Inscrições Enem 2013 começam segunda (13), MEC publica edital

Foi anunciado oficialmente a data do início das inscrições do Enem 2013, as inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 13 de maio de 2013, a informação foi divulgada pelo MEC. O edital do Enem 2013 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Na tarde desta quarta-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) soltou comunicado oficial sobre o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 (Enem 2013), a informação foi dada em uma coletiva de impressa organizada pelo MEC. Havia a expectativa de que o início das inscrições de fato acontecesse em meados de maio de 2013, como aconteceu nos anos anteriores, entretanto ainda era esperado pelos candidatos a data exata do início das inscrições, com a data anunciada pelo MEC os candidatos já podem começar a se organizarem para realizarem as inscrições. Segundo noticia o MEC, a previsão é de que sejam aplicadas mais de 6 milhões de provas em 2013.

Enem 2013: inscrições começam 13 de maio

O MEC divulgou que as inscrições começam as 10 horas do dia 13 de maio de 2013 e finalizam as 23 horas e 59 minutos do dia 27 de maio, este será o período em que o sistema aceitará inscrições para o Enem 2013, fora desse prazo não será possível efetuar a inscrição no sistema informatizado do Ministério da Educação, no site do Inep. Para fazer a inscrição, o candidato deverá entrar no site http://enem.inep.gov.br/. É bem provável que o site fique congestionado devido a sobrecarga de acesso nas primeiras horas, entretanto ao longo do dia o sistema tende a se normalizar.

As inscrições para o Enem 2013 começam dia 13 de maio, segunda-feira, e terminam dia 27 de maio, também uma segunda-feira. Os candidatos que fizerem a inscrição até a data limite, terão até o dia 29 de maio para efetuar o pagamento do boleto, que poderá ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Vale lembrar que este prazo é improrrogável, e o estudante que perder o prazo para as inscrições ou pagamento do boleto, perderá a chance de realizar a prova.

Leia mais: Inscrições Enem 2013

Terei que pagar taxa para fazer o Enem 2013?

Depende. Somente estão isentos do pagamento da taxa de R$ 35 reais, estudantes que estão completando o 3˚ (terceiro) ano do ensino médio neste ano de 2013 em escola pública, segundo o edital do Enem 2013 (veja abaixo) também estudantes que declararem carência (renda familiar por pessoa menor ou igual 1,5 salário mínimo) terão direito a isenção, para todos os demais interessados em participar, terão que pagar a taxa obrigatória de R$ 35 reais até a data de vencimento do boleto, fixada em 29 de maio de 2013. Qualquer pessoa pode realizar o Enem 2013, estudante ou não, de qualquer idade, basta possuir CPF.

Quando será a prova do Enem 2013?

As provas do Enem 2013 serão aplicadas dias 26 e 27 de outubro de 2013, em ambos os dias as provas terão início às 13 horas, horário oficial de Brasília. No primeiro dia, os candidatos deverão fazer as provas de ciências humanas e ciências naturais e para isso terão exatas 4 horas e 30 minutos. Já no domingo, é a vez das provas de linguagens e códigos e matemática e da redação oficial, neste segundo dia a duração total das provas será de 5 horas e 30 minutos.

A recomendação é que os candidatos cheguem no local com 1 hora de antecedência pois os portões são fechados as 13 horas, depois disso ninguém mais pode adentrar nos locais de prova. Além disso o estudante deve ficar atento ao tempo total de duração das provas, pois ele não pode ser extrapolado.

Edital do Enem 2013

Como informado pelo ministro da educação, Aloízio Mercadante, o edital do Enem 2013 foi disponiblizado nesta quinta-feira, 9 de maio, no Dário Oficial da União. O edital é o documento que normatiza todas as regras do Exame Nacional do Ensino Médio 2013, com ele o candidato pode sanar dúvidas relacionadas a todo o proceso de realização do Enem 2013. Abaixo você pode ler na íntegra o conteúdo do edital, você também pode baixar o edital do Enem 2013 clicando aqui.

A realização do Enem é requisito obrigatório para conseguir uma vaga no Prouni e em outros programas educacionais do Governo Federal.

Abaixo você confere os slides da apresentação oficial do Ministério da Educação na coletiva de imprensa. O documento começa fazendo um balanço do Enem 2012 e em seguida detalha novidades na correção da Redação Enem 2013, que estará mais rigorosa dessa vez.

Fonte: Portal do MEC e Diário Oficial da União

Comentários

comentários

7 thoughts on “Inscrições Enem 2013 começam segunda (13), MEC publica edital”

  1. Sebastião Mateus Neto disse:

    Gostaria de saber se estudante da ETEC pode fazer o ENEN normalmente pra conseguir bolças de estudo e o ProUni.

    1. Equipe disse:

      Sebastião, pode sim, desde que ainda não tenha concluído curso superior!

  2. rui barbosa de sousa disse:

    o enem não está facilitando a s inscrições no seu site. pois não exibi o formulário de preenchimento.não estou encontrando a ficha de cadastro. e agora sr. ministro da educação o que faço agora.

  3. Valdir disse:

    Estas informações não estão todas corretas, o boleto do pagamento da inscrição só pode ser pago no Banco do Brasil.

  4. Felipe Queiroz disse:

    Olá, gostaria de saber se posso me inscrever no ProUni cursando o ensino ténico na ETEC, mas tenho escolaridade pública!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top