Quando começam as inscrições Enem 2017

A cada ano que passa aumenta o número de candidatos que se inscrevem nas edições do Enem, visto que o Enem é a chance mais próxima para milhares de candidatos que anseiam entrar para uma faculdade e cursar o ensino superior.

O Enem 2017 tem a expectativa de ser o maior da história, acredita – se que quase 10 milhões de candidatos farão as suas inscrições para concorrer ás milhões de vagas para ingresso no ensino superior, nas milhares de instituições de ensino superior públicas e privas espalhadas por todo o Brasil que se inscreveram para fazer parte do Enem 2017.

As inscrições do Enem 2017 começam provavelmente no mês de maio de 2017, no Enem 2016 o período para a realização das inscrições foi de 09 a 20 de maio. No Enem 2017 esse cronograma deve ser mantido, com as inscrições sendo realizadas no mês de maio ou junho e as provas sendo aplicadas provavelmente nos meses de outubro ou novembro de 2017.

Como fazer a inscrição no Enem 2017

Para o candidato que irá fazer o Enem 2017 e tem alguma dúvida de como fazê-lo, segue abaixo um passo a passo muito bem explicado para auxiliá-lo:

  • Assim que o período para inscrição for aberto o candidato deve acessar a internet o site do INEP, onde deverá preencher os campos com o seu CPF e a sua data de nascimento e depois fazer a verificação de segurança obrigatória.
  • Na próxima página o candidato deverá preencher os campos em branco com outros dados pessoais como, nome completo, nome da mãe, identidade, nacionalidade e a sua etnia ou raça.
  • Na página seguinte o candidato irá preencher responder mais perguntas, como seu endereço completo e números dos seus telefones, e em seguida o candidato terá que criar uma senha para acessar a sua página, onde irá acompanhar todos os dados da inscrição.
  • Essa etapa da inscrição será preenchida pelos candidatos que possuem necessidades especiais ou que necessitarão de atendimento especial na hora da aplicação das provas.
  • Agora o candidato deve escolher sobre qual língua estrangeira deseja ser arguido: Língua Inglesa ou Espanhola.
  • Nessa etapa o candidato escolherá em qual cidade deseja fazer a prova do Enem 2017
  • O candidato responderá perguntas sobre o seu curso de ensino médio
  • Essa etapa da inscrição do Enem 2017 é de primordial importância, é nessa hora que o candidato irá responder ao questionário socioeconômico, ou seja, irá responder perguntas sobre a situação econômica financeira dele e de todos os moradores da sua residência.
  • Na última etapa de realização da inscrição no Enem 2017 o candidato deverá confirmar o seu pedido de inscrição e pedir que seja gerado a GRU – Guia de Recolhimento da União no valor referente ao valor da inscrição. Se o candidato não possui condições financeiras para pagar a taxa de inscrição ele pode “declarar falência” e pedir a isenção da taxa de inscrição.

Como pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2017

O candidato que não tiver condição de fazer o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 poderá fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Não é apenas o candidato dizer que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, ele tem que provar que realmente preenche os requisitos exigidos para que tenha o seu pedido de isenção aceito pelo MEC.

Para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 o candidato deve seguir todos os passos para realizar a sua inscrição no site do INEP e no último passo da inscrição, o momento de gerar a GRU, ou seja, o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição ele deverá ir à opção “solicitar isenção de taxa” e pedir a isenção da taxa de inscrição.

Requisitos para isenção da taxa de inscrição do Enem 2017

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 o candidato deve preencher os requisitos exigidos pelo MEC:

  • Em primeiro lugar serão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estiverem amparados pelo Decreto Nº 6.135, de 26 de junho de 2007 (Art. 4), e pela Lei 12.799.
  • Os candidatos cuja renda per capita familiar residentes no mesmo domicílio não ultrapassar um salário mínimo e meio.
  • Para requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou então pode ter cursado em escola da rede particular, mas como bolsista integral.
  • O candidato que estiver cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública, automaticamente fica isento do pagamento da taxa de inscrição.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top