Quando começam as inscrições do Sisu 2017?

Passada a prova do enem gera-se a ansiedade pelo resultado, pois é com ele que o aluno terá acesso aos programas do Governo que utilizam da nota do Enem como o Sisu e o Prouni. Muitos querem saber “Quando começam as inscrições do Sisu 2017?”. Ainda não há um cronograma oficial divulgado, mas baseado em anos anteriores e outros fatores podemos prever mais ou menos a data das inscrições do Sisu 2017.

O resultado do Enem 2016 está previsto para o dia 19 de janeiro, então provavelmente as inscrições do Sisu 2017 começarão logo após essa data. As pessoas que realizaram a prova do Enem deverão ficar atentas para não perder o prazo.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificado foi criado a fim de selecionar as melhores notas do Enem para entrada em universidades públicas. A maioria das universidades públicas do país substituiu o vestibular pela nota do Enem, assim o candidato realiza a prova do Enem e se inscreve no Sisu aí o sistema é capaz de dizer qual as maiores notas.

No Sisu há também sistema de cotas, mas o aluno interessado em participar por cotas deve procurar saber as regras da universidade a qual ele se interessa em ingressar. Cada universidade oferece o número de vagas que lhe convém e tem seu sistema de cotas.

Ao inscrever-se no Sisu o candidato escolhe a universidade e o curso que se interessa, o sistema é atualizado diariamente, assim os candidatos poderão saber sua colocação. É possível durante o prazo de inscrição mudar de opção de curso e de universidade. O sistema contará a última inscrição que for feita.

Mais sobre as inscrições do Sisu 2017

O Sisu acontece duas vezes no ano, no primeiro semestre geralmente em janeiro e no segundo semestre geralmente no mês de junho. Como o ano letivo é dividido em semestres, então há duas vezes no ano a entrada na universidade e então dois Sisus.

Tanto o Sisu do primeiro semestre quanto o do segundo utilizam a nota do Enem do ano anterior. Teoricamente é mais fácil entrar no segundo semestre, pois as melhores notas são escolhidas no primeiro, mas isso é só teoricamente, pois na prática muitas variáveis podem alterar esse resultado

Os candidatos devem ficar atentos, pois existem pessoas que conseguem a vaga e não comparecem no dia com os documentos para a matrícula, assim eles dão oportunidade para o próximo da lista. Acompanhar de perto todo o processo é bom por esse motivo.

Infelizmente não dá para saber com antecedência se o resultado no Enem 2016 será bom, mesmo com o gabarito na mão, afinal a forma de correção da prova é diferente da forma convencional. Cada questão tem valores diferentes, eles usam o sistema TRI. Então é aguardar e torcer por um bom resultado.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Top
Pular para a barra de ferramentas