Fies 2016 2º semestre, como fazer a inscrição e consultar o resultado

O Ministério da Educação abriu aos interessados a consulta das vagas disponíveis pelo Financiamento Estudantil (Fies) na seleção do segundo semestre de 2016. Ao total serão disponibilizadas 75 mil vagas.

Entretanto desde 2015 o número de vagas no Fies sofre queda, pois em 2014, foram financiados 732 mil contratos, enquanto em 2015, o número foi para 278 mil. Neste primeiro semestre foram disponibilizadas 147 mil vagas.

Mudanças no Fies

Neste 2º semestre de 2016 será inaugurado várias mudanças que já foram anunciadas no fim de março, pelo ministro Aloizio Mercadante. Esta alteração tem como objetivo estimular a participação e diminuir a ociosidade no programa. O atual ministro Mendonça Filho vai manter as mudanças.

Diante disso, neste semestre o MEC vai adotar um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes os inscritos vão poder mudar a opção de curso (o quanto quiser), conforme a nota de corte que vai ser divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Se o candidato mudar ou cancelar sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para uma nova inscrição.

Inscrição

As inscrições para o Fies começaram na última sexta-feira (24) e vão até o dia 29 de junho pela página do Fies seleção em http://fiesselecao.mec.gov.br/. Para ver as vagas é preciso buscar por curso, instituição ou município, pois o sistema disponibiliza conforme grau (bacharelado, por exemplo), turno, conceito do curso, mensalidade para o FIES, número de vagas e nota de corte.

Os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 podem concorrer desde que tenha obtido uma média de 450 pontos nas provas, além de não ter zerado na redação. Além disso, é preciso que o candidato tenha renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640).

Os resultados do Fies 2016 vão ser divulgados no próximo dia 30. Todos os alunos que não forem selecionados vão estar inscritos na lista de espera, que ofertará as vagas do programa, do dia 4 a 10 de julho.

Comments

comments

One thought on “Fies 2016 2º semestre, como fazer a inscrição e consultar o resultado”

  1. Amanda Nataniele de Sousa Luz disse:

    como faço para ver meu boletim do 2 semestre de 2016 do fies ? preciso saber se fui selecionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top