Fies não precisa mais de fiador!

Como era previsto, o Fies não precisa mais de fiador. Há alguns meses atrás já havia sido anunciado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que em breve a exigência de fiador para conseguir o Financiamento Estudantil Fies seria extinta. Em 8 de setembro foi publicada uma medida provisória que prevê a criação de um fundo de reserva para as instituições, caindo por terra a necessidade de um fiador para obter o Fies.

A criação do Fundo Garantidor de Crédito vai permitir que o Fies seja financiado pelo fundo, e não por um fiador “pessoa física”, funcionará da seguinte maneira: para cada título emitido pelo Fies a favor da instituição de ensino será destinada uma parcela para a reserva. A regulamentação deve sair ainda no mês de setembro e as novas regras valem ainda para o ano de 2010. Só após a publicação das normas poderemos saber como aderir ao Fies sem precisar de fiador. As inscrições para o Fies podem ser feitas no portal sisfiesportal.mec.gov.br.

Apesar do Ministério da Educação anunciar o fim do fiador para o Fies, a presença do fiador ainda continuará existindo, isso porque a adesão ao novo sistema onde não é mais necessário o fiador vai depender de cada instituição de ensino, já que o fundo garantidor será formado por recursos não só do Governo mas também das próprias instituições. Ainda assim a expectativa é que a maioria das faculdades e universidades deem mais essa opção ao estudante.

157 thoughts on “Fies não precisa mais de fiador!”

  1. Tiago disse:

    Gostaria de saber como os estudantes saberão quais faculdades e universidades estarão oferecendo financiamento sem a necessidade de um fiador? haverá uma lista com os nomes das faculdades e universidades que aderirão? Sei que agora para ingressar em alguma faculdade a partir do ano que vem pelo fies,será preciso ter feito o enem,porém,não me inscrevi nesse ano,mas fiz o enem de anos anteriores.Posso pedi o financemanto assim mesmo?

  2. rosana disse:

    estou com um grande problrma ñ estou conseguindo fazer meu cadastro pq aparece uma msg dizendo q o navegador ñ atende os requisitos mininos,o q faço?

    1. juliana nogueira disse:

      É só instalar um navegador mais moderno!

      1. Felipe Silva disse:

        Gostaria de saber como os estudantes saberão quais faculdades e universidades estarão oferecendo financiamento sem a necessidade de um fiador? haverá uma lista com os nomes das faculdades e universidades que aderirão? Sei que agora para ingressar em alguma faculdade a partir do ano que vem pelo fies,será preciso ter feito o enem,porém,não me inscrevi nesse ano,mas fiz o enem de anos anteriores.Posso pedi o financemanto assim mesmo?

    2. Vânia disse:

      O sistema funciona melhor no mozila firefox.

    3. Antonio Maia de Arruda disse:

      Tenho parceria com algumas faculdades para fazer FIES para teus alunos, mas faço para alunos que esta com dificuldade de se habilitar junto ao FIES.

  3. Duvida disse:

    Ola, eu ja consigo fazer a inscrição para o fies sem precisar de um fiador?

    No site do mec ainda não esta liberado, e no site da caixa ainda não fala nada a respeito.

    Att, Elisabete

    1. Larissa disse:

      Olá,

      Você conseguiu o Fies sem fiador?
      Ainda tem interesse?

      Larissa.

      1. Elias disse:

        Olá Larissa! Gostaria de saber mais sobre o assunto. Iniciei minha escrição em dezembro do ano passado, no entanto não terminei ainda, estou com dificuldades em conseguir um fiador, já que meus pais não possuem a renda minima. Quanto à fiança solicária há uma dificuldade muito grande em conseguir estudantes que atendam toda a parte burocrática que o banco exige.

        Att,
        Elias

      2. RICARDO LINS disse:

        bom dia teria como vc me ajudar, é que não consigo fazer minha inscrição no fies por já ser fiador. o que faço ?

        1. Olá Ricardo Lins você já foi fiador pode me explicar algumas duvidas.
          O fiador pode ser um amigo.

          1. RICARDO LINS disse:

            SIM ! PODE.

          2. Hilda costa disse:

            Minha filha foi selecionada, mais não estou conseguindo passar o 3 passo por causa do fiador o que fazer?

          3. Claudio disse:

            Pâmela, pelo amor de DEUS, vc perguntou se o fiador pode ser um amigo? É minha amiga, só não pode ser um inimigo, viu? Outro conselho: Se vc for no seu agente financeiro, não diga JAMAIS que o fiador é seu amigo, viu? Diga assim: “Foi um conhecido ali que encontrei”

  4. olá,estou terminndo o ensino médio e gostaria de saber se apartir de janeiro de 2011 posso me inscrever no fies para obter 50 ou 60% de financiamento ,só que eu não tenho fiador ,posso me inscrever assim mesmo.quero fazer o curso de direito na faculdade guararapes de jaboatão dos guararapes.obrigada!

  5. DR PACHECO disse:

    TUDO MENTIRA…O FIES CONTINUA EXIGINDO O FIADOR E FERRANDO ESTUDANTES POBRES E A CEF GANHANDO MUITO COM ISTO, SEM CONTAR QUE OS CONTRATOS PRE EXISTENTES JÁ SÃO MUITOS E SÃO ELES QUE BANCAM ESTES POSSÍVEIS NOVOS CONTRATOS.

    1. juliana nogueira disse:

      Tô concordando viu… estou tentando fazer a inscrição agora e sem colocar a opção de fiador, ou fiador solidário é impossível prosseguir, eu não vou ser responsável por divida de ninguém e nem quero ninguém responsável pela minha.
      Que pena!!!

  6. Miguel Ângelo disse:

    Como saber quais instituições de ensino, que estão autorizadas a fazer o FIES aderidas ao fundo garantidor.
    A presença do fiador ainda continuará existindo,sim ou não?
    Se “SIM” nada mudou, infelizmente!
    Acho que o próprio aluno deveria se responsabilizar pelos seus atos.

  7. DULIO ALVES DE ANDRADE disse:

    Boa Tarde.
    Sou fiador de meu filho mais velho. Que trabalha e tem uma venda um salario minimo.
    Meu filho mais novo acaba de passar no vestibular e ainda não trabalha.
    Como devo fazer para conseguir um fies para que ele estude.

    Obrigado pela oportunidade.

  8. jacqueline lacerda santos disse:

    Gostaria de saber se o meu fiador precisa ter o dobro da minha mensalidade ja que eu tenho o sonho de cursar medicina e não cnsigo um fiador com essa renda??? o que pode ser feito???? me ajudem por favor,meu sonho é fazer este curso e só com ajuda do fies isso será possivel…..
    brigada
    aguardo resposta….

    1. MARIA DE LOURDES DOS ANJOS SILVA E SILVA disse:

      PARA SE CADASTRAR NO FIES PRECISA TER FEITO E PASSADO NUM PROCESSO SELETIVO DE ALGUMA FACULDADE SUPERIOR? E A FACULDADE UNINORTE SE ENCAIXA NO FIES ?

    2. Marcelo disse:

      Sim, é possível. Você tem que achar faculdades de medicina que na hora do financiamento ofereçam a opção de fundo garantidor. São poucas, mas elas existem.

      Abraços.

    3. MÁRIO MENDES disse:

      ENTRA COM UM PROCESSO NA JUSTIÇA

  9. Alexsandra disse:

    Precisa ter o nome limpo para obter o fies, sem o fiador ou só com fiador. Obrigado

    1. Gabriela disse:

      É necessário somente o fiador não possuir restrição cadastral. Em relação ao candidato, por enquanto há uma liminar que informa que não é obrigatorio o estudante não possuir restrição no SPC/SERASA. O estundante pode participar do fies mesmo com o nome negativado.

  10. Airton Azevedo disse:

    Visitei a Ciaxa Economica para fazer a contratção do FIES de minha filha e foi negado pois ainda está sendo exigida a presença do Fiador. Hoje é ultimo dia para o aceite de contratação, o que devo fazer para valer as nossas conquistas?

  11. mauricio disse:

    A questão é se os bancos financiarão alguma coisa pra uma família de baixa renda e sem fiador, já fui em vários bancos e nenhum aceitou e nem vai aceitar sem ter fiador, não adianta… parece q ninguém perguntou aos bancos se eles vão aderir ao novo método do Fundo Garantidor do Mec.
    tá foda!

  12. elsa da silva medeiros disse:

    gostaria de fazer minha nova inscrição do fies.

  13. Jan disse:

    olá gostaria de saber se é necessário fazer enem e vestibular para ingressar no fies, e também quais os cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) que estão cadatrados no fies. agradeço desde já.

  14. marcus disse:

    tudo mentira nao conheço nenhuma faculdade que nao necessite fiador auahuahauhua piada

  15. Raquel Fegueredo disse:

    Eu sou estudante do Centro Universitário da Bahia e á um semestre atrás estava querendo fazer o FIES. Mas é muito burocrático e para achar uma pessoa como fiador e que tenha o dobro do valor da faculdade é muito difícil. Gostaria de saber se pessoa com salário per capta de três salários mínimos poderá estar aderindo a este financiamento sem o fiador?

  16. THAYANNARA disse:

    gostaria de saber quando termina as escrições do fies 2011.

    1. vani disse:

      vai no site do Fies lá vc consegue ver as datas.

    2. Camila SP disse:

      Não termina, agora vc pode se inscrever no fies em qualquer mês do ano, desde que esteja matriculado em alguma intituição participante.
      att.

  17. José Saldeira disse:

    Sou a favor de que deveria existir uma grande divulgação das instituições que aderiram o sistema de auto financiamento do FIES. Ou não há interesse que elas divulgue, para não perderem para concorrência no mercado de ensino e formação.

  18. Lucia disse:

    Ja sou adepta ao FIES, com o fiador. Porém preciso fazer novo contrato alterando o fiador. NEste caso, também será possivel excluir o fiador, ou somente em FIES liberado em 2011?
    Aguardo.
    Obrigada

  19. maria disse:

    pessoal me ajundeeee o feis novo 2011 precisa de fiandor ou nao mesmo que história é essa de da presença do fiador????????

  20. maria disse:

    precisa de fiador ou nao

  21. Antonio Hideval Silva Cruz disse:

    A partir de que data posso fazer inscrição no FIES para 2011, e se não tão exigindo fiador, será que ja ta valendo inscrição sem fiador. e como saber se a instituição faz a inscrição, e a ja aderiu ao fundo garantidor. E se ja foi regulamentado pelo governo.

  22. EDNA DE PAULA PEREIRA disse:

    EU LI EM UM COMENTÁRIO QUE É PRECISO TER FEITO O ENEM PARA PARTICIPAR DO
    FIES . EU NUNCA FIZ O ENEM,SERÁ QUE Ñ PODEREI PARTICIPAR ??? ISSO É VERDADE MESMO?

