Cronograma do Enem 2014

O ano nem terminou mas já começaram os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem 2014). O Presidente do Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo processo de organização do Enem, comunicou já começaram os preparativos para a divulgação do Cronograma do Enem 2014, o cronograma oficial com todas as datas, desde a inscrição do Enem 2014 até a divulgação dos resultados oficiais. De acordo com o Inep, o cronograma do Enem 2014 deverá ser divulgado entre os meses de março a abril de 2014, no ano de 2013 o cronograma oficial do Enem 2013 foi divulgado em maio.

É importante que o Inep divulgue com a máxima antecedência possível o cronograma do Enem 2014, constando principalmente a data da prova do Enem 2014. Todos os anos milhões de estudantes fazer a prova do Enem e a cada ano esse número só aumenta. Segundo o Presidente do Inep, em 2013 foram aplicadas provas a mais de 7 milhões de estudantes e a tendência é que o Enem 2014 seja realizado por um número ainda maior de pessoas. A divulgação antecipada do cronograma permite que o estudante organize seus estudos até a data da prova e o mais importante, que ele possa se certificar que será possível estar presente nos dias das provas.

O Enem demanda uma atenção especial do Ministério da Educação, devido as proporções que o Exame ganhou nos últimos anos, a aplicação das provas deve acontecer de forma impecável, sem quaisquer erros (como já aconteceu em outras edições). Isso porque milhões de estudantes dependem da nota do Exame para prosseguirem com suas vidas acadêmicas, hoje o Enem é requisito obrigatório para todos os grandes programas do Governo Federal na área de educação no ensino superior através dos programas: Prouni, Sisu, Fies, Sisutec, Ciência Sem Fronteiras, Certificado de ensino médio.

Novidades no Enem 2014

Entre as recentes novidades no esquema de segurança do Enem 2014, está a criação de um local com segurança reforçado onde serão elaboradas as questões do Enem. O local será um espaço com acesso restrito e entrada controlada, está sendo construído na nova sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estará em funcionamento para o Enem 2014, o ambiente deverá custar R$ 15.276.370,90 ao Governo Federal.

Outra novidade em relação ao Enem 2014, será a criação do Geekie Lab, um espaço virtual voltado para os estudantes da rede pública de ensino. A ferramenta vai disponibilizar aos estudantes um grande banco de dados com questões do Enem, além disso o aluno terá acesso a um plano de estudos personalizado para que ele consiga entender e superar seus pontos fracos, tudo com vistas a realizar uma boa preparação para as provas do Enem 2014.

A previsão é de que o resultado final do Enem 2013 seja publicado já na primeira semana de janeiro de 2014, para consultar o resultado do Enem 2013 basta o candidato acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/, de posse de seu CPF e senha de acesso ao sistema.

 

 

3 comentários em “Cronograma do Enem 2014

  1. Perdi o dia de pagar a inscrição para o ENEM/2014 do meu filho, como ele sempre estudou em escola pública me falaram que ele não precisa pagar a inscrição.Gostaria de saber se é verdade. Gostaria de saber o que posso fazer para que ele não deixe de fazer as provas. Aguardo retorno.Agradecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *