Related Articles

39 Comments

  1. 1

    fatima aparecida de oliveira

    estamos com oito meses esperando devoluçao dos pagamento a faculdades particular.
    recebendo boleto para pagar com desconto,pagamento a caixa no tempo habil.
    e nao consequimos receber de volta da faculdade o valor pago total particular
    alegando a faculdade nao ter recebido pagamento mec.
    duvida quanto tempo esta previsto este repasse.
    obrigada

    Reply
  2. 2

    Glauziene

    Quero informar que nãõ é condigente oque a caixa diz com a realidade, pois o fincanciamento esta semdo demorado sim, já faz alguns meses que estou aguardando o financiamento, e tem alunos que desde março de 2010, estão aguardando a liberação do recurso e até hojé nada.
    É chatiante, contratar um serviço como esse, e ter que aguardar tanto tempo assim, considero falta de consideraçao e responsabiblidade com nós, que precisamos desse serviço.
    Para min esse serviço, e repasse deveria ficar responsável pela caixa economica federal, a qual esta mais proxima de nós, e esta aberta a conversar pessoalmente, e não uma organisação tão distante, que quase não resolve nada por telefone!

    Pensse mais em nós… Não fiquem atentos apenas em seus intereçes e preferências!

    Reply
  3. 3

    Cássio

    Estou matriculado na Unisinos, em São Leopoldo/RS. Comecei este semestre (2010/2), recebo 100% de desconto pelo FIES, como demorou para ele ser aprovado, tive que pagar por 2 meses, e lah se foram R$ 1300,00. Estou esperando a devolução, mas a Unisinos diz que ainda não recebeu o pagamento, então não podem devolver o dinheiro. E ai?!

    Reply
  4. 4

    Diego

    Sou aluno de direito, a mensalidade é de 700,00 e contratei o serviço para o segundo semestre, o primeiro semestre eu paguei, se fosse pra me prejudicar eu pagaria a faculdade de qualquer maneira, o repasse não foi feito e terei que pagar a rematricúla, dando um total de 4.900,00 reais, eu não tenho esse dinheiro!!!! e agora o que vamos fazer, vamos deixar assim por nada, eles nos prejudicam e nós só abaixamos a cabeça, o universitário esta com as costas largas de tanto apanhar do governo!!! o governo teria que nos temer porque somos o futuro do Brasil!!!

    Reply
  5. 5

    andre

    contratei o FIES para o periodo 2010/2 (50%) – Agora chegou o período de matriculas para 2011 e a universidade não permite porque o banco do brasuil não repassou o valor correspondente do meu contarato…sou aluno de eng ambiental da UNIFOR-ceara

    Reply
  6. 6

    roberta tãnia

    os universitários são tratados como vagabundos que tem tempo para esperar como bem quizer.só deus sabe o quanto custa para o pobre se manter em uma faculdade particular,e quando pedimos o financiamento quaze nos formamos para ele poder sair,assim não dar!!!!!!!!

    Reply
    1. 6.1

      fernando soares

      ate agora nao entendo como a pessoa é tão humilhada pelo um financiamento(fies) que nao é de graça!!!!!!!! Gente nós pagamos isso depois!!! NADA É DE GRAÇA ,,então que explicaçao se tem para demorar tanto a liberaçao do pagamento na faculdade? e se não bastasse vem essa de só financiar para quem fez oenem !!! e se no dia do enem ocoresse um imprevisto , impossibilitando o aluno a prestá-lo???????? JA VI QUE TUDO QUE E PARA O POBRE É HUMILHADO! NISSO VOU ESPERAR MAIS UM ANO PARA FAZER UMA FACUL, MAS TA BOM 365 DIAS É POUCO E OUTRA ,O ENEM DEVERIA SER PARA O PROUNI E NÃO PARA PARA O FIES!!!!!DECEPÇÃO TOTAL!

      Reply
  7. 7

    Charise Alexandra Fonseca Mesquita

    Olá
    Sou estudante de fisioterapia na unisinos São Leopoldo e fiz minha inscrição para o fies 2010 e fui comtemplada. Porém quando fui entregar a documentação necessária na capsa da universidade me informaram que não conseguiam visualizar minha inscrição. Entrei em contato várias vezes com o mec e com a Unisinos. Tanto a Universidade qto o mec não se responsabilizaram e empurraram a culpa um para outro. passou o prazo e ninguém resolveu. Continuei tentanto finalizar uma nova inscrição e sempre o crédito estava esgotado. O que fazer nesta situação?
    Aguardo resposta.
    Charise

    Reply
  8. 8

    Arthur Fernandes

    Infelizmente o Fies foi um verdadeiro pesadelo pra min e os meus colegas de universidade,o sistema de fiador solidario nao funcionou comigo e meu grupo de 3 pessoas,ao chegar na caixa economica fui informado que nao seria posivel realizar o financiamento porque o prazo tinha sido expirado ou o sistema do fies nao esta adequado para isso,infelizmente me meti numa furada,eu e os meus colegas de farmacia so pagamos a matricula da mensalidade, e o resto era para ser pelo fies 100% e uma coisa eu nao entendo,estou dentro do prazo para fazer a inscricao, e tenho ate o dia 24/01/11 para comparecr ao banco,so que ja fui 2 vezes e foi negado.
    o grupo fiador solidario e composto por tres pessoas,e nos consiguimos forma 3 pessoas, temos nome limpo do spc/serasa e mesmo assim nao foi possivel fazer o financiamento.
    Ate quando ficaremos sendo humilhados desse jeito Presidenta do Brasil Dilma,Isso e uma vergonha e humilhacao.

    Reply
  9. 9

    geralda camargo

    estou na mesma situação que muitos estão quanto o fies para mim também está sendo um pesadelo eu fui no prazo e também naõ deu nada certo a caixa alega que o problema naõ é deles ,volto com a documentação para a universidade aprocura de solução etodas as vezes o que eu encotro e uma tremenda má vontade de ambas aspartes eu não tenho condiçoes de pagar uma faculdade mas pelo oque eu estou vendo se depender do fies vou continuar sem fazer meu curso superior que sonho em fazer desde criança, o meu grande sonho e o curso de geografia em licenciatura por favor me ajudem eu preciso desse financiamento

    Reply
    1. 9.1

      lory

      olha realmente e necessario ter muita paciência o fies n e brincadeira ele demoram muito mas não desista pois o financiamento demora mas sai …..

      Reply
      1. 9.1.1

        Josy

        vc conseguiu o financiamento?
        quanto tempo demora para ser contemplado no financiamento estudantil (FIES) ?
        E quanto tempo demora para a devolução das parcelas já pagas?

        Reply
  10. 10

    Leandro Fortes

    Caros colegas: é com imenso desprazer que venho opinar sobre o financiamento estudantil. Onde é apenas mais um espetáculo a parte de alguns dos tantos partidos políticos existentes em nossa “maravilhosa nação” para iludir a realidade contemporânea, isso ainda perdurará por um longo tempo ,infelizmente o conhecimento se restringe aos poucos.

    Reply
  11. 11

    Ana Beatriz

    Gostaria que por favor me dessem uma explicação!!! Depois de tanta papelada e burocracia, conclui meu financiamento em dezembro de 2010 onde estava cursando em uma determinada faculdade. Estava tudo certo! Acontece que eu precisei mudar de faculdade, porem a Caixa me garantiu que dá pra tranferir o FIES!!! O problema é que minhas aulas começaram ontem e até agora NÃO LIBERARAM O FIES DA MINHA ANTIGA FACULDADE PARA OUTRA!!!!!! E EU JÁ FIZ A TRANSFERENCIA!!!!!!!!! ELES ME GARANTIRAM E EU NÃO POSSO PAGAR A MATRICULA PORQUE O FIES IA COBRIR!!!!!!!!! Vcs exigem tanto na hora de fazer esse financiamento, mas na hora de cumprir com os deveres onde vcs estao???????????? Apesar de tanto imposto que já pagamos para esse bando de politico sem vergonha e corrupto, não estamos pedindo nada de graça!!!!! Então gentilmente venho lhes “PEDIR” para que cumprem com suas obrigações senão entrarei na justiça e quero só ver que vai sair ganhando. Afinal vcs são minoria diante de tantos alunos INDIGNADOS e REVOLTADOS. Ah e só pra constar: Que ridiculo precisar do Enem pra fazer o Fies!!! Oque tem a ver uma coisa com outra???? Trabalhem mais e exijam menos!!