    1. cal disse:

      gostaria de saber quais instituições aceita o financiamento dafies.

    2. Edna Nogueira disse:

      Edna,

      Enem é um programa totalmente diferente do Fies.
      Procure ler mais sobre os dois e verá que não é necessário fazer enem para pedir o fies.

      Boa sorte. Abraço

      1. Edna Nogueira disse:

        Ops! Parece que mudaram algumas coisas!
        Desculpe, Edna!

        1. Ana Carla Martins disse:

          Realmente Edna mudaram mesmo, precisa sim ter feito o enem, estive na Estácio na avenida presidente Vargas no rio de janeiro e fui informada que precisa mesmo ter feito, pelo menos agora é exigido!

    3. marcilia disse:

      Eu tambem lir algo parecido;e parece q realmente apartir deste ano so conseguiria o fies quem tivesse realizado o ultimo exame do enem!

    4. Camila SP disse:

      É preciso ter participado de alguma edição do Enem, não necessariamente em 2010.

    5. ruth disse:

      o enem ñ tem nada a ver c/ o fies. fies é “bolsa” da caixa, e o enem só serve p/ vc conseguir o prouni e entrar na ufmg.

      1. ruth disse:

        tenho fies e nunca participei d enem

  23. dilma disse:

    eu ja estou no 5º periodo ainda posso financiar pelo Fies….

  24. vani disse:

    não,pode ser pela UNIVERSIDADE particular.

  25. Brenda disse:

    Eu não sabia que para fazer o fies 2011 necessitará do enem.
    Eu entrei na faculdade ano passado, irei cursar o 3° semestre nunca tentei fies.
    Sendo assim poderei fazer a inscrição mesmo sem ter feito a prova do enem?

    1. Ana Carla Martins disse:

      Não, estive na Estácio e fui informada que não podem ser feitas inscrições sem ter passado pelo enem, pois eles pedem as notas do mesmo!!!

  26. REGIS disse:

    Sou fiador do fies,gostaria de saber como posso deixar de ser. pois estou levando só prejuizo.

    1. lenise disse:

      lensantos@hotmail.com me adc

      gostaria de saber qual foi a condicao posta p vc ser o fiador

      1. mercia disse:

        Gostaria de saber por que voce esta levando prejuizo???

    2. gostaria de saber quais as condições para ser um fiador se pode ser um amigo.
      ou o conjuge

  27. Fabiano disse:

    Não consigo realizar a inscrção no site do SISFIES; alguém conseguiu?
    Abraço

  28. TAINA CLAUDIA BRITO DE ALMEIDA disse:

    FIZ MINHA MATRÍCULA NA FACULDADE PARTICULAR AGORA EM 2011 E QUERO ME INSCREVER NO FIES.
    PERGUNTO: TENHO 22 ANOS. EM RELAÇÃO AO FIADOR, AINDA PRECISA?

  29. Elaine disse:

    Nao consigo fazer inscrição.. Tem partes importante q esta em defu….

  30. lenise disse:

    gostaria de saber qual a condicao real do fiador. Qto ele precisa ganhar de fato²?

  31. Teresinha disse:

    Olá, para obter o fies, tem problema estar com o nome no spc?

  32. Vanuza disse:

    Para formalização no banco o fiador tem que estar presente ou só leva os documentos? E aí tem contrato sem fiador?

  33. katy disse:

    Ola..
    fiz minha inscrição no fies e preciso imprimir a ficha e nao consigo.
    como faço pra imprimir?
    obrigado

  34. Elizabete Maria de Souza disse:

    Fiz a 1º etapa da inscrição do prouni ,não conseguir ir a adianta porque toda vez que eu tento aparece: Seu cadastro foi solicitado verifique seu e-mail para ativa-lo. no meu e-mail não tem nenhuma mensagem relacionada ao prouni, queria saber se demora muito para sair essa mensagem para continuar o meu cadastro, pois eu preciso muito, já fiz a minha matrícula na faculdade particular ,e não tenho condição de pagar a mensalidade que já é no final de fevereiro, preciso de uma resposta logo. obrigado.

  35. lucas disse:

    Eu e minha mãe não temos renda, estou tentando cadastrar no site do fies porem não está aceitando a renda bruta familiar 0,00. Se eu colocar algum valor não terei como provar. O que eu faço. Minha faculdade disse que eu conseguiria e tambem não precisaria de fiador. AGUARDO RESPOSTAS. OBRIGADO

    1. juliana nogueira disse:

      Se a renda é 0,00 não tem como porque existem trimestrais de ate 50,00 referente aos juros + transporte + custos que envolvem um universitário, se pra quem tem uma renda de pouco mais que 1 salário mínimo já esta difícil, imagina pra quem não tem?????? digamos que é praticamente impossível…

  36. joao disse:

    vou requerer o fies para minha filha, eu posso ser o fiador?

  37. Carla Moema M de Oliveira Junqueira disse:

    boa noite, estou tentando mais uma vez me escrever no fies, pois o banco recursou a minha inscrição anterior por está com o nome de solteira, hj estou com os documentos de casada, mas nao consigo alterar o meu nome no site do FIES, pode por favor me ajudar?, obrigada.

  38. roseclea disse:

    como devo saber se precisa de fiador pois fui fazer a incriçao e precisava de fiador e ai quem pode mim esclarecer.

  39. Vera Fernandes disse:

    Gostaria de saber como obter o fies para mestrado. Aguardo retorno.

  40. ADEMIR disse:

    O GOVERNO PRECISA PARAR COM ESTA HIPOCRISIA EM DIZER QUE O FIES NÃO PRECISA MAIS DE FIADOR. ESTOU TENTANDO A DOIS ANOS UMA BOLSA PARA MEU FILHO E SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO FIADOR COM O PERFIL EXIGIDO PELOS BANCOS (BANCO DO BRASIL E CAIXA FEDERAL). CONSEGUIMOS A BOLSA MAS NÃO CONSEGUIMOS ESTA FIGURA INVISIVEL. ADIANTA????????? NÃO ADIANTA FAZER ESTA PROPAGANDA ENGANOSA SEM HAVER SINTONIA COM AS UNIVERSIDADES PARTICULARES, ELAS SIMPLESMENTE NÃO ADEREM A ESTE PROGRAMA. NÃO FALTA O GOVERNO EXIGIR QUE “TODAS” AS INSTITUIÇÕES SEJAM OBRIGADAS A ADERIR A ESTE BENEFÍCIO PARA OS ALUNOS???AFINAL, NÃO É UM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE PRECISAM E ENQUADRAM NOS REQUISITOS EXIGIDOS??? NÃO ADIANTA IR PRA TELEVISÃO ANUNCIAR QUE “AGORA O FIES NÃO PRECISA DE FIADOR” SE ALGUMAS FACULDADES NÃO ACEITAM. ISSO É FAZER O POVO DE IDIOTA, FICAMOS TODOS COM CARA DE PALHAÇOS E COM UMA TREMENDA DECEPÇÃO QUANDO SOMOS INFORMADOS DE QUE SEM FIADOR NADA FEITO. INFELIZMENTE NO MEU TERCEIRO ANO E DEPOIS DE VARIAS TENTATIVAS MEU FILHO VAI ABANDONAR A FACULDADE PORQUE NÃO CONSEGUIMOS FIADOR………..POR FAVOR PAREM DE MENTIR. SE NÃO ESTIVEREM MENTINDO ME CONCEDA A BOLSA SEM TANTAS EXIGENCIAS, ACHO QUE AINDA DA TEMPO PARA ESTE ANO SEM QUE ELE ABANDONE SEUS ESTUDOS. ESTAMOS EU E MINHA FAMILIA PROFUNDAMENTE DECEPCIONADOS. NO MEU CASO A UNIVERSIDADE É A PUC/PR. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR, ACEITO. ADEMIR REIS – CURITIBA/PR (ademiraltino@hotmail.com)

    1. mari disse:

      entre co mandado de segurança q vc ganha

  41. ADEMIR disse:

    o que estão divulgando não é verdade, as universidades simplesmente não aceitam esta condição…..estão mentindo.

    1. Ana Carla Martins disse:

      Realmente, estive na Estácio Rio de Janeiro, perguntei sobre a questão de não haver fiador, fui informada que seria exerssões de 100 dois conseguem!

  42. marcilia cristina disse:

    Como faço para saber quais instituiçoes irao aderir o fies sem fiador? E quais sao as regras e condiçoes para esse novo modelo?

  43. GABRIEL GOMES disse:

    Minha faculdade ñ tem mais vaga para o fies.Pode acontecer esse tipo de ocorrencia numa faculdde,como eu faço para recorrer…eu preciso do fies

  44. Daniel Mello disse:

    Ola,
    gostaria de saber como faco para recorrer ao FIES sem fiador,
    pois falei com a instituicao de ensino e eles falaram que nao foi regulamentada essa lei..
    URGENTE
    obrigado

    1. Joice disse:

      Mas que barbaridade!
      Por que fazer uma lei de que não precisa de FIADOR e não pôr em prática válida para todas faculdades?

  45. jessica disse:

    oooooi, gostaria de saber como que faço pra fazer uma nova inscriçao do fies, pq comecei e nao terminei a outra que tinha feito, e agora que vo fzer outra não dá, fala que ja estou cadastrada no fies, mas precisa da senha e nao recordo a senha que coloquei! obrigada!

  46. jaqueline mendes disse:

    oi…. meu problema não o fiador , mais a cota que a propria faculdade estipulou..que somentente duas bolsa do fies para o meu curso, queria saber se isso é possivel ???

    1. Edsson disse:

      Fies não é uma bolsa e sim um financiamento, não entendo o motivo da universidade limitar, pois recebe normalmente.

  47. gi258 disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS FACULDADES ADERIRAM AO FGEDUC, JA PESQUISEI EM VARIAS FACULDADES, ALGUMAS RESPONDEM QUE NAO ADERIRAM E OUTRAS ATE DESCONHECEM A EXISTENCIA DO FGEDUC, POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER SE A UNINOVE ADERIU ME AVISE, JA ESTUDAVA LA E GOSTARIA DE VOLTAR

  48. Erika disse:

    Oii gostariia de saber se meu nome estiveer no SPC , eu posso me cadastraa no Fies ;
    ee se não poder posso coloka no nome de algum parente ?

  49. maiara monique disse:

    oi eu queria saber como que eu faço uma nova incrição ,pois a que eu fiz ja passou do trasso do banco ,e quero fazer outra incrição mais ja tem os meu dados la e não consigo acessa pra mudar a data ?/ como fasso ??

  50. Ricardo H. Lacerda disse:

    Gostaria de saber se já há uma previsão de data de abertura de inscrição no FIES, para aluno aprovado para o 2º semestre deste ano.

    Att

  51. Ricardo H. Lacerda disse:

    Gostaria de saber o prazo de abertura para incrição no Fies, de aluno aprovado para o segundo semenstre deste ano.

  52. Rafael disse:

    Vou falar do meu caso com o FIES… Em 2002 eu passei no curso de Medicina Veterinária em uma universidade de Curitiba, até então estava tudo mto bom, a cada 6 meses eu tinha que fazer o Aditamento Simplificado (renovação de contrato sem fiador) ou Não Simplificado (renovação de contrato com fiador), meu curso acabou em 2007, minha formatura foi em agosto, a CEF sempre falou que eu tinha 2 anos de carencia para começar a pagar o FIES (nos contratos que eu acinava estava la, 2 anos de carencia), em setembro de 2007 veio a primeira parcela do FIES para eu pagar, fui até a Caixa e reclamei, o gerente pegou o ultimo contrato que eu tinha feito e começou a ler, uma das clausulas falava que eu tinha que começar a pagar o FIES logo após o termino do curso, não avendo periodo de carencia… ENTÃO SE VC QUE MTO FAZER UMA FACULDADE E NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR, NÃO CAI NESSA DO FIES, TENTA UMA BOLSA COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PROUNI OU QUALQUER OUTRO MEIO… O FIES É UMA FURADA…

    1. Marcelo P disse:

      ô amigo aí de cima fala isso, mas ele se formou não? apesar da bagunça, pra mtos esta é a única opção. Não tem q desistir, tem que fazer valer os seus direitos.
      e para quem se formou em medicina, escrever ‘acinava’ é o fim da picada….

  53. Sirlene disse:

    Olá,
    Olha aqui na Bahia esta funcionando sim, pelomenos na cidade onde moro Lauro de Freitas pois conseguir fazer meu novo fies em uma semana sem fiador e estou com restrinçoes no banco bradesco e santander o meu foi liberado 100%

    boa sorte ai

    1. leandro disse:

      Oi vi vc falar que fez seu fies sem fiador, mesmo vc tendo restriçõs no Bradesco, gostaria que vc me explicasse um pouco pois pretendo fazer isso tbm, sou daaki de Salvador ba, me ajude manda um email pra mim

      dryadland@hotmail.com

  54. Edsson disse:

    Fies sem fiador é lenda, não existe isso ainda e sinceramente, eu duvido que terá um dia. estoiu com inscrição parada pois é complicado encontrar fiador e fiança solidária pior ainda né? na verdade isso tudo não passa de propaganda política.

  55. cicera disse:

    eu gostaria de saber se o aluno que esta com restrições junto ao spc e serasa , se a caixa economica libera o fies para esse aluno, aguardo anciosamente a resposta

  56. Grazi de Almeida disse:

    Gostaria de saber como os estudantes saberão quais faculdades e universidades estarão oferecendo financiamento sem a necessidade de um fiador? haverá uma lista com os nomes das faculdades e universidades que aderirão? Sei que agora para ingressar em alguma faculdade a partir do ano que vem pelo fies,será preciso ter feito o enem,porém,não me inscrevi nesse ano,mas fiz o enem de anos anteriores.Posso pedi o financemanto assim mesmo?

  57. Iolanda disse:

    Minha filha academica de Biomedicina na UNIPLAC de Lages SC, fez todos os protocolos, solicitados
    pra poder fazer o FIES, em datas marcadas pela Instituição e pelo banco caixa economica, foi no dia marcado pela universidade ao banco e por um motivo com o fiador nao pode fazer o financiamento.
    Gostaria de saber se ela tendo tudo em dia e o nome limpo, por que nao pode fazer o fies, se agora tem lei para isso?Sou viuva, necessito muito deste financiamento e muito mais ela, que eh uma otima academica,como vai ficar, será mais uma brasileira a ser prejudicada dentro da atual aducação?
    Peço encarecidamente que seja revisto o cadastro dela o mais breve possível, pois estamos entrenado para o segun do mês sem condições de pagar a m ensalidade e aluguel de moradia, já que a mesma não reside na mesma cidade da faculdade.
    Obrigado pela atenção e espero sinceramente que sejamos agraciados com o financiamento o mais b reve possivel.

  58. Rosangela Nascimento Dos Santos disse:

    como faço para poder ter o beneficio do fies

  59. daniely disse:

    para se cadastrar no fies precisa ter feito e passado em um processo celetivo de alguma faculdade ou sem estar em uma faculdade?

  60. valdiana disse:

    por favor me ajudem quero muito fazer faculdade já tenho as pessoas para fazermos o

    financiamento solidário, só que estou com nome no spc e serasa gostaria de saber que

    mesmo com nome restrito posso fazer.

    se já acontecu algo assim no financiamento solidário por favor me respondem.

    desde já agradeço

  61. edite disse:

    Gostaria de saber o pq de tantas mentiras do governo federal. Já pesquisei em universidades particulares e nenhuma delas aderiram e nem vão aderir ao fies sem fiador, isto é propaganda enganosa e ainda tem mais o fiador tem q ter uma renda 2 vezeso valor da mensalidade, isto é uma injustiça. Vamos denunciar estas propagandas enganosas do governo.

  62. KÁTIA CRISTINA disse:

    Olá!

    Minha irmã conseguiu o FIES mas só fez 1 ano e meio de falcudade, ela deve continuar pagando o FIES, msm que ela não tenha concluído o curso??

