Quando sairá o resultado do Enem 2017?

Após a realização da prova do Enem 2017 é enorme a expectativa dos muitos candidatos que fizeram a prova do Enem 2017 e agora não veem a hora de ter acesso ao resultado do Enem 2017 e saber se os seus objetivos foram alcançados, se a tão sonhada vaga em uma universidade está mais perto.

No entanto o resultado do Enem 2017 deve ser divulgado pelo INEP no início ou no máximo no meio do mês de janeiro de 2018.

Calma, para não morrer de curiosidade o candidato pode ter uma ideia de como ele foi na prova do Enem através do gabarito Enem 2017 que será divulgado dentre de três ou quatro dias após a realização das provas do Enem 2017.

Através do gabarito do Enem 2017 o candidato poderá corrigir as questões da sua prova e portanto saber se foi bem ou não na prova.

Como consultar o resultado oficial do Enem 2017?

Para consultar o resultado Enem 2017 o candidato deve acessar o endereço eletrônico da página oficial do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela execução do ENEM 2017.

Já no site do INEP o candidato deve clicar no item Enem 2017, preencher os campos de número de inscrição e senha e em seguida clicar em Entrar, aparecerá um quadro onde estarão cada uma das matérias do Enem 2017 com as notas obtidas pelo candidato.

Como calcular a nota do Enem 2017

As notas das provas do Enem não são calculadas como no método convencional, o INEP, executante do Enem usa um sistema denominado TRI – Teoria de Resposta ao Item, analisa as questões que o candidato acertou e dá um peso específico para cada uma delas baseado na quantidade e questões fáceis, médias e difíceis que o candidato acertou na prova.

A intensão do método TRI é evitar que o candidato se dê bem na prova chutando as respostas aleatoriamente.

O programa verifica que um candidato errou uma grande quantidade de questões consideradas fáceis e acertou a mesma quantidade de questões difíceis, portanto estatisticamente isso é improvável, nesse caso é levado em consideração que o candidato chutou e assim a nota média desse candidato será menor.

Portanto nem sempre dois candidatos que acertem a mesma quantidade de questões terão a mesma nota no Enem 2017.

De posse das notas das provas do Enem o candidato poderá calcular a nota média que ele alcançou no Enem 2017. Existem duas formas para fazer o cálculo a média simples e a média complexa.

A média simples é a nota usada para selecionar candidatos para as vagas no SISU e no Prouni, para saber essa média basta o candidato somar as notas das provas obtidas nas provas do Enem 2017 inclusive a nota obtida na redação e dividir por cinco que é o número de provas.

No caso da média complexa o candidato deve levar em consideração os pesos de cada caderno de prova na hora de fazer o cálculo. Essa média complexa quase não é usada pelas instituições que oferecem vagas através do Enem.

Quando começam as inscrições do Enem 2017?

As inscrições do Enem 2017 começam provavelmente no mês de maio de 2017, no Enem 2016 o período para a realização das inscrições foi de 09 a 20 de maio. No Enem 2017 esse cronograma deve ser mantido, com as inscrições sendo realizadas no mês de maio ou junho e as provas sendo aplicadas provavelmente nos meses de outubro ou novembro de 2017.

Como fazer a inscrição no Enem 2017

Para o candidato que quer fazer a sua inscrição no Enem 2017 e tem dúvidas de como fazer, abaixo nós fizemos um passo a passo para você fazer a sua inscrição sem erro:

  • Assim que iniciar o período para a realização das inscrições do Enem 2017 o candidato deve entrar no site do INEP, onde será pedido para preencher com o seu CPF e a sua data de nascimento e depois fazer uma verificação de segurança obrigatória.
  • No segundo passo o candidato deverá preencher os campos em branco com outros dados pessoais como, nome completo, nome da mãe, identidade, nacionalidade e a sua etnia ou raça.
  • Na página seguinte o candidato irá preencher os campos em branco respondendo mais perguntas, como seu endereço completo e números dos seus telefones, e em seguida o candidato terá que criar uma senha para acessar a sua página, onde irá acompanhar todos os dados da inscrição.
  • Essa quarta etapa da inscrição será preenchida somente pelos candidatos que necessitarem de procedimentos especiais na hora da aplicação das provas do Enem 2017.
  • Aqui o candidato deverá escolher qual a íngua estrangeira ele quer que caia na sua prova, Inglês ou Espanhol.
  • Nessa etapa o candidato escolherá em qual cidade deseja fazer a prova do Enem 2017
  • O candidato responderá perguntas sobre o seu curso de ensino médio
  • Nessa etapa o candidato deverá responder ao questionário socioeconômico que constará de perguntas sobre a situação financeira de todos os moradores da mesma casa do candidato.
  • Nessa última etapa o candidato irá finalizar a sua inscrição e pedir que seja gerado o boleto bancário em nome da União para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017.

Como pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2017

O candidato que não tiver condição de fazer o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 poderá fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Requisitos para isenção da taxa de inscrição do Enem 2017

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 o candidato deve preencher os requisitos exigidos pelo MEC:

  • Em primeiro lugar serão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estiverem amparados pelo Decreto Nº 6.135, de 26 de junho de 2007 (Art. 4), e pela Lei 12.799.
  • Os candidatos cuja renda per capita familiar residentes no mesmo domicílio não ultrapassar um salário mínimo e meio.
  • Para requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou então pode ter cursado em escola da rede particular, mas como bolsista integral.
  • O candidato que estiver cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública, automaticamente fica isento do pagamento da taxa de inscrição.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top