Mais vagas para o Fies em 2017

Uma boa notícia para os estudantes que pretendem usar o Fies ( Fundo de Financiamento Estudantil) para financiar seus estudos, pois ontem (28/11) o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, disse em uma palestra na Associação Comercial de São Paulo que pretende ampliar o número de vagas oferecidas pelo programa em 2017 e que provavelmente também haverá algumas reformulações.

Não hou nenhum pronunciamento mais formal sobre a reformulação do Fies em 2017 e nem sobre o aumento do número de vagas, foi apenas uma citação feita durante a palestra, mas que já mostra um caminho que será tomado no próximo ano. Segundo o ministro, em 2017 provavelmente serão oferecidas mais de 225 mil vagas pelo Fies (este foi o número ofertado em 2016) havendo assim uma ampliação do programa.

Para que haja um pronunciamento sobre os detalhes das mudanças no Fies em 2017, o ministro disse que está havendo uma avaliação da atual realidade econômica, pois segundo ele há um rombo nos caixas do Governo e por isso é preciso uma avaliação criteriosa.

O que é Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que já existe há muitas décadas com outros nomes, mas no governo do presidente Lula foi reformulado e ganhou mais popularidade por realmente facilitar o ingresso no ensino superior. Os alunos utilizam o programa para financiar a graduação em universidade particulares e para isso eles têm uma taxa de juros de financiamento mais baixa e um tempo de carência até iniciar o pagamento.

Há algumas regras mínimas para pedir o financiamento no Fies como:

  • Ter participado do Enem e ter tido a média aritmética de no mínimo de 450 pontos
  • Na redação do Enem deverá ter nota diferente de zero
  • Não pode ter renda familiar bruta maior que 3 (três) salários mínimos por pessoa
  • Não pode ser beneficiário de bolsa integral do Prouni

Para saber tudo sobre o Fies como as principais dúvidas, quem pode participar do Fies e como inscrever-se no Fies entre na página oficial do Fies clicando aqui PÁGINA DO FIES

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top