  63. Mel R. disse:

    Estou com uma duvida q pode passar a ser um problema, ao fazer minha inscrição, logo percebi q nao minha instituição nao havia o meu curso para fazer o finaciamento!

    e agora o q faço?

    tenho q transferir para uma instituição na qual tem o meu curso?!

    Me ajudem, desde d já agradeço!

  64. jessica disse:

    Ola…Preciso muito da resposta de alguem
    fiz vestibular de inverno e preciso muito do fies, porem nao fiz nenhuma prova do ENEM.
    Se eu tiver somente feito a inscrição eu consigo o fies?? POR FAVOR ME RESPONDAM.. Pois estou com medo de tentar e nao conseguir o fies depois por nao ter feito ENEM.

  65. camila disse:

    ola gostaria de saber, se minha tia for minha fiadora ela pode fazer um emprestimo grande,

    o fiador serve so pra cobrir caso eu nao pague o fiador e quem vai pagar obr,espero resposta

  66. disse:

    Olá? como denunciar uma aluna que recebe pensão ( altíssima ) , para pagar a faculdade , e fez o fies 100% !! acho um abuso.

  67. Marcos disse:

    Já sou beneficiário do fies desde 2001 e gostaria de saber se posso excluir o fiador do meu contrato e continuar a pagar sozinho, sendo eu mesmo responsável por meu compromisso com o fies e com a Caixa Econômica Federal, permanecendo assim sozinho?

  68. gi258 disse:

    voce pode tirar essas duvidas no telefone 0800 61 61 61, eles atendem muito bem, tiram duvidas, prestam orientacoes, e podem dar todos os tipos de informacoes sobre o fies. espero ter ajudado

  69. edilene disse:

    O pesoal das agencias bancarias anda muito mal informado. o ano passado fui fazer o fies e eu tenho meia bolsa, a dona la disse q eu teria q arrumar um fiador com o dobro da minha mensalidade integral e nao da parcial q eu pago…o povo procura se informar ai né para nao causar mais transtornos pra gente…. to no 2 modulo de adm e nao consegui finaciar o curso pq esta senhora nao sabia q o salario do fiador poderia ser o dobro da minha mensalidade e nao da integral……bjs galera

  70. Fabio disse:

    Olá, eu sou fiador de um contrato do fies de 2003, gostaria de saber se existe possibilidade e excluir meu nome sem colocar outro em meu lugar.

  71. janes disse:

    gostaria de saber se a mae tiver o nome no spc nao pode conseguir o finaciamento para seu filho, pois na faculdade ja foi aprovado so o banco do brasil disse que nao tem como e vence amanha o prazo do banco assinar alguem pode me ajudar a mae nao e a fiadora.

  72. Francimar Valerio disse:

    A instituição de ensino pode bloquer ou cancelar o FIES, por que o nome da mãe consta na Receita Federal o nome de solteira?

  73. MARIA ANTONIETA disse:

    Muito dificil,ha meses que estou aguardando resposta,mas so agora fiquei sabendo que o fies não ofertado para cursos EAD,tanto preconceito,isto so ,porque falta dois semestres para eu concluir a faculdade,por favor façam algo ,par os alunos eads.obrigada

  74. nilton disse:

    alguem me responde.. quero muito fazer o fies, mas to com restriçoes no spc e cerasa.. ouvi diser que so nao pode fazer o fies quem tem inadiplencia com o fundo de credito estudantil.. tem como fazer p fiess pelo caixa mesmo tendo restriçoes no spc e serasa?
    aguardo resposta de alguem devidamente informado! grato!

  75. Givaldo disse:

    SOU FIADOR
    A pessoa que me pediu para ser fiador me decepcionou!
    Não cumpriu com suas obrigações !
    Na hora de pedir é a maior coisa!
    O tempo passa e …..
    não aconselho ninguem a ser fiador!
    É ESPARRO
    Cuidado

  76. Vanderli Jerônimo Silva disse:

    Há um informativo publicado em setembro de 2010 que o Presidente Lula anuncia que apartir daquele dia não seria mais necessário fiador para o financiamento do fies, e neste mesmo edital no parágrafo sete contradiz essa informação, dizendo que o aluno deve comparecer à CEF juntamente com seu fiador para a realização do financiamento do fies com toda documentação exigida pela CEF, ora, quem está dizendo a verdade, o Presidente Lula ou os bancos fiadores do fies?, essa propaganda que está sendo apresentada por aí na televisão e rádio, dizendo que não é mais necessário fiador para o fies, isso só pode não ser verdade pois as agencias bancarias continuam exigindo fiador, e a coisa mais difícil no mundo é conseguir um fiador, há uma grande exigência e isso só dificulta demais ao estudante conseguir um fiador, portanto, considero que o certo seria o governo federal emitir um documento a todas as agencias bancárias a pararem definitivamente a exigência de fiador para a realização do financiamento ao fies.
    Seria uma grande necessidade, que o governo fique por dentro das nossas reclamações, pois somos pobres e precisamos muito de formar nossos filhos para um futuro melhor para todos, obrigado.

  77. stefania disse:

    Ola quero saber se é possivel participar do fies mesmo com o nome negativado.com o nome no SPC? .por favorme respondam.

  78. Por favor não sei mais oque fazer pois quero muito fazer faculdade o ano que vem e no momento não tenho condições financeiras para bancar sozinha .Há algum programa do governo que mesmo com restrição no nome eu possa fazer me ajudem por favor obrigada.

