Inscrições Enem 2013

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal programa na área da educação do Governo Federal e todo ano atrai milhares de estudantes, veja agora o que se sabe até o momento sobre as inscrições do Enem 2013, processo fundamental para quem pretende realizar as provas do Enem seja para qual for o benefício almejado.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma prova criada em 1998 pelo Governo Federal, a responsabilidade de aplicação das provas é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (Mec), a prova é aplicada todos os anos, geralmente no mês de novembro. Qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem, a taxa de inscrição é de cerca de R$ 35,00, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2013:

  • Estudantes da rede pública de ensino que esteja terminado o ensino médio em 2013
  • Estudantes carentes da rede particular de ensino que estejam concluindo o ensino médio em 2013 (terão que declarar carência no momento da inscrição)
  • Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e declare carência no momento da inscrição.

Importa lembrar que a declaração de falsa informação constitui-se crime!

Data de abertura das inscrições do Enem 2013

inscrições enem 2013Quando começam as inscrições para o Enem 2013? A previsão é que as provas do Enem 2013 sejam aplicadas no começo de novembro de 2013, entretanto as inscrições devem abrir bem antes, provavelmente já em maio de 2013. Assim que abertas, as inscrições do Enem 2013 poderão ser feitas no endereço: http://enem.inep.gov.br/. Na última edição do Enem, o prazo para as inscrições foram de 28 de maio a 15 de junho, as provas foram aplicadas em 3 e 4 de novembro. O MEC ainda não divulgou a data oficial, mas a previsão é que as inscrições para o Enem 2013 sejam abertas no mês de maio, tal como aconteceu na última edição.

Em 2013 haverá duas edições do Enem?

Não. De fato existia a possibilidade de duas edições do Enem em 2013. No começo de 2012, na cerimônia de comemoração de 1 milhão de bolsas do Prouni concedidas, a próprio Presidente Dilma Rouseff, ao lado do então ministro da educação Fernando Haddad disse que em 2013 haveria duas edições do Enem, inclusive o próprio ministro Fernando Haddad publicou uma portaria marcando até mesmo a data da primeira edição, que aconteceria em abril, entretanto alguns meses depois o novo ministro da educação, Aloízio Mercadante, revogou a referida portaria e descartou a possibilidade de duas edições em 2013 devido a questões logísticas, confirmando que em 2013 terá somente 1 edição do Enem.

Como será o Enem 2013?

Antes do início das inscrições e provas do Enem 2013, o MEC deverá publicar uma portaria e um edital, estes instrumentos são documentos que irão definir todas as regras de execução do Enem 2013, enquanto isso a expectativa é que todo o processo continue o mesmo. Deverão ser aplicadas 4 provas nas áreas de: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, e uma prova de redação, o candidato deverá escolher espanhol ou inglês para a prova de língua estrangeira, as questões deverão continuar em 180.

Quando sai o resultado do Enem 2013?

O resultado do Enem é sem dúvida a etapa mais aguardada de todo o processo do exame, mais ainda do que as inscrições e das próprias provas, isso porque o resultado do Enem é a resposta para meses de estudo do candidato. A nota do candidato no Enem 2013 poderá definir seu futuro profissional e ainda lhe poupar muitos custos, já que o Enem 2013 é a porta de entrada para o Sisu 2014 e o Prouni 2014, programas do Governo Federal que oferecem, respectivamente, vagas em universidades públicas e bolsas de estudo em faculdades particulares.

Na última edição o resultado individual do Enem foi publicado no dia 28 de dezembro, o que nos leva a acreditar que em 2013 o resultado individual também seja publicado próxima a essa data. Já os gabaritos das provas fechadas costumam ser publicadas até 3 dias após as provas, entretanto somente com a publicação do resultado final, no mês de dezembro 2013, é que o estudante poderá consultar sua nota do Enem 2013.

Para que serve o Enem?

O Enem é uma prova que pode ser feitas com diversas finalidades, as principais razões para o estudantes fazer o Enem 2013 são?

  • Prouni 2014: Programa Universidade Para Todos – Programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo gratuitas em faculdades particulares para estudantes.
  • Sisu 2014: Sistema de Seleção Unificada – Programa do Governo Federal que distribui vagas em universidades públicas (ou seja, para fazer um curso superior em uma universidade pública em preciso fazer o Enem, visto que a grande maioria delas substituiu seus tradicionais vestibulares pelo Enem)
  • Fies 2014: Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – É um Programa do Governo Federal que financia os alunos de cursos superiores, depois de terminado o curso o estudante paga o Governo aos poucos o valor que lhe foi financiado.
  • Conclusão do ensino médio: Desde 2009, estudantes com mais de 18 anos podem fazer o Enem para obterem a certificação de conclusão de ensino médio, para isso basta obter mais de 450 pontos nas provas.

16 comentários em “Inscrições Enem 2013

  1. O Ministério da Educação precisa dar uma explicação sobre a inscrição para o ENEM 2014
    ter sido encerrada antes da data divulgada.

  2. boa noite nesse caso não é um comentário e sim uma grande dúvida, fiz minha inscrição no fies, passei por todos os passos e finalizei o processo, e quando conferi tudo me deparei que o curso era outro, como faço para cancelar a minha inscrição no fies?, estou deseperado e aguardo retorno de vocês, obrigado.

  3. Uma pessoa terminou o 2º grau aproximadamente 10 a 15 anos e não fez curso superior e resolve fazer faculdade pode fazer o financiamento do fies?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *