Dicas de estudo para o Enem 2014

Passaram as inscrições para o Enem 2014 e agora é hora de encarar a dura realidade, estudar. Infelizmente para muitos, a realidade agora é de “meter a cara nos livros”. Estudar nem sempre é uma das coisas mais prazerosas da vida, principalmente quando estudamos mais por obrigação do que por prazer, mas não dá para fazer sempre o que queremos, correto? Pensando nisso é que o Site do Enem resolveu dar mais algumas dicas de estudo para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014. Dicas são sempre dicas, não resolve a vida de ninguém, mas se a dica é boa e for seguida pode facilitar muita coisa.

Estude sozinho

estudar só para o enem 2014

Pode ser que para algumas pessoas estudar em grupo dê certo, mas para a maioria isso é perda de tempo. Pode ser até legal e motivador estudar com um colega, mas isso é para poucos. Quando estudamos em grupo o mais normal é esquecermos da matéria e começarmos a bater a papo, afinal de contas é muito mais prazeroso conversar com os amigos do que estudar física, concorda? Se você faz parte de minoria que consegue estudar bem em grupo, continue, ao contrário, pegue seu livro, entre para seu quarto, se isole e mãos a obra, nada de celular e nem de facebook.

Motive-se sempre

O que é mais difícil na hora de estudar? Com certeza é a falta de ânimo. Uma das armas contra o desânimo é a motivação, então se motive. E como se motivar? Isso depende de cada um, mas uma coisa que funciona bem é pensar nos benefícios depois da boa nota do Enem. Já pensou você na universidade em 2015? Isso é muito bacana e motivador. Pense também daqui uns 5 a 6 anos, você terá concluído o ensino superior e terá a chance de trabalhar em algo que goste e que você acredita, isso é melhor ainda. Pensar em ficar rico também vale, isso motiva muitas pessoas, não todas, mas muitas sim. Se pensar nas festas da faculdade ajuda na hora do estudo para melhorar a motivação, também fica valendo!

Escreva também

Além de ler é muito bom escrever aquilo que se está estudando, mesmo que isso não seja uma prática comum para você. Treine fazer isso, mesmo que pareça perda de tempo. Vale a pena gastar um tempinho a mais com anotações. Anotar não é transcrever tudo que foi estudado, mas é anotar os tópicos principais. Fazer resumos ajuda muito. Quando lemos e escrevemos utilizamos dói sentidos, isso contribua na fixação. Fica melhor ainda quando lemos, vemos um vídeo sobre o assunto e anotamos. Combinação perfeita. Não use o computador na hora de fazer as anotações, use a caneta, pois no dia da prova do Enem o computador não estará lá do lado. Crie um ambiente que simula o dia da prova, então a caneta fará parte desse dia.

Tenha horáriosestudar para o enem

Demarque horários para estudar e se possível que eles sejam fixos. A disciplina ajuda muito o cérebro na retenção de novas informações e a repetição ainda mais. Não precisa ficar o dia inteiro estudando, demarque um tempo necessário e siga à risca esse tempo. É preciso ter horário para estudar e também para o lazer, não vá se estressar, isso só atrapalha.

Resolva as provas antigas do Enem

Não deixe de resolver as provas passadas do Enem, isso vai lhe ajudar principalmente com relação ao tempo gasto na hora da prova. Simule, marque um horário de início e outro de fim da prova. Leve a sério, só levante para ir ao banheiro e para comer algo, como você fará no dia da prova do Enem. Há muitas prova a serem resolvidas, você as encontra aqui mesmo em nosso site.

Faça redação

Como aprender a fazer redação para o Enem? Fazendo. Parece uma resposta muito simplória, mas é verdadeira. Ninguém nasceu sabendo escrever bem, as pessoas que o fazem é por que leem muito e escrevem muito. Nada de achar que chegará no dia da prova do Enem e simplesmente aparecerá uma “iluminação” que lhe dará a inspiração necessária para que você escreva de forma brilhante a redação do Enem. A prova do Enem será ainda no mês de novembro, até lá você terá tempo suficiente para escrever muitas redações, quem sabe uma dessas seja o mesmo tema da redação do Enem 2014. Em nossa página já tratamos de temas que podem cair na prova do Enem 2014, dá uma olhadinha lá os utilizem para fazer suas redações.

Comentários

comentários

One thought on “Dicas de estudo para o Enem 2014”

  1. Beatriz Castro disse:

    Gostei muito das dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top