    1. Equipe disse:

      Aldeneide, a restrição de crédito junto ao SPC/SERASA não a impediu de obter um financiamento pelo Fies.

  79. Kauana C. Matias disse:

    Gostaria de saber se existe alguma lista das faculdades que aderiram o fundo garantido FGEDUC. Me disseram que no Parana nao tem nenhuma, gostaria de saber se é verdade mesmo.
    Obrigada!

  80. claudia disse:

    gostaria de saber como proceder pois minha fiança é solidária e um de meus fiadores nao esta mais na mesma ies.

  81. raquel disse:

    ai na unaerp prescisa de fiador ou nao prescisa e se tem como eu fazer medicina la por escola da familia grata

  82. patricia vieira disse:

    Passei no vestibular agora estou tentando me cadastrar no fies pela internet e nao consigo,porque em um dos campos obrigatorios de preenchimento pedem valor da semestralidade com desconto e eu nao sei nenhum valor com desconto ,nem sabia que tinha desconto.

  83. maria auxiliadora klockner disse:

    Fiz o financiamento deu tudo certo a documentação na Universidade do planalto Catarinense- UNIPLAC, mas a caixa Econômica não liberou e não soube explicar porque. Venceu a data e não me deu explicação nenhuma. Entrei com os papéis dentro da data indicada. Só me falam que os dados não batem com os da central -FIES- Preciso de uma resposta.

  84. maria auxiliadora klockner disse:

    Fiz o financiamento deu tudo certo a documentação na Universidade do planalto Catarinense- UNIPLAC, mas a caixa Econômica não liberou e não soube explicar porque. Venceu a data e não me deu explicação nenhuma. Entrei com os papéis dentro da data indicada. Só me falam que os dados não batem com os da central -FIES- Preciso de uma resposta. OBS- FIZ COMO GARANTIDOR

  85. Paula K. disse:

    fiz minha inscrição pela internet, já assinei os papeis na faculdade, mas ainda não fui ao banco, só que depois fiquei sabendo que poderia fazer o FIES sem meu fiador, tem como mudar? na faculdade, pela internet ou no banco ? AGUARDO RESPOSTA! OBRIGADA!

  86. Amanda Dourado disse:

    Eu já tenho Fies,mas gostaria de saber se posso tirar meu fiador e me financiar..

    1. carina disse:

      Também gostaria de saber se posso trocar, eu tenho meus fiadores normais e gostaria de optar agora pelo fundo garantidor. é possível?

  87. Poli disse:

    bom dia, gostaria de saber se pode ser tem outros motivos para ser negado o fies, fora esses que estou mandando para quem quer fazer medicina?

    É vedada a inscrição no FIES a estudante:

    cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
    que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
    inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
    cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
    cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

  88. Ana Criscia disse:

    Bom dia, possuo o FIES desde 2013, porém quando aderi possuía fiador, agora meu curso esta aumentando o valor e o meu fiador não quer mais assumir essa responsabilidade, gostaria de saber se ao realizar o próximo aditamento posso colocar a opção sem fiador?
    Obrigada.

  89. Marcio disse:

    Meu nome tá no serasa e minha filha é de menor, eu posso fazer a inscrição dela no fies.

  90. Marcio disse:

    Meu nome está no Serasa a minha filha é de menor eu posso fazer a inscrição dela

  91. Sarah disse:

    Gostaria de saber o seguinte.
    Moro sozinha e quero pedir o FIES garantidor. Meu salario bruto e de 900 reais. A mensalidade do curso e 1077 reais. Pelos cálculos qe fiz o meu percentual de comprometimento da renda e de 119%. Sendo que quero pedir 100% de financiamento. Terei algum problema ou preciso colocar meus parentes nesse caso mesmo?

  92. wallef disse:

    Alguèm sabe me informar se é possivel inscrever no fies com a nota de 2013 ?

  93. Daiane disse:

    Gostaria de saber se o FIES aida financia 100 % os estudos ou so 50% como ouvi falar

  94. Jana disse:

    Wallef , você poderá sim entrar com sua nota do enem 2013, desde que atenda os novos requisitos.
    média de 450 pontos que passará a ser exigida a partir de abril deste ano.

  95. Roberto disse:

    Gostaria de saber se consigo ser meu proprio fiador e se o enem de 2010 ano que fiz vale.
    Obrigado

  96. iala gomes dos Santos disse:

    Oi eu queria saber se como eu ja sou participante do fies
    Com fiador
    com essa nova mudança teria como eu cancelar o fiador???

  97. Darine disse:

    Ganho um salario minimo, será que consigo o fies sem fiador ???, e c precisar d fiador, quanto ele teria q ganhar?

  98. Darine disse:

    Ganho um salario minimo, e não posso ser o meu próprio fiador…. e c precisar d fiador, quanto ele teria q ganhar?

  99. fransergio disse:

    gostaria de saber se posso tirar meus fiadores e usar so meu nome

    1. Alguem te respondeu sobre o seu comentario?

  100. joice disse:

    gostaria de saber se quando eu for ao banco e necessário que os dois fiadores vá ou só um ou não precisam ir?

  101. lucas sousa disse:

    Olá, estou cursando biomedicina pelo fies, primeiro semestre, porem quero mudar para medicina, mas não encontro fiador que tenha o dobro da mensalidade. Poderia me informar como conseguir fies sem fiadoR?
    Obrigado!

