Contrate o Fies mesmo com restrição no nome

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível contratar o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) mesmo tendo restrições financeiras em seu nome, veja a seguir que a chamada “idoneidade cadastral” não é mais exigência para se conseguir um financiamento. O Fies foi criado em 1999 com o intuito de fornecer condições aos estudantes de baixa renda o ingresso ao ensino superior. O Fies disponibiliza meios para as pessoas poderem realizar uma faculdade que seja de valor elevado como medicina, pagando somente parcelas trimestrais no valor máximo de 50 reais e pagando o restante somente depois que o curso for concluído.

Para participar do Fies, mesmo tendo restrição no nome (ou seja, caso esteja inadimplente, com o nome inscrito em serviços de proteção ao crédito como SPC ou SERASA) é necessário atender os requisitos criados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tais como ser aluno de uma instituição não gratuita e ter uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) por parte da faculdade que se pretende fazer parte do programa. Além disso, o aluno não pode estar com a matrícula trancada, ter recebido outro beneficio do Fies, deve estar em dia com o Programa de Credito Educativo (PCE/CREDUC) e sua renda familiar bruta não pode ser comprometida mais de 20% para pagamento da faculdade.

Para um curso ser apto a receber financiamento pelo Fies, ele deve ter recebido uma avaliação SINAES de grau 03, a parcela mínima de financiamento é de 50% para a bolsa, podendo ser aumentada (até 100%) de acordo com o valor da mensalidade da faculdade que recairá sobre a renda familiar bruta, sendo uma bolsa de 75% para uma renda familiar bruta comprometida entre 40% e 60% e de 100% para rendas comprometidas acima de 60%.

Contrar o fies com nome sujo

O Fies conta com uma taxa de juros de apenas 3,4% ano ano e uma carência de 1 ano e 6 meses, assim o estudante só começa a pagar depois que se finaliza o curso. Para participar do Fies é necessário para alunos que concluírem o ensino médio após 2010 a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma avaliativa e seletiva para ingressar no ensino superior, porém para estudantes que concluíram antes de 2010 deve ser apresentado documento que comprove essa conclusão tais como: certificado de conclusão ou diploma expedido pela escola em que ele concluiu. Com tudo isso o aluno deverá se inscrever no Fies, lembrando que muitas faculdades já aceitam o FGEDUC, onde a aluno não precisa de fiador. Caso o aluno seja bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) e deseje financiar os outros 50% do curso, ele esta dispensado do fiador.

Restrição no nome não é mais empecilho

Antes de 2012, para participar do Fies, os estudantes com restrições no Cadastro de Pessoas Física (CPF), ou mesmo com o nome “sujo na praça” não podiam receber o benefício do Fies, isso acarretou numa grande perda, pois segundo dados do Sindicato das Instituições Particulares (Semesp), cerca de 75 mil pessoas perderam o direito das bolsas devido ao fato de suas restrições cadastrais. O fato foi ao Ministério Público resultando em 28 de Dezembro de 2012 na Portaria nº 28, que anula a questão de que se precisa estar com o nome em dia para aderir ao programa Fies. Antes dessa medida as pessoas por já saberem que iriam ser bloqueadas nem se quer faziam a inscrição, pois já sabiam que seriam barradas no cadastro do Fies devido ter restrições no nome, estudantes com dívidas podem sim obter financiamento pelo Fies.

Esta medida que permite que mesmo com restrição no nome seja possível contratar o Fies, veio ainda mais reforçar os objetivos do Governo Federal que é a inserção de pessoas carentes ao ensino superior, e criando possibilidade de aumentar a quantidade de profissionais nos campos de ensino básico e saúde. Devido ao crédito no país estar aumentando, o grau de endividamento das pessoas também aumentou. O que força o governo a pensar em projetos que possam dar condições aos brasileiros de exercer sua cidadania.

Visto isso, é possível estudar no ensino superior através do Fies com condições mais acessíveis mesmo num estado em que o nome esteja inadimplente, pois o importante é inserir o brasileiro numa educação superior possibilitando novos campos de trabalho e oportunidades para todos. E isto se da através do Fies.

Veja as novas regras do Fies 2015

129 thoughts on “Contrate o Fies mesmo com restrição no nome”

  1. Maria de Fatima disse:

    Gostaria de saber se posso me cadastrar no fies ,já fiz a prova da faculdade e fui aprovada,e a renda da minha familia é só um sálario minimo,tem como ser aprovada em 100% .

