Inscrições do FIES começam hoje (24/06)

As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre iniciam hoje (24/06) e se estenderão até o dia 29 de junho. Os interessados em conseguir o Fies deverão acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/ dentro da data prevista para a seleção.

Para participar do Fies é necessário ter participado do Enem a partir de 2010 e ter obtido a media aritmética na prova no valor mínimo de 450 pontos e ter tido nota diferente de zero na redação do Enem. No Fies do segundo semestre de 2016 houve uma mudança significativa que foi i valor da renda familiar. Agora pode participar da seleção do Fies as pessoas que tenham renda mensal per capita de até 3 salários mínimos por pessoa. Antes esse valor era menor, mas para evitar que vagas sobrem sem serem ocupadas o novo governo interino resolveu mudar a regra.

Nos últimos anos houve uma queda no número de participantes do Fies por isso aumentar o valor da renda familiar é uma iniciativa que pode gerar algum efeito nesses inscrições do Fies para o segundo semestre de 2016. O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 30 de junho. A partir do dia 1º de julho serão feitas as inscrições dos pré-selecionados. Fique atento aos prazos. Apenas o Rio de Janeiro terá tratamento específico por causa dos jogos olímpicos

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Como funciona o pagamento do Fies

As regras do Fies têm mudado constantemente, por isso falaremos das regras vigentes no momento em que o texto está sendo escrito. O Fies é um atrativo para algumas pessoas pelo fato de que as taxas de juros desse financiamento são as mais baixas do mercado para essa finalidade. Veja como acontece o pagamento do Fies:

  1. Fase de utilização: Enquanto o estudante estiver cursando a sua faculdade ele pagará no máximo R$150,00 (cento e cinquenta reais) a cada três referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento
  2. Fase de carência:  Ao finalizar o curso, o estudante continuará a pagar o valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) referente a juros durante 18 (dezoito) meses que é a duração da fase de carência. Esse tempo teoricamente é para que o estudante consiga um trabalho e tenha condições de arcar com os custos do financiamento.
  3. Fase de amortização: Terminada a fase de carência inicia-se o pagamento do financiamento que poderá ser parcelado em até 3 vezes a quantidade de anos gasto para a conclusão do curso. Por exemplo, se um estudante cursou uma faculdade com duração de 5 anos ele terá a possibilidade de parcelar a sua dívida em até 15 anos (3×5=15 anos)

Para saber mais sobre o Fies como “Quem não pode solicitar o Fies” e  “Fies sem fiador” basta clicar basta clicar nos links das frases destacadas. Fiquem atentos aos prazos da inscrições do Fies, por isso curta nossa página no Facebook e receba todas as notícias em primeira mão

Comments

comments

One thought on “Inscrições do FIES começam hoje (24/06)”

  1. ana karla disse:

    Olá, se possivel gostaria que tirassem um duvida. Tenho fies porem estou precisando trancar pois preciso viajar pra outro pais, e queria saber se trancar a faculdade perco tudo o que já cursei? Se apartir do momento que eu trancar já passo a pagar o financiamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top