    Reply
  12. 12

    Genilson Luna

    Caros colegas acadêmicos ou aspirantes, lamento por vocês e seu muitos problemas. Eu ao contrário só tive um. NÁO CONSIGO NEM MESMO ACESSAR O SISTEMA PARA ME INSCREVER.

    Reply
    1. 12.1

      lucas marcelo

      eu também estou com o mesmo problema

      Reply
  13. 13

    willian

    Estou com o mesmo problema da Ana Beatriz,
    tive que mudar de instituição e até agora não liberaram a transferencia do fies,
    meu contrato foi firmado em julho de 2010, e preciso o quanto antes dessa transferencia, se não terei que pagar as mensalidades do meu bolso conforme informação do próprio fnde quando liguei no 0800…e ainda me disseram que eu podia encerrar o financiamento a qualquer hora, mas a transferencia eu iria ter que aguardar sem um prazo determinado, informei que eu não teria condições de arcar com as mensalidades e oq eles me disseram é que não podiam fazer nada para me ajudar…
    Estou pensando seriamente em entrar na justiça, pois eles não estão cumprindo oq esta no contrato sobre as transferencias.

    Reply
  14. 14

    Selma

    Gostaria de saber quando vão devolver o $$ da matricula e mensalidades pagas, visto que consegui o Fies de 100%…???????

    Reply
  15. 15

    Laís

    ISSO É UMA VERGONHA, UMA FALTA DE RESPEITO COM OS ESTUDANTES!!!!!!!!

    Reply
  16. 16

    Keli Conci

    Tento o reeembolso das parcelas pagas em 2010/2 desde dezembro do ano passado. A Universidade joga a culpa no FNDE, diz que existem até Instituições com dificuldades para manter seus funcionarios, eis que não recebem dinheiro algum do órgão Federal. O aluno fica sem saber o que fazer, entro em contato com a Universidade, ora me dizem que meu pedido está em analise, semanas depois, que NÃO HÁ PREVISÃO ALGUMA PARA A DEVOLUÇÃO DOS VALORES. O que causa mais asco nessa situação, é que quando fui fazer minha matricula no inicio desse semestre, precisei pagar R$ 191,00, mesmo após a minha concessão do FIES, pois “esse valor é o qhavia sobrado do FIES, precisaria pagar para que tivesse minha matricula liberada” COMO ASSIM O QUE SOBROU?. Pagamos até o que não sabemos se de fato precisamos, e as Instituições fazem pouco caso e retardam ao máximo a devolução daquilo que já receberam duas vezes. E concordo com a colega,é uma vergonha, uma falta de respeito com os estudantes.

    Reply
  17. 17

    catucha

    POR FAVOR, PRECISO URGENTE DE UMA AJUDA!
    ESTAVA CURSANDO NUTRIÇÃO EM 2000 QUE FINALIZARIA EM 4 ANOS.
    nO SEGUNDO SEMESTRE DE 2000 ADERI AO FIES. NO MEIO DE 2002 TRANQUEI A MATRICULA E NÃO RETORNEI MAIS. DE LÁ PARA CÁ ESTOU PAGANDO AS MENSALIDADES E AINDA DEVO PAGAR ATÉ 2015, SEGUNDO A PRÓPRIA CAIXA. AINDA POR CIMA ESTOU DESEMPREGADA E TENHO ATRITOS COM MEU FIADOR, PORQUE ELE NÃO QUER SER MAIS MEU FIADOR. PARA MEU ESPANTO FIQUEI SABENDO QUE A FACULDADE SÓ DEU BAIXA NO MEU CONTRATO NA CAIXA EM 2007, COMO SE TRANQUEI EM 2002 ? NÃO HOUVE MAIS ADITAMENTO E A FACULDADE DISSE NA ÉPOCA QUE O FIES SERIA CANCELADO AUTOMATICAMENTE PORQUE SENÃO TEM ADITAMENTO NÃO TEM DIREITO AO FIES. ALGUÉM PODE ME AJUDAR E EXPLICAR O QUE ACONTECE. NÃO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR UM ADVOGADO. COMO POSSO CONSEGUIR UMA AJUDA? PRECISO SABER SE JÁ NÃO ESTOU PAGANDO MAIS DO QUE DEVIA E TIRAR MEU FIADOR.

    Reply
  18. 18

    DR PACHECO

    HAHAHA

    ISSO É SÓ O COMEÇO…

    ESTE FIES VAI ACABAR COM A VIDA DE VCS E DE SUAS FAMÍLIAS…

    ASSIM COMO ACABOU COM OS VELHOS CONTRATANTES DO FIES…

    LEGAL É A PROPAGANDA QUE A DILMA DEU DIZENDO QUE QUEM TRABALHAR NO SERVIÇO PÚBLICO VAI TERE ANISTIA!!!! MENTIRA!!!!! MENTIRA!!!!! MENTIRA!!!!!!!!!!

    ANISTIA É MENTIRA!!!!!!RENEGOCIAÇÃO É MENTIRAAAAA!!!!!!!!!!

    E QUE NÃO PRECISA DE FIADOR É MENTIRA TAMBÉM!!!!!!!

    DESDE OUTUBRO DE 2010 VENHO TENTANDO RENEGOCIAR O FIES QUE PAGO DESDE 2003 QUANDO COMECEI A ESTUDAR!!!!OU SEJA, QUE VOCÊ SÓ PAGA QUANDO SE FORMAR TAMBÉM É MENTIRA!!!!!! EXISTEM TRIMESTRAIS QUE ACABARÃO COM SEUS SONOS!!!!

    MENTIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Reply
  19. 19

    cris

    Gostaria de saber como esta o andamento FIes /2011 pois contratei 100% em fevereiro/2011, e a faculdade disse que ainda nao recebeu os valores, que voces tem a nos dizerem preciso do dinheiro que paguei de volta pois esta me fazendo falta, neste pais tudo e dificil…
    Preciso de um parecer…

    Reply
  20. 20

    ROZANGELA

    Esse fies esta uma bagunça.Paguei 3 mensalidades no ano passado 2010-2.consegui 100% ate hoje nao reembolsaram nem 1 centavo e dizem que a caixa ou o fies sei la nao repassou o dinheiro.Ligo para o 0800,faço denucias e nao da em nada.Ate hoje nao fizeram o aditamento de 2010-2.QUEM PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA?a quem recorrer?

    Reply
  21. 21

    adriano braz/TATUI SP

    Isso é uma vergonha … O Universitário e tratado como lixo nesse Brasil , nem mesmo os bandidos ,condenados ou presidiarios são tão esculaxados como a classe estudantil no Brasil , que Vergonha!!!! cade o MEC para defender as causas dos Universitários??? Pois é meus amigos ,é por essas e outras que fica muito claro que para os Governantes não é interessantes p/eles incentivar os estudos nesse país tomada por escandalos e corrupções , mais uma vez digo … País sem vergonha,politicos safados , sistema inútil .. póbre aqui não tem vez acabei de crêr!!!!!

    Reply
  22. 22

    lucas marcelo

    oi galera lamento pelos seus problemas eu não consigo nem terminar o cadastro no site

    Reply
  23. 23

    lucas marcelo

    se estamos pagando porque tratam a gente como lixo que vergonha

    Reply
  24. 24

    bárbara

    oi galera,, eu fiz o meu cadastro pelo fies,, só que quando cheguei na faculdade não tinha mais vaga me transferiram pra outra,, sendo a mesma só que em bairro diferente,,,,tinha feito o cadastro com o nome da faculdade onde ia cursar,, só que agora não vai valer mais por causa do bairro que ta diferente,, fui na universidade pra ver se eles me ajudavam mandaram eu ligar pro MEC e até hoje não consigo, resultado tive que pagar a matricula de 1096,53,,e tenho que esperar 15 dias que é a dada que vai vencer minha inscrição pra fazer outra,, que horror isso é uma vergonha eles bem que podia modificar lá mesmo.