    1. Gustvao disse:

      Olha Maria, eu estudo em uma Universidade Particular aqui no RJ pelo FIES, e para fazer parte do FIES você deve ter renda mínima mensal bruta de 1,5 ( um salário mínimo e meio), portanto acredito que não possa ser possível apenas com um salário. Entra no site do fies e veja mais detalhes valeu!

      1. Renê Souza disse:

        Você pode pegar os 100% do financiamento se a sua renda mensal per capita ( por pessoa) não ultrapassar 1,5 salários.

    2. Fatima disse:

      Sim, para se cadastrar no FIES, você tem que estar matriculada e com a mensalidade em dia, ou seja assim que estiver matriculada ja pode fazer o cadastro no FIES, e com a sua renda familiar e 1 salário minimo é possível pegar os 100%. Espero ter ajudado.

    3. alan disse:

      acho que sim eu não tenho certeza minha amiga maria com o nome igual a seu me deu ums informativo se quizer te mando por email

    4. Renata Martins Braz disse:

      Pode sim!
      Fiz exatamente como você e deu tudo certo, vai dar certo p vc também!

  2. Karla disse:

    gostaria de saber se posso participar do financiamento, estou com restrição no meu cpf devido a uns cheques que emprestei mas já vai limpar em fevereiro,não trabalho mas tenho fiador e quero muito começar minha faculdade.

  3. Manu disse:

    Boa tarde Maria, vc pde sim se cadastrar e pela sua renda vc pde financiar ate 100%. Boa sorte.

  4. KELLY MIGEUL disse:

    tenho restrição em meu nome sera que consigo financiar a minha faculdade 100%? a renda da minha família é de 3 salários mínimos.

  5. Leonardo disse:

    A portaria nº 28 ainda esta em vigor, ou seja, a inadimplência não impossibilita o estudante a participar do FIES ?

    1. Lais disse:

      Eu dei uma olhada na portaria nº28 do FIES, e nao vi nada em relação a inadimplência lá.

  6. ANA LUIZA disse:

    BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE CONTRATAR O FIES E DEPOIS DA CONCLUSÃO DO CURSO SE O ALUNO NÃO PODER PAGAR A DIVIDA VAI SER COBRADA PRA QUEM? VAI SER PRA O GRUPO DA FAMÍLIA QUE APRESENTOU A DOCUMENTAÇÃO. OBRIGADA AGUARDO O RETORNO

    1. gleison disse:

      vacê é muito negativa,tudo vai da certo em nome de Jesus , você terá 2 anos para conseguir um emprego depois vai pagar as prestações.

  7. Anderson Neves disse:

    Gostaria de externar minha gratidão pelas informações aqui prestadas, com certeza foram bastante esclarecedoras.

  8. André braga disse:

    Se conclui meu ensino em uma escola paga com um bolsa de 50% eu posso adquirir o FIES posteriormente ??

  9. Fatima Costa disse:

    Isso é muito gratificante. Porque eu tenho uma inadimplência financeira e como eu, vários brasileiros se encontra assim. E com essa nova aprovação de 28 de Dezembro de 2012 pela Portaria nº 28
    é muito satisfatório, tenho um grande sonha em fazer o curso de MEDICINA VETERINÁRIA e com FIES irei conseguir esse sonho, são programas assim que vai fazer o nosso Brasil ainda mais avançar, nos campos econômicos, políticos e educacional. Com educação o país cresce.

  10. barbara disse:

    Gostaria de saber. Eu tenho o fies. Se o meu nome for para o spc serasa, o meu fies sera cancelado?

  11. Pontes disse:

    Oi… faco enfermagem, mais tenho o sonho de fazer medicina… tem a possibilidad de fazer o fies pra medicina ?

  12. angela maria disse:

    Eu tenho o nome restrito eu posso mim escrever no fies

    1. anonymous disse:

      Primeiro faça o ensino fundamental. Após faça o ensino médio. Somente assim conseguirá pontuação necessária para conseguir, a priori, ingressar nos quadros de admissões de uma faculdade. Após saber falar e escrever o português correto, aí sim, comece a pensar em se aplicar para o FIES.
      Os programas do governo são excelentes, contudo, os brasileiros continuam sem o mínimo de educação advinda de uma educação de base (ensino fundamental e médio) . Me espanto com tantas pessoas analfabetas fazendo faculdade. Que tipo de profissional serão? O nível de ingresso nas faculdades abaixou, para esses grandes executivos obterem cada vez mais lucros astronômicos, sem ver o nível de profissional que estar-se-á formando. Antes de pensarem em graduação deveriam estudar para ingressarem com boas notas, para depois pensar em fies e prouni.
      Acorda Brasil e, estudem. Nada cai do céu. Antes de esperar programas do governo estudem, pois o programa serve para ajudar, não para empurrar analfabetos.