  102. hugo sued disse:

    Olá, sou fiador de uma amiga, gostaria de saber se eu posso deixar de ser fiador para que ela tenha o financiamento apenas no nome dela (sem fiador). fui ao banco e disseram pra mim que nao podia pelo fato dela já possuir um contrato com fiador. poderiam me responder se ela pode ou não ter fies sem fiador neste caso?

  103. Ruan disse:

    O e-mail com o link do cadastro não checou, como me cadastrar novamente?

  104. suelen disse:

    Por favor preciso de ajuda.

    Gostaria de saber como faço pra mudar de fiador?

    Desde de já obrigada.

    1. lucia disse:

      voce conseguiu trocar?

  105. Ana claudia disse:

    Sou fiadora da minha filha desde 2014 .1 agora foi fazer o aditamento disse que estou com restrição no spc mais desde que fiz tenho restrição desde 2012 como e que agora não pode fazer o editamento. Desde ja agradeço que mim esclareça.

    1. lucia disse:

      ola Ana Claudia , por acaso vc obteve alguma resposta ou conseguiu? Estou na mesma situação , onde fui fiadora da esposa do meu primo, que agora se separaram e não tenho mais quase contato com ela.

  106. alegre disse:

    eu consegui o fies sem fiador e sem dificuldades, e olha que tenho restrição no cpf.

    1. Diosnei disse:

      Como fez isso?

  107. Vera Marcia Pinheiro disse:

    Sei que, talvez, nem resposta obtenha desse e-mail, mas preciso deixar registrada minha indignação e descontentamento com essa gestão de governo.

    Sou professora da rede estadual em Santa Catarina, trabalho 12 horas por dia, porém, mesmo assim , um profissional dessa área jamais conseguiria manter uma filha em uma instituição privada.

    Pois bem, minha filha vem lutando para fazer um curso superior que seja sua aptidão, e não somente uma graduação, esmerou-se no ENEM, ao que obteve uma nota que a possibilitou cursar Medicina Veterinária na UNIPAR – Umuarama – PR.

    Em nossa cidade – Jaraguá do Sul / SC, 725 km distante daquela cidade – acessamos o site do SisFIES e conseguimos, através de pré-cadastro, com que ela pagasse somente R$ 350/mensalidade, valendo-se desse programa de “ajuda” aos menos privilegiados, financeiramente. Pois bem, levantamos documentos, valores para deslocamento e diária – sim, é bastante longe para ir e voltar no mesmo dia, a menina pediu o desligamento de sua empresa, o prazo seria de trinta dias – prazo de aviso prévio.

    Qual não foi nosso espanto, ao tentar fazer a matrícula e sermos informadas de que eu – mãe e responsável pelo sustento da mesma após o seu ingresso nessa instituição, visto o curso ser INTEGRAL – teria uma renda BRUTA que não condiz com a real (sendo que tenho o sustento da casa, descontos que o próprio DESgoverno toma do provento e outras coisas) e, somado a isso, ainda teríamos a renda da minha filha, que hoje trabalha, é uma menina honesta, esforçada e muito mais responsável do que qualquer brasileiro abastado e sustentado pelos pais, porém, como já falado, ela terá que ESTUDAR e somente ESTUDAR, logo, não terá renda.

    Deixo claro, minha instituição trabalha com o sistema de PPR – Plano de Participação de Resultados – o que, com certeza, é claro e notório que, na atual conjuntura, não está podendo ser alcançado, portanto, os colaboradores não recebem esse benefício, até que se possa retornar aos “números” esperados, sou uma profissional que trabalha na Pátria INducadora, trabalho com dignidade e responsabilidade para levar meus alunos e minhas filhas a terem orgulho de serem brasileiros, porém, está cada dia mais difícil a credibilidade e a retomada dos valores morais e éticos nas nossas “crianças”, aonde um governo incentiva a mentira e insensatez nas classes sociais menos privilegiadas.

    Reitero, sei que de nada vai adiantar meu desabafo, porém, não vou deixar passar mais uma vez esse momento de indignação que nossos governantes têm nos propiciado, o que faz com que minha incredibilidade de um Brasil melhor só cresça de forma assustadora.

    Atenciosamente,

    Uma mãe que não pode ajudar uma filha a passar por esse “constrangimento”, sem deixar de externar sua indignação e vergonha dessa política que hoje se apresenta. e-mail pinheirovms@gmail.com

  108. Coloquei a opção de ter fiador mas chegou no banco e o nome estava com restrição, gostaria de saber se eu consigo tirar a opção de fiador ?

  109. Ranielde Medeiros disse:

    prezados, bom dia!
    Estou cursando engenharia mecânica utilizando o beneficio do fies e estou no 8º período. Foi alterado o valor do meu curso e para concluir o meu aditamento dependo que o meu fiador faça uma revisão no cadastro junto ao banco onde solicitei o fies.
    Por motivos pessoais, o meu fiador não quer mais continuar com essa responsabilidade e se negou a ir ao banco comigo.
    Como devo proceder diante dessa situação?
    Att,
    Ranielde

  110. cristiano disse:

    Foi feito o aditamento de minha esposa, o antigo fiador esta com restrições e não poderá mais ser o fiador, teria como eu retirar o fiador do contrato? sendo apenas o aluno o responsável pela divida?

  111. Nadia Muniz disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma duvida, eu tenho o fies há 3 semestres já e tenho uma fiadora , só que ela não vai mais poder ser minha fiadora , e eu estou desempregada. Gostaria de saber se eu consigo fazer esse FIES SEM FIADOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top