5 dicas para fazer uma boa redação no Enem

A internet está cheia de textos dando dicas para fazer uma boa redação no Enem e aproveite todas elas, pois a redação no Enem vale a metade dos pontos. Em nosso próprio site já demos outras dicas para fazer redação e realmente as dicas para fazer uma boa redação nunca são demais. Sendo assim continuemos nosso assunto sobre as dicas para a redação no Enem.

Há pessoas que querem dicas mágicas para que elas não façam nenhum esforço, dicas que bastam ler o texto e pronto! Sinto lhe informar, não achará essas dicas, o que há são dicas que realmente você talvez não tenha pensado antes e que pode lhe apontar caminhos, mas todas as dicas vai depender no mínimo de esforço de sua parte.

Se mesmo depois de saber que vai depender de seus esforços e que não há “pílula mágica” para fazer uma boa redação no Enem e você continua lendo esse texto significa que está no caminho certo, então vamos lá!

1) Saiba dividir seu tempo de estudo

Tire um tempo de seu estudo para se dedicar à redação do Enem, faça um cronograma e inclua o estudo de redação nele. Não tem jeito, comece por aí, dando um espaço maior ao estudo da redação. Nunca esqueça de que ela vale a metade dos pontos de sua prova, então vale a pena repensar nas horas de estudo dedicados a ela.

Não temos como fazer um cronograma para você, pois não sabemos quanto tempo de estudos você dedica por dia para a prova do Enem. Não sabemos também como você está nas outras matérias e como você escreve, então talvez seja interessante dedicar 40% do seu tempo para a redação se você não está muito bem e por que faltam poucos dias para prova.

Para fazer um cronograma você deve ser honesto consigo e ver quais são suas reais necessidades e dividir bem o seu tempo.

2) Faça no mínimo uma redação por dia

Já pensou se você se comprometer a fazer uma redação por dia de segunda a sexta-feira? Seriam cinco redações por semana e vinte redações por mês, isso já seria um treino e tanto. Claro que só isso não é suficiente, mas já é muita coisa. É uma tarefa difícil de ser cumprida, então comece devagar. Se comprometa a fazer uma redação por semana. Depois quando estiver conseguindo aumente sua meta para três redações por semana até conseguir o objetivo de cinco redações.

Quanto mais redações você fizer, mais facilidade terá, mais raciocínio, mais imaginação e as dúvidas de como escrever determinadas palavras aparecerão, assim terá a oportunidade de aprender mais. Desafie-se a isso, o resultado poderá lhe surpreender.

3) Tire um tempo para ler notícias

redacao-enem

Como a redação é baseada sempre um tema mais midiático é preciso estar “antenado” com os assuntos mais comentados do ano. Para isso leia e assista os jornais de maiores circulação no país e se possível leia também críticas sobre o assunto e crie suas próprias críticas.

Veja os últimos temas cobrados para ter uma noção de mais ou menos como a coisa funciona. Sempre vários sites tentam adivinhar qual será o tema da redação do Enem, em nosso próprio site já fizemos isso. Dificilmente alguém acerta, mas isso não é o mais importante, o que vale é que o aluno aguce sua curiosidade e vá pesquisar sobre o suposto tema que cairá na redação do Enem

4) Tenha uma boa caligrafia

redacao-enem-boa

Para algumas pessoas essa dica é irrelevante, pois têm uma letra bem legível, mas há pessoas que tem uma caligrafia muito ruim. Usamos a expressão ruim para dizer de uma caligrafia que é de difícil leitura, parece pejorativa, mas é a forma que a maioria utiliza para dizer das pessoas que não escrevem de forma legível e clara.

Como a redação do Enem não é digitada e impressa em uma máquina, mas é escrita manualmente  é necessário fazer a letra o mais legível possível para facilitar a vida da pessoa que irá corrigir. Imagine você com um monte de redações para corrigir e aí se depara com uma redação que você não consegue ler, no mínimo você poderá ficar sem paciência. Então, aposto que você não quer deixar o corretor impaciente, estou certo? Faça uma letra legível e se possível bem bonita para que o corretor sinta até prazer em ler uma letra bem feita. O corretor não é obrigado a adivinhar o que foi escrito.

Há pessoas que tentam escrever determinadas palavras de forma inelegível para tentar “dar o golpe” no corretor,  por não saber como escrever determinada palavra tenta enganar deixando uma letra inelegível para que assim o corretor não saiba qual letra foi usada. Isso não funciona provavelmente na dúvida o corretor considerará como errada a palavra.

5) Saiba quanto tempo gastará para realizar a redação

fazer-boa-redacao-enem

É importante que você saiba em quanto tempo consegue fazer a redação, isso é muito importante. No dia além da redação há também a prova objetiva que deverá ser respondida e passada para o gabarito.

O treino em casa é importante para isso, quanto menos tempo gastar com a redação mais tempo terá para realizar a prova objetiva, lembrando que a redação deverá ser escrita a caneta, então normalmente se faz um rascunho e depois escreve a versão definitiva na parte apropriada.

Muitas pessoas se dão mal na administração do tempo, pois ao se deparar com o tema proposto gasta alguns minutos pensando sobre o quê escrever, depois começa a escrever, depois tem que passar a limpo. Podemos dizer que a redação desclassifica e classifica muita gente, não só pela nota em si da redação, mas por que ela pode atrapalhar na realização da prova objetiva. Às vezes quando a pessoa termina a redação falta pouco tempo para acabar o tempo aí a pessoa se desespera e se desestrutura psicologicamente e joga meses ou anos de preparação fora.

Cada um deve pensar o que é melhor para si, mas começar pela redação e depois ficar com a cabeça livre para o restante da prova talvez seja uma boa aposta, mas como foi dito, cada um deve se analisar e perceber o que é melhor.

Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo e boa sorte no Enem.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top