    Reply
  25. 25

    Thiago

    Me matriculei na UVA-RJ, fiz a inscrição no site do FIES, depois validei meus dados na faculdade, mas quando cheguei na Caixa Econômica, fui informado que o MEC ainda não tinha enviado meus dados para o sistema da Caixa, mandaram eu ligar para o MEC pelo nº 0800 616161 e solicitar o reenvio dos dados, o prazo acabou e meus dados sumiram no sistema do MEC, agora vou ter que tentar tudo de novo. Essa demora é que mata! O governo deveria facilitar mais a burocracia do financiamento, agilizando o atendimento e investir em um sistema mais funcional, para que as pessoas não precisem faltar serviço para “tentar” financiar seus estudos. Financiamento que será pago, não tem nada de graça! Mas tudo que é feito para pobre não funciona direito nesse país.

    Reply
  26. 26

    Porto Alegre

    Estou decepcionada……….Uma verdadeira vergonha. A Faculdade Metodista IPA em Porto Alegre é uma enrolação.Uma falta de respeito com os estudantes,não dão uma orientação correta, pedem a papelada e ainda não pedem certo. Uma demora de 2 semanas, para verem os papeis, depois mais um tempo para dizer que não passou. Não passou, porque??? Não dão retorno de nada. Uma universidade muito ruim, não indico a ninguém. Total descaso!

    Reply
  27. 27

    jessica

    Estou na mesma situaçao, vamos comunicar no FANTASTICO, eles vao se mexer no mesmo momento, se alguem tiver enterece vamos la, quanto dinheiro eles ja rembolssaro de nos

    Reply
  28. 28

    claudia

    eu contratei o fies mas ate agora o fies nao cobriu nenhuma mensalidade ,estou presisando do dinheiro para comprar livros e agora DILMA TOME 1ATITUTE MOSTRE TRABALHO O BRASIL E UMA IDEOLOGIA!

    Reply
  29. 29

    Alyne Cristina

    Estou no 1º semestre , ja estou dando entrada no FIES.
    mais se a primeira mensalidade chegar eu tenho que pagar?

    Reply
  30. 30

    Josy

    Sim, eu tive que pagar as duas primeiras mensalidades mas fique tranquilo pois o fies te devolvera o dinheiro .
    Espero ter ajudado!

    Reply
  31. 31

    Jordane Barbosa

    Caixa Econômica Federal, lascando a vida dos brasileiros com suas burocracias há anos!

    Reply
  32. 32

    cristina Rodrigues

    Vou comecar a cursa fisioterapia esse ano ja fiz minha matricula na faculdade nao tenho condicoes de paga as mensalidades da faculdade por isso recorrir o fies so que o site esta fora do ar para novos financiamento ,posso frequenta as aulas mesmo sem o financiamento ,assim que o site voltar a funcionar o fies paga a faculdade ?

    Reply
  33. 33

    Vivian

    Gostaria de saber se eu pagando a matricula da universidade e financiamento ainda não tenha sido aprovado.posso esperar a aprovação pra o fies cobrir os meses q n foram pagos? Pq pretendo fazer e n tenho condições de pagar 985 das mensalidades até o período de aprovação do programa. A matricula posso até pagar, mais as mensalidades n tem como.

    Reply
  34. 34

    Clélia

    Por gentileza quero informações sobre anistia para funcionário público.

    Reply
  35. 35

    ELIANE

    DEPOIS DE LER TODOS ESSES COMENTÁRIOS ,EU DESISTO DISSO ,PREFIRO ME ACABAR DE ESTUDAR PARA MELHORA MINHAS NOTAS E CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO 100% DO SISU OU PROUNI,NÃO VALE APENA SE HUMILHAR ASSIM.MEU SONHO SÓ ESTARÁ SENDO ADIADO MAIS UM POUCO. NÃO QUERO ESTUDAR PASSANDO POR ESSA DOR DE CABEÇA QUE O FIES TRAZ.

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2014 Powered By Wordpress, Goodnews Theme By Momizat Team