  13. ELIDA SANDRA DUARTE disse:

    Olá minha dúvida é a seguinte. Já sou formada em uma Universidade Pública e meu nome esta no SPC E SERASA. Será q posso participar do FIES? Quero fazer odontologia.

  14. carlos disse:

    estou com restrição no meu nome será que consigo financiamento pelo fies?

  15. gerson disse:

    se tenho meu nome no serasa posso obter o fies??? outra duvida se caso ocorrer td bem no processo com fies ai quando eu for no banco pode ocorrer algum problema deles não aceitar por causa do nome sujo???

  16. bruno disse:

    tenho nome no serasa posso fazer fies ???

  17. Marcio Silva disse:

    Gostaria de saber se com restrição na receita federal impossibilita o financiamento? Tipo declarei imposto de renda deu imposto a pagar. Dividi em 7 parcelas,mas não consegui pagar

  18. Marcio Silva disse:

    Gostaria de saber se com restrição na receita federal impossibilita o financiamento?

  19. ELEN disse:

    EU SOU LADRONA,POSSO FAZER O FIES?

    1. André Silva disse:

      Elen, o fies eu não sei… mas ser presa deveria e merece (se ainda não pagou a pena! kkkkk
      )

    2. Rodrigo disse:

      Gostei da sua frase eu tô aguardando meu resultado mas só penso negativo . Seu humor me ajudou bastante. Obrigado !

  20. ELEN disse:

    EU SOU GOSTOSA. EU POSSO FAZER O FIES?

  21. Denivaldo Otaviano de Souza disse:

    Por favor poderia me informar a minha nota do enem pois preciso apresentala na prova da Anhaguera ?

  22. michelle disse:

    Alguem que tenha nome sujo conseguiu fazer o fies?

  23. Lidiane disse:

    Que excelente notícia agora já posso pensar em cursar a faculdade!

  24. Rosa disse:

    Quero saber se posso fazer o fies,meu ganho é de 1.300reais,mas tenho 3 filhos

  25. Gidivaldo Nestor de Almeida disse:

    bom dia. Tenho uma renda de R$1.300,00+ 900,00 de minha esposa e no ano que vem minha renda, vai chegar a 3.900,00. Sendo assim posso financiar quanto % ?

  26. cinthia disse:

    Ola…..!!!!! Eu prestei vestibular esse ano para ingressa na faculdade em 2015 de fisioterapia tenho o nome em restrições mais ja me informei na faculdade sobre isso eles me informaram que nao tem nada. Que eu posso fazer fies eu nao preciso de fiador isso de fiador depende da universidade antes de se matricular procurem ver com a universidade o que precisa….. espero de ajudado em algumas dúvidas boa sorte a todos e uma dica corre atrás que tudo da certo … Há um detalhe a universidade que eu vou ingressa o ano que vem nem matrícula eu paguei quem vai paga tudo e o fies….

  27. vanielli disse:

    O fies é válido para graduação a distância? ??

  28. Jacqueline Benevides disse:

    Olá! Estou com uma grande dúvida. No ano passado, fui inscrita ao enem, porém, meu cartão de confirmação não chegou até a minha casa. Tentei entrar no site do enem para consultar o meu local de prova, mas a minha senha não abria. Nesse ano, fui inscrita novamente, mas por um imprevisto, não consegui fazer a prova mais uma vez. Isso pode me impedir de fazer o FIES ??
    Desde já, agradeço !

    1. Thiago Martins disse:

      Isso te impede se voce se formou no ensino médio a a partir de 2010.

  29. claudio disse:

    Ola, saberia responder se quem foi beneficiado pelo prouni tem como pedir o Fies

  30. Elilde disse:

    Olá… tenho restrição no meu nome posso obter o fieis? Para completar uma bolsa que ganhei de enfermagem no vestibular social da PUC Goiás.

    1. Roberto Carlos Ferreira disse:

      Olá Elilde, sobre sua pergunta, desde que a Universidade aceite o acumulo de bolsas não há problema. O FIES pedira dois valores na hora da inscrição, o valor sem desconto e com desconto, se a Universidade aceitar você na hora da inscrição no campo com desconto coloca a semestralidade baseada no valor que paga hoje. Sobre a restrição, desde que na hora de se inscrever escolha o FGDUC e sua renda per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio (até R$ 1086,00 por pessoa) não há problema sobre a restrição. Se seu curso for licenciatura , nesse caso mesmo que a renda ultrapasse poderá usar o FGDUC.

  31. Elilde disse:

    Vamos galera me ajuda aí!!!!

  32. carlos gonçalves da silva disse:

    gostaria de saber se é possivel o fiees, porque formei o ensino medio ha muito tempo em 2003 e nao fiz o enem, desde ja agradeço.

  33. Roberta Kas disse:

    Eu possuo o FIES, porém , minha fiadora ficou com o nome sujo durante o processo, portanto não consegui realizar o aditamento.
    Eu soube que existe o fundo garantidor, que eu nao precisaria de fiador, mas não posso mudar para esse plano. Como proceder? Uma vez que meu fiador nao vai limpar o nome ?

  34. Boa tarde! Gostaria de saber se eu posso financiar o meu curso para administração, porque estou restrito com o nome na praça. e estou com medo de começar o cureso e não ser aprovado, vou prestar o vestibular no dia 15 de dezembro e estou com medo de pagar a primeira parcela e não ser aprovado o financiamento.
    Espero uma boa resposta o mais rapido possivel.
    Atenciosamente
    Modesto de Oliveira Filho.

  35. Julia Caminha disse:

    Olá, tenho uma dívida com a Receita Federal, porem nao tenho como paga-la.
    Passei para psicologia na PUC-RS, gostaria de saber se essa divida geral algum impedimento para fazer o FIES, já que dei uma olhada na portaria nº28 e não achei nada, nem sobre inadimplência comum.
    Aguardo resposta.
    Desde já agradeço.

    1. Luiz disse:

      E ai Julia, você conseguiu sabe se pode ou não nome sujo ?

  36. Leandro disse:

    olá estou com problemas financeiros e gostaria adquirir o Fies para continuar a minha faculdade.
    Mas recebo uma renda bruta de 5.125,00
    Gostaria saber se consgo adquirir ao programa?
    Obrigado

  37. Luiz disse:

    Boa noite !

    Meu nome está no SPC, eu posso financiar o FIES? Meu fiador tem nome limpo…

  38. Derek Adrian disse:

    Posso conseguir o FIES sem ter feito o enem?

    1. Bruno Costa disse:

      Olá Derek!
      Depende!
      Se vc concluiu o ensino médio depois de 2010 é exigido o ENem para participar do FIES

  39. Eduardo Alexandre disse:

    Ola, quero tentar o FIES mas o nome do meu pai esta “sujo”… E quero tentar sem fiador, tem algum problema ? Pq eu n trabalho e a renda é dele ? Eu consigo FIES sem fiador sem ter minha renda própria ?

  40. Regina disse:

    gostaria de saber se em qualquer momento eu posso fazer o financiamento.E também se em plicar tem terminado o ensino médio amais de 10, anos.

  41. Regina disse:

    gostaria de saber se em qualquer momento eu posso fazer o financiamento.E também se em plicar tem terminado o ensino médio amais de 10, anos.

  42. Alexandre disse:

    Se eu tenho parcelas atrasadas do semestre anterior, posso usar o FIES?

  43. anderson disse:

    meu nome está com restrições sera que posso fazer uma faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas ….???

  44. Luis disse:

    Se eu entendi bem, uma das exigências citadas é “sua renda familiar bruta não pode ser comprometida mais de 20% para pagamento da faculdade”. Ou seja: se vc recebe R$ 2000,00 (dois mil reais) o curso a ser escolhido não pode ser mais de R$ 400,00 (quatrocentos reais). No entanto se eu interpretei bem as exigências, creio que seja mais fácil acertar na mega da virada do que se encaixar nesses requisitos. Pesquisem antes com o banco antes de fazer loucuras. Espero ter ajudado. Abraço!

