Enem 2014 inscrições

A cada ano que passa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem crescido em tamanho e importância, isso porque o número de universidades que aderem ao Enem como forma de entrada aumenta cada vez mais e também o número de pessoas interessados em fazer a prova segue o mesmo ritmo. A atenção dos estudantes se voltará para o Enem 2014 no mês de maio, pois é a data provável das inscrições. A edição do Enem 2013 teve mais de 7 milhões de inscritos, daí percebe-se a abrangência dessa prova.

Esse crescimento se deve ao fato de que a maioria das universidades federais já aderiu o Enem em substituição aos vestibulares e também o governo lançou vários programas que exigem que o candidato participe do exame. Um desses programas que utiliza a nota do Enem como forma de adesão é o chamado Programa Universidade Para Todos (Prouni) que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas para alunos de baixa renda. Esse programa foi criado em 2004 e de lá para cá vem ajudando muitos que não tem condições de pagar um curso superior.

Há também o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da educação Profissional e Tecnológica) que foi criado recentemente que seleciona as melhores notas para oferecer bolsas de ensino técnico. Como o Prouni, o Sisutec o candidato utiliza sua nota do Enem do ano anterior para concorrer a uma oportunidade de estudar sem pagar nada.

inscrições enem 2014Com essas informações citadas dá para perceber o quão importante o Enem tem se tornado para os alunos brasileiros, por isso a importância de também não perder o prazo das inscrições do Enem 2014. Há muitas pessoas que apesar de tanta divulgação acerca da data das inscrições do Enem na mídia perde o prazo para realizá-la. Parece até absurdo para os mais atentos, mas infelizmente isso acontece com certa frequência.

Sobre as inscrições do Enem 2014

Para inscrever-se na edição do Enem 2014 não será diferente dos demais anos anteriores, as inscrições serão abertas, teremos o prazo para a realização das inscrições e o candidato interessado deverá acessar o endereço eletrônico  http://enem.inep.gov.br. No ato da inscrição o candidato deverá estar em posse de seus documentos pessoais para preencher as informações requisitadas.

Um detalhe importante para aqueles que nunca se inscreveram para o Enem é que no ato da inscrição há algumas informações importantes que devem ser lidas com atenção. Uma delas é que há a opção de duas línguas para fazer a prova de língua estrangeira, o inglês e o espanhol. Escolha aquela que você mais domina, não tente fazer o que você não sabe, escolha a que você sabe e faça uma boa prova. Há também o campo em que o candidato expressa que é portador de necessidades especiais e que precisa de “elementos diferenciados” dos demais como um local de fácil acesso, ou prova com letras maiores ou mesmo prova em libras. Para os que guardam o sábado por motivos religiosos também há a possibilidade de aplicação da prova em horário diferenciado.

Acompanhe esta página para ter todas as informações pertinentes não só as inscrições do Enem 2014, mas sobre tudo que o cerca. Como as inscrições provavelmente serão no mês de maio e as provas talvez no mês de outubro teremos várias outras informações para publicarmos. Até lá estude bastante para entrar na lista daqueles que conseguiram obter uma boa nota e assim estudar na universidade que tanto sonhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *