vamos ter que fazer esses meses ?

    1. bruno rogerio disse:

      20 de fevereiro abre as inscrições, mas pelo jeito é capaz de enrolar até abril s:

  98. boaa noite
    eu fiz o enem em 2014 e a minha nota foi 429,9 sera que posso realizar o fies normalmente,pois estou com medo de nao conseguir por nao ter atingindo os 450 pontos e eu preciso muito do fies….responde assim que ver obrigada.

  99. keila disse:

    BOA NOITE!

    Gostaria de me informar se eu tenho restrição de matricula a 3 anos atrás, mesmo assim posso fazer o fies?

  100. Viviane Silva Lima disse:

    Bom dia , gostaria de saber , se meu marido pode , ser meu fiador pois , tô desempregada e com restrição . Nossa renda e 1.900,00 em média ? Aguardo resposta .

    1. pode sim pois as regras e a ter até 20 salários mínimos.

  101. Mayra disse:

    Olá, eu me formei em 2010, então será que a lei da média do enem Tbm vai valer pra quem se formou em 2010? Desde já obrigada

  102. YUREMBERG PAZ DA SILVA disse:

    OI.GOSTARIA DE SABER SE,TERMINEI MEUS ESTUDOS EM 2008 E FIZ O ENEM 2014 MINHA PONTUAÇAO FOI 442 PONTOS .SERA QUE CONSIGO O FIES?

  103. Ana Laura disse:

    sera que vai demorar muito pra reabrir as inscrições? to ficando aguniada já.. do jeito que ta ficando as coisas é capaz deles enrolar ate abril pra essa pagina funcionar .

  104. luana Araújo disse:

    não conseguir a media do fieis 2015 na prova do Enem sera que não vou poder financiar meus estudos pelo fieis

  105. luana Araújo disse:

    eu fiz o enem em 2014 e a minha nota foi 396,3 sera que posso realizar o fies normalmente,pois estou com medo de nao conseguir por nao ter atingindo os 450 pontos e eu preciso muito do fies….responde assim que ver obrigada.

  106. Flávia Ferreira França disse:

    Olá, venho enfrentando um problema, que manteve afastada da faculdade por anos. No início do FIES fui beneficiária, mas perdi meu fiador. E sem o mesmo não pude prosseguir. O tempo passou e mudanças foram feitas no FIES, este fiador não era mais necessário. Nesse tempo iniciava e trancava a faculdade por não ter como pagar. Hoje me encontro em muita dificuldade, pois tudo que eu ganho pago às mensalidades da minha faculdade. E gostaria muito de ser beneficiária da bolsa de estudos. Hoje estou matriculada no curso de Direito, desde 2012.

  107. vinicius disse:

    Tirei 440 vou ser prejudicado pela nova lei do fies??

  108. luana disse:

    minha nota do enem foi baixa 375,0 mais ñ zerei em nenhuma materia posso mim escrever no fies

  109. Ingrid disse:

    Boa tarde Galera, estou querendo me inscrever no FIES esse ano mas com todas essas mudanças estou ficando um pouco confusa…. rssr…
    Tenho duas dúvidas: o FIES verifica ou não a restrição no CPF? posso não conseguir por isso??
    É obrigatório colocar um fiador, ou somente em caso de nome restrito?? Onde o fiador entra nessa questão??
    Se alguém puder me ajudar ficarei grata! srsrs

  110. bruno disse:

    então as antigas regras ainda estão valendo ? até o mês de abril ?

  111. Geisa disse:

    Passando somente para compartilhar as informações.
    Fiz o Enem no ano de 2010, porém não atingi a média exigida, pretendo iniciar arquitetura e urbanismo neste ano de 2015, entrei em contato com o FIES no dia ( 30/01/2015 ) e a moça me informou que posso fazer o financiamento sim ”antes” do dia 30/03 que é quando inicia as novas regras. Então se estão no mesmo barco que eu, corram pois será exigido apenas a presença nos dois dias de provas antes desta data! 🙂

    1. Ywli disse:

      Olá!
      Fiz o vestibular e passei, já efetuei a minha matricula na universidade. Mais o site do fies, não está ainda no ar e o ano levito já está para começa, o que posso fazer em relação a isso.
      Será que podem me ajudar!

    2. Nayara disse:

      ”Então se estão no mesmo barco que eu, corram pois será exigido apenas a presença nos dois dias de provas antes desta data” nao entendi..

    3. Kauan disse:

      Mais vai liberar o site para novos financiamentos antes da data 30/03 ?

  112. Danielle disse:

    Olá gostaria de saber sobre a opção de solicitação do FIES sem fiador( FGEDUC), pois estou pretentendo solicitar o FIES com essa opção. Eu tenho uma renda de R$ 1.000,00 moro com meu esposo e meu filho e meu esposo não tem renda. Será que eu me enquadro nessa opção. Outra questão é que eu estou com restrição na Caixa e no Banco do Brasil será que tem prolema?
    Obrigada!

  113. Saulo Santos Rodrigues de Araújo disse:

    Terminei o ensino médio em 2010, fiz o ENEM nos anos de 2010 e 2011. Posso utilizar o FIES ou devo fazer o ENEM novamente ?

  114. Marcia Bonfim disse:

    Boa tarde,não estou conseguindo ter acesso a inscrição do fies,lá no site está escrito que eles estão adequando as novas regras,será que quando voltar a funcionar antes de abril eu poderei realizar a minha inscrição sem essa nova regra de 450 pontos? pois eu não conseguir essa pontuação mínima.

  115. lucelia lima figueiredo disse:

    terminei meu ensino médio em 1997, preciso de enem para conseguir o fies? como proceder?

  116. Talles daniel disse:

    Queria saber eu somei as 4 notas do enem fora redacao deu 459 a media , pq minha redacao tirei 300 pontos, ai queria saber se consigo fazer o fies , c essas novas regras ai do governo mt foda , e queria saber se as regras so valem apartir de abril ?

  117. Nathalia Silva disse:

    Ola!
    Gostaria de saber se mesmo com meu nome “sujo” eu consigo consigo financiamento pelo fies?
    A nota minima de 450 valera quando o site retornar, ou, a partir de abril?
    obrigada!

  118. MERCEDES TEIXEIRA disse:

    gente eu gostaria de saber de como comeca a contar a segunda chamada so prouni

  119. MERCEDES TEIXEIRA disse:

    eram 40 vagas e eu fiquei em 50 lugar.tenho chance na segunda chamada?

  120. diego disse:

    olá bruno , bom eu terminei meu ensino médio em 2008 , fiz o vestibular e fiz o enem tbm ,no vestibular não conseguir nenhuma nota boa, só desconto de 50% na matricula , e no enem conseguir 420 ponto da redação só , adiantei e paguei a matricula com 50% de desconto , meu nome da sujo tbm, mas a atendente da instituição disse que não precisava me preocupar que dava pra fazer pelo fundo garantidor tranquilo ,sem fiador e sem nada, bruno estou preocupado pq as aulas ja começam dia 19 de fevereiro e a matricula ja esta paga e o fies disseram que só retorna no começo de abril , e a atendente disse que o fies vai reembolsar o valor da matricula tbm , o que eu devo fazer agora com esses problemas? fico pensando que não vou aderir o fies e ja vai começar as aulas , to bastante preocupado , agradeço desde ja!!

  121. ELAINA MONTERIO disse:

    Minha duvida é. O FIES só vai repassar 8 mensalidades ao invés de 12 ou seja anual ?

  122. SAmila disse:

    Olá tenho nome sujo e não fiz o enem mais terminei em 2009 acho que posso fazer o fies?

  123. Flávio Jean disse:

    Olá, gostaria de saber se essas novas regras afeta pessoas que concluiu o ensino médio antes de 2010 e nunca fez o enem, que é o meu caso, eu consigo fazer o financiamento?

  124. Quando o site donfies vai voltar, acabou meu sonho poxar fiquei abaixo da.media e nao sei se vou conseguir antes de abril… SERA QUE VOLTA A FUNCIONAR PARA NOVOS CONTRATOS ANTES DE ABRIL? PELO AMOR DE DEUS..ESTOU ME SENTINDO INDIGNADA.

    1. Tou com uma duvida,eu tenho uma inscricao ja no site do sisfies desdo ano passado, se for fazer o pedido do fies eu vou me encaixar nas novas regras ou continuo na antiga? Por favor me responde estou entrando no desespero ja pq minha nota do enem nao ficou na media de450 pontos
      Desde ja a gradeco ao me responder. Inscricao*

  125. gleiciane farias disse:

    Oi Bruno,
    Tire minha duvida,terminei o ensino médio em 1999 fiz o Enem de 2014 minhas notas foram.
    564.4
    354,9
    517.9
    339.5
    440.0 posso consegui o fies com essas notas .

  126. Lulu disse:

    Olá, estou matriculada em Engenharia Civil com o valor da mensalidade de 1400,00 e já paguei nesse mês o valor da matricula que é justamente o mesmo, e tem outro boleto que vence dia 16 agora e eu não tenho dinheiro para pagar esse valor, estava contanto com o FIES. Oque eu faço? Fico sem pagar até conseguir o fies?

    1. mauricio disse:

      Eu estava na mesma situação, paguei a 1900,00 na matrícula , e estava contando com o FIES, meu boleto vencia dia 10 , para não ficar em débito com a faculdade e tambem desconfiava que o FIES não ia abrir tao cedo devido essa crise, tive que trancar meu curso.
      Mais isso vai de cada um, devido a tantas mudanças não sabemos o que vai acontecer mais a frente, nem eles mesmo sabem direito

  127. flaviele disse:

    gostaria de saber se as novas regras afetam quem já é beneficiado pelo ProUni, estou cursando a faculdade desde 2014 como bolsista integral, gostaria de saber se as novas regras se aplicam a minha condição ou se vou continuar com a bolsa 100%?

  128. luh disse:

    estou preocupada nao tenho como pagar a faculdade,liguei la eles me disseram que nao tem nem previsao e se voltar em abril terei que pagar duas parcelas ..

  129. Taina Ferreira disse:

    Minha média no Enem 2014 foi 438,6. Poderei participar do FIES 2015? Sou baixa renda e precisarei do FIES para o meu estudo superior, e é um direito de todos o financiamento estudantil. Me ajudem, beijos.

  130. Wesley disse:

    Não fis o enem mais já estava quase tudo certo com o fies sera que vou ter algum problema com está nova lei??????????????

  131. MIRIANE AMARAL disse:

    Boa tarde Bruno,

    Primeiramente queria parabeniza-lo pelas explicações, estou com uma duvida imensa .

    Tem previsão de volta do fies? Me refiro as inscrições, pois minhas aulas se iniciam agora dia 24/02 e tenho medo de não conseguir a tempo o financiamento. Outra coisa me formei em 2004, não é necessário ter feito Enem, correto ?

    1. Bruno Costa disse:

      Não sabemos a previsão de volta do site. No seu caso não é necessário o Enem

      1. caio disse:

        bruno se puder responder as perguntas a cima , tem muita gente preocupado , e minha duvidas tbm são essas de cima , pagar a matricula , começar as aulas agora e fies só em abril como fica? começamos a estudar assim mesmo ou nao dá ? só em junho? ta dificil…

      2. andreza disse:

        ola bruno for favor me responda, eu nunca fiz enem, eu tenho direito do fies? eu conclui o ensino medio em 2013.

  132. Felipe disse:

    Olaa eu não atingi a nota máxima do enem exigida pelo fies mesmo assim eu posso solicitar meu financiamento? Ou pelo menos eu posso solicitar 50 por cento da bolsa com minha nota do enem? Minha média foi 426.8 posso solicitar o financiamento? ?

  133. sagat disse:

    terminei a escola em 1999 estou matriculado na escola que começa em fevereiro, nesse meu caso para que eu possa financiar os estudo não preciso do enem então ?…certo ou não? aguardo

  134. patricia disse:

    Gostaria de saber se vou poder mudar de curso com esse novo fies.

  135. Viviane disse:

    ola gostaria de saber se eu tenho q procurar a Universidade para fazer o cadastro no Fies…pois o site ainda esta em manutenção…pfv me ajudem.
    E tambem estou com meu CPF restrito…sera q vou conseguir ser aprovada??

  136. Brenda Freitas disse:

    Oi gostaria de sabe se posso fazer o fies?
    Por azar da minha parte conseguir 449,62 pontos será que posso fazer o fies antes de abril?
    É verdade que só entra em vigor a nova regra a partir de 30 de abril?
    Se depois de abril posso fazer o fies e essa nota de 449,62 pode ser arredondada para 450?

  137. Alecssandro disse:

    Primeiramente Parabéns pelas respostas e atividade no site Bruno!

    Minha duvida seguinte:
    Me formei em 2010 no ensino médio, fiz Enem em 2008; posso ingressar no ENEM?

    sendo que uma pessoa formada em 2009 não fica necessário fazer o ENEM certo?

    A nota esta valendo para ingresso ??