  45. Thaina Oliveira disse:

    Gente me ajude porfavor olha o site do fies ta fora do ar não consigo fazer inscrição e até então a inscrição tinha que ser na faculdade esta agendado pro dia 23 desse mes junto com a responsavel pelo fies mas esta fora e não tem como se inscrever e outra coisa minha nota do enem é de 2012 só fiz em 2012 o enem e foi 449,84 e pelo jeito o site esta mudando e agora sera que vou conseguir o Fies ai me responde alguem porfavor preciso do fies pra fazer minha faculdade

  46. Danila disse:

    Tenho uma duvida,concluí o ensino médio em 2012 e fiz o enem só no ano de 2013 será que consigo cadastrar no fies???

    1. Thaina Oliveira disse:

      danila vc consegue sim porem se vc tiver obtido a nota 450 para cima pq o site esta em manutenção para adequação as novas regras e a previsão de volta será so em março segundo O MEC

  47. Thaina Oliveira disse:

    boa tarde gente porfavor é muito serio alguem me responde porfavor preciso de ajuda o site do fies esta fora do ar e ouvi dizer que so volta em março o que ferra com a vida de todo mundo sonhos de faculdade que foi destruido pq nem todos tem condição de pagar a mensalidade e agora gente alguem sabe alguma coisa amas se volta antes de março das novas leis validarem pois minha pontuação é de 2012 fiz 449,84 pontos

  48. Rafaela disse:

    Então no caso de MEDICINA, o aluno fica pagando uma parcela durante o curso no caso para ir diminuindo os valores das parcelas do Fies no termino do curso?

  49. carla costa da silva disse:

    Terminei a escola em 2010 e nunca fiz o enem gostaria de saber se posso realizar o enem esse ano e me inscrever no fies ano que vem ou ja posso me inscrever no fies sem realizar o enem ?

  50. Enoc Hemerson disse:

    Ola gostaria de saber se uma pessoa com restrição na receita federal tem possibilidade de conseguir um financiamento pelo Fies, meu nome não esta no SPC nem no SERASA porem tenho debitos na receita.
    Se alguem puder me esclarecer essa duvida ficarei grato… Obrigado.

  51. Layne disse:

    Olá, pessoal por favor me ajudem estou desesperada e não sei mais oq fazer…
    Estou com restrições em meu nome e não tenho fiador, ai decidi optar pelo FGDUC só q eles pedem uma renda per capta de até um salário minimo e meio e eu só tenho uma renda de R$ 800 reais será q isso me prejudicara, pois não sei mais oq fazer…
    Desde já agradeço se puderem me ajudar, pois estou deserperada mesmo…

  52. keila ferreira da silva disse:

    Boa noite !

    Gostaria de me informa , se eu tenho restrição em uma faculdade a 3 anos atras mesmo assim posso fazer o fies ?

  53. tiago disse:

    boa noite eu perdir o prazo de aditamento do segundo semestre de 2014 e a faculdade agora esta me empedindo de fazer o aditamento do primeiro semestre de 2015 o que eu faço?

  54. Nathaly disse:

    Olá, gostaria de saber como funciona essa parte de comprometimento de renda. Pois, quanto maior for a renda do fiador, menor é o valor apresentado no comprometimento. Por exemplo: fiz as contas necessárias para ver o comprometimento de renda e o valor foi de 7%. Com esse valor é possível ou não solicitar o financiamento, uma vez que não compromete a renda.

  55. pedro manfre disse:

    boa tarde gostaria de saber se para financiar a faculdade em 2016 eu tenho que fazer o enem em 2015?

  56. MICHELE disse:

    Minha media do enem foi 449,66, sera que conseguiria meu financiante este ano ?

  57. Ana Paula disse:

    Quem te restrição no nome ainda pode fazer fies?? ou teve mudança novamente??

  58. lindinalva martins delfino disse:

    por favor tenho uma matricula trancada e quero fazer um outro curso nada a ver com o antigo,porque nao pode aderir o fies?

  59. alielm disse:

    Ola meu nome é alielma, minha nota no e nem foi 449.4 e já até comecei a assistir aulas mais muito triste com dúvidas se vou ficar ou não.

  60. Silmara disse:

    Se minha renda familiar é de 3 salários mínimos por pessoa , quanto eu consigo de financiamento? Outra coisa, o aluno já é de maior mas ele ainda não trabalha, ele não pode ser o responsável pela dívida dele e eu ser a fiadora dele?

  61. Aline Maria disse:

    Tirei 406 pontos no enem,gostaria de saber se tem como eu consegui o fies ou eu desisto?

  62. Luiz disse:

    Olá eu fiz o enem em 2013 eu poderei pegar esse ano o FIES caso eu precisar ou terei q fazer o enem no meio deste ano

  63. karine disse:

    Eu so tenho um salario minimo tenho como mim inscrever no fies mim ajudem por favor pelo amor de Deus

  64. gostaria de e saber qual é o limite do credito que o estudante tem por semestre e se ele pode concluir essas matéria usando o fies para pagar?

  65. Mirele Soares disse:

    Bom dia ! Meu fiador tem o nome sujo na praça . Desta forma ele ainda pode ser o meu fiador ?

  66. Francisco Antonio montezuma disse:

    Tenho restrição no SPC e serasa posso ser fiador de uma estudante.

    1. gleidson cunha disse:

      pode sim Francisco eu sou a prova disso, espero ter te ajudado

  67. Fernanda Oliveira disse:

    Bom dia, gostaria de saber se o estudante e o fiador tiverem restrições no nome, pode fazer o fies ? Obrigado !

  68. Gostaria de saber se com o nome sujo em outro banco causa impacto fazendo com que o banco não aprove o financiamento.

  69. Vânia souza silva disse:

    Meu pai tem restrições no crédito educativo.
    Eu como filha posso me inscrever no Fies? ou eu seria negada.

  70. Suellen Araujo disse:

    Gostaria de saber se meu fiador pode ter o nome sujo. Já esta tudo certo. Só preciso saber disso.

    1. DOUGLAS disse:

      Faça pelo fundo garantidor e mais fácil e dá certo!

  71. gleidson cunha disse:

    fiz o fies agora pois tenho o nome sujo na praça mais consegui o fies tranquilo sem dificuldades, o dificio mesmo so foi conseguir os documentos necessários o restante foi tranquilo, espero te ajudado todos vcs

    1. Gleidson, vc foi assinar no banco? em qual banco? eu estou desesperada, pois não estou conseguindo limpar me nome? Quando vc foi? Ai se vc me respondesse iria me ajudar a voltar a dormir rsrs. Obrigada

  72. rogger castro disse:

    Eu tenho nome sujo , meu avô vai ser meu fiador ! Ele tambem tem . so que no cadastro e na faculdade ja deu certo ! Será que não dá quando for no banco ?

  73. fabio disse:

    meu nome foi para o spc e já tenho fies.Vou conseguir fazer o aditamento?

  74. Cláudia maria disse:

    Tirei 433.00 no e nem tenho chance de consegue o FIES?

    1. salomão castelo dos santos disse:

      não ,a regra é bem clara 450 pts. Sinto muito

  75. DOUGLAS disse:

    Bom dia,
    Minha esposa já fez todo o processo de cadastro na faculfade e no FIES, agora só falta aprovação do banco, porém ela está com restrição, conseguiria ela o FIES?
    Obrigado.

  76. salomão castelo dos santos disse:

    boa noite preciso que alguém me ajude por favor.fiz a minha inscrição no fies e usei a minha tia como fiadora só que ela está com o nome sujo,o que devo fazer ??fomos no banco e o atendente mandou que ela limpasse o nome ou ao contrario eu não iria aderir ao programa,tem outra solução???aguardo a resposta

    1. Junior Lima disse:

      Você pode sim fazer a inscrição pelo fies, o banco aproveitou a oportunidade para receber a divida em questão.

  77. Carolina dos Santos Machado disse:

    Boa noite, a última vez que fiz o enem foi no ano de 2013, sendo que quero entrar na faculdade esse ano de 2015 pelo fies, com a nota do enem de 2013. Eu posso? ou tenho que fazer de novo?

  78. Amanda disse:

    Fiquei sabendo de pessoas q colocaram advogado para conseguir o fies em faculdade de Medicina de belo horizonte. E receberam, pasmem.

  79. FRANCISCA disse:

    TENHO O FIES E SE O MEU NOME FOR PARA O SPC NO DECORRER DO MEU CURSO SE EU PERCO O FIES NA QUAL JA ESTUDO COM O FINANCIAMENTO

  80. john disse:

    eu to com medo de perde o fies

  81. john disse:

    por que acho que vou ser reprovado em 2 materias ja fui uma veis e fis a carta e agora

  82. Rodolfo disse:

    Boa Noite
    vou para o 5º semestre na faculdade porem só paguei 1 parcela do 4º semestre da faculdade gostaria de saber se posso solicitar o Fies agora no 5º semestre mesmo estando inadimplente com a faculdade? Obrigado pela ajuda

  83. vinicius disse:

    eu perdi a ediçao passada no ENEM, formei em 2006, tem como cadastrar nesse segundo semestre para o fies?

  84. lidia disse:

    Olá. Gostaria de saber se posso fazer o aditamento mesmo com o nome sujo. Sendo que o meu financiamento foi pelo FGEDUC. E nessa opção não tem problema se o nome estiver com restrições. Quando eu consegui o FGEDUC também estava com o nome sujo.

  85. Lorraine disse:

    Nome com restrição pode participar ou seja tem a possibilidade de financiar pelo fies ?

  86. Rafael Ferreira disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se tem como solicitar o fies, mesmo com debito em outra universidade.

  87. amanda disse:

    olha gostaria de saber mesmo eu tendo fiado eu posso fazer o editamento mesmo com o nome restrito??

    1. Hellen disse:

      Consegue sim amanda.

  88. paloma disse:

    Olá, meu aditamento deu não simplificado e meu nome está com restrição. poço fazer o aditamento mesmo assim ?

  89. paloma disse:

    Olá, meu aditamento deu não simplificado e meu nome está com restrição. posso fazer o aditamento mesmo assim ?

  90. paulo disse:

    Passei na prova do fies no 1°semestre só não comecei o curso pois não havia formado turma. Ainda é possível iniciar o curso ??

  91. tania pauka disse:

    Por favor a renda mensal da minha casa é 6700,00 somos em 3 pessoas,minha filha que cursar medicina,mantenho ela em outra cidade fazendo cursinho,pago o aluguel dela ela nao tem renda,medicina tem mensalidade de 6500,00,minha renda ultrapassa 2,5 salarios por pessoa,existe como fazer fies?

  92. Luiza disse:

    Oi tenho FIES, se meu nome for “negativado” , mesmo assim consigo fazer o aditamento?

  93. Darley Nascimento disse:

    Ola, gostaria saber se essa regra continua valendo para 2016, alguem pode me ajudar a tirar essa duvida?

  94. Fiz o 2 grau em 2001 tenho 33 fiz o enen tirei a nota recomendada ….sera q consigo ser chamada no fies

  95. jocylene disse:

    para se inscrever no fies tem q estar matriculado?
    temq ter vinculo com a faculdade tipo .. ter pago a matricula ja

  96. Tati disse:

    Ola, gostaria saber se essa regra continua valendo para 2016, alguem pode me ajudar a tirar essa duvida?

  97. Olá, gostaria de saber se eu que tenho FIES , será que eu posso fazer um cartão de crédito no meu nome ??

  98. beatriz disse:

    Olá, meus pais tem restrições no nome, escolhi a opção que não preciso de fiador, mais tenho menos que 18 anos, meu pai pode ser meu responsável com o nome sujo?

  99. Roberto disse:

    fui a provado na pré-seleção do fies 2016 e estava com medo de perder pois estou com o nome “sujo na praça” mas agora vejo que ainda sim posso fazer o financiamento parabéns pelo post ajudou muito na verdade já estava para desistir por conta disso…

  100. Roberto disse:

    Fui aprovado na pré-seleção do fies 2016 e estava com medo de perder pois estou com o nome “sujo na praça” mas agora vejo que ainda sim posso fazer o financiamento parabéns pelo post ajudou muito na verdade já estava para desistir por conta disso, MUITO BOM MESMO!!!

  101. Cristina disse:

    Olá.. Estou devendo a faculdade, posso contratar o fies na mesma faculdade em que deve
    sem ter que pagar a divida.

  102. Maria disse:

    Boa Tarde, fui realizar meu aditamento do fieis ref. ao 2016.1 deu não simplificado foi ao banco de origem é meu fiador está com nome no Serasa. Me informaram que não poderia finalizar o processo é de acordo com essa portaria não precisa de idoneidade. Como devo proceder ? Minha inscrição é de 2011.

  103. eric disse:

    Sou estudante pelo FIES, devido um cartão de crédito em atraso o meu nome foi para o SPC e SERASA, com isso eu irei perder o beneficio do FIES?

  104. Mateus disse:

    Tenho o fies, se meu nome sujar eu posso fazer o aditamento ? se nao puder posso adicionar um fiador ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top