  138. GOSTARIA DE SABER EM QUE MÊS VAI COMEÇAR O FIES PARA ALUNOS QUE ENTROU NA FACULDADE ESSE ANO?

  139. Amanda Estrambek disse:

    Olá queria tirar uma dúvida, sobre o valor do curso,se o fiador tem que ganhar o dobro mesmo da mensalidade? Pq pretendo cursar Odonto, mas a mensalidade é 2.998 reais, queria financiar 100%, então o meu fiador tem que ganhar quase 3.000 reais?? Me ajudem !!!!!

  140. Amanda Estrambek disse:

    Olá queria tirar uma dúvida, sobre o valor do curso,se o fiador tem que ganhar o dobro mesmo da mensalidade? Pq pretendo cursar Odonto, mas a mensalidade é 2.998 reais, queria financiar 100%, então o meu fiador tem que ganhar quase 6.000 reais?? Me ajudem !!!!!

  141. josi disse:

    Posso solicitar o FIES sem estar matriculada em alguma instituição de estudo?Ou é obrigatório estar matriculado?

  142. Gabriel disse:

    estou matriculado sem usar o fies , quando voltar ao normal eu posso pedir o beneficio?

    1. Anne Karoline disse:

      Pode sim Gabriel.

  143. Enrico disse:

    Bruno,
    Fiz o enem no ano passado, tirei média de 416 e 400 na redação. É possível o financiamento do fies? Estou preocupado, pois já estou matriculado e não ficou muito clara a nova regra aplicada.

  144. Pedro Melo disse:

    Me formei em 2012, e nunca fiz o enem tenho chance de conseguir o fies ?!

  145. gostaria de saber se consigo o fies ja que nao fiz o enem 2014 so o 2012 e terminei o ensino medio antes de 2010 . Por favor me ajuda

  146. eu gostaria de saber se eu posso se escrever no fies com a nota de 2013 com essas novas regras???

  147. Rosangela dos Santos disse:

    E se eu cancelei meu FIES uma vez. Posso contratar novamente?

  148. Diovanna disse:

    Olá! Alguém poderia me informar se para adquirir o Fies nesse ano de 2015, é necessariamente obrigatório ter feito o Enem em 2014?! Ou a seguinte regra de que o aluno dever ter feito o Enem em 2010 ou anos posteriores continua valendo?!

  149. Elaine Cristina disse:

    A minha duvida é a seguinte. Prestei o vestibular na faculdade e fui informada la da possibilidade de se conseguir um financiamento pelo fies. Fiz a matricula, pois para se conseguir o beneficio tem que se estar matriculado,levei toda a papelada para inscrição do fies porem como todos não consegui fazer a inscrição devido o site esta em manutenção. Eu me formei em 1998 por isso não preciso de Enem, o meu problema agora é que as aulas já iniciaram os boletos das mensalidades já estão chegando e não tenho como arcar com as mensalidades da faculdade já que contatava com esse financiamento, pelas declarações que foram dadas pelo ministro o curso que estou fazendo de química licenciatura esta dentro dos que serão liberado o financiamento mas quero saber quando isso ocorrerá já que se ate o fim do semestre não for liberado não terei como arcar com a divida com a faculdade para me rematricular no próximo semestre. O pior é saber que esse beneficio não é de graça ao termino iremos pagar o financiamento com juros, então porque de tudo isso?

  150. Alessandra disse:

    Estou no último ano do fies posso ser impedida de concluir devido meu nome estar protestado
    Quando comecei já estava eles podem me barrar agora?

  151. Yan Brazão disse:

    Ola, poderiam me informar se vou poder usar a nota do ENEM de 2013 para o fies?
    Obrigado.

  152. André disse:

    Tirei 415 pontos no enem, mas não Zerei na redação, vou poder fazer fies?

  153. Taiane disse:

    Olá. Pode fazer o Fies, quem tem financiamento em banco ?
    Possuo financiamento, de um valor baixo.

  154. Angélica disse:

    Noticia boa a todos !

    O site voltará a funcionar dia 23 de Fevereiro, ficara aberto até dia 30 de Abril. Para mais noticias acesse o site da globo no jornal hoje que falou sobre o fies.

  155. ANDRE LUIS disse:

    gostaria de saber se terei algum problema conclui meu ensino médio antes de 2010 ,no caso em 1996 ,terei direito em fazer o fies uma vez que não fiz o enem ?

  156. marcos disse:

    a regra fala sobre a obrigação do ENEM para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010, mas eu conclui em 2001. esta regra se aplica ao meu caso?

  157. mercia cristiane disse:

    Eu gostar de saber e quem não já tem o fies e não atingiu 75% de aproveitamento perde mesmo o fies e adivida como fica. Depois não termiu a faculdade tem perdão da divida com as novas regras fala alguma cousa dusso.

  158. Jackson Alves disse:

    Olá pessoal!
    Gostaria de saber quais são as regras para quem terminou antes de 2010 (no meu caso 2003), se precisa ou não das notas do Enem, se há alguma restrição (com relação ao tempo de termino do ensino médio) no processo de financiamento. De já agradeço pela ajuda!

  159. Olá BRUNO, estou em dúvida com relação a inscrição de minha com o FIES, pois ela só tem 17 anos e gostaria de saber se tem como ela fazer a própria inscrição ou tem que ser no meu nome, estou um pouco aflita porque tenho restrição e tenho medo de prejudicá-la por isso.Aguardo ansiosa por sua resposta.

  160. Giovanna disse:

    Olá, terminei o ensino médio em 2010, e fiz o ENEM em 2013.
    Minha nota geral foi de 490,54, e eu tirei 500 na minha redaçaõ.

    Gostaria de saber se eu posso solicitar o Fies no segundo semestre de 2015, mesmo com as novas regras já estando em vigência, grata !!!!

  161. Allan disse:

    Sou fiador do meu irmão no fies. Ele terminou o curso e está no período de carência. Minha pergunta é: posso solicitar o fies nessa condição de fiado? Se a resposta é não, ele pode me tirar de fiador e colocar outra pessoa? Obrigado.

  162. Daiany disse:

    Olá! Gostaria de saber se ainda posso fazer o financiamento porque só fiz um dia do enem (domingo) e no entanto não atingi aos 450 pontos. Mesmo assim ainda posso solicitar o FIES? Obrigada

  163. Carlos gomes da silva disse:

    somei 448,9 o sistema arredonda isso será?
    posso usar nota do Enem anterior?

  164. Chris Eufrazio disse:

    Estava fazendo o 1°período do curso de pedagogia ano passado,este ano quiz mudar para direito , a faculdade disse q só conseguiria fazer a mudança com 16 créditos e direito necessita de 20 créditos , consequentemente não tenho como pagar vou fazer o curso com 1 matéria a menos.A faculdade me informou q ano passado poderia mudar sem problemas ,mas com as novas regras não é mais possível. Alguém sabe me informar alguma coisa ,pois nem as atendentes do mec estão dando informações corretas.

  165. LUCAS GABRIEL disse:

    As novas regras vai ser exigida a partir de abril… Então quer dizer que se fazer antes vai chegar a pegar as regras antigas?

  166. rodrigo mendes disse:

    Óla, gostaria de saber se e verdade que o fies irá financiar apenas 50% do curso?

  167. Romulo Alves Mota disse:

    Gostaria de saber um horário aproximado que o FIES 2015 abrirás as inscrições, por favor alguém pode me informar?

  168. marinn disse:

    fiz enem 2013 posso solicitar o fies?

    1. everton de oliveira domingos disse:

      A partir do dia 30 de março pra quem zerou a redação pode fazer o financiamento do fies!!a partir desta data.

  169. Edinei Alves disse:

    Óla Bruno Costa, Contratei o FIES no de 2014! infelizmente tive que parar de estudar, tentei fazer o trancamento do curso mas não consegui, ou seja, fiquei como desistente. Minha pergunta é: Posso reativar o FIES? se eu reativar, quais as regras?
    Obs: Estudei 1 semestre e pretendo voltar agora em 2015.
    Lembrando tbm que terminei o Ensino Médio em 2009 e não tenho ENEM!!

  170. Yasmin disse:

    Olá!
    Nunca tinha feito enem antes, então fiz o enem 2015 para que pudesse conseguir o fies, tentei ano passado, e como não sabia dessa regra, que para conseguir o fies tinha que ter feito enem, acabei não conseguindo, fiz a inscrição é tudo mais, porém, não aparecia a opção pergunrando se eu havia feito enem alguma vez, tendo visto que eu já tinha ajudado uma amiga a fazer é no dela aparecia! Fiz enem pra esse ano e tirei mais que a nota exigida, mais se essa regra só entrará em vigor a partir do dia 30 de abril, terei que esperar até lá pra conseguir o fies ?? Alguém me ajuda por favor !

  171. FLAVIA disse:

    BOA TARDE

    TERMINEI MEU SEGUNDO GRAU EM 2006,NUNCA FIZ O ENEM,POSSO FAZER O FIES

  172. Amanda FIlgueiras disse:

    olá…me matriculei para faculdade esse ano com intuito de fazer o fies…mas fui informada q não precisaria do enem para conseguir fazer o fies…agora q abriu a pagina para contratação não consigo me cadastrar pois todos canais pedem a nota do enem,de acordo com as novas regras do fies ,por não ter prestado o enem não poderei ter acesso a esse beneficio?as informações ainda estão mto vagas para mim….alguém pode me ajudar respondendo minha duvida….desde já agradeço…

  173. adriana disse:

    Por favor, eu me formei em 2008, com as novas regras, poderei solicitar o Fies sem enem, jáque sou formada antes de 2010?

  174. Joyce disse:

    Eu tbm entrei 1º Período de farmácia com intenção de financiar a faculdade pelo FIES, porem não obtive a nota 450, e não consigo realizar o cadastro no sistema, não sai do primeira parte, os campos de MUNICÍPIO E UF não aparece. Fui informada pela faculdade que tenho até o dia 30 de março para fazer o cadastro, pois o sistema esta com as regras antiga, e a nova regra entrará em vigor a partir de abril.

  175. karina disse:

    Eu tenho a média acima de 450p. Eles pedem no boletim informativo “média aritmética das notas obtidas”, mas quando eu acesso minha nota, aparece das 5 categorias, então… Eu só imprimo, junto com os outros documentos e entrego, e eles calculam e veem minha média, ou eu imprimo os resultados e faço eu mesma a média aritmética no papel e entrego?? Obrigada desde já.. (:

  176. Fernanda disse:

    olá, desses 450 pontos, vale apenas no ultimo enem que a pessoa fez ou conta nos anos anteriores ?
    Eu, por exemplo tirei abaixo de 450 no ano de 2014, mas no ano de 2013 eu tirei acima de 450.. Será que posso fazer o fies?
    respondam por favor..

  177. nubhia disse:

    terminei o encino medio em dois mil e sete entao posso canditar ao fies pois nunca fiz prova do enem

  178. Tamu disse:

    olá, meu namorado foi renovar o fies dele hoje, e lá na faculdade quem o atendeu disse que o beneficio tinha sido cortado pela metade, e que ele estava com uma divida de dois mil e poucos reais, referente ao semestre passado…. isso realmente pode acontecer, tem a ver com alguma dessas nova mudanças.

  179. edna lucheta ayala rodriguez disse:

    Boa noite. Eu gostaria de uma informação, na inscrição do aluno para o fies passo 2 acusa valor diferente nos dados cadastrais. Eu somo os valores individuais e aparece esta informação de que os valores não são os mesmos dos dados cadastrais, sendo que apenas eu e meu filho temos rendimentos. Desde já agradeço.

  180. Beatriz disse:

    Olá. .. Eles fazem levantamento na conta de banco, pois tenho movimentação uns 10 mil porém essa movimentação e feita pelo meus parentes.. emprestei a conta. .. Eles vão observar tudo isso na aprovação do FIES?????

  181. lala disse:

    olá, alguem poderia me informar se eu posso fazer a inscriçao no fies agora, mais comecar a faculdade apenas em agosto

  182. Rafaela Lima disse:

    Olá gostaria de saber uma coisa, eu fiz a inscrição do Fies 2015, mas as aulas vão começar dia 03 de Março mas ainda ñ deixei a documentação do Fies na Instituição. mas já fiz minha matricula. só o q falta é a documentação do Fies! Eu posso ir pra aula assim sem a documentação do Fies, e meu ´prazo é até dia 10 de Março? Me ajudem por favor. Agradeço desde já.

  183. cesar costa disse:

    Boa noite
    Gostaria de saber se as pessoas que já possuem o financiamento, concernente ao prazo para pagamento pós termino do curso ou na regra só começaremos apos 18 meses nesse caso vai mudar? quem concluir vai ter iniciar o pagamento de imediato?

  184. willian dos santos disse:

    quando é necessario um fiador para conseguir o fies, o fiador é obrigado ter o nome limpo?

  185. Douglas Scheffler disse:

    Terminei o ensino médio em 2011, posso usar essa nota ou tenho que fazer o enem para o ano que vou pedir o fies ?

  186. adelson azevedo disse:

    faço facul pelo fies, posso troca de curso no segundo semestre?

  187. adelson azevedo disse:

    faço facul pelo fies, gostaria de troca de curso no segundo semestre, é possível?

  188. Oi Bruno eu quero saber se posso solicitar o fies agora em março e fugir das novas regras

    mim ajuda por favor…
    aguardo respostas!!

  189. Lucas Domingos disse:

    Gostaria de saber se posso efetuar o cadastro no Fies com a minha nota do Enem de 2014 ?

  190. Lucas Domingos disse:

    Gostaria de saber se posso efetuar o cadastro no Fies com a minha nota do Enem de 2014* ?

  191. Alex disse:

    Nossa, como tem gente ignorante nesse mundo, parei para ler os comentários e desisti, o cara só fez uma pergunta e chamaram ele de burro e tudo mais, duvido que eles escrevem tudo pelo correto, vai olhar as redes sociais desses ignorantes pra ver, nossa!

  192. Andreza disse:

    Olá, fiz o enem no ano de 2013, posso pedir o fies?

  193. Erika disse:

    O fiador pode ter restrições ?

  194. Dina disse:

    Estou com minha DRI para ir ao banco da entrada no financiamento, contudo fiquei devendo uma outra faculdade particular que cursava, sera que serei impedida de conseguir o financiamento?

  195. rosana disse:

    Gostaria de saber o teto maximo aprovado para renda familiar para FIES curso de odontologia. 2.800,00.

  196. Hélio Araújo disse:

    Olá! Bruno Costa, terminei o ensino médio em 2008 e fiz o Enem em 2011 e 20014. Sendo assim gostaria de saber se eu posso financia meu curso, sem precisa entra nas novas regras do Enem (450 PONTOS) sendo q concluir o ensino médio antes de 2010???

  197. Amanda Evelyn disse:

    Oi Bruno! 🙂
    Gostaria de Saber se com a nota do Enem de 2012 eu consigo solicitar o FIES pois foi minha média mais alta que obtive.
    Agradeço desde já

  198. Enrico disse:

    Boa tarde leitores,
    Tenho uma dúvida. A restrição dos 450 pontos do enem começa a valer após dia 30 de Abril ? Não era até dia 30 de março ? Pergunto pq com essa turbulência toda com relação ao acesso no site eles possam ter adiado, se foi isso mesmo, maravilha! Por favor me confirmem…

  199. izabel disse:

    gente já faz vários dias que tento mim cadastrar no fies e ainda não sai do passo 2 ,sempre fala que as rendas individuais está diferente da renda do aluno mais já somei varias vezes e tudo está certo o que eu faço ?

  200. PATRICIA disse:

    BOA NOITE, FIZ O ADITAMENTO DESSE ANO…..MEU NOME FOI NEGATIVADO NO SPC E SERASA ESSA SEMANA …..ELES MANDARAM UMA MENSAGEM DIZENDO QUE ALUNOS DO FIES NAO PODEM TER RESTRIÇOES NO SPC E SERASA…POSSO PERDER O FIES…..ME RESPONDA POR FAVOR….

  201. carolina disse:

    Olá boa noite gostaria de uma informação, sobre o programa fies a media total deve ser acima de 450 pontos , na prova geral do enem ? Soma tudo e divide por cinco? E o total tem que fechar estes 450 pontos .Por que antes estava em comparativo com programa ProUni que tem que tirar acima 450 pontos em cada matéria. Pode contratar o fies ou fazer o pedido sem estar cursando faculdade ainda? Estas regras irá valer que dia no mês de abril? Obrigada amigos.

  202. Neusa Carlos Monro disse:

    OLA E VERDADE QUE SO PODERA PEDIR O FIES QUEM FEZ O ENEM E TIROU A NOTA DE 450 PARA CIMA. OLHA EU ACHO ISTO TOTALMENTE ERRADO VOCES FAZEREM ISTO POIS EU NAO TENHO COMO PAGAR MINHA FACULDADE E FIZ O ENEM E NAO TIREI A NOTA DE 450 COMO FICA ISTO AGORA ENTAO O FIES NAO VAI SERVIR NO MEU CASO. SEM MAIS AGRADEÇO E FICAREI ESPERANDO UMA RESPOSTA DE VOSSA PARTE SEM MAIS GRATA.

  203. Cristielen disse:

    Boa noite, por favor me ajudem.. As minhas notas do enem foram
    453.4 + 406.8 + 453.5 + 398.2 + 460.0
    Com essas notas consigo fazer o FIES ?

  204. Tiago Silva disse:

    Olà Boa Tarde, sou estudante de publicidade 3° semestre com FIES através da caixa econômica federal, tenho uma duvida muito complicada. Gostaria de trocar de curso, para analise e desenvolvimento de sistemas, dois cursos que me identifico.
    Devido a questão do site sisfies estar com dificuldades, não sei se será possível, tenho receio de solicitar a troca de curso, e depois acabar ficando sem nada, pois não tenho condições de pagar uma faculdade no momento para sair da vida que levo. O que devo fazer?

    Att Tiago

  205. joziani disse:

    Eu conclui o ensino médio em 2005 ou 2006 se não me engano, fiz Enem 2014 não alcancei os 450 pontos. eu não vou poder me escrever no fies? ou só alunos que concluíram depois 2010?

  206. joziani disse:

    Eu conclui o ensino médio em 2005 ou 2006 se não me engano, fiz Enem 2014 não alcancei os 450 pontos. eu não vou poder me escrever no fies? ou só alunos que concluíram depois 2010?
    desculpe, digitei o e-mal errado. agora está correto.

    1. Carlos henrique disse:

      quero pra saber tbm !

  207. Alan fox disse:

    Gostaria de saber entrei esse mês no prouni 50% gostaria de saber se poderia finciar pelo o FIES os outros 50% com essas novas regras ??

  208. isabela disse:

    Quero começar a faculdade no meio do ano, me inscrevo até 30 de abril? ou o fieis será aberto no meio do ano para novos contratos? Alguém me tira essa dúvida por favor

  209. Gustavo disse:

    Boa noite Requesito da nota de 450 pontos vai começar apartir de 30 de abril ???

  210. dionattan garcia correa disse:

    atingi na soma total 438 pontos.quero saber no meu caso nao avera pocibilidade alguma para mim contratar o fies?

  211. Gisele disse:

    BOA TARDE ,
    PODERIA ME TIRAR UM A DUVIDA CASO O SITE DO FIES VOLTE A FUNCIONAR ANTES DE 30 DE MARÇO IREI CONSEGUIR DAR ENTRADA NO FIES COM AS REGRAS ANTIGAS ???? AGUARDO SEU RETORNO

  212. Atingi na soma total 440.26 pontos.quero saber no meu caso nao avera pocibilidade alguma para mim contratar o fies?

  213. Diogo disse:

    Pra conseguir o fies eu somo as 5 notas e divido por 5, e dai se eu conseguir 450 eu consigo financiar? Eu consegui a media de 465 dai eu posso fazer a facul quando eu quiser que consigo financiar? Ou tem um prazo pra conseguir aproveitar essa nota do enem que fiz o ano passado? Essa nota é valida por quantos anos??

  214. fabiana disse:

    fiz o enem 2014 minha pontuaca 425 e ja to na universidade e tentando o fies mais nao passo da 3 etapa o q faco pois nao to com condicoes de pagar a universidade com essa nova regra sera q consigo se nao vou ter q trancar a minha pontuacao na redacao e q deu 460 pontos
    ,

  215. Leidiane disse:

    Estou ainda fazendo de tudo para fazer a inscrição do FIES porém sempre dar esgotado, mandaram hoje o código de segurança e ao digitar ferra não sai do canto.

  216. vanessa disse:

    estou com serias dúvidas……..Além dessas proibições da utilização do Fies e do Prouni outra mudança que trouxe maior repercussão foi a exigência que a partir de agora o aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 só poderá contratar o Fies caso tenha feito o Enem e tenha obtido a média aritmética de 450 pontos na prova do Enem e tenha tirado nota diferente de zero na redação. concluir o ensino médio em 2009, minha media no Enem 430 pontos, tenho chance de fazer o fies?

  217. vanessa disse:

    Além dessas proibições da utilização do Fies e do Prouni outra mudança que trouxe maior repercussão foi a exigência que a partir de agora o aluno que concluiu o ensino médio após o ano de 2010 só poderá contratar o Fies caso tenha feito o Enem e tenha obtido a média aritmética de 450 pontos na prova do Enem e tenha tirado nota diferente de zero na redação. concluir o ensino médio em 2009, minha nota do Enem é 430 pontos, tenho chance da fazer o Fies?

  218. Priscila disse:

    alguem pode me tirar uma dúvida? Sou vendedora ambulante mais possui cadastro no MEI micro empreendedor eles pedem para comprovar renda? Como faço para comprovar renda?

  219. regina correa de souza disse:

    fiz minha inscricao dia 31 de março consegui concluir e finalizei…mas isso foi depois das novas regras ….sera se tem algum problema???? estou agurdando resposta por favor!!

  220. vamberto nascimento disse:

    vou poder me transferir para outra IES ?

  221. lilian elizabeth disse:

    fiz a prova na faculdade agora em Abril fui fazer a pré matricula para dar entrada no fies sendo que eles falaram que eu tinha que pagar a matricula e os dois meses que se passaram para poder eles me darem os documentos nescessarios para dar entrada no fies. Gostaria de saber se a faculdade esta agindo certo, pois não tenho como pagar esse valo mais de 3.000 tres mil reais?

  222. Juliana disse:

    Olá, concluí meu segundo grau em 2009, antes só precisava fazer o enem para utilizar o FIES quem tivesse concluído o segundo grau a partir de 2010, mas e agora com as novas regras quem concluiu o segundo o segundo grau em 2009 também precisa fazer o enem pra utilizar o fies?

  223. E verdade que se eu tiver alguma restrição não posso fazer o aditamento do meu fies….meu amigo foi fazer o aditamento deste semestre e já estamos no 6 semestre e qdo chegou no banco foi informado que não poderia fazer o aditamento pq tinha restrições no nome dele…gostaria de saber se isso procede.

  224. salomão castelo dos santos disse:

    olá boa noite,queria que alguém pudesse me ajudar ficarei grato.Bom, estou cursando faculdade e resolvi me inscrever no FIES,prestei o exame nacional do ensino médio ano passado e obtive a nota de 510.6,até ai tudo bem, entrei no site e fiz a minha inscrição para o fies, entrei em contato com a instituição munido dos documentos e fui direcionado a CAIXA ,em minha inscrição usei a minha tia como fiadora não sabendo eu que a mesma tinha restrição com o seu nome (ou seja estava sujo),enfim chegando lá o atendente nos disse que ela deveria limpar o nome ou ao contrário eu não iria conseguir adentrar no programa isso procede??

  225. diego disse:

    Como posso fazer o fies com menos de 450 pontos ? :/

  226. dayane disse:

    POR FAVOR ME AJUDEM MINHA NOTA DO ENEM è
    339.9,466.5,524.7,399.6,380.0 COMO FAÇO O CALCULO PRO ENEM

  227. natalia disse:

    eu queria saber se eu concluir a minha inscriçao antes do dia 30 de abril , mais se eu precisar fazer algumas mudanças em algum item que preenchi errado depois do dia 30 de abril , vai ter algum problema se a minha nota do enem for menos de 450?

  228. Luana disse:

    Minha faculdade só começa em agosto e só me matriculo em maio. O prazo do fies é até 30 de abril, quando este prazo acabar, não vou poder fazer o fies? Sendo que minha faculdade só é no segundo semestre, não irá ter mais o fies?

  229. Jr Farias disse:

    Quando acabar o prazo de 30 de abril, só vai ter o fies novamente ano que vem ou ainda vai continuar só que com a nova regra ?

    Me ajudem por favor

  230. jessica rafaela disse:

    quero tira uma duvidas sobre o fies !
    a inscrição do fies só podem ser realizado se estiver tirado a acima de 450 pontos na nota do enem e 2010 ?? quando eu finalizo o procedimento dar erro e aparece esse aviso .

    Me ajudem por favor !

  231. Bianca disse:

    Boa noite, pretendo começar minha faculdade no mês de julho e fazer o financiamento vai ser o primeiro financiamento e estou dentro das novas normas.
    Gostaria de saber se será possível ?

  232. juliana disse:

    Ciências Humanas e suas Tecnologias 499.2
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 457.4
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 481.7
    Matemática e suas Tecnologias 539.6
    Redação 560.0

    com essas notas posso participar?

  233. Jameston disse:

    A faculdade pode optar por não abrir vaga para o fies?

  234. Marcelo Augusto disse:

    Galera, eu fiz o Enem 2014 e obtive nota média de 514 e “uns quebradinhos” . Será que posso solicitar o Fies em 2016 com a nota do Enem 2014 ? Ou precisa ser a nota do Enem mais recente possivel ?
    OBS: ainda nao estou cursando nenhuma universidade

  235. Zara disse:

    Olá, gostaria de saber urgentemente. Terminei o ensino médio em 2013, fiz o enem em 2013 mas nao fiz em 2014. Será que eu posso financiar usando a nota de 2013? Ou pra financiar eu precisaria ter feito o enem em 2014?

    1. Henrique disse:

      Amigão boa noite,ja nao existe FIES a ladra da Dilma acabou com tudo,ela disse que eh temporario mas sabemos que nao.Respondendo sua pergunta,vc poderia sim usar sua nota de 2013.

  236. Jonatas disse:

    conclui o ensino médio e fiz o Enem em 2010 mais vou prestar vestibular esse ano preciso fazer o Enem pra conseguir o fies?

  237. Gabrielle Stéfany disse:

    Tá aí, concordo com tais mudanças!
    O FIES facilitou muito o acesso às instituições privadas, e com isso pode-se notar, pessoas que não sabem a diferença entre “MAIS e MAS” e que escrevem”concerteza” entre outros erros que demonstram o déficit de um ensino médio mal feito, todas elas, na faculdade, o que pra mim é terrível. Nem se quer pegar em um livro para se dedicar no ENEM e já querer entrar numa faculdade? Isso que eu não concordo!
    FIES em alguns casos, é uma boa. Mas tornou-se um atalho para preguiçosos que não querem estudar! O problema da atualidade é que muitos estão em busca de apenas um diploma para mostrar a sociedade que tem um “Nível superior” não há como antigamente, o interesse em tornar-se um profissional competente que ama aquilo que faz e faz porque ama!

  238. Raphaela Justen disse:

    Olá, gostaria de saber se tem como fazer mais que 5 matérias por semestre usando o fies, pois a universidade tem no currículo matérias a tarde e nas férias, e daria 7 ou 8 matérias por semestre. O fies cobre ou tem que ser por fora?

  239. Cristiane Aparecida disse:

    Olá, gostaria de saber se o Fies abre segunda chamada para inscrição ou eu deferia ter feito a inscrição ate abril mesmo querendo entrar na faculdade no segundo semestre?

  240. Rayne Ferreira disse:

    Olá, sou do 9° ano do ensino fundamental e quero saber se posso fazer o ENEM 2015 ?

  241. dayana teixeira dos santos disse:

    Eu conclui o ensino médio em julho de 2010.
    Pra ter o financiamento do fies eu vou precisar ter feito o enem?

  242. Pamela Rodrigues disse:

    Eu tenho uma dívida com a faculdade. Eu posso adquirir o fies em outra universidade mesmo tendo essa dívida?

  243. iago disse:

    Boa tarde! Galera nunca fiz o Enem… e hoje em dia curso um curso superior, pago todo mês e estava pensando em procurar o fies, só que agora com essa de enem… como faço ? preciso fazer o enem e tira uma nota igual ou superior a 450, para pode conseguir o financiamento?

  244. leticia disse:

    gostaria de saber … curso o quinto periodo de administração e preciso fazer o fies…
    Este ano não vou fazer o enem pq perdi a inscrição…
    tem como eu fazer o fies mesmo sem fazer o enem.,.ou o enem é obrigatorio ?

  245. adriano disse:

    Pessoal me formei em 2000 quero tentar o fies agora na segunda edição de 2015, posso tentar sem o enem?Ou já é obrigatorio? Alguns sites dizem que vale a partir de 2016.

  246. edivaldo disse:

    eu dei sorte e ja tenho o fies , essas novas regras afetam quem já tem o fies

    1. evelyne almeida disse:

      não…somente aos novos contratantes.

  247. icaro disse:

    Pessoal me ajudem ! Fiz o enemtanto em 2013 e 2014..só que por infelicidade no de 2014 o tempo acabou e não pude terminar de gabaritar às questões de matemática.. no final Em 2014 fiquei com media inferior de 450 pontos. Agr no fies 2015 do segundo semestre posso utilizar a minha nota media do enem 2013 ?..no caso foi mais de 450..ou seja esse fies de agr posso utlizar como nota base o energia de 2013 ????

  248. elizete disse:

    gostaria de saber quais minhas posibilidades de poder realizar quaisquer curso do mec tendo porem realizado o enem em 2001

  249. Maria disse:

    Gente! Ainda posso me inscrever no FIES? Eu fiz meu contrato na faculdade no dia 04/07/2015

    1. Adriana Xavier disse:

      posso utilizar a nota se 2013 no enem para conseguir o fies?

  250. Lillian Castro disse:

    passei no sisutec no segundo semestre e me matriculei para não perder essa oportunidade pensando que o fies não fosse abrir vagas, agora fies abriu vagas e queria saber se posso cancelar meu sisutec e fazer fies sem problemas, e quais são os riscos que vou correr?

  251. Tatiane Rodrigues disse:

    Bom Dia!
    Terminei o ensino médio em 2008,pelo que vi no artigo a nova regra de pontuação exigida de 450 pontos do Enem,é para apenas alunos que concluíram o ensino médio a partir de 2010.
    Sendo assim,eu posso solicitar o Fies sem precisar dessa cota de pontuação do Enem?
    Se sim,como faço para para solicitar o Fies e dar continuidade ao meu curso?

    Desde já agradeço.
    Att

  252. Paloma disse:

    Boa tarde estou minhas notas foi 441.7+485.1+475.8+391.6 e na redação 280.0 será que consigo o fies este semestre ? Quem poder me responde obrigado .!

    1. rai disse:

      SOMA TUDO E DIVIDE POR 5

  253. Suzana disse:

    Posso usar o Fies sem nunca ter feito prova do ENEM?
    Concluo o Ensino Médio esse ano.

  254. Thiana disse:

    Gostaria de saber se o FIES não será válido para quem já é graduado.
    Eu acabei de me formar e gostaria de fazer outra graduação mas com ajuda do FIES, isso será possivel ?

  255. Kimberly disse:

    Ola por favor me responda
    Fiz o ENEM 2014 tirei 500 pontos.
    Passei para o cursos de Odontologia mas nao consegui vaga para o FIES
    Serar que posso usar a nota enem 2014 para o ano 2016 ??

  256. Julio Sonoda disse:

    Minha contratação do Fies saiu agora no dia 15 de outubro.Tenho que começar a estudar ainda esse ano ou posso me matricular só para o ano de 2016.Se começar agora começo em desvantagem e ai vou ter que pagar matéria desse ano o ano que vem. Alguem pode me dar uma luz?

  257. Renata disse:

    Olá, fiz a inscrição do ENEM 2015 .. no de 2014 atingi mais de 450 pontos .. no caso se eu não atingir esses pontos esse ano poderia fazer a inscrição pela nota do ano anterior ? apenas uma dúvida e agradeço desde já atenção .

  258. Renata disse:

    Olá, fiz a inscrição do ENEM 2015 .. no de 2014 atingi mais de 450 pontos .. no caso se eu não atingir esses pontos esse ano poderia fazer FIES pela nota do ano anterior ? apenas uma dúvida e agradeço desde já atenção .

    1. Lucas disse:

      Ola Renata , passei pela mesma dúvida , então eu digo que não pois o sistema do Fies puxa somente a ultima nota , por exemplo a nota de 2015, e a de 2014 seria anulada .

  259. Flaviana Araujo disse:

    Eu já tenho o FIES e me inscrevi no enem, sou obrigada a fazer as provas?

  260. Thais Maia disse:

    Olá, as novas regras 2015 para o ENEM exigrm nota mínima 450. Caso venham tirar menos que a nota em regra, poderá usar a do ano anterior?

  261. Lígia Haruni disse:

    Isso de quem já pegou um FIES não poder solicitar outro é COMPLETAMENTE ABSURDO e arbitrário. Nem vou prosseguir no meu comentário pois com esse DES governo de M, nem tem como .

  262. silvana disse:

    na minha instituição se em um período o aluno paga 7 cadeira ela só admite que vc reprove 1 cadeira, e se for 8 ela só permite que vc reprove 2 cadeira, tento em vista no decorre dos períodos que são 10, vc só pode justifica a sua reprovação 2 vezes e passado essas duas automaticamente o aluno e desligado do fies, gostaria de saber de existe limite para as justificativa ou se o fies impõem algum, ou isso fica a critério da instituição, e por que em outras instituição são aceita mais de uma justificativa.
    Entretanto quero fazer se isso esta implícito em algum artigo ou norma ou legislação.

  263. Fernanda disse:

    Eu fiz o enem em 2014, minha nota foi menos de 450 pontos.Eu gostaria de saber se posso me inscrever no fies, eu faço faculdade de um curso que não gosto muito, gostaria de fazer outro mais a mensalidade é muito cara! Será que posso me inscrever no fies e precisa de quantos fiadores?

  264. Renan Breno Gonçalves de Farias disse:

    Olá!
    Fiz o ENEM em 2014 e minha média foi 596,34 nas cinco matérias. Será que eu posso usar essa nota pra aderir ao fies na seleção de 2016?

  265. Isabela disse:

    Eu nunca fiz e nem,queria saber se posso fazer o FIES.

  266. Tiphanie Cristine disse:

    Olá gente, ano retrasado e passado prestei o Enem, tenho a nota de 2014 e gostaria de saber se com ela já poderia me inscrever? Minha nota de corte foi 540,28. Desde já, grata.

    Ciências Humanas e suas Tecnologias 531.4
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 515.4
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 567.4
    Matemática e suas Tecnologias 407.2*
    Redação 680.0

    P.S: No programa é utilizada a nota de corte ou as notas individuais dos testes? Se fosse o caso não utilizar a nota de corte, essa nota obtida em Matemática poderia me atrapalhar por estar abaixo de 450? Gostaria de algum auxílio, se possível.

  267. kleyce disse:

    Oi Boa tarde
    Gostaria de saber se posso fazer o fies mesmo tendo feito supletivo, pois estudei em escola pública até o 1° ano, e o 2° e 3° fiz pelo supletivo particular isso tem algum problema??

  268. Ana disse:

    Tirei 320 na redação ao todo 427 posso fazer o FIES?

  269. Ana disse:

    Tirei 320 redação ao todo 427 posso fazer FIES

  270. Dieini disse:

    Olá não terminei o ensino médio porem já tenho 18 anos, e vou concluir esse ano fazendo o neja mas não vou conseguir concluir a tempo de fazer vestibular esse ano poderei usar a nota do Enem de 2015 para fies para cursar faculdade em 2017??

  271. Mariana disse:

    Minha nota final somando todos os resultados foi de 486, com essa nota eu conseguiria financiar pelo Fies?

  272. bruna disse:

    eu tirei 445 pontos posso fazer FIES?

  273. deliany disse:

    tirei 445 ao todo posso fazer FIES?

  274. deliany agostinho disse:

    tirei total 445 pontos posso fazer FIES?

  275. Lysia Carvalhk disse:

    Tirei 449,96 será se eu consigo o fies com essa nota, agora em 2016 ?

  276. Hiuri Santos disse:

    Olá, fiz o enem 2014 e não fiz o enem 2015, gostaria de saber se posso usar o enem 2014 para fazer o FIES 2016.

  277. Patrícia disse:

    Gente, por favor me ajudem!!!
    Fiz um curso superior tecnólogo em Comércio Exterior, me formei no final de 2015, meu curso durou dois anos!
    Só que esse ano gostaria de cursar o que sempre sonhei “ODONTOLOGIA”, mas devido às mensalidades, materiais ser muito caro, não tenho condições e gostaria de pedir o financiamento do FIES! Tenho a possibilidade?

  278. junia disse:

    olá eu tirei 449.8 será que consigo o fies?

  279. estou chateado aff minha vontade de entra na Faculdade não fui bem minha é de 447 e com essa nova regra não posso entra!

  280. Daniel Cardoso disse:

    Gente, queria saber se eu posso fazer o FIES 2016 usando a nota do Enem de 2014, pois a nota de 2015 não foi muito boa (obs: a nota de 2015 ainda dá pra passar, mais é que a nota de 2014 foi maior) ai queria saber se posso usar a de 2014 ao invés de usar a de 2015? alguém sabe me informar? Pf respostas verdadeira (não boatos tá?)

  281. Giulia Gabriela disse:

    Fiz o enem em 2014 e em 2015 mas minha nota foi maior em 2015, porém na minha inscrição esta sendo usada a nota de 2014, tem como mudar? Se sim, como faço?

  282. Paiva disse:

    Voces sabem qual a média da nota de corte para medicina?

  283. yuri disse:

    a nota de corte para o curso que escolhi pelo fies ainda não saiu, devo me preocupar ? não consegui a vaga?

  284. Paulo Sergio disse:

    Olá Amigo(a)
    Finalmente conheci algo realmente FANTÁSTICO e estou maravilhado com as possibilidade de ganhos, tenho meu PROPRIO NEGÓCIO ONLINE (Um site com botão de pagamento) e estou ganhando dinheiro de verdade trabalhando na internet.
    Um sistema altamente lucrativo e que me dar 100% de ganhos sem intermediários!!
    Por esse motivo, peço encarecidamente que acesse o endereço abaixo e crie sua página GRATUITAMENTE.
    Obrigado e sucesso!

    Atenciosamente,
    Paulo

  285. Maria disse:

    Boa Tarde, fui realizar meu aditamento do fieis ref. ao 2016.1 deu não simplificado foi ao banco de origem é meu fiador está com nome no Serasa. Me informaram que não poderia finalizar o processo é de acordo com essa portaria não precisa de idoneidade. Como devo proceder ? Minha inscrição é de 2011.

  286. Larissa Lima disse:

    tirei 446 pontos no enem. será que não consigo o fies com pouca diferença